Do nada, apareceram logo 19 mortos. Pessoas dentro dos carros carbonizados e três por inalação de fumo, ao pé de um cemitério. Há desaparecidos, feridos graves e ainda quatro frentes activas. Convém enviar mais equipas de bombeiros e protecção civil / exército porque há aldeias que precisam de ser evacuadas, sobretudo por prevenção.
Sei o que as famílias estão a passar. Passei pelo mesmo o ano passado. É preciso coragem e ter sempre presente que o mais importante é a vida humana. Um abraço sentido a todos os que passam por este sofrimento.
Face a isto é impossível não sentir revolta perante a falta de meios. Temos helicópteros parados e um concurso de aquisição de novos meios aéreos marcado… Para depois do verão! E nisto tudo perdem-se vidas.
A maior parte dos incêndios são criminosos. Então quando começam às duas e três da manhã e espalham-se logo por uma grande área é que não há dúvidas mesmo…
Esta questão dos incêndios é uma das que mais me revolta. Devia haver penas pesadíssimas contra isto. Contra quem faz e contra quem manda. Devia haver uma investigação profunda, um verdadeiro apertão, a quem tem interesses nesta área.
Que tragédia. 19 vidas ceifadas, incluindo pessoas que seguiam tranquilamente na estrada, de um momento para o outro viram-se cercadas e não conseguiram escapar.
Não foi aqui muito longe… também vivo no centro do país, numa zona onde há muita mata e vegetação. Temo que qualquer dia ainda venha a ter dissabores com merdas destas.
Infelizmente, os incêndios continuam a ser (cada vez mais) trágicos!
Sendo um problema com tanta frequência sazonal, e sem querer fazer aproveitamentos destas catástrofes, por que se gasta tanto dinheiro em aviões de caça, carros de combate, submarinos, e depois continuam com uma precária logística de combate a incêndios!