Hoquéi em Patins Masculino - Época 2023/2024 - CAMPEÕES EUROPEUS

Como referiste, depende do gosto de cada um e, acrescento eu, do que o treinador pretender. Mas na generalidade concordo com o que dizes. Aqui e noutros tópicos.

Realmente o Compagno prometia mais, mas com 25 anos, e se escolher bem o próximo passo, ainda poderá dar o tal clique, como o Cocco, quando regressou a Itália depois de não ter vingado cá. Não era grande apreciador deste último, mas está fortíssimo.

Juliá também aprecio muito, mas tem uma cláusula elevada. E pagar por jogadores é algo que, vá-se lá saber porquê, não assiste a esta secção há já algum tempo.

Lucas Martinez, noutro registo, mas não menos interessante, apesar dos 34 anos. Foi hipótese no tempo do Paulo Freitas, mas a sua saída fez cair essa possibilidade.

Ambrósio sempre foi um sonho de consumo, tal como o mítico Gaston de Oro, que ainda dá cartas no Grossetto, mas infelizmente parece mesmo que não há forma de o fazer emigrar. Um crime!

Mas aqui vamos mesmo de ter paciência (ainda mais…), pois está-se a querer fazer algo parecido ao Andebol, o que é bom, mas sem uma família Costa será mais complicado…

1 Curtiu

quanto à família já se sabe que também será algo parecido com o que foi feito no nosso Andebol, aqui será a família Bosch

relativamente ao Lucas Martinez, pelo que soube na altura não foi só por causa da saída do Paulo Freitas que ele acabou por não vir,
é verdade que o Paulo Freitas queria-o muito ( e com razão, é um grande jogador, viria para colmatar de certa forma e com as devidas distâncias a saída do Pedro Gil, que nunca chegou a ser verdadeiramente colmatada, o Verona não o considero bem um criativo ),
mas ele não veio mais por questões financeiras, penso que o Sporting não quis chegar aos valores que ele pediu, acho que foi mais por esta razão que ele infelizmente acabou por não vir

1 Curtiu

Dos italianos e dos q foram a Montreaux, gostei do Banini (Davide).
E o Antonioni tem sido uma boa supresa no Lodi, sendo q nesta competição esteve mais apagado.

1 Curtiu

Este ano até acho q o campeonato espanhol está com uma dinâmica engraçada e tem atraído muito público, como se viu na Copa do Rei.
Não tem aquelas grandes equipas, mas tem equipas de classe média q dão luta e com bons projectos, como o Voltrega e o Igualada actuais, p. ex.
O italiano é um campeonato fraco, concordo, daí o meu cepticismo dos jogadores q dão o salto daí para cá.
Se bem q recentemente tiveram uma boa notícia - o playoff ou as finais vão passar na RaiSport, o q vai ser bom para o mediatismo do mesmo.

o davide banini está a fazer uma enorme época no follonica (ele e o seu irmão francesco)

1 Curtiu

Sim, é essa a indicação q tenho tb.
O Follonica, no geral, está a fazer 1 época mto boa.

Kkkkk continuem acreditar q o Edo vai ser treinador do scp… o Dominguez renovou 2 anos meus caros, com o pauls vai e será ele aposta

mas também já houve aqui no Tópico nos últimos dias um Colega que chegou a colocar a hipótese de o Pauls também poder sair a breve prazo

claro que não sei que fundamento ( se poderá ser verdade ou não ) tem aquilo que ele referiu, mas ao menos dá-nos uma esperança que isso possa mesmo acontecer e venha alguém melhor para o lugar dele,
o período dele à frente do Hóquei em Patins do Sporting tem sido um “desastre”, muito mau,
até tem trazido e vai trazer alguns jogadores jovens de qualidade, mas falta trabalhar no essencial para elevarmos o nível
o Pauls ou ainda não chegou lá, ainda não identificou o “problema”, o que seria grave, ou então é mesmo vontade dele não querer trabalhar no principal “problema” do Hoquei em Patins do Sporting > “trocar” de jogadores estrangeiros,
e há ainda a questão do Treinador

