É assim: Tenho um desktop já algo datado, mas que me serve perfeitamente para as minhas aplicações. No entanto, de há uns tempos para cá (digo já mais de um ano se calhar), tem-me dado um problema muito aborrecido:
Ligo o pc, tudo funciona perfeitamente, arranca normalmente, sem erros, etc. Após algum tempo de utilização, vai abaixo. Desliga-me o monitor somente, outras vezes desliga o monitor e reinicia.
Há uns tempos a fonte de alimentação queimou, comprei outra, pareceu-me resolver o problema, mas errado, não resolveu nada.
Entretanto, formatei o disco, pois tinha 2 discos em uso e foi desde que instalei o 2º disco que o problema se começou a manifestar. Ainda pensei que fosse por ambos consumirem da fonte e a mesma não aguentaria. Com o uso, começou a manifestar o mesmo problema.
Sò outro dia é que reparei que ao craxar, desligava a imagem, no visor aparecia “No Signal”, mas às vezes aparece também “INPUT NOT SUPORTED”. Por vezes o som continua a dar, embora aos cortes e com atrasos e por vezes é que acaba de vez.
Ora, dizendo a configuração: Tenho um sistema em que o uso o XP com Service Pack 3, uma motherboard Asus AX (qualquer coisa), 1,5 GB RAM, processador SEMPRON 3000+ AMD 2.0 GHZ, Placa Gráfica ATI RADEON 2600 512MB HD, Placa de SOM Creative 5.1.
Já experimentei ir desligando tudo o que não fizesse falta em termos de consumo, não me resolveu. Experimentei mudar os cabos de alimentação da fonte.
Já me lembrei que possa ser sobreaquecimento do PC, já que, nem sempre, mas na maioria das vezes, ele craxa após algum tempo de uso e depois tentanto reiniciar vai craxando cada vez mais rapidamente. Se for na gráfica não terei hipótese senão procurar outra.
Acham que no entanto, poderá ser do processador? Lembrei-me que, como quando se muda deve-se colocar massa térmica, como já tenho este processador há vários anos, possa ser isso. Mas se acharem que pelos sintomas possa ser outra coisa, agradeço a vossa ajuda, como sempre. :great:
Pode ser sobreaquecimento, de facto, mas se for esse o caso é fácil de detectar, e até de resolver. Já me aconteceu esse problema, o de reiniciar automaticamente, por duas coisas, por causa da memória RAM e por avaria da própria motherboard.
Se for sobreaquecimento é fácil.
Se for de algum pente de memória RAM é ir trocando os pentes. Se tiveres mais do que 1, retira 1 e testa para ver se o problema se mantém, se mantiver faz o mesmo com o outro…e experimenta também as slots. Se for outro componente de hardware não será tão fácil mas eventualmente há uns programazecos que fazem diagnósticos aos componentes, o grau de fiabilidade de alguns é que já é mais discutível. :think:
Funcionaram durante vários anos juntos. De há uns tempos para cá, começou este problema. Nunca tinha levado para as Ram. No entanto com uma sozinha continua a reiniciar, com outra não. Não me parece problema de compatibilidade, uma vez que estavam a funcionar uma de cada vez.
E são ambas DDR400MHZ 3200
A diferença é que uma é 128Mx64 e a outra 64Mx64 o que penso que tenha a ver com uma ser de 512MB e outra 1GB.
Pode ser disso sim, pode estar simplesmente avariada. É algo que acontece com frequência. :great: Por vezes geram-se incompatbilidades entre os “pentes”, é certo…mas um deles pode simplesmente ter avariado. Ou pode mesmo ser da slot onde tens o pente de 1GB. O PC nunca reiniciou apenas usando a de 512MB?
E testaste a memória de 1GB nas duas slots? É muito mais provável que a falha seja da memória mas nunca se sabe, não seria a primeira vez que era da slot. :great: Se for só esse o problema é pacífico, compras outro pente e pronto. Dos vários problemas que podia ter o PC é dos mais fáceis de resolver.
Bem, agora experimentei colocar novamente o pente de 1GB sozinho, na primeira slot como o tinha feito da primeira vez e o pc ainda não reiniciou.
Ao início da tarde eu estive a colocar massa térmica no processador. Liguei o pc e foi abaixo 2 vezes. Agora desde que andei a mexer nas RAM ainda não foi.
Poderá ser coincidência e afinal a massa é que terá “xantado” de vez em cima do processador?
Eu sei que não… além de dar umas voltas na informática, também costumo fazer uns biscates na electrónica e são horas, dias, semanas por vezes, perdidas à procura de erros, falhas ou de coisas tão simples que às vezes até irrita. O que me pareceu quando tirei o dissipador de cima do processador foi que numa zona já quase não havia massa térmica. Ao colocar nova, poderá ter demorado a promover o contacto entre o dissipador e o processador. Vamos ver, até agora, vai com 2h30 de funcionamento contínuo e ainda não desligou… vou deixar mais algum tempo e vou experimentar ligar novamente os 2 pentes de ram.
Pode sim senhor, a maior parte dos problemas são da fonte ainda ontem um PC não me detectava a placa de rede que era uma D-Link e quando calhava de aparecer aparecia como Realtek e troquei a fonte e tudo voltou ao normal, como disse pode ser.
Não consigo abrir o windows media player para ouvir musica ou para gravar um cd, também não sei porque o Internet Explorer foi apagado (uso o chrome). Ajudas sff