Parabéns pelo tópico ele é mais que merecido, mas de facto eu ainda namorava com aquela que hoje é minha esposa e no dia 18 de Dezembro fazemos 23 anos de casado.
Nesse fantástico dia para todos os Leões infelizmente não vi o jogo, mas ao chegar a casa um sobrinho da minha esposa que na altura era minha namorada disse-me! Oh Rui o Sporting venceu o benfica por 7 a 1 nem acreditava, mas depois vi que de facto era verdade, o miudo tinha razão, vi já várias vezes resumos e até o jogo completo e de facto foi inesquecível, mas é de salientar aquilo que foi dito na altura, talvez morramos sem ver outro jogo igual.
De qualquer forma para toda a equipa que conseguiu esse enorme feito, o meu maior aplauso!
Muito o meu pai deve ter gostado da sua ida a Alvalade neste glorioso dia à 25 anos atrás :victory: Eu ainda era um feijãozinho de um mês e pouco :mrgreen:
o constante endeusamento do resultado de um jogo acaba por ser um pormenor que revela e reforça a posição do clube. Ajuda-nos a cimentar o terceiro posto no futebol português, algo que não interessa, pois como grande clube interessam as vitórias no final e os troféus no museu.
acho um exagero elevar um jogo a este patamar, quando na verdade quem festejou no final foram os outros, é até dar demasiada importância a outro clube. o celta de vigo já deu 7 secos ao benfica, não quer dizer que sejam grandes. se queremos ser grandes as atitudes terão de passar a ser outras. o benfica foi campeão com um 6-3 em alvalade, se fosse ao contrário, e a sorte nos tivesse sorrido, aí sim seia um momento épico.
Desculpa lá, mas dar 7-1 ao nosso maior rival não é um momento épico? Ainda para mais quando eles estão com a habitual arrogância lampiã no auge e nós a passar por uma das fases mais difíceis de sempre.
Lembro-me perfeitamente desse dia. Assistia a um jogo da distrital da Guarda, com carros estacionados perto do campo e com gente dele dentro deles a ouvir o jogo pela radio. Por cada golo marcado, festival de buzinas e tantos que foram, havia pessoal eufórico, mesmo entre vários jogadores que não se coibiram de gozar com os colegas lampiões. Memorável.
por um lado concordo… mas nunca houve tamanho cabaz neles que não os 7-1… e os 5-0 que os tripas deram aos lamps??? foram campeões mas foi o sururu que houve ainda anda por aqueles lados…
Não consigo perceber onde está o problema de se dar destaque a este acontecimento. Faz-nos mais fracos, e cimenta o nosso terceiro posto no futebol português? :eh:
Queres taças nos museus? Tens lá tantas e para todos os gostos e no mundo só um museu tem mais que nós…
“Se queremos ser grandes???” Fomos, somos e seremos sempre GRANDES e não é por dar 7, 5 ou 1 aos pardais que seremos maiores ou menores.
Os clubes fazem-se de história e os adeptos de memória, e faço questão de relembrar esta tarde enquanto a minha memória o permitir…
Verdade, mas no final foram eles que se ficaram a rir com a dobradinha. Pessoalmente, este resultado não é algo que festeje muito. Ainda se tivéssemos sido campeões… falar tanto disso tão efusivamente passados estes anos todos parece-me um bocado exagerado. :
Assisti a esse memorável jogo ao vivo e a cores, já era adulto pelo que me recordo muito bem.
Quem me pagou o bilhete (apesar de eu ser sócio, mas as finanças apertavam) foi o pai duma moça com quem namorei e estive para casar (a coisa acabou por não resultar) que era um Enorme Sportinguista, já falecido (morreu novo, infelizmente). Era daqueles Sportinguistas à antiga, com mais de 25 anos de sócio, sempre nas Assembleias Gerais, etc., distribuia as assinaturas do Jornal do Sporting, porta a porta. Fui com ele e com os meus futuros ex-cunhados :mrgreen:, meus grandes amigos ainda hoje e grandes, enormes Sportinguistas.
Nesse dia, sentimos um orgulho tão grande, tão grande, tão grande de sermos do Sporting Clube de Portugal, que só quem viveu aqueles momentos e os que se seguiram (até aos famigerados 6-3, como disse a @ Olga) é que pode explicar o que foi isso.
Bem sei que são resultados que não se repetem com facilidade (ainda no recente dérby na estrumeira me lembrei do jogo e desejei cá bem dentro que a história se repetisse) mas é uma alegria que ninguém nos pode tirar.
Quando saimos do velhinho estádio José Alvalade e fomos para a estação do Metro parece que iamos a flutuar tal era o nosso estado de êxtase.
Não me lembro dos incêndios (só soube no dia seguinte) porque como morávamos longe, saímos antes dos instantes finais que o Sr. Eduardo (era assim que ele se chamava) não gostava de confusões.
Acabou por ser uma vitória de Pirro pois os anormalóides foram campeões e ganharam a Taça, mas soube tão bem…
Como Sportinguista, nunca me vou esquecer. Só por causa desse jogo, fiquei sempre a gostar do Manuel José.
