Na Grande-Área tinha uma simplicidade de processos que quase fazia parecer ‘fácil’ o que executava. Para vos dar uma ideia, era a antítese do que é um Postiga. Onde este é mestre em ‘complicar’, com Yazalde, ‘catrapumba lá para dentro e não se fala mais nisso’.
Mas o que sempre me impressionou nele, foi o ‘desportivismo’ com que encarava todos os jogos. Tanta ‘pancada’ que levava, fruto do seu lugar específico, e nunca reagiu mal ou tirou desforço das entradas maldosas que sofria.
Por fim, é justo lembrar, que teve uma grande ajuda de um soberbo meio-campo onde pontificavam Wagner e Fraguito, de um útilíssimo 2º ponta de lança como o Nelson e de um magnífico flanqueador como Marinho. Estes também faziam a diferença naquela equipa de 1973-74, que só não foi à final da Taça das Taças, porque o Dinis falhou um penalty em casa na 1ª mão das meias-finais, entre outros episósidios ‘de-ir-à-bruxa’, como a perdida do Tomé na 2ª mão. (Nestes dois jogos Yazalde ficou de fora devido a micro-rotura)
:offtopic: por falar em jogadores antigos…alguém tem imagens ou links sobre o Seminário? Nunca tive oportunidade de o ver mas o meu pai fala-me muito sobre ele, disse-me que para ele foi dos melhores, senão o melhor, jogador que esteve no Sporting.
Vale pelo golo aos 2:39, porque de resto o vídeo é fraquíssimo, por recolher imagens duma altura em que a TV não filmava todos os jogos (nem perto). A música é também bastante fracota. Pelo menos este último aspecto deveria ser melhorado num vídeo de homenagem a uma das grandes figuras do Sporting.
Apesar de achar que a iniciativa de quem postou o vídeo ser de grande mérito e se encontrar muito condicionada pelas razões que apontas, concordo inteiramente com o teu comentário. Uma das figuras maiores de sempre do Sporting Clube de Portugal e do futebol português e mundial deveria ter uma homenagem à altura da sua dimensão.
Fica aqui o repto aos colegas foristas com conhecimentos profissionais ou pessoais dentro da área da videogravação que façam uma coisa mais condizente com o Grande Hector Yazalde.
Penso que vi o jogo do golo aos 1:58 do filme, jogo que infelizmente perdemos, apesar desse golo ter sido o primeiro, logo no início. Foi um mergulho «de peixe», como já não se vê hoje em dia.
Penso que foi num destes jogos, provavelmente no primeiro:
Se não foi esse, foi um muito parecido. Era muito novo, e já não me lembro bem.
Quanto aos estádios cheios no vídeo, têm que ver que na altura não havia jogos na TV. Isso só apareceria bem mais tarde. Ou se ia ao estádio, ou não se via. Ainda se estava longe da ditadura do telecomando…
Na época as pessoas ouviam os relatos pela rádio e liam as crónicas nos jornais, o que criava muita curiosidade e expectativa, as quais levavam as pessoas aos estádios, para verem como era realmente.
Além disso, os jogos eram de dia, ao Domingo, às 15 horas. Dava para ir ao estádio e regressar a casa, mesmo que se vivesse fora de Lisboa. No caso dum derby lisboeta, muita gente vinha de fora, assistir. Como a data do jogo era conhecida com muita antecedência (eram sempre aos Domingos às 15 horas, era só saber qual o Domingo…), podia-se programar a ida, ao contrário de hoje, que só se sabe quando são os jogos com pouquíssima antecedência.
Achei que tinha sido o segundo, porque me lembro de ter sido perto do 25 de Abril.
Achei que devia ter sido o primeiro porque a seguir a esse golo, levámos um certo baile, eu estava decepcionadíssimo, e nem me lembro de termos marcado mais.
Assisti aos dois, mas como disse, já foi há bué, era muito novo.
Sim, foi no jogo a seguir à ‘Intentona das Caldas’, onde o Marcelo Caetano foi medir a sua popularidade, assistindo ao jogo do camarote. Mal ele sonhava que três semanas depois seria o 25 de Abril …
Sobre o jogo, foi um balde de água fria. O Néné fez o que quis do nosso Hilário e vá lá que só ficou nos 5 secos.
Isso não impediu, contudo, que nesse ano o Futebol do SCP fizesse a dobradinha. O treinador era o Mário Lino e como ‘prémio’, levou um ‘diplomático’ chuto no cu, mas isso já são contas de outro rosário …
"Hector Yazalde foi considerado por muitos sportinguistas o melhor avançado da história do clube de Alvalade. No entanto, Chirola, como ficou conhecido no mundo do futebol, não é recordado apenas pelos adeptos verdes e brancos. Diego Armando Maradona também não esquece um dos seus ídolos de infância, um dos futebolistas que o inspirou a tornar-se um dos melhores jogadores do Mundo.
Prova disso é o facto de El Pibe não ter deixado passar em claro o dia em que, se fosse vivo, Yazalde completaria 68 anos de idade. “Feliz cumpleaños, Chirola Yazalde”, escreveu Maradona na sua página oficial no Facebook, reproduzindo também ali uma foto sua, ainda jovem, ao lado do antigo craque aregentino, captada em Villa Fiorito, a mesma que viu crescer Dieguito. Segundo dados da FIFA, Chirola apontou 252 golos em 384 partidas oficiais." In Rascord
Lembro-me de menino ir com o meu pai ao velhinho estádio de Alvalade ver este senhor jogar e marcar! uma lenda para mim.
No Jornal Sporting da semana passada, reportagem sobre Yazalde (que faleceu a 18 de Junho de 1997) e o seu talento dentro de campo, mas também fora dele, o seu lado humano contribui para que eu fique com uma imagem ainda melhor de um jogador que infelizmente não vi jogar.