Não fui eu que adjetivei a taça de “mísera”.
A mim interessa-me é o campeonato.
Não fui eu que adjetivei a taça de “mísera”.
A mim interessa-me é o campeonato.
Aqui sim, concordamos.
Ironizei por conta da tua avaliação ambígua. Nem sequer tens em conta as circunstâncias nas quais a época anterior foi preparada…
Epa, a prestação na Europa foi miserável.
Há desculpa para isso?
Ja se descobriu o caminho para a baliza?
Vi só a primeira parte e achei um jogo muito aborrecido. Ainda bem que ganhámos. @Strikerr o ano passado também começamos a jogar muito mal e perdemos três títulos mas depois engrenamos e praticamos um hóquei muito bom. A equipa tem muitos elementos novos, acredito que vamos melhorar muito ao longo da época.
Eu estava confiante porque gostei das contratações.
Mas aquele jogo penoso em casa com o Tomar levantou red flags.
Esperemos que esta vitória contribua para restaurar a confiança da equipa.
Então panelas e Oliveirense ainda vão jogar.
Sabes que o tipo de jogo de apresentação Stromp ou convidas uma equipa de topo Espanhola ou Italiana ou em Portugal as equipas que lutam pelo título obviamente não aceitam.
O Tomar é assim ao longo dos anos a melhor equipa Portuguesa não candidata ao título.
Já enjoa ser sempre o Tomar e enjoa termos obrigação de ganhar e tal.
( não estou totalmente em desacordo com o que disseste da prestação europeia da nossa equipa na época passada, mas “miserável” ??? muito exagerado, como se viria a verificar mais à frente )
relembra lá aqui o pessoal do Tópico por que equipa é que o Sporting foi eliminado ( num jogo equilibrado e competitivo, que poderia ter caído para qualquer lado ) na pré-qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões ? ( pergunta apenas retórica )
eu ajudo > pela equipa que viria mais à frente a ganhar a Liga dos Campeões e a ser Campeã Europeia de hóquei em patins na época passada > o Óquei de Barcelos,
só por aqui ( nem olhando muito para o contexto da nossa equipa na época passada > época claramente de transição ) já se pode ver a dificuldade daquela pré-qualificação ( e o desempenho da equipa na época anterior > há duas épocas no Campeonato também se deve ter em consideração, pois foi por ficarmos em 4o lugar no Campeonato há duas épocas atrás que na época passada fomos obrigados a jogar a pré-qualificação )
Mas vamos agora fingir que o Sporting tinha e tem melhores jogadores que o OB?
Fdx, se não temos acabem já com isto
Por Sporting CP
27 Set, 2025
Leões derrotaram o FC Porto por 2-1 e vão disputar o primeiro troféu da época
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal carimbou este sábado a passagem à final da Elite Cup, ao vencer o FC Porto por 2-1 no Pavilhão Municipal de Odivelas. Numa meia-final intensa, equilibrada e de grande nível competitivo, os Leões souberam resistir à pressão, inverter o resultado e alcançar a final da competição, algo que não conseguiam desde 2023.
O cinco inicial Leonino – composto por Xano Edo, Rafael Bessa, Facundo Navarro, Henrique Magalhães e Gonzalo Romero - procurou desde cedo impor presença no rinque, mas encontrou pela frente um adversário bem organizado e igualmente determinado.
Epílogo perfeito daquilo que seriam os 50 minutos, a primeira parte foi marcada pelo equilíbrio e pelas exibições de qualidade dos dois guarda-redes. O jogo esteve encaixado durante largos minutos, com ambas as equipas a fechar bem os espaços e a arriscar pouco nas transições ofensivas.
Do lado dos Leões, destaque para Xano Edo, que somou várias intervenções seguras, mantendo o nulo apesar da insistência azul e branca. Do outro lado, também Xavi Malián se destacou, fechando a baliza dos dragões a sete chaves.
O empate ao intervalo parecia, por isso, certo, mas o FC Porto conseguiu chegar à vantagem no último lance do primeiro tempo: Ezequiel Mena rematou junto ao primeiro poste e, apesar da intervenção de Xano Edo, a bola acabou por entrar, num lance caricato que, contudo, não abalou um muito bem oleado conjunto verde e branco.
O regresso dos balneários testemunhou, por isso, a fome de vencer dos comandados de Edo Bosch. Aos 34 minutos, e após uma jogada colectiva bem desenhada, os Leões chegaram com justiça ao empate. Diogo Barata, que também assinou uma exibição de grande nível, simulou o remate, tirou um adversário da jogada e assistiu Alessandro Verona, que finalizou com frieza para o seu primeiro golo da nova temporada.
Com novo alento, o Sporting CP esteve muito perto de consumar a reviravolta pouco depois, desta feita por Rafael Bessa, mas Xavi Malián voltou a encher a baliza portista.
A insistência dos Leões acabaria por ser recompensada aos 39 minutos, quando Danilo Rampulla recebeu, ganhou espaço em pista e rematou de meia distância para o fundo das redes. Uma stickada certeira, sem hipóteses para o guarda-redes adversário, que colocou os Leões na frente do marcador.