Tinha 16 anos, 5 lamps convenceram-me a mim e mais 2 leoes a ir ao jogo, estavam esperancados em nos dar uma tareia porque meses antes na lixeira tinham-nos espetado 5 secos para a taca de Portugal, chegamos la um bocado a pressa e tivemos que ir para a norte, junto do resto da escumalha do carnide…
Quando comecaram a queimar as suas bandeiras e cartoes e mais quaisquer merdas que tivessem, foi quando senti que de facto se estava a escrever historia…
Deixei o bilhete do jogo em Portugal, nao sei onde anda, senao te-lo-ia trazido comigo…
Parece que foi ontem… time flies :arrow:
O nosso grandioso Sporting está no bom caminho e acredito vivamente que mais tarde ou mais cedo teremos mais momentos emblemáticos aos quais ficaram para sempre na nossa memória. Força Sporting ! Contigo até morrer !
Tinha 9 meses de idade logo não vi este enorme jogo, lembro-me de mais tarde aos 5 anos idade e o meu pai contar-me tudinho sobre este derby.
Tudo o que sou hoje devo muito ao meu pai, obrigado não nasci lampião. Aos 10 anos fui pela primeira vez ao antigo Alvalade e desde aí este ENORME AMOR que sinto hoje pelo GRANDE SPORTING foi sempre a subir ;D
Lembro-me perfeitamente deste dia memorável! A semana antes foi vivida por mim com grande expectativa porque para além desse sempre intenso SPORTING CP-benfas também se jogaria à mesma hora um Vilarense-Ouriense (clube da minha aldeia, Vilar dos Prazeres, contra o clube da Sede de Concelho, Ourém). Nessa época o Vilarense tinha uma equipa fantástica e eu sonhava com uma goleada histórica para calar a boca aos colegas ourienses que tinham a mania da superioridade em relação a todos os que vinham das aldeias limítrofes para o Liceu de Ourém. Lembro-me que durante uma aula redigi uma crónica imaginária em que venceríamos por 8-1!!! Esse era o meu sonho!!! Esmagar os rivais arrogantes!!! Paralelamente, o meu amado SPORTING CP, que costumava fazer grandes exibições principalmente em casa e independentemente do nome e do poderio do adversário, com um futebol puro de ataque mas algo ingénuo, recebia para o Campeonato o odioso rival benfas, já na altura com a mania das grandezas. Partíamos para esse jogo já um pouco atrasados na corrida para o título pois tínhamos 17 pontos e eles 22. Nessa altura a vitória valia apenas 2 pontos e tínhamos de ganhar forçosamente para encurtarmos a distância. Na altura eu já era ambicioso e inconformado e queria uma vitória por 3-0. Não sei se era fétiche mas duas épocas antes lembro-me de termos ganho 1-0 e eu ficar muito insatisfeito porque achava que era uma vitória magra… eheheh. Lembro de um colega dizer: “mas ganhámos ao benfas, o que interessa é ganhar!” mesmo assim fiquei frustrado… não sei se estava a pressentir já na altura uma avalanche ou não mas sonhava espetar uma coça aos encornados.
Quando a hora do jogo chegou estava a assistir ao tal Dérbi regional e depressa passámos a vencer por 3-0 e gozávamos com os ourienses mas estes estavam felizes da vida porque eram em maioria Sportinguistas e como o SPORTING CP já vencia o benfas foi uma forma de eles desvalorizarem o outro resultado. Daí a pouco mais uma manifestação ruidosa um pouco por toda a bancada e os ourienses também eles agora com mais motivos para festejar. O SPORTING CP vencia agora o benfas por 2-0 e eu estava super feliz ! Tinha esperanças de que o meu Vilarense ainda ampliasse os 3-0 para o 8-1 que imaginei e ao mesmo tempo o SPORTING CP estava a apenas um golo dos 3-0 que era o meu resultado fétiche!
Daí a pouco uma notícia que me deitou completamente abaixo… tinha sido golo do benfas e eu nem queria acreditar…afinal os 3-0 já não seriam possíveis e os 2-1 pareciam-me um resultado tão feio naquele momento… Porém a desilusão depressa passou porque de rompante surgiu outro golo! 3-1 para o SPORTING CP pelo Capitão Manel! Pronto, vá lá, vá lá, já marcámos 3! Assim está melhor! 4-1 era fixe, pensei. Quase de imediato, a notícia do quarto golo! Parecia que era só imaginar! Então aí sonhei com o 5-1 e … eis que ele surge! Nem conseguia acreditar e quando veio o 6-1 já estava tudo louco e perdeu-se o controlo sobre a marcha do resultado!!! Só ouvia : " outro!", “mais um!”, “golo do Sporting!”, foi de tal maneira que o outro jogo acabou, fui para casa e já ninguém sabia se tinham sido 7, 8 ou 9-1!! De tal maneira que quando soube que tinha ficado 7-1 até fiquei um pouco desapontado no início!!! vejam lá bem!!! Lembro depois que a RTP anunciou daí a pouco que o jogo ia ser passado em diferido e lá fui eu colar-me ao ecrã verdadeiramente maravilhado com esse momento histórico. Nas semanas seguintes os lampiursos sofreram terrivelmente e muitos putos indecisos passaram a ser Leões! Não tenho dúvidas de que com esse resultado ganhámos muitos novos adeptos e deixámos de perder outros tantos. Ser lampiurso era uma vergonha