Informática - Dúvidas e Problemas

Obrigado a todos pela ajuda.

Acho que a primeira duvida está esclarecida e provavelmente vamos avançar com isso.

A segunda questão é que PC comprar

Torre + monitor ou Portátil ?

O que sai mais em conta?

Torre sai mais em conta de longe. Se realmente estiveres interessado numa máquina, compra o quanto antes porque os preços da RAM e dos SSDs estão a disparar por causa da merda da IA.

1 Curtiu

Obrigado

Para o teu puto com nove anos não vai precisar de portabilidade logo vai mesmo numa torre.

Eu sou apenas um curioso mas o que te aconselho é comprares uma coisinha barata ou investir mais um bocadinho mas que permita uns upgrades futuros.

Se não tiveres duas mãos esquerdas até podes tu próprio juntamente com o puto montar o computador, é uma experiência porreira e tenho a certeza que um puto de 9 anos vai adorar.

No you tubas encontras toda a ajuda que eventualmente necessites para avançar com o projeto.

Eu montei recentemente (repito que sou apenas um curioso) um PC baratinho para a minha mais nova com pecas praticamente quase tudo do AliExpress, apenas a torre e a fonte de alimentação vieram da Amazon e olha que fiquei surpreendido com o que a miúda gostou do PC.

O PC ficou no total e estou a incluir monitor e restantes periféricos em cerca de 300 paus, com a promoção do dia dos solteiros que está agora e a black friday a chegar deves arranjar preços bastante bons por lá.

A miúda tem um portátil gaming bastante razoável mas agora até prefere estudar e jogar no PC (provavelmente pelo tamanho do monitor).

Procura por computador xeon no you tube para teres uma ideia do que estou a falar mas prepara-te para ser quase tudo de brasileiros.

Eu gastei pouco, upgrades é praticamente para esquecer mas fiquei satisfeito com o comportamento do PC.

Também podes investir mais guito numa coisa melhor e montar com o puto na mesma, são escolhas.

Se preferes plug and play eu começava por cuscar no mercado de usados, provavelmente arranjas bons negócios.

1 Curtiu

Aproveito para pedir aqui conselhos sobretudo para a Torre + monitor? Mas para a torre principalmente.

Qual comprar e onde?

Ele (ainda) não joga jogos exigentes…é só Minecraft e afins.

Obrigado.

Posso montar na boa até porque o meu irmão percebe do “ofício”, mas como será prenda de Natal preferia entregá-lo já montado…para ser plug and play no dia.

Olha que se tiveres tudo o que precisas para montar o PC pode ser uma experiência ainda mais porreira que dares o computador já feito ao puto.

Imagina dia de Natal, uma carrada de prendas para abrir o puto sem saber o que é ao certo e tu a dizer.

“O computador está aqui, temos aqui tudo o que precisas agora imagina que são Legos e temos de o montar”

Tenho a certeza que o puto ia adorar a experiência.

Se consegues ter apoio do teu irmão colca-lhe a questão e pede opinião e ajuda caso decidas avançar.

Nada como a família para ajudar.

2 Curtiram

Sim vou pedir, até porque ele tambem vai lá estar no dia de Natal :grin:

Se o teu irmão já está dentro da questão e tiveres todas as peças necessárias, montas o PC em 15 minutos, na boa. Depois vão comer a ceia enquanto o Windows leva 2 horas a ficar pronto…

1 Curtiu

Sou supeito. Os meus pais compraram-me um 128k+2, quando eu tinha uns 8 anos. Foi a melhor prenda que tive na vida. E não havia qualquer intenção de que aquilo servisse para fazer os trabalhos da escola. Era mesmo só para jogar.

Foi o ZX que me suscitou o interesse pelo inglês e, até certo ponto, pela programação e informática em geral.

É certo que os tempos são outros, mas com o controlo parental certo, dá para controlar razoavelmente a actividade do petiz.

Eu, quando troquei os iPads de casa, deixei ficar um para a minha filha, que tinha 6 anos, na altura. Aquilo dá para trancar muitas coisas e só permite instalar software com a tua autorização. Aos dias de hoje, até dá para usar a Escola Virtual.

Portanto, eu diria para lhe fazeres a vontade.

1 Curtiu

Eu e o meu irmão começamos assim mas com o o 48k, depois foi sempre evoluindo.

Curiosamente eu recebi como prenda uns tempos mais tarde o 128k+2 :grin: , o 48k era dos 2 que naquela altura o dinheiro não abundava.

Nem precisa pode perfeitamente instalar o Windows previamente no disco.

Não comecem a falar nos Spectrums ■■■■■■■.

Ninguém precisa de saber que somos velhos…

4 Curtiram

Era para dar tempo para festejarem o Natal enquanto o puto ficava as duas horas “agarrado” ao PC… :grin:

1 Curtiu

Lojas para procurar a caixa, motherboard , processador, memoria, disco, etc

PC Diga ?

Sugestões da IA:

https://gemini.google.com/share/eb6cb3618cfa

Meu primeiro guito que tinha de bolsa de formação num curso foi gasto “nisto”

4 Curtiram

Até porque convém testar tudo montado antes de oferecer ao puto.

Montar o PC e depois não funcionar como previsto seria uma desilusão para o miúdo e para o pai.

2 Curtiram

Qualquer uma de confiança, não descartes lojas espanholas.

PCcomponentes é a maior loja do sector da península ibérica.

Onde arranjares melhores preços, nem precisas de comprar tudo no mesmo sítio.

EDIT: a mim parece um bom ponto de partida a sugestão da IA.

Sugeria apenas comparar preços da Motherboard compatível com RAM DDR5 e a RAM em si.

Pode justificar gastar mais algum e ficas com uma melhor base para upgrades.

1 Curtiu

Sugeria que metesses o PC na sala. Não metam ecrãs no quarto das crianças, e não os deixem andar na net sem supervisão. Até no Roblox há predadores.

Montar o teu computador vai ser sempre mais barato, e podes construir algo mais equilibrado. Os pré-montados são mais fáceis claro, mas normalmente levas com componentes piores e uma build desequilibrada.

1 Curtiu

Pois, já reparei nos preços.

Só comecei hoje mas já fiz algumas comparações, montarmos nós próprios sai mais barato e com melhores componentes.

Com essas idades os meus tiveram o magalhães :innocent:

1 Curtiu