Hóquei em Patins Masculino - Época 2025/2026 - CAMPEÕES DO MUNDO!

Um clássico de mão cheia

Por Sporting CP
23 Nov, 2025

Hóquei em Patins

Leões do hóquei vencem o FC Porto por 5-2

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o clássico frente ao FC Porto por expressivos 5-1, em jogo a contar para a sétima jornada da fase regular do campeonato.

Numa noite marcada pela homenagem sentida a Júlio Rendeiro, com o Pavilhão João Rocha mergulhado num minuto de silêncio inteiramente respeitado por todos os presentes, Edo Bosch apostou num cinco inicial composto por Xano Edo, Facundo Navarro, Rafael Bessa, Gonzalo Romero e Alessandro Verona.

Empurrados pelo ruidoso apoio dos adeptos Sportinguistas, os primeiros cinco minutos foram intensos, disputados e praticamente sem pausas, embora longe das balizas. Aos seis minutos, Rafael Bessa viu cartão azul e, em situação de powerplay, o FC Porto foi ocupando mais terreno na meia-pista verde e branca.

Aos oito minutos, Xano Edo protagonizou a primeira grande defesa da noite, travando a stickada de Gonçalo Alves, o que levou Edo Bosch a pedir time-out. Aos dez minutos, já em igualdade numérica, foi Xavi Malián a evitar o perigo com a ponta da luva, mas o guardião portista nada pôde fazer perante a ofensiva Leonina em novo powerplay, agora favorável ao Sporting CP, que marcou dois golos no espaço de um minuto.

Aos 12 minutos, após uma bela combinação, Danilo Rampulla assistiu Facundo Navarro com um passe atrasado e o argentino disparou uma bomba indefensável. Um minuto depois, numa jogada semelhante mas pelo lado contrário do rinque, ‘Nolito’ Romero rematou fortíssimo para o 2-0, capitalizando da melhor forma a superioridade numérica e consolidando uma vantagem confortável.

Nos minutos seguintes, o Sporting CP continuou a controlar o jogo, e sempre que o FC Porto conseguiu romper a linha defensiva, apareceu um atento Xano Edo a travar as intenções dos dragões. Edo Bosch voltou a parar o jogo e, aos 18 minutos, Rafael Bessa mostrou ter a lição bem estudada: o português recebeu atrás da baliza de Xavi Malián, temporizou e combinou no momento certo com Diogo Barata, que surgiu em velocidade e rematou na passada para o 3-0.

Aos 20 minutos, o camisola 7 voltou a ser excluído e o FC Porto, novamente em superioridade, esteve perto de reduzir, mas Henrique Magalhães salvou em cima da linha de golo e, logo depois, Xano Edo fechou a baliza com um par de defesas impossíveis. Na resposta, Nolito Romero recuperou a posse e ficou muito perto de bisar. Já aos 22’, Alessandro Verona conduziu um contragolpe rapidíssimo e serviu Facundo Navarro, que rematou para mais uma grande intervenção de Xavi Malián.

Foi a alta velocidade que chegou o intervalo, com o Sporting CP a vencer e a convencer perante um FC Porto que revelou poucos argumentos para ferir o Leão. Já os verdes e brancos regressaram dos balneários com evidente ambição e, aos 28 minutos, Alessandro Verona juntou o seu nome à lista de marcadores após um contra-ataque iniciado por ‘Nolito’ Romero, acelerado por Danilo Rampulla e finalizado da melhor forma pelo italiano: remate de primeira, da direita, aproveitando a velocidade da bola para apanhar Xavi Malián em contrapé e dando ao resultado contornos de goleada.

O FC Porto reagiu aos 38 minutos, depois de um primeiro remate de Pol Manrubia defendido por Xano Edo. No ressalto, a bola sobrou para Telmo Pinto, que só precisou de encostar. Já aos 42 e aos 46 minutos, os portistas, com mais posse nesta fase e ainda à procura de alterar o rumo do clássico, acertaram na trave da baliza verde e branca. Os Leões apostavam então em transições rápidas e foi numa delas que Rafael Bessa voltou a obrigar Xavi Malián a defesa apertada.