A ordem de prioridade para reforçar bem a equipa, seria caso houvesse vontade e capacidade negocial: Ignacio Alabart, que chegou a ser falado, mas acabou por renovar com o Barça; Giulio Cocco, craque, a fazer uma enorme temporada, a resolver várias vezes partidas para o Trissino, práticamente sózinho; só em ultimo lugar colocaria o Julià, até gosto do jogador, mas por vezes fico com a sensação que não irá dar muito mais do que tem dado. Resta saber se por falta de motivação, o Réus também parece ter estagnado ao nivel de qualidade, não conseguem oferecer luta ao principal candidato, e poderá pesar um pouco no rendimento do jogador. Não ficaria também muito desagradado se o Aragonès fosse considerado, tem 26 anos, bastante dinâmico e bom remate. Qualquer um destes seria um upgrade relativamente ao Verona, considero o italiano bem dispensável.
Para elemento mais recuado, Ipiñazar seria uma magnifica opção.
Para a frente de ataque Não me importava de ver o Perez ser trocado pelo Jordi Mendez, os outros melhores que ele são inalcançáveis.
Já li por aqui pessoal a falar do Marti Casas, eu não gosto muito dele, acho que seria mais um passo para o lado do que um passo em frente, mas é mais jovem que o Perez, apenas isso jogaria mais a seu favor.
Perder Font e recrutar o Pujadas, é um claro downgrade, sem duvida, mais jovem mas menos talento.
Tentar sacar uma truta ao Barça, que parece não se importar em deixar sair algumas pérolas, quer no hóquei, quer mesmo no futsal, e trazer de lá um ou dois craques nas duas modalidades.
Os do outro lado têm pescado e parece que vão continuar a pescar por lá, e tem vindo coisa boa da Catalunha.
Façamos o mesmo.

concordo com quase tudo o que disseste no teu comentário,

mas vou só referir-me a duas coisas :

para Defesa estrangeiro, antes do Ipiñazar temos de considerar também o Carballeira, defensivamente é melhor do que ele, embora se calhar o Ipiñazar possa não ser tão bom defensivamente como ele mas possivelmente é mais completo do que ele porque dá mais ofensivamente

outra coisa : acho que nem devias considerar a vinda do Alabart,
ele acabava contrato esta época com o Barcelona, tivémos a nossa “grande oportunidade” de o trazer para cá de uma forma diria não tão difícil, não conseguimos, portanto daqui para a frente será quase impossível ele vir,
também para essa posição > de Médio estrangeiro estamos bem servidos, temos o Nolito e como segunda opção o Facundo Bridge
por isso devemos concentrar-nos noutros jogadores e noutras posições essas sim carênciadas de qualidade

O Dominguez vai mesmo sair. Problemas graves de saude na familia.

1 Curtiu

Exceto pelo motivo, parece-me noticia positiva.

4 Curtiram

Para mim é um no brainer. O Carballeira e um grande atacante para o lugar do Toni Pérez podem fazer toda a diferença nesta equipa.

2 Curtiram

Sim, e nem falei nos portugueses, mas devia porque o Magalhães, principalmente este, parece não dar mais do que tem dado, e tem sido muito poucochinho nas últimas temporadas.
Falei no Alabart porque é excepcional, e antes de renovar com o clube dele, houve fortes hipóteses de vir para cá. Não sei o que se passou, se foi inoperancia do Sporting, falta de capacidade para o contratar, a verdade é que renovou, e agora é para esquecer. Mas que seria o número 1 para nos reforçarmos, creio que sim.
Esqueci-me de facto do Carballeira, ou melhor, quando me lembrei dele, já tinha postado, e não quis fazer edição do post. Realmente o Carballeira tem características muito próprias. Muito forte fisicamente, bom defesa e uma stickada violentíssima.
Com ele e Nolito, ficaríamos taco a taco com Benfica e Porto, sob esse ponto de vista. Os lamps têm o roca e o roberto, o porto tem o Gonçalo e o Nunes.
De toda esta gente que eu falei e que outros colegas de fórum também falaram, se viessem dois deles, quaisquer que fossem, elevaríamos o nosso nível, parece-me.
A confiança não é, porém, muita, porque já se viu que esta secção não reúne os favores da direção. Estão mais virados para outra(s) modalidade(s). O hóquei é o patinho feio.

1 Curtiu

vou só referir-me à parte do teu comentário em que falaste sobre o Henrique Magalhães

ao que parece, foi avançado aqui no Tópico por um Colega nos últimos dias, há a possibilidade do Nuno Santos da Oliveirense vir para o Sporting dentro em breve

isto agora que vou dizer já é uma interpretação minha ( que por ser uma leitura pessoal pode sempre estar errada, mas vou arriscar dizer na mesma ) :
se houver lógica ( algo que nos últimos tempos no nosso Hóquei em Patins em algumas situações tem de se dizer que não tem havido ) sendo o Nuno Santos um defesa mais puro e como o Henrique Magalhães é o defesa português mais puro que há no plantel do Sporting, se houver lógica ou em princípio a eventual entrada do Nuno Santos no nosso plantel vai significar quase de certeza a saída do Henrique Magalhães, mas aqui com o que se tem visto é melhor esperar para ver se se confirma mesmo esta movimentação

FPP TV

O Carballeira é defesa. Quanto a poder vir, há uns anos estava controlado por nós. Hoje em dia não sei como está a situação.