Nos minutos finais, o FC Porto assumiu o risco e criou perigo, mas encontrou pela frente um Xano Edo em tarde inspirada. O jovem guardião foi decisivo, com uma série de defesas consecutivas, entre elas uma grande intervenção dupla perante Carlo Di Benedetto, e mais duas paradas cruciais a remates de Rafa e Pol Manrubia, já nos últimos três minutos.
Na resposta, o Sporting CP também teve oportunidade de fechar o jogo, com Diogo Barata a conduzir em velocidade e a obrigar Xavi Malián a mais uma boa defesa.
Nos últimos segundos, o FC Porto, jogando com cinco para quatro, tentou o forcing final, mas o Sporting CP defendeu bem, resistiu à pressão e confirmou o apuramento para a final da Elite Cup.
Num jogo marcado pela intensidade, os Leões mostraram personalidade e foram mais eficazes no momento decisivo. O Sporting CP vai assim disputar o troféu este domingo, frente ao vencedor da meia-final entre SL Benfica e UD Oliveirense, que se joga às 21h de sábado.
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzalo ‘Nolito’ Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR]. Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão amarelo para Edo Bosch (25’), Rafael Bessa (38’).
Por Sporting CP
27 Set, 2025
Técnico apelou à presença dos adeptos este domingo (19h00)
Depois do triunfo frente ao FC Porto (2-1), que valeu ao Sporting Clube de Portugal a presença na final da Elite Cup, o treinador Edo Bosch fez a análise ao encontro, sublinhando que a eficácia Leonina foi decisiva para a vitória.
“Acho que foi um grande jogo de hóquei em patins, com altos e baixos do nosso lado, tal como do FC Porto. Mas quero destacar a exibição dos guarda-redes. O jogo ia decidir-se nos pormenores e os pormenores estiveram, sobretudo, na eficácia. Quem viu, na televisão ou aqui, desfrutou de um grandíssimo jogo”, começou por referir aos microfones da DAZN, destacando também a forma como a equipa reagiu ao golo sofrido no último segundo da primeira parte.
“É verdade que foi complicado sofrer um golo a um segundo do fim, mas ontem também marcámos um golo exactamente assim. Os jogadores estiveram focados desde o primeiro minuto e sabíamos que não era por esse golo que algo se alterava. Tínhamos visto onde podíamos ferir o adversário e continuámos com o plano até conseguirmos concretizar duas ocasiões e passar para a frente”, explicou.
O técnico espanhol destacou ainda a paixão com que este grupo de trabalho encara cada partida.
“Esta equipa surpreende-me, é um conjunto de jogadores muito unidos. Gostamos de jogar e a verdade é que nos divertimos, dentro da pressão que significam estes jogos. Divertimo-nos a defender e a atacar, e quando jogamos assim é tudo muito mais fácil”, atirou, deixando no final um apelo sentido aos adeptos.
“Gostava de pedir aos Sportinguistas que amanhã nos apoiem nesta final, para que possamos, todos juntos, levantar este troféu”, rematou.
Recorde-se que os Leões ainda não conhecem o outro finalista, que sairá do duelo entre SL Benfica e UD Oliveirense e que se joga este sábado, a partir das 21h00. A final da Elite Cup está marcada para domingo, às 19h00, no Pavilhão Municipal de Odivelas.
na época passada, não é assim tão líquido que tinha melhores hoquistas
quantos hoquistas da equipa do Óquei de Barcelos da época passada foram esta época para as melhores equipas ? 3 > quase metade da equipa, eles tinham uma grande equipa, também convém dar mérito ao adversário, digo eu
Para mim tínhamos.
Éramos o 2° melhor plantel, atrás do dos lamps
o contexto da nossa equipa era muito adverso > o Alejandro Dominguez sai um ano antes do previsto, o que obrigou o Sporting a pagar para trazer o Edo Bosch também um ano antes do previsto de vir para cá
vários hoquistas em final de ciclo, já na fase final da carreira, que já sabiam que íam sair no final da época,
início de época muito complicado : com a lesão do Romero, jogos difíceis que decidiam competições, não houve uma preparação normal por causa do Mundial de Seleções, pouco tempo de treino … tudo muito adverso
aqui no hóquei em patins há mais equipas de topo que têm capacidade para ganhar às melhores equipas, concorrência muito forte e difícil …
Então foi uma excelente época lol
claro que não,
mas não ficámos a “seco” ( no passado recente, houve épocas em que ficámos a “seco” ), conquistámos uma competição ( tantas como na época anterior, embora com menos valor ) e logo a competição que nos faltava ganhar, a única que faltava ganhar à nossa “equipa de ouro” dos últimos anos, desde o regresso do nosso hóquei em patins
foi pouco, é verdade, mas para o contexto da nossa equipa nem foi assim tão mau, diria aceitável
no Campeonato, foi muito injusto, não passou a melhor equipa, mas os azuis foram mais eficazes nas bolas paradas e acabaram por merecer por causa desse vertente do jogo
Foi uma época em que não atingimos os principais objetivos
Não vale a pena tentar dar a volta a algo óbvio
Oliveirense a ganhar aos lamps 1 a 0!