[IMPORTANTE] Procedimento do Acto Eleitoral

[center]Informação ao Sócio
Processo de votação electrónico na Assembleia Geral Eleitoral de 23 de Março de 2013.
[/center]

Nota Preliminar: O presente documento pretende servir de orientação aos sócios do Sporting Clube de Portugal que exerçam o seu direito de voto no Estádio José de Alvalade por recurso ao voto electrónico. Não substitui as disposições relevantes dos Estatutos e do Regulamento da Assembleia Geral.

O processo eleitoral está dividido em duas fases, sendo a primeira de credenciação e a segunda de votação.

Credenciação

1. Deverá entrar no estádio pela Porta 1, acedendo à Praça Centenário pela Rampa entre o Centro de Atendimento e o Edifício Visconde Alvalade.

2. No portão de acesso à Rampa ser-lhe-á solicitada a apresentação do cartão de sócio e do documento de identificação, não sendo permitida a passagem a quem não os apresente.

3. Deverá dirigir-se à Porta 1 glow=greenyellow,2,300[/glow], encaminhando-se para as filas organizadas de acordo com o nº votos que possua. Em caso de dúvida sobre os votos que possui, deverá, previamente consultar os cadernos eleitorais no site, em [url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/eleicoes2013/caderno_eleitoral_150313.pdf[/url] ou contactar a Loja Verde, presencialmente. Tem ainda disponível o contacto telefónico da Linha de Apoio 707 20 44 44 ou endereço de e-mail servico.socio@sporting.pt. No dia da votação, os cadernos eleitorais estarão afixados e estarão presentes funcionários do Clube para esclarecer eventuais dúvidas.

4. Chegado à Porta um glow=greenyellow,2,300[/glow], deverá apresentar ao funcionário do Clube os respetivos cartão de sócio e documento de identificação civil.

5. Constando do caderno eleitoral, receberá uma senha contendo um código de barras e a indicação do numero de votos a que tem direito. O código de barras constante da senha será testado pelo funcionário do Clube, que verificará o seu funcionamento.

6. Confira o numero de votos que conste da sua senha.

7. Conserve a sua senha em bom estado, nomeadamente não as amachucando, dobrando ou rasurando.

8. NÃO PERCA A SUA SENHA POIS SEM ELA NÃO PODERÁ VOTAR.

Votação

9. Dirija-se às urnas de voto que lhe estejam reservadas, procurando as mais vazias.

10. RESPEITE AS INDICAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DO SPORTING, DOS DELEGADOS E DOS SEGURANÇAS.

11. Chegado à urna de voto, exiba o seu cartão de sócio e o documento de identificação civil e entregue a senha ao funcionário do Clube, que a conservará ate que o seu voto seja registado no sistema e o seu boletim de voto seja depositado na urna.

12. O funcionário do Clube procederá à leitura do código de barras no equipamento reservado para o efeito.

13. Vote, usando o ecrã tátil, tocando com o dedo no quadrado que pretende assinalar. Se se enganou na escolha, toque com o dedo noutro quadrado e a sua seleção será alterada.

14. Se selecionou algum quadrado mas pretende votar em branco, volte a carregar no quadrado selecionado.

15. No ecrã, disporá de um quadrado para cada órgão social (com a indicação dos candidatos a presidente de cada um deles, exceto no que diz respeito ao Conselho Leonino, em que estarão indicados os primeiros candidatos de cada lista), devendo assinalar a sua escolha por cada um deles ou votar em branco não selecionando nenhuma das opções.

16. Concluída a seleção deverá selecionar a opção VOTAR.

17. De seguida, aparecerá um ecrã resumo das suas opções. Confira-as atentamente. Se se enganou, pressione CANCELAR (do lado esquerdo do ecrã) e o processo voltará ao descrito no ponto 13. Se não se enganou, pressione CONFIRMAR (do lado direito do ecrã).

18. DEPOIS DE CONFIRMAR o resumo das suas opções, O SEU VOTO JÁ ESTÁ REGISTADO EM SISTEMA E NÃO PODERÁ SER ANULADO.

19. Disporá de um tempo limitado para assinalar as suas opções (45 segundos). O tempo será marcado num contador do lado esquerdo do ecrã. Se, por qualquer motivo, o tempo não lhe for suficiente, deixe terminar a contagem, que o seu voto não será contabilizado, podendo reiniciar-se o processo a partir do ponto 12.

20. Depois de confirmar, será impresso o seu boletim de voto.

21. Confira-o, dobre-o e deposite-o na urna. O funcionário do Clube destruirá a sua senha e estará concluído o seu processo de votação.

22. Não permaneça junto às urnas de voto depois de ter introduzido o boletim de voto na urna.

23. Abandone o local caminhando em frente até à saída.

[hr]

Retirado de: [url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/eleicoes2013/informacao_votacaoelectronica.pdf[/url]

Qualquer dúvida adicional sobre os procedimentos, podem colocar as vossas questões no tópico.

Bom post.
Bem lembrado. :great:

Aquele “José Peyroteo Couceiro” é para ajudar indecisos? :wall:

Parece ser um procedimento acessível. Vamos esperar que tudo corra bem!

Gostava de entender o que significa essa informação no canto sup direito “Votos #, Votantes #”

Quanto ao nome ‘Peyroteo’ ja se descortinou no outro tópico. Nos votos por correspondência a versão adoptada não inclui o nome do tio-avo.

Servirá para o computador registar quantos sócios votaram naquela urna e a quantos votos correspondem esses sócios, para existir um maior controlo dos dados e permitir uma contagem mais eficiente.

O contador da maquina, talvez!
Quantos votos/pessoas já passaram por aquela maquina!

Receio que este método de votação seja lento.
Se a previsão meteorológica não se confirmar, a afluência deve ser grande e , com o nervosismo dos votantes, a coisa pode não correr muito bem.

Saturday, Mar 23 Updated: Mar 21, 2013, 9:23am Local Time
Rain. Highs in the upper 50s and lows in the low 50s
Mar 23
Day

Rain
14°C High
10°C Low
Chance of rain: 70%
Wind : W at 21 km/h
Humidity : 78%
UV Index : 5 - Moderate
Sunrise : 6:35 am
Moonrise : 3:07 pm

Com os nervos da sempre da para corrigirem. Haverá um menu com um resumo dos votos onde o sócio confirma se tá tudo bem ou se volta atrás para corrigir

Pessoal quais os horários de menor afluência e como tal aqueles em que se vota mais depressa?

De manhã cedinho!!

Eu diria que os piores periodos é hora de almoço e a partir das 17h.
Mas como é sabado não acho que haja muita diferença!

Quanto mais cedo melhor.

Obrigado

Como vou acompanhado de uma pessoa que não vai votar, quero naturalmente fazer o processo no menor tempo possível.

Vou então de manha cedinho :slight_smile: A urnas abrem às 10h, por isso suponho que lá para as 9h30 estará bom…

Tem atenção que essa pessoa nem sequer irá conseguir passar a primeira barreira de segurança, a não ser que também seja sócia claro.

Pois, por essa razão quero ir num período em que o tempo entre entrar na primeira barreira e sair do estádio com o voto feito seja o menor possível.

Não se esqueçam de levar, além obviamente do cartão de sócio (o cartão da GB também vai ser admitido) documento de identificação civil: Cartão de cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte ou Carta de condução

Esta é especialmente para o Viridis que tem a caixa de PM’s cheia :slight_smile:

A minha previsão é que antes das urnas abrirem já haverá filas grandes. É o que costuma acontecer.
Ao longo do dia, à medida que as filas forem avançando, haverá períodos em que a combinação entre velocidade (completamente aleatória) dos votantes, e a afluência de mais votantes (mais previsível), fará com que as filas aumentem e diminuam.
Em teoria, logo que as urnas abram (o que deve suceder com algum atraso, como de costume), poderia haver uma diminuição das filas, mas com o novo método de votação receio o contrário. Ir o mais cedo possível é mesmo a melhor solução.
Os piores períodos deverão ser o final da manhã, a altura em que a maioria acabar de almoçar, e o final do horário, mas por vezes mesmo perto do final da votação há um certo desanuviamento (nem sempre).
Recomendo vivamente que pensem no estacionamento antes sequer de partirem, sem esquecer um plano B.
Esqueçam o posto da BP e McDonalds, que vão rebentar pelas costuras. Mesmo a zona do Instituto Ricardo Jorge deverá ficar preenchida, assim como o outro lado da Avenida Padre Cruz (Telheiras).
Resistam à tentação de levar o carro até à porta… Deixem os carros longe, pois perderão bastante tempo a estacionar se não o fizerem, bastante mais que o de caminhar desde o carro até à Porta 1 («TMN»).
O ideal é mesmo ir de transportes públicos.
É possível que se possa estacionar no terreno do Estádio Antigo, mas isso implica contornar o pavilhão gimnodesportivo (AKA Multiusos) e o Edifício Visconde de Alvalade, mas isso sucederá de qualquer modo na maioria dos casos.
Infelizmente vai chover, mas paciência. Pode-se ir desde a Porta 3 («CGD»; entrada principal do Alvaláxia) até à Porta 2 («MEO»), por baixo das bilheteiras, rente às garagens, o que evita a maior parte da chuva. Só o contornar do pavilhão gimnodesportivo e do Edifício Visconde de Alvalade é que é mais complicado.
Quem aguentar melhor a chuva deve ir pelo lado da Porta 4 («Super Bock») e Clínica CUF, pois é mais perto da rampa de acesso (entre o antigo centro de atendimento e o Edifício Visconde de Alvalade).
É de prever que muita gente se aglomere junto ao Edifício Visconde de Alvalade, para se abrigarem da chuva.

Não vão barrar guarda-chuvas certo?

As horas mais calmas são a hora do almoço e o fim do dia. Eu gosto de ir perto do fecho, a 10m de fechar nunca está ninguem.

Nunca se sabe…
Nos jogos só são autorizados os mais pequeninos (um dos critérios é o tamanho da pega); eu tenho um «oficial», com o emblema do Sporting, que não se atrevem a proibir a entrada!
É chato, porque a rampa é desabrigada, assim como todo o espaço onde se formarão as filas.
Mas também é verdade que podem ocorrer distúrbios e que os chapéus de chuva podem ser usados com armas de agressão.