Hóquei em Patins - Época 2019/2020

Sporting Tático

31 min ·

:mag_right: Hóquei em Patins - HC Tigres 1 Sporting CP 4

:pushpin: Show de Ferran Font vale 3 pontos suados!

Com o campeonato ao rubro pelo facto de todos os candidatos perderem pontos, incluindo o Barcelos, Sporting deslocava-se a Almeirim para defrontar a equipa local recém promovida ao escalão principal do Campeonato de Hóquei em Patins. Numa partida complicada…

Sem contar com Raul Marin e Toni Perez, os dois preteridos da ficha de jogo desta partida, os Leões de Paulo Freitas tentavam não só não perder o comboio da frente, como voltar às boas exibições de outros tempos. Contudo, o primeiro tempo não correu de feição à equipa leonina. Com pouca mobilidade, com ataques a não resultar em boas finalizações e demasiados remates de meia distância, a equipa acabou por demonstrar não ter acutilância ofensiva para incomodar o guardião adversário. Os Tigres iam fazendo o seu jogo, tranquilamente a defender em baixo e a saírem muito depressa nas transições. Precisamente num desses ataques rápidos, um jogador do Tigres sofre uma falta perigosa de Pedro Gil que é penalizado com um cartão azul. Na sequência do devido livre direto, apesar de ter sido defendido inicialmente por Ângelo Girão, na recarga Filipe Bernardino bateu o guarda redes do Sporting. 1-0 ao intervalo a favor da equipa da casa.

Exigia-se mais aos campeões europeus em título. Mais capacidade ofensiva para criar problemas ao adversário e para levar para casa os 3 pontos. E foi precisamente isso que aconteceu. Com dois golos de rajada em lances bem trabalhados pela equipa de Paulo Freitas, coube a Ferran Font fazer as finalizações que colocaram o Sporting pela primeira vez em vantagem. Para além disso, foi sempre o atleta que criou mais dores de cabeça ao conjunto de André Luís, com as suas habituais fintas e mudanças de direção. Apesar dos dois golos marcados, voltou a falhar um livre direto, neste caso o correspondente à décima falta de equipa. Neste parâmetro, o Sporting atravessa manifestamente um mau momento dado que o seu melhor executante, que é Font, não está a ter a melhor eficácia, e os restantes atletas que podiam também eles marcar, não têm tido tantas oportunidades.

João Souto fez o 1-3 num ataque rápido e deu maior tranquilidade à equipa de Paulo Freitas que a partir daí se limitou a gerir a partida. Contudo, mesmo a terminar, espaço para a magia: Font a marcar o melhor golo da tarde num movimento técnico delicioso com a bola no ar. O espanhol completou assim o hattrick.

Terminou a partida com um placard em 1-4 mas com a sensação que esta equipa pode e deve render mais. A segunda parte já foi mais conseguida, mas “dar” sucessivamente 25 minutos de avanço não é aceitável para uma equipa com esta categoria e seremos penalizados por isso, como aliás já fomos este ano.

No próximo Sábado, Sporting recebe a Juventude de Viana.

:mag_right: Marcadores:

:field_hockey: Ferran Font (3)
:field_hockey: João Souto (1)


A imagem pode conter: 1 pessoa, a praticar um desporto

Penso que o Caio na segunda parte nem entrou e todos percebemos porquê … O Toni Perez ficou de fora porquê?
Não custa nada ser sincero, pôr as amizades e o “amor profundo” de lado e chegar ao pé do Caio e dizer lhe que não dá mais e assumir que só volta aos convocados se tivermos 2 castigados e ou lesionados.

A equipa não está bem, é um facto, mas ainda ontem os lampiões tremeram com o Turquel em “casa” e o Barcelos, que abafou Sporting e porco, empatou com uma equipa que tinha 0 pontos…

1 Curtiu

Esta época os grandes não vão ter jogos fáceis fora, e mesmo em casa serão menos as goleadas, o campeonato está muito competitivo. Ainda assim aquela primeira parte é inaceitável para uma equipa que quer ser campeã.

A maior critica que deixo é a utilização do Caio. É visível que é o jogador mais banal do plantel, na 2ª parte nem jogou, e bem. Porquê deixar de fora o Marin e o Perez para levar para o banco um atleta limitado e que quando foi preciso dar corda aos sapatos nem contou, esperava o nosso treinador uma goleada tranquila? Devia conhecer melhor a qualidade do nosso campeonato e das equipas que o compõem, e devia ter aprendido com o jogo de São João da Madeira.

