Não consigo compreender como se desvaloriza tanto o Morita como leio aqui tanta vez. Ontem provou mais uma vez que é um grande médio centro.
Se podíamos e até deveríamos ter um 8 melhor e com outras características (mais na linha do Matheus Nunes)? Sim talvez, mas isso não significa que Morita seja um jogador fraco. Há quem diga que é insuficiente para titular… eu não acho, acho que o Morita em forma - e se calhar com um 6 de excelência a seu lado, como parece ser o Hujlmann - é perfeitamente compatível com um Sporting que se quer a lutar por títulos. O pior será sempre a profundidade do plantel. E dito isto, acho o Morita significativamente melhor que o Bragança.
é o jogador mais subvalorizado do plantel. não entusiasma com arrancadas, com golos ou pormenores técnicos exuberantes mas apresenta uma eficácia e uma qualidade em todas as suas ações que o fazem ser o sonho de qualquer treinador.
Desde que bem acompanhado, o Morita a titular no Sporting nunca será problema. Um jogador que faz o que ele fez em Turim tem mais que nível para ser titular numa equipa que luta pelo título em Portugal. O que convém existir é alternativas credíveis e não passarmos de Ugarte/Morita/Hjulmand para Tanlongos e Sotiris. Vamos ver como cresce o Bragança ao longo do ano e se o Essugo dá um passo em frente.
Tem também a ver com o sistema. Num meio-campo a 3 declarado, em que ele fosse 8 num duplo-pivot (meio-campo em 2x1), creio que as opiniões seriam outras. Aqui a malta lembra-se das arrancadas do Matheus Nunes que, pelas capacidades atléticas inatas, num segundo estava junto da área defensiva e 5 segundos depois estava no meio-campo ofensivo a chegar-se à área adversária.
Ele não é esse jogador de, pelas pernas longas e potencial atlético, conseguir “comer metros” com essa facilidade de vaivém e box to box - mas é muito bom. Excelente contratação.
Vê lá bem as bolas que ele perdeu e passou mal… Não digo que jogou mal, mas se reveres o jogo (já o fiz) ele quando mais pressionado perdeu 3 ou 4 bolas infantilmente. Houve Jogadores a fazer um muito melhor jogo. Nuno, Gyo, Hjulmand, Coates…
Também já revi o jogo e mantenho. Sem deixar de reconhecer o bom jogo que outros fizeram, principalmente na 2ª parte. Não é desvalorizar esses, é o oposto.