Histórias da Bola

Abro este tópico com o propósito de que aqui sejam contadas e partilhadas algumas das histórias mais rocambolescas, engraçadas ou curiosas que conheçamos e que possamos contar do Mundo da Bola.

[hr]

Acho que é uma área que se podia explorar um bocadito nesta secção. Em tempos cheguei a fazer algo parecido no meu blog, mas ultimamente, por falta de tempo, não tem dado para pesquisar sobre algumas das que conheço e que tenho por mais curiosas.

Espero que todos contribuam e que possa nascer aqui um tópico interessante. :whistle:

Para já vou começar por duas que já contei no blog, depois lá andarei pelos meus arquivos à procura de mais algumas. :slight_smile:

Posto isto, siga! :arrow:

(texto de 26 de Outubro de 2006)

‘Fatty’ Foulke, o mais gordo de sempre

Numa altura em que o Chelsea de José Mourinho se vê privado de dois dos seus guarda-redes, nada melhor que apresentar-vos a história daquele que, não sendo o maior nem o melhor, foi seguramente o mais pesado da história dos Blues: William Henry Foulke (1874-1916), guarda-redes inglês que tem o privilégio de figurar nos livros de desporto (e no ‘Guinness Book of Records’) como o futebolista mais gordo que algum dia teve uma carreira profissional. ‘Fatty’ Foulke teve os pontos altos da sua carreira no Sheffield United e ao serviço da selecção inglesa, mas foi no Bradford City que pendurou as botas e entrou para história, já que chegou a pesar perto de 165 quilos.

Comecemos então pelo início. Foulke nasceu em 1874, era um amante do Cricket - chegou mesmo a ser profissional da modalidade, por volta de 1900 - e começou a jogar futebol no clube da sua terra, o Blackwell Colliery, de onde se transferiu para o Sheffield United - quando ainda pesava 80 kgs. Nos Blades, ‘Fatty’ Foulke conquistou duas FA Cups (em 1899 e 1902) e uma League Championship, perdendo uma outra final da FA Cup diante do Tottenham (em 1901), num jogo que foi presenciado ao vivo por 114 815 espectadores (recorde mundial na época).

Em 1897, ‘Willie’ teve a sua primeira e única internacionalização pela selecção de Inglaterra, na goleada de 4-0 ante o País de Gales, e em 1905, após 11 anos de ligação ao Sheff Utd, ingressou no Chelsea e viu o Abramovich da altura cometer a loucura de pagar de pagar aproximadamente £20 (!) pela sua transferência. Permaneceu nos Blues durante apenas uma temporada, o suficiente para hoje figurar no museu do clube londrino, e rumou mais tarde ao Bradford, onde viria a terminar a sua carreira depois de ter engordado mais de 50 quilos.

“Fatty Foulkes” ficou conhecido como um especialista em defender grandes penalidades. Na época, os guarda-redes não tinham que se manter sobre a linha de baliza até ao momento do remate, pelo que Foulke utilizava a sua compleição física para intimidar os rematadores e dificultar-lhes a tarefa. Teve ainda duas histórias caricatas ao longo da carreira: forçou a interrupção de um encontro depois de ter partido a trave de uma baliza, ao efectuar uma defesa, e numa outra ocasião rompeu o seu equipamento e, como não existia outro do mesmo tamanho, teve que terminar o jogo envolto num lençol.

William Henry Foulke faleceu em 1916, na miséria, vítima de uma cirrose. No entanto, algumas pessoas defendem que foi uma forte pneumonia, aliada ao seu excesso de peso, a verdadeira causa da sua morte. Nunca foi esquecido pelos amantes do futebol e, em homenagem, os adeptos ingleses inventaram o cântico “Who ate all the pies?”, que ainda hoje é ouvido nos estádios britânicos.

[hr]

Cântico “Who ate all the pies?”

Who ate all the pies?
Who ate all the pies?
You fat bastard,
You fat bastard,
You ate all the pies!

[hr]

Outras fotos do rapagão:

Destacando-se de todos os companheiros de equipa:
http://www.mightyleeds.co.uk/images/fattyfoulke.jpg

Defendendo as redes do Sheffield United:
http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/40719000/jpg/_40719847_goalie300220_bfi.jpg

Foulke em cera presente no Museu do Chelsea:
http://www.weirdandwonderful.com/Weird/ww/wentworth/fattyfolke.jpg

Foulke no Bradford City, onde acabou a carreira depois de engordar mais de 50 quilos:
http://www.mightyleeds.co.uk/images/190607bradfordcity.jpg

:smiley:

Mas que grande BESTA!!! :rotfl:

Ah e bom tópico, poder-se-à tornar num tópico de histórias engraçadas! :clap:

Havia um excelente blog onde escrevia o Rotura (que saiu de circulação, infelizmente, mesmo sendo benfiquista) onde li uma estoria sobre um cavalo numa final da Taça de Inglaterra… também estava muito boa!