Aos 48 minutos, o Sporting CP chegou à mão cheia de golos por Danilo Rampulla, que com uma pirueta se libertou da marcação e, de frente para a baliza, executou uma picadinha perfeita para o 5-1. Como não há bela sem senão, os Leões atingiram a décima falta aos 49 minutos. E se, no duelo directo com Gonçalo Alves, Xano Edo levou os Sportinguistas ao delírio ao defender o livre directo, o FC Porto ainda reduziu na insistência, por Carlo Di Benedetto.

Um jogo de hóquei em patins de altíssimo nível, que terminou com uma vitória justa, expressiva e importante do Sporting CP. Os Leões de Edo Bosch focam agora atenções na Taça de Portugal, onde no próximo sábado defrontam o Os Águias da Memória CRC.

Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata (1), Danilo Rampulla, Alessandro Verona (1), Roc Pujadas, Facundo Navarro (1), Xano Edo [GR], Henrique Magalhães, José Diogo [GR] e Nolito Romero [C] (1). Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão azul para Rafael Bessa (6’, 20’), cartão amarelo para Gonzalo Romero (6’), Alessandro Verona (20’).

Edo Bosch: “Fizemos uma primeira parte espectacular”

Por Sporting CP
23 Nov, 2025

Hóquei em Patins

Treinador verde e branco deixou muitos elogios ao grupo de trabalho

No final da partida frente ao FC Porto (5-2), Edo Bosch destacou a união e a maturidade competitiva que a equipa demonstrou após o desaire na jornada anterior. Visivelmente emocionado, o treinador dos Leões, que perdeu o pai esta semana, agradeceu a resposta solidária do grupo numa noite em que o Sporting CP venceu com autoridade.

“Fizemos uma primeira parte espectacular em todos os aspectos do jogo, tirando os dois ou três minutos finais, já com algum cansaço pelos dois underplay que tivemos, mas a primeira parte foi muito nossa e jogámos realmente muito bom hóquei, tanto ofensivamente como defensivamente”, começou por analisar o técnico, em declarações à Sporting TV.

Sobre a estratégia e maturidade colectiva na segunda metade, Edo Bosch explicou: “Ao marcar o quarto golo muito cedo na segunda parte, gerimos o jogo. Ainda faltava muito tempo e o importante eram os três pontos. Os jogadores fizeram tudo para dedicar esta vitória ao Xano e a mim e só posso agradecer-lhes”, sublinhou.

Mais do que o plano táctico, o treinador fez questão de sublinhar o significado humano e simbólico desta noite no Pavilhão João Rocha. “Somos uma família e as famílias estão nos bons e nos maus momentos. Tenho que dizer que recebi um apoio enorme de todo o Clube neste momento mais complicado e até o Presidente desceu agora ao túnel para me dar um abraço de força”, revelou.

Depois da derrota frente ao OC Barcelos, a equipa respondeu de forma categórica, reforçando a sua identidade competitiva. “Sabíamos que este era um jogo fundamental. Tínhamos de ganhar. Já perdemos cinco pontos em casa e não podíamos deixar escapar mais nenhum. Acho que os adeptos que aqui vieram hoje, e os que viram o jogo na televisão, devem estar orgulhosos”, frisou, lembrando a fechar que esta é ainda “uma equipa em construção”, apesar dos títulos que já conquistou.

“A equipa está a crescer de dia para dia e hoje foi mais uma prova. Se conseguirmos fazer esta primeira parte durante 50 minutos, teremos seguramente mais alegrias”, rematou.

Nao vi o jogo porque e’ a horas improprias para mim, mas li agora o vosso relato. Boa coca na mocanzoada.

Duas notas:

Pelos vistos a apitagem vai de mal a pior. Concordo com a sugestao dada em cima: ganhar o jogo e fazer um comunicado conciso a cascar nas apitagens. Neste jogo nao fez falta, mas jogos virao em que a boiada fara’ a diferenca (como os do ano passado e que o @Ferrari refere mais acima).