Vencemos, cumprimos o objectivo, mas o nível tem de subir obrigatoriamente para jogos futuros.

Têm obrigação de fazer muito melhor, desde que ganharam à Oliverense e fruteiros que têm sido só más exibições, jogos tremidos e 5 pontos mal perdidos…

Até contra os franceses foi à rasca.

1 Curtiu

Por falar nos lampiões e na vitória tremida contra o Turquel, os comunicados realmente fazem mesmo efeito.

Depois do choro que foi a semana toda, das ameaças que deixavam a modalidade (deve ser a 4ª ou 5ª vez que usam este tipo de ameaças nos últimos anos), e depois de ver a nomeação da equipa de arbitragem para o jogo deles que se sabia que por muito que o Turquel desse luta não ia conseguir sair de lá com outro resultado que não a derrota.

Pois bem, os srs. Ricardo Leão e Miguel Guilherme vieram mesmo em auxílio dos lampiões, senão vejamos:

Com o resultado em 1-1, este golo foi anulado porque supostamente o jogador do Turquel marcou o golo com o patim.

Eles que gostam tanto de falar em golos anulados em Alverca, que façam um comunicado com este, ou este já foi bem invalidado?

E nos últimos 2 minutos, com o resultado em 3-2, o Miguel Guilherme achou que isto não era infração para azul.

Um livre directo e, caso não desse golo, um minuto e meio a jogar em possível 5x3, caso o Turquel substituísse o guarda redes por um jogador de campo.

De realçar ainda que o Benfica acabou o jogo com umas impressionantes 3 faltas de equipa, a primeira marcada a 10 minutos do fim do jogo, foram 40 minutos sem fazer uma única falta, seguramente um recorde. Aquela falta para azul a um minuto e meio do fim foi apenas a segunda falta deles no jogo.

Mas desta vez não deve haver comunicados, a arbitragem neste jogo foi exemplar, como se percebe por essas duas amostras. Estou à espera que o jogo chegue ao canal de youtube da federação para perceber os outros erros que possam ter acontecido nesse jogo e a quantidade de faltas que lhes foram perdoadas.

Como o adversário era um clube pequeno e o grande beneficiário foi o Benfica, não vai haver 1/10 do alarido agora do que houve após o jogo no Dragão da semana passada, mas alguém do Sporting, do Porto ou da Oliveirense deviam usar as imagens para divulgar a forma como estes canalhas funcionam e gostam de ganhar.

No final da época se perderem o campeonato lá vão eles buscar os jogos de Braga e do Dragão para se vitimar mais uma vez, e jogos como este caem no esquecimento, tal como aconteceu na época em que se queixaram do jogo contra nós em Alverca, quando para trás tinham ficado 4 ou 5 jogos em que foram levados ao colo para a vitória, um deles uma semana antes desse jogo em Alverca.

Um bem haja a quem divulgou estas imagens e às pessoas de Turquel que as partilharam nas redes sociais. A quanto mais gente estes vídeos chegarem melhor.

5 Curtiram

É o modus operandi dessa gente…tem que ser benifciados, para haver justica.

Vinha aqui crucificar o Sporting pela primeira parte fraquíssima que fez, mas depois estive a ver os roubos colossais hoje a favor do panelas e realmente nesta modalidade não vale a pena falar muito porque isto se eles quiserem é completamente decidido e à descarada.

Vais em primeiro, Amélia?

Pois, não. Porquê? Porque andaram a brincar como hoje e perderam pontos.

1 Curtiu

O clube em geral está mal e as pessoas não se dão todas bem nos bastidores. OK

Mas será que os treinadores de Andebol, Vôlei e Basquetebol blindam os balneários e o de hóquei é uma casa a arder?
Mas continua a ser estranho que depois de já esta época ter mais uma Vitória Europeia e limpar no campeonato quer Oliveirense que FCP, digamos ter feito 33% do trabalho no campeonato, entrarmos num período fraco e de baixa de forma.

Ainda associei ao velho Gil estar ausente 2 jogos e não ganharmos.
Não pelo que joga mas tipo com ele haver motivação e um rumo.
Mas já jogou ontem e a primeira parte é indescritível.
Aquela primeira parte a visitar outro grande é para levar 5.

Já Font é como li ai.
Quando marca um LD são golos artisticos espetaculares.
Mas falha quase sempre.
Não pode.
O que interessa é ser golo, mesmo feio.
O interesse acrobático é se entrar por enganar o GR.
Ontem o Font marcou várias vezes de bola corrida. Bem.

Positivo mesmo do jogo de ontem: o Sporting não ter chegado às 10 faltas e penso que pela primeira vez este campeonato, ter menos faltas que o adversário.

Não consegues melhor que Amélia? :joy:

E pela vossa conversa, parece que já perdemos o título. Creio que ainda há crédito. E não, para quem pensa que ando aqui só a meter paninhos quentes, para mim não está tudo bem. Há coisas mal, desde construção do plantel, opções e capacidade de se reinventar ofensivamente da parte do treinador (para os que dizem que a única coisa que faço é vir defender o treinador, que para mim é o melhor do Mundo) nos jogos contra os pequenos.
Foi duro a derrota com o Barcelos? Foi. Foi duro o empate em São João da Madeira? Foi. Fiquei tão f*dido ou mais quanto qualquer outro aqui.
Mas temos também de ver que o nível do campeonato está sempre a aumentar, jogos fora são cara vez mais complicados. Por exemplo fomos ganhar a Riba D’Ave, numa das deslocações que era das mais difíceis.
Eu não vejo os rivais assim tão superiores a nós e estamos na luta. Claro que devemos estar preocupados (ao contrário do presidente) , mas temos de confiar em quem tantas alegrias nos deu. Todas as equipas têm más fases. Até à vitória contra o Porto, estávamos 100% vitoriosos e estava tudo bem. Não podemos ir do 8 ao 80 tão rapidamente. Creio que também houve alguma falta de atitude, que não se pode aceitar.

Eu acredito nesta equipa, sabem sempre se superar nos grandes momentos, e ainda acredito que vamos ganhar mais de metade dos troféus que serão disputados esta época.

SL

1 Curtiu

A bem dizer interessa mesmo é o campeonato.

Melhor só a champions.

Num contexto em que o Sporting é um candidato Europeu, para mim uma vitória europeia estará sempre bem acima do que qualquer campeonato(aliás, assinava já por baixo outro título Europeu em troca do campeonato).

O campeonato será sempre uma compensação em caso de se falhar na Europa.

Já dizia o outro, tão grande como os maiores da Europa…

1 Curtiu

Percebo a lógica, mas não tenho o mesmo processo de pensamento. Acho que um Clube que luta pelo título nacional e pelo título europeu, tem de dar a mesma importância aos dois, mesmo que haja um que em determinado contexto tenha um gostinho mais especial.

Não estou a dizer que disseste o contrário, só mesmo a dar o meu ponto de vista.

A secção de Hóquei em Patins do Sporting tem um plantel profundo e que tem qualidade. É um plantel que jogue com quem jogar, em casa ou fora, tem de jogar para ganhar. Como consequência disso, ambas as competições são para vencer. Os títulos europeus são de maior dimensão, mas vencer Campeonatos em Portugal, enquanto Sporting Clube de Portugal, tem sempre um valor que não tem para os outros dois.

É assim, a malta percebe que é mais fácil ser campeão Europeu do que Português por causa da vergonhosa arbitragem que por cá acontece.
E isso inverte o valor das conquistas, que evidentemente é maior na Champions.

Já vi coisas impensáveis nos jogos de boifica e porco.

Isto. Se insistir em levar o Caio para o banco, lamento mas é motivo suficiente para o Paulo Freitas não prosseguir para o ano. Só não vê quem não quer ver e quem não quiser ver é porque está no clube errado porque aqui há (ou havia, ou deve haver, como preferirem) exigência.

O Ferran Font tem um aspecto muito positivo que ainda não foi salientado aqui.
Ele tem a tendência de marcar em momentos decisivos para a equipa e de decisão.
No ano do título, marca na luz 1 LD e marca no (outro) jogo do título frente ao FCP um golo que foi de extrema importância.
Marcou também na final da LE (na recarga, é certo).
Mas que haja alternativas e se ele está num momento menos prolífico, experimente-se outro, sem drama.

Jogo completo.

Girão distinguido com o prémio GQ Men of the Year

O guarda-redes da Seleção Nacional e do Sporting foi o vencedor na categoria Desporto

André Girão, guarda-redes da Seleção Nacional e do Sporting, venceu o GQ Men of the Year Awards 2019 na categoria Desporto.

O jogador, de 30 anos, foi distinguido depois de uma época marcada pela excelente exibição no Mundial de hóquei em patins, disputado em Barcelona.

A revista GC, que anualmente entrega prémios em áreas como arte, ciência, literatura, comunicação, música e moda, premiou o desempenho do guarda-redes que se sagrou campeão europeu pelo Sporting e campeão mundial por Portugal.

O Jogo

2 Curtiram