No futebol português temos assistido a vários exercícios de hipocrisia. Lembro-me quando o Sporting aqui há uns anos jogou para a LC com o Leverkusen (numa 4ª feira) e foi obrigado a jogar logo no sábado seguinte no campo dos porcalhões. Esse jogo iria começar menos de 72 horas depois de terminado o jogo da LC. Os porcos, como de costume, fizeram ouvidos moucos, e, para evitar um protesto do jogo, atrasaram a entrada em campo o tempo suficiente para perfazer as 72 horas exactas. É claro que este tipo de chico-espertice só foi possível porque o boçal Aguiar era o director executivo da Liga e deu cobertura a esta vergonha. (Por acaso lixaram-se: o jogo acabou empatado 1-1, e a azia dos porquinhos era bem visível, porque estavam habituados a ganhar a bem ou a mal; mesmo com roubalheira do Paulo Baptista – acabamos com 9 – a esperteza serviu-lhes de pouco).
Recordo-me que uns anos antes, por causa de um intervalo entre um jogo internacional e um jogo do campeonato não ser o que eles queriam, armaram um berreiro, como de costume, alegando que estavam a representar o País e patati, patatá, a Federação baixou as calças e fez como eles queriam.
Vem isto a propósito da negação ao Leiria do adiamento do jogo da 3ª jornada para 2ª feira. Os porcalhões acenaram com o regulamento (quando lhes convém, são para cumprir) e não cederam. Muito desportivo, o gesto dessa escumalha.
O que tem isto a ver com o Sporting, perguntam vocês.
Tem a ver com o ciclo Guimarães – Benfica – Dínamo. Reparem.
O jogo com o Guimarães é na 4ª feira, dia 26/9, às 20 horas (ver o site da Liga).
O jogo na ETAR do Colombo está marcado para dia 30/9, Domingo.
O jogo em Kiev está marcado para dia 2/10, 3ª feira; julgo que devido aos fusos horários o jogo será por volta das 17 ou 18 horas de Lisboa. E este não há hipótese de ser mudado.
Para respeitar o prazo das 72 horas, é natural que o jogo com os lamps seja antecipado (mesmo para eles não é mau de todo). Mas o jogo deveria ser ás 15 ou 16h. Ora, por causa da ditadura da SportTV o jogo só poderá ser à noite, cerca das 20 h. Para cumprir os regulamentos, restaria a hipótese de jogar 6ª à noite.
Mas 6ª à noite não é possível. Sporting e lamps jogam na 4ª às 20 h, e nenhum deles aceitará jogar 48 h depois. Ou seja, para cumprir regulamento, o jogo na ETAR do Colombo teria que ser depois das 22 h de sábado.
Vemos assim que estamos sujeitos a fazer pelo menos um jogo sem o intervalo mínimo de repouso.
O que fazer? Na minha opinião exigir o cumprimento integral dos regulamentos. Apenas e só. Senão comemos com os lamps mais ou menos 72 horas depois de Guimarães, e menos de 72 horas depois estamos a jogar em Kiev. Isto não é aceitável. Não vejo ninguém no Sporting preocupado com isto. Porquê? Estarão distraídos?
Depois admiram-se que os outros estejam sempre à frente em organização. Jamais os porcos aceitariam ir à ETAR e depois a Kiev nessas condições. E aqui, tenho que reconhecer, inteiramente cobertos de razão. Mas nós, mais uma vez, vamos fazer figura de anjinhos.