A Sporting TV ja’ parava de chamar “dragoes” ahs equipas dos arruaceiros la’ dos lados das Antas. Dragoes nao exitem, e os que existem (os Dragoes de Comodo) nao passam de lagartos gigantes. Para aquela morcanzoada a designacao deveria ser sempre de “morcoes”.

1 Curtiu

Ninguém fica para trás!

14 Curtiram

Pois.

Senão vamos andar aqui a época a demonstrar ser a melhor equipa.
(Afinal também somos os Campeões do Mundo)
Para depois sermos postos fora na meia final como habitual.

1 Curtiu

E ontem ate’ foi uma ocasião perdida. Ganhou-se o jogo sem espinhas, de acordo com o vosso relato, e portanto nunca cheiraria a desculpas de quando se perde (mesmo que se peca roubado).

Deve-se falar quando se ganha.

2 Curtiram

uma nota de ressalvo. Somos muito exigentes com o clube mas tambem temos de fazer a nossa parte…ontem era dia e jogo para um pavilhao cheio

9 Curtiram

Achei muito despido, sinceramente. Muito mesmo. E via-se logo no estacionamento.

2 Curtiram

nao consigo conceber como uma curva estava daquele jeito… menos show e mais apoio. O nosso clube merece e estes rapazes tambem

2 Curtiram

E até foi dado o mote pelo Musta, nas redes. Mas realmente, há ali uma turminha da JL que nunca falha, vão a todas. Odivelas e não só.

1 Curtiu

e bem…por acaso o apoio que tivemos em turquel foi brutal

1 Curtiu

Xano, Romero, Verona, Rampulla, Navarro

Digam 5 mais fortes que estes

4 Curtiram

O meu primeiro post foi sobre isso.

Eu devido ao meu trabalho e em estar a +300 km só fui 2 vezes ao Estádio actual ver 2 jogos.
E ao PJR no dia que fui lá não havia nenhum jogo.

Vou ver o Sporting quando consigo.

Bessa, Leixões etc.

Pavilhões quando dá.

Fui no outro dia aos Carvalhos, Hóquei.

Andebol fui à Maia, etc.

Estádio Dragão e Luz não entro.
Nem dentro de 6 tábuas.

7 Curtiram

miguel guilherme, joaquim pinto, pedro figueiredo, carlos correia e pedro silva.

Fácil, fácil…

8 Curtiram

:rofl::rofl::rofl: essa está muito boa.

1 Curtiu

A nossa equipa esta top, fizemos excelentes contratações esta epoca

E falta recuperar o Bridge

1 Curtiu

possivelmente há margem ou espaço é para melhorar no 2o quarteto :

não me vou referir ao guarda-redes suplente porque é uma posição muito específica e até um bocado ingrata, seria uma posição que dava para melhorar, mas nem todos os guarda-redes aceitariam vir para cá sabendo já à partida que vinham para ser uma alternativa muito pontual ao Xano Edo

atualmente temos :

o Henrique Magalhães que já se sabe que vai ser substituído pelo Nuno Santos para a próxima época,

o Diogo Barata, o Rafael Bessa

como 5o e 6o hoquista estrangeiro do plantel :
o Roc Pujadas e o Facundo Bridge

como 6o hoquista português : o Santiago Honório

o que é que se pode mudar aqui ?

sinceramente,
nos hoquistas portugueses, só se fosse para emprestar uma ou outra época o Santiago Honório a uma boa equipa do 1o escalão do hóquei português e tentar trazer um avançado mais de área português > talvez o Alvarinho ou o Hugo Santos,
nos outros > no Nuno Santos, no Diogo Barata e no Rafael Bessa nas próximas duas épocas não mexia

no 5o e no 6o hoquista estrangeiro, há margem para mexer,
mas também dependia sempre do hoquista estrangeiro que viesse para o lugar destes,
ainda são novos, se calhar também para já, para as próximas duas épocas também não mexia
depois, para possivelmente entrar o Killyan Gil, terá de sair 1 destes 2, talvez o Roc Pujadas

1 Curtiu

O Verona termina contrato? Têm fundamento os rumores que o associam ao Barcelona?