Caros Leões e Leoas
Ontem foi um dia em que caíu mais um enorme Leão, o meu avô, Manuel Vítor da Conceição Nogueira, sócio cinquentenário do Sporting Clube de Portugal e com Gamebox desde da inauguração do novo Estádio. No Domingo, vinha do Algarve mais cedo para ir assistir ao Sporting-Moreirense, e assim que chegou a casa para deixar a minha avó, também ela a um ano de se tornar sócia cinquentenária, sentiu-se mal. Eu já estava à espera dele no sector A22 dentro do Estádio para assisitirmos a mais um jogo, mais um entre as centenas que assistimos juntos, e liguei à minha avó porque estranhei a ausência de notícias. Aí a minha avó disse que ele se tinha sentido mal, e durante o jogo vim a saber que tinha tido um AVC. Assim que acabou o jogo, corri para o Hospital e soube o pior: o AVC foi grave e dificilmente teria recuperação. Ontem, dia 16 de Dezembro, faleceu.
Quero deixar aqui neste espaço Sportinguista, uma pequena homenagem com este texto. Eu tinha de o fazer. Porque se havia alguém que vivia e sofria o Sporting, era ele. Muitos anos a pagar quotas e bilhetes de época, era presença assídua mesmo na Academia de Alcochete para ver os miúdos a jogar, como dizia. Passou noites em branco na fatídica época 2012/2013, sofreu imenso pelo estado em que estava o clube. Hoje sei que partiu mais feliz, porque ele me dizia, agora, que o Sporting estava no bom caminho e que sentia que Bruno de Carvalho ia guiar o Sporting novamente no rumo do sucesso, como no tempo dos Cinco Violinos, que ele assistiu e frequentemente me relatava.
Da minha parte, fica a mágoa e a saudade de nunca mais poder ver um jogo do Sporting ao seu lado, e sofrer com ele duante os jogos, como muitas vezes aconteceu. Quando voltar a Alvalade, vou sentir um vazio pior ao olhar para a sua cadeira, vazia, pior que o que estou a sentir neste momento enquanto escrevo este texto. Só me resta agradecer, obrigado Avô! Foste tu que me fizeste Sportinguista. Foste tu que me levaste pela primeira vez ao Estádio em 1998 ver um Sporting-2 Porto-1 num jogo de apresentação. Nunca o esqueceirei! Pedi-te para me fazeres sócio e ainda hoje me pagavas as quotas, que obviamente vou ter agora eu de continuar a pagar. Não me perdoarias se o deixasse de fazer!
Por ti, ainda mais desejo que o Sporting se sagre Campeão Nacional esta época. Se o for, vou chorar de alegria e me lembrarei de ti, vou dedicá-lo a ti! E por aqui termino, não consigo escrever mais nada… deixo uma foto minha com ele ao meu lado (com o seu boné do Sporting) e o meu tio, seu irmão, do outro lado.