podes ligar perfeitamente um teclado usb
Boas pessoal! Tou a pensar comprar um NAS QNAP TS-464 para media center e conseguir aceder aos dados através do exterior.
A minha duvida é sobre o RAID… Tou indeciso entre o 1 e o 10. Quero ter os dados dos discos seguros mas tou meio perdido entre estes dois RAIDs… se alguem tiver experiência e poder me ajudar…
Os SSD do Nas indicado são para data cache… de sistema. Tens de por dissipadores nos SSD.
Questão de segurança… RAID 1.
Um escreve os outros 3 são para copias reais do 1, presumo mirror.
Outro sistema adicional… sistema Das de acesso …
“TR-002 Qnap - JBOD 2 baias hot swappable e uma porta USB-C”
Também pode servir para futuro como expansor…
Aconselhas outro NAS para o mesmo proposito?
Não são dois sistemas diferentes…
Um sistema e um Nas o outro e um Das… desconheçia este… Presumo que DAS este liga ao “servidor”, copia e lê e um sistema Nas serve para partilha. Questão de leitura…e configurações. Espero que ajude.
Espero ter ajudado… quanto as configurações de raid precisas de ter em conta o número máximo de SSDs/hdds usados.
Obrigado pelas dicas! Vou analisar bem essas condições!
Estou para comprar um pc novo, a minha duvida prende-se na grafica. Estou indeciso entre a nvidia 4070 super 12gb e a 4070 super ti 16gb. A diferenca de 200€ compensa ou nem por isso?
Obrigado
Depende… Acho que a taxa de bits de memoria e diferente…196 vs 256. Cachê
Espero que ajude…se não precisas para IA… E abdicar de 4 gigas de diferença talvez 200 euros faça diferença…12gigas não sei gaming vs aí… São coisas diferentes!
Analisa…este versus! De qualquer modo pagamos sempre mais por memoria RAM!!
Vê videos de vs no YouTube…
Tira uma conclusão antes de decidir! Caso de gaming!
Outro…
Caso codec video ou AI no futuro 16 gigas são Bulletproof… embora in game parece que haja pouca diferença!
200 euros que podes poupar pra gaming faz diferença? Vê os vídeos…uma opinião 200 da pra RAM ou um monitor! Caso de PC fixo! Depende do teu orçamento!
Para aí e codec video 3d … ajuda.
Analisa … Antes de comprar…
Equilíbrio entre peças! Inferior a 12gigas esquece… caso gaming jogos titulos triple AAA…
Presumo que leias forums dedicados… opiniões…
Material recente…
Basicamente vai ser para gaming, memoria neste momento so coloquei 32gb e um intel i9 14900kf.
200 é mais ou menos 25% de diferenca entre as placas e em jogos nao se nota assim tanto a diferença.
Agora por causa da IA nao percebo muito do assunto ainda, nesse caso os 4 gb da grafica vao fazer a diferença é isso? Sera que a IA vai evoluir assim tanto nos proximos 2/3 anos que se va notar?
Obrigado
Como e pra gaming…ok
Que jogos e resolução?
Triple Aaa?
Pelos vídeos estás a pagar 33% a mais por 4gigas e diferença de 10 frames… também vai depender do monitor… Vais jogar a 4k? O normal e 2k e depende das texturas…packs…
8 gigas e limitado 12 esta num valor intermédio… E poupas mais algum para um bom monitor 27…
1980x1440p .,. Essa placa a esta resolução jogas muitos títulos intermédios entre 40 a 60…fps!
Vram ajuda mas os títulos actuais muitos pedem acima da 3060…
Depende dos jogos…! E só a minha opinião…gastas no gravador vhs de topo e poupas na televisão crt…? equilíbrio de custo de peças…
Espero que tenha ajudado!
Malta estou aqui com um problema e preciso da vossa ajuda, se me souberem ajudar.
Tenho um macbook Air M1. Ante ontem instalei o FM 2024, que estava grátis. Estava a ter problemas com a instalação do pack de atualização de mercado, quando não sei porquê instalei o “Resource Archiver” do jogo e extraí os dados desse pack por lá. Do nada fiquei com 200GB de memória utilizada no PC, quando antes disso apenas tinha 25 ou 30. Ou seja, tenho 230 GB de memória utilizada de 250GB.
Já desinstalei o jogo, o resource archiver, o pack de atualização, etc. Eliminei tudo. Continuo com 230GB de memória utilizada. O pior é que quando vou à secção do armazenamento do computador, diz que 200GB da memória utilizada é de “aplicações”. Carrego nos detalhes para ver que aplicações estão a usar tanta memória e não aparece nenhuma sequer a utilizar 1GB individualmente…
O que posso fazer?
Tenta instalar isto aqui:
Também podes utilizar a Limpeza do Disco.
Tens a certeza que esses 200gb não estão classificados como System Data?
Se tiverem é um common issue com a maneira como os Mac compartimentalizam. Na realidade esse system data expande e contrai a medida que tu precisas do espaço.
Eu por exemplo neste momento tenho 544 gb ocupados de System Data.
Se realmente tiver na aba aplicações, então deve ser provavelmente um bug. Isso ou desinstalaste de forma incorreta o jogo. Poderá ser também uma questão de temporary files. Há uns anos existia um “bug” que fazia com que o cleared space demorasse ages até aparecer. Um problema qualquer com APFS.
Pode ser isso também.
Se calhar é mesmo um bug…
Já consegui resolver o problema com a app Disk Space Analyzer. Basicamente detetou uma file “application support” que estava a ocupar quase 200GB…