“podem” ?

não, fazem mesmo toda a diferença, no Hóquei em Patins um grande guarda-redes, um grande defesa e um grande avançado de área é meio caminho andado para termos uma grande equipa,
são posições muito específicas que para além da componente técnica, tem de se ter dar muita importância também principalmente face ao Hóquei em Patins praticado hoje em dia à componente física e nesse aspeto o Sporting nas posições de defesa estrangeiro e avançado de área estrangeiro está a facilitar ou a descurar ou a não ter em consideração essa importância atual e mais moderna

o Platero e o Toni Perez ( mas mais o Toni Perez ) têm vindo de época para época a baixar significativamente o rendimento deles,
o Platero quando apanha pela frente um avançado de área como o Carlo Di Benedetto passa muito mal, tem muitas dificuldades para o defender, o que acaba por ser natural devido à diferença física de um face ao outro, para nós Sporting é claramente uma fragilidade que as equipas adversárias com “armas” adequadas exploram ou tiram partido quando jogam contra a nossa equipa
o Toni Perez deve estar a fazer a época mais fraca desde que cá está, tecnicamente nunca foi nada de especial mas ainda compensava com outras boas caracteristicas que tinha, agora já nem marca muitos golos, já devia ter saído

mas mesmo o Verona, o que é que o Verona ainda está a fazer no plantel do Sporting ? ( pergunta apenas retórica )

antes de vir o Facundo Bridge ainda se aceitava que o Verona cá estivesse, agora com a vinda do Facundo Bridge já não faz sentido ele ainda continuar cá
mais como Médios, temos o Nolito uma excelente opção e o Facundo Bridge para já uma boa opção mas com a perspetiva de vir a tornar-se daqui a pouco tempo uma muito boa opção, portanto nesta posição estamos bem servidos
e há ainda o João Souto que, com a vinda do Rafael Bessa ( que é um avançado mais interior ou mais de área ), foi “adaptado” ou “transformado” ou passou a jogar mais atrás

portanto, atualmente, o Verona é considerado no plantel do Sporting para a posição de avançado ( supostamente ) mais criativo, desequilibrador ofensivo no 1 para 1, virtuoso, imprevisível,
ele e o Ferran Font,
no entanto, depois vemos os jogos e o Verona não tem essas caracteristicas > não tem assim tanta qualidade individual que lhe permita desequilibrar ofensivamente no 1 para 1, passa ou ultrapassa os seus defensores poucas vezes durante os jogos em jogadas individuais, tecnicamente não é nenhum fora-de-série, é “apenas” um bom jogador, não faz muito a diferença, é mais um jogador de equipa, sendo avançado tem algum golo mas devia ter mais, tem pouco golo,
enfim neste papel, no papel que ele tem no nosso plantel não faz sentido ele estar cá ou continuar, é curto, é insuficiente, não chega, precisamos de um jogador melhor, mais decisivo, mais importante, com melhores números e melhor rendimento no lugar dele

e por fim, para terminar, dizer que, ainda nesta posição, já se sabe que para a próxima época vamos “trocar” o Ferran Font que vai sair pelo Roc Pujadas que vai entrar para o lugar dele,
isto para dizer que também não vamos poder contar muito, pelo menos numa fase inicial, com o jogador que vem para esta posição para o lugar do Ferran Font porque o Roc Pujadas tem um enorme potencial, é verdade, mas ainda é um jogador jovem, com tudo por provar nas principais competições do Hóquei em Patins a nível sénior, vai precisar de tempo para se adaptar e para evoluir e melhorar para se tornar num grande jogador ( que penso que vai ser, mas ainda vai levar tempo )

por todas estas razões também fazia sentido deixar sair o Verona e trazer um jogador para esta posição que trouxesse um rendimento mais imediato, até para o Roc Pujadas crescer na “sombra”, com menos pressão, com menos responsabilidade, com menos pressa de ter que ser ele a assumir já
seriam só vantagens para todos e o Hóquei em Patins do Sporting só ficaria a ganhar, com um plantel bem mais forte

A sair Verona, já me pronunciei aqui várias vezes sobre o que penso dele, os nfl que mais deveriam ser considerados eram o Cocco e o Rampulla. Dariamos um salto qualitativo. Não sei a situação contratual do argentino com o Barcelos, mas ainda agora fez um excelente torneio de Montreux. Grande jogador, uma melhor alternativa ao italiano. Ou algum dos outros anteriormente sugeridos aqui pelo pessoal do fórum.
Certo é que o nosso plantel tem, porque precisa mesmo, de ser reformulado.

2 Curtiram

Eu sei que é defesa. Está ali um “e” e não um “é” :slight_smile:

1 Curtiu