Hip-hop/Rap e derivados

É da çena.
Agora por eles nasciam todos em África.
Lixoboa rullez

Também não compreendo como é que tiram prazer a ouvir uma música que não compreendem, especialmente a cultura do rap que baseia-se em líricas complexas e jogos de palavras. Dá-me prazer é ouvir uma boa música e decifrar a letra.

Tipo isto [emoji1] [emoji1]

http://www.youtube.com/watch?v=38fJ0LQahXM

http://www.youtube.com/watch?v=UX6vao_sfso

Mas qual é mesmo o problema do rap crioulo? Isso é tudo preconceito?

E acham que quem ouve não o compreende?

Há rappers de crioulo que dão 10-0 a muitos que cantam em tuga, não só ao nível da lírica, como do flow. Disso não tenham dúvidas.

Mais respeito pelo movimento, sff. Eu também prefiro o rap tuga (é o que oiço mais, de longe) mas o crioulo tem vindo a cimentar a sua posição. E ainda bem, diga-se. Têm aparecido surpresas muito boas.

A questão do rap criolo é que é uma moda, derivada da africanização da sociedade, visível no quimzomba ou no cuduro.
Se isso é mau ou não, não sei e respeito quem goste.
Mas que me parece mais questão de moda parece me.
E vires com a história do preconceito, é ridiculo e simplesmente mete-me nojo esse complexo de inferioridade.
Vai falar disso aos paladinos do SOS racismo que apagam posts no seu mural quando se fala de vitimas de racismo branco, ou aos amaricanos que fazem filmes pela opressao dos acab a negros mas que quando nessa altura 4 jovens da mesma raça violam uma miuda de 11 anos e roubam-lhe uma bicicleta no pasa nada.
Já agora convido-te a vires passar uns dias a Luanda onde vivem os meus pais e irmã, para veres o que é o preconceito.

Isto :arrow: :arrow: :arrow:

[member=4325]SaleiroAzores Não é preconceito, apenas respeito tanto quem ouve rap crioulo como quem ouve rap russo, sendo tu natural dos Açores desconfio que não fales esse dialecto, ainda menos entender uma música.

E não, não respeito o movimento, acredito que sejam bons rappers, com boas líricas, whatever, mas dúvido imenso que existam brancos que consigam ouvir e apreciar uma música em crioulo quando não falam a língua, que é o que acontece em maior parte dos casos.
Just my 2cents. :great:

Acabaste de rotular e meter questões raciais desnecessárias numa coisa tão simples como música, neste caso rap.
Até parece que não ouves rap americano.

Rap criolo na moda? Bem-vindo então a 2000.

Desde que me lembro de ouvir rap em português ou de Portugal, o que já vai para muitos anos, sempre se falou de rap criolo, não há aqui novidade nenhuma nisso (até rap criolo vindo de outras partes da europa, tipo Holanda). Sempre teve projecção em programas específicos de rap que havia na antena 3, até o próprio Rui Unas sempre tentou dar apoio a esse tipo de rap.

Se eu ouço rap criolo? Não, logo por não perceber o que eles dizem.
No caso deste Mota, só pelo video-clip dessa música é o tipo de coisa que não gosto de ver no rap por isso não me chama muita à atenção e nem ouço mas nada contra quem ouve.
Dentro do rap criolo da malta mais nova curto o flow do Prophecy.

O prophecy sempre foi dos meus preferidos,mas agora deu-lhe para cantar em francês

Manos do grime cá no forum não há?

[member=6512]DaCunha Não meti questões raciais e se assim o entendeste peço desculpa porque não foi a minha intenção, mas isto é simples, em Portugal não se fala crioulo (por norma), portanto acho errado idolatrar artistas que cantam nesse dialecto e dizer que gostam da música quando simplesmente não entendem as letras.

Estamos a falar de RAP, rhythm and poetry, em Português, ritmo e poesia, rap são poemas cantados, por amor de deus, não faz sentido ouvir uma música deste estilo musical que não entendem, os beats são uma parte importante mas não o essencial, eu tiro prazer de uma boa música ao ouvir a sua letra e a rever-me nela!

E sim, eu oiço rap Americano, bem como algum Brasileiro e de Inglaterra. músicas estas que muitas vezes uso ferramentas como o genius para entender a letra e ver as barras que muitas vezes são imperceptíveis a alguém cuja língua materna não é a cantada. :great:

Dou-te aqui um exemplo, uma das minhas músicas favoritas, MF DOOM - Favorite Ladies

Basicamente nesta música o DOOM usa mulheres como metáforas para descrever as drogas que já consumiu e ainda consume, uma música com uma lírica extremamente difícil e quase imperceptível a quem não entende Inglês fluente. Por exemplo a barra “So fly, she should be in the sky with diamonds” é uma referência a uma música do John Lennon que os rumores dizem ser sobre o consumo de LSD.
Isto é uma música extremamente complexa na qual eu não conseguiria retirar 100% do seu verdadeiro significado se não fosse ao genius, um site prefeito para qualquer amante de Rap onde é possível saber a explicação das barras, algumas vezes descritas pelos próprios rappers, como por exemplo o A$AP Rocky que é um escritor assíduo.

Deixo aqui o link do genius desta música para quem estiver interessado, basta clicar em cima duma barra e aparece a descrição/explicação do lado direito do vosso monitor
MF DOOM – My Favorite Ladies Lyrics | Genius Lyrics

Em suma, eu oiço o rap que entendo, porque oiço rap pela poesia e não pelo ritmo, sou um verdadeiro amante do estilo e um dos meus passatempos favoritos é, literalmente, estudar músicas.
Deixo também aqui algumas das minhas tatuagens, ainda falta muita coisa mas vou fazer das minhas pernas uma ode ao hip-hop :mrgreen: As próximas já estão marcadas.

Falando em letras e drogas:

Não são é assim tão complexas :mrgreen:

[member=19332]Outlaw48 , dizes que respeitas e escreves coisas como “Agora por eles nasciam todos em África. Lixoboa rullez”? Realmente, grande respeito! :great:
E mais: ninguém aquilo falou em racismo. Ainda por cima, apesar de cantar em crioulo, esse tal Mota Jr é… branco!

[member=20972]neutro , primeiro dizes “apenas respeito tanto quem ouve rap crioulo como quem ouve rap russo”, para depois dizeres “E não, não respeito o movimento”. Vocês os dois realmente… :lol:

Ah e já agora, parece que sabem mais do que eu sobre a minha própria compreensão de crioulo! Incrível mesmo, por favor ensinem-me lá a entrar na cabeça das outras pessoas via Internet. :lol:

Tenham em atenção que este comentário não é para ofender ninguém. Só não percebo tanto complexo por uma pessoa ouvir rap em crioulo. Não gostam, não oiçam. Mas respeitem quem ouve!

[member=4325]SaleiroAzores Eu passo a explicar, respeito tanto quem ouve rap crioulo como quem ouve rap russo, porque não respeito nenhum dos dois pelas razões acima referidas.
Se falas crioulo ai são outras contas, estou a generalizar.

Isto :arrow:

Claro que há! :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=JB8GQ7zHYzE

Mais uma brincadeira da minha parte, original beat created by us