Com as regras e modelos competitivos que vai tendo, caminha para ser um nicho cada vez mais pequeno.
Em tempos foi uma modalidade espetacular de assistir, hoje em dia, dá sono ver estes jogos.
O facto de se ganhar uma competição com zero pontos na fase de grupo, diz bem da incapacidade de quem gere isto em criar modelos que façam sentido para dinamizar a modalidade.
Para que serve esta fase de grupos mesmo? lol
O hóquei no gelo nos jogos olímpicos de inverno é literalmente neste formato. “Nicho”
A partir do momento que só tens 4 seleções de nível na competição, tens de ter um formato que mantenha a competitividade e que valorize o espetáculo com vários confrontos entre as 4 melhores. Se não fosse este formato, só consigo ver mesmo um Europeu em formato liga.
E a tua leitura é que se fazem o hóquei no gelo, então está bem?
Não concordo nada com isso.
Os modelos competitivos devem promover a chegada da modalidade a mais países e dar a hipótese de outros países com menos tradição na modalidade, a terem as suas seleções em fases + adiantadas da competição para promover maior investimento na modalidade nesses paises..
Se crias modelos que favorecem os mais fortes… estás a promover o ciclo vicioso que em nada ajuda a modalidade a ganhar mercados e praticantes. Estão a pensar nas receitas “no imediato” e não estão a ter visão de médio\longo prazo. É a minha opinião.
Tanto o Paulo Freitas como o Nuno Lopes para mim estiveram muito mal nas declarações que prestaram. Há que saber ganhar e há que saber perder. Não souberam lidar com o momento .
Portugal não cometeu nenhuma ilegalidade , quando tinha de ganhar, ganhou, é campeão europeu. Não ouvi nenhuma palavra da França sobre o jogo amanhado com a Espanha para nos colocar fora da final no penúltimo europeu. Portugal é campeão europeu porque eliminou a Andorra, Espanha e, na final, goleou a França, tendo o golo da França resultado de um lance ilegal.
O basebol é talvez o desporto mais popular na América Central, caraíbas, Venezuela. No Japão têm campeonato profissional, além doutros países asiáticos. Há muitos milhões a seguir, não sei a jogar mas de certeza mais de 50 países. Até Portugal tem equipas (diáspora venezuelana).
Do basquetebol nem vale a pena falar, top 5 de desportos a nível mundial.
Comparar com o hoquei só pode ser piada. É que nem com o hoquei em gelo.
Antigamente os campeonatos eram no formato todos contra todos e o último jogo era o Portugal - Espanha. Havia sempre grandes goleadas, creio que a maior foi a que demos à Guatemala, 42-1. A partir dos anos 90, começaram a “inovar” e posso garantir que já houve modelos mais aberrantes do que este, aliás, este modelo até é muito bom porque somos campeões europeus.
No que toca às bocas sobre a nossa conquista, cito as palavras do ilustre presidente do Sporting: