Lendas do “universo” leonino: Hilário
Por Jorge Faria Sousa - 11/03/2018
Hilário Conceição, uma verdadeira lenda viva do Sporting Clube de Portugal, o atleta com mais jogos com a camisola verde e branca e uma carreira repleta de títulos e vitórias.
O lateral-esquerdo, oriundo de Moçambique, deu os seus primeiros passos no futebol, ao serviço do Atlético e do Sporting de Lourenço Marques. No dia 3 de Agosto de 1958 chegou a Lisboa, para vestir de leão ao peito. No Sporting Clube de Portugal fez toda a sua carreira, contam-se 15 épocas, 453 jogos e 1 golo marcado.
Hilário é uma das figuras mais marcantes da história do futebol leonino, com a camisola verde e branca conquistou 3 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal e a mítica Taça das Taças, na época 1963/1964. Recorde-se que na caminhada para erguer a Taça das Taças, os leões conseguiram a maior goleada de sempre nas competições europeias, por 16-1 frente ao APOEL. Na mesma competição, o Sporting viria a eliminar o Manchester United de George Best, Bobby Charlton e Denis Law, depois de perder por 4-1 em Old Tradford, vencendo em Alvalade por 5-0.
O senhor Hilário fez parte também de uma das páginas douradas do futebol português, tendo feito parte dos “Magriços” que representaram Portugal no Mundial de 1966. No Reino Unido, os atletas portugueses conquistaram a medalha de Bronze no campeonato do mundo. No Mundial 66, o leão Hilário jogou todas as partidas e foi aliás considerado o melhor defesa-esquerdo da competição. Hilário realizou ao longo da sua carreira, 40 jogos ao serviço da seleção.
O capitão Hilário terminou a sua carreira no Sporting Clube de Portugal, com mais um título. Decorria a temporada 1972/1973, quando no Estádio do Jamor os leões venceram o Vitória de Setúbal por 3-2, conquistando a Taça de Portugal. Na história de Hilário ficam as grandes exibições, o seu excelente pé esquerdo, a sua velocidade e a sua entrega em campo.
Depois de terminar a sua carreira, Hilário continuou ligado ao futebol, prosseguindo a sua carreira de treinador. Na sua carreira como técnico, mais uma vez, esteve ao serviço do clube do seu coração por várias ocasiões e desempenhando vários cargos.
Uma vida ao serviço do Sporting Clube de Portugal e do desporto português, uma das lendas! Um verdadeiro leão!
este sim referencia e verdadeiro sportinguista, os vencedores das taça da taças a que deviam de ter destaque no nosso clube, não o interesseiro do Manuel da rolhas.
O Sporting continua a prestar homenagem às figuras do clube, rebatizando as portas do Estádio José Alvalade com os nomes de glórias da sua história e, desta feita, inaugurou a porta Hilário. Os verdes e brancos anunciaram que a porta 2 do recinto leonino será rebatizada como porta Hilário, num tributo ao ex-lateral que alinhou entre 1958 e 1973 na formação principal do Sporting, sendo mesmo o elemento com mais jogos disputados (475) na história do clube.
“Agradeço ao Sporting por se ter recordado, por me homenagear em vida, porque normalmente esperam que a pessoa morra para fazerem as homenagens. Estou muito honrado. Quase me dá vontade de chorar, porque foram tantos, tantos anos e jogos, horas e graças a Deus ainda estou cá para ser recebido e homenageado. Espero ainda ter muitos anos”, sublinhou à Sporting TV o ex-internacional português de 82 anos, recordando as várias memórias em Alvalade: “Alvalade faz-me recordar o antigo estádio, que estava mesmo aqui ao lado. Sempre vivi aqui e quando chego fico com saudades do estádio, onde fiz grandes exibições, onde conquistámos grandes vitórias. O momento mais marcante… Foram todos! Quando cheguei aqui, com 18 anos, vinha do futebol de bairro para o profissional. Agarrei o lugar e não dei a oportunidade a ninguém. O Sporting é o amor de uma vida. Durmo e acordo com o Sporting, acompanho todo os seus passos, na alegria e na tristeza!”
Esta alteração inclui-se nos melhoramentos que estão a ser promovidos no Estádio José Alvalade e que também distinguiram os Cinco Violinos, Yazalde, Francisco Stromp, Manuel Fernandes, Jordão e Damas. De resto, a mudança do nome das sete portas do recinto desportivo acabou por ser aprovada pelos sócios em Assembleia Geral.
Velha glória do Sporting viu o clube atribuir o nome de Hilário a uma das portas do Estádio de Alvalade.
Antes do encontro com o Braga, da ronda 19 do campeonato, o Sporting homenageou mais uma velha glória do clube, dando o nome de Hilário a uma das portas do Estádio de Alvalade.
“Agradeço ao Sporting por se ter recordado, por me homenagear em vida, porque normalmente esperam que a pessoa morra para fazerem as homenagens. Estou muito honrado. Quase que me dá vontade de chorar, porque foram tantos, tantos anos e jogos, horas e graças a Deus ainda estou cá para ser recebido e homenageado. Espero ainda ter muitos anos”, afirmou Hilário ao canal do clube.
“Alvalade faz-me recordar o antigo estádio, que estava mesmo aqui ao lado. Sempre vivi aqui e quando chego fico com saudades do estádio, onde fiz grandes exibições, onde conquistámos grandes vitórias. O momento mais marcante? Foram todos! Quando cheguei aqui, com 18 anos, vinha do futebol de bairro para o profissional. Agarrei o lugar e não dei a oportunidade a ninguém. O Sporting é o amor de uma vida. Durmo e acordo com o Sporting, acompanho todo os seus passos, na alegria e na tristeza”, disse ainda.
Hilário, atualmente com 82 anos, representou o clube leonino entre 1958/59 e 1972/73, ganhando três campeonatos, uma Taça das Taças, entre outros troféus.
Desculpem mas acrescentem o capitão José Carlos a essa lista.
E que tive o prazer de conhecer depois de alguem numa festa de um amigo me dizer que conhecia o nosso capitao. Arranjou-me o numero de telefone e tive o prazer de combinar com ele um dia conhece-lo em Alvalade.
E logo a seguir Lourenço o marcador de 4 golos ao slb, que tive o prazer de conhecer na mesma altura que o capitao José Carlos.