O da minha ficou com uma fluidez impressionante tendo em conta que é um PC que custou 350€.
Já o dá mais velha já é melhorzito e trazia SSD de 256gb de origem.
Mas como também o achei um bocadinho curto optei por comprar outro SSD de 240 GB e uma caixota e fiz um disco externo só para os jogos.
Também ficou a funcionar impecavelmente.
Tenho uma pen USB que ficou marada assim do nada.
De 16gb passou a ter 2mb (isso mesmo) disponível.
Está na garantia, levo à loja ou dá para recuperar?
Já a formatei mas ficou igual.
Bem… instalei o SSD… e, sinceramente, não notei nada de tão extraordinário como o pessoal costuma relatar. Está rápido no início. Sim… mas é uma instalação “limpa” e nova do Windows. Quando a fazia com um HD também notava isso… depois é que… com o acumular de programas e uso começava a ficar mais lento. Não estou a dizer que não notei melhorias… mas há pessoal que fala que parece que passou de um triciclo para um Ferrari e não notei essa diferença abismal toda.
120 gb no disco são mais do que suficientes para um utilizador banal. Mesmo instalando vários programas, jogos, e tendo alguns filmes/séries guardadas.
Já que estou no tópico… ando a pensar em reformular o meu sistema de som do pc. É o mesmo de quando comprei o meu primeiro PC, um Pentim III 500 GHZ… para aí em 2000.
São umas Creative 4.0 - Na altura ainda comprei uma placa de som interna 5.1 da Creative. De momento, utilizo a placa de som interna, a placa atrás referida e estou a usar o Sub desse sistema 4.0 com os tops modificados por uns Infinity. Não faz muita diferença em termos de DB, mas como têm médio e agudo, são um pouco mais precisos que os Creative.
Ando indeciso em várias coisas. Como músico, o ideal era mesmo uma Interface externa, 2 monitores amplificados… para trabalhar com o sintetizador. No entanto, o meu tempo para edições é muito pouco… e paciência também, diga-se de passagem.
Quando tenho o teclado na secretária começo a editar sons e quando dou por ela já estou a desfiar música há 1 hora a verificar um som em vez de estar a editar outros ou a aprimorar o que tenho… Só que tenho notado que, tanto em phones (que também não tenho nenhuns de especial) como com este sistema de som, quando ligo o teclado aos PA externos ou em palco, algumas coisas estão completamente diferentes. Já sei que nunca vai ser igual. Também sofro por viver em apartamento e não querer chatices com os vizinhos e ainda por cima tenho uma vizinha louca que diz que ouve o meu despertador às 3h da manhã, quando eu nem despertador tenho… adiante.
Estou na dúvida entre comprar uma placa de som interna e um sistema 2.1 com qualidade, ou placa de som interna e 2 monitores de estúdio, ou placa de som externa… aqui, ponho um pouco de lado. Como a ideia não é ter um estúdio em casa, dado que não sou nada habilitado para gravações, é desnecessário. Também tenho uma mesa de mistura de 10 canais da Mackie com interface USB pelo que se precisar, já estou servido.
Comprando uma placa de som para o pc é sempre vantajoso em relação à interna onboard, certo?
Acham que um sistema de som 2.1 Logitech, Creative ou outro… ou monitores de estúdio? Tudo numa perspectiva low cost, mas também não ser comprar colunas Kunft ou Trust ou o que seja.
Já deixei em cima… a board só tem ligações SATAII. Atenção que se nota diferença. Não é é aquela diferença abismal que costumo ler. Mas lá está, depois do teste, lê a velocidade de 238mb.
Mesmo com SATA 2 deverias notar diferença.
A conexão limita a velocidade do disco mas mesmo assim acho SATA 2 deve permitir até 300mb/s e o HDD deve andar pelos 100mb/s.
Usaste um caddy ou foi substituição do HDD??
Se tens os dois discos ligados experimenta trocá-los.
Só para teres uma ideia, o da minha miúda passou de tempo de arranque de mais de 1 minuto com o HDD para 15/20 segundos com o SSD.
Mas é SATA 3.
é por isso que se diz… “quando a esmola é muita o pobre desconfia…”
Eu vi logo quando disseste que tinhas comprado um SSD 480 GB a 57 paus na Chip7, essas promoções um gajo deve de ficar sempre de pé atrás, já o meu Samsung 860EVO de 230gb foi 77€ em promoção e mesmo assim já achei bom preço para o produto que era, esse a 57€ com mais capacidade só podia dar barraca… nisto da informática a “marca” por vezes faz alguma diferença. Só para perceberes o meu até trás um Software da Samsung para monitorizar o funcionamento do SSD.
Já viste se fizeste bem as configurações na BIOS? Tens o TRIM activado?
O Windows a iniciar não deve de demorar mais que 20 segundos a iniciar com um SSD em velocidade Standard. Mais que isso pode ter a haver com a velocidade do próprio SSD ou defeito na leitura do próprio disco (refugo de marca branca em promoção por vezes dá nisso).
Atenção que o meu PC é de 2009 (bastante podre como dá para perceber) e no entanto deu para instalar bem o disco, as conexões também são SATAII teve de levar o adaptador, e o disco não está na sua velocidade máxima (Tem o RAPID Mode desligado) porque a minha BIOS é “podre” demais para a tecnologia que foi instalada. Já agora usa o SSD apenas para o Windows e alguns programas importantes (trabalho ou software do próprio SO), alem de tirares partido de uma maior velocidade, amplias a vida útil do SSD, nunca faças uma desfragmentação no SSD. O HDD usa para os jogos, programas menos importantes e criação de documentos.
Vamos com calma. Eu não disse que não notei diferença. Notei uma diferença. Não notei que fosse abismal. O tempo em que liga e fica no logo da board é algo demorado… desde que surge o logótipo do windows deverá demorar cerca de 10/12 segundos a surgir o ambiente de trabalho. E acessível a começar a trabalhar. Mas tinha valores próximos desses com o HDD. O que notava é que depois de chegar ao ambiente de trabalho, arrastava-se para abrir o que quer que fosse e só ao fim de uns bons 10 minutos é que tudo ficava fluido. Agora está tudo fluido. Mas como também se sabe, está uma instalação limpa e nova do Windows o que faz tudo ao caso.
Quanto às configurações, a única coisa para já foi ligar o SSD à porta SATA 1, o HD à porta SATA2. Por predefinição arranca com o SATA 1 ou seja, onde está ligado o disco SSD.
Na Bios ainda não fiz qualquer alteração pois desconheço o que tenha que fazer. Disseram-me há dias para tirar a configuração IDE e colocar qualquer coisa como ATHDI (Sei que não é isto mas deve ser parecido) e com essa alteração não passava do ecrã negro da BIOS com o cursor a piscar. Voltei à configuração que estava. Terei de ver as configurações que referes. Pode ajudar em mais alguma coisa.
Boas. No meu portátil da Lenovo consigo jogar sem problemas e sem slow motions qualquer jogo (Football Manager 19, Destiny 2, StarCraft 2, Madden NFL19) mas por algum motivo o WWE 2k19 está sempre em slow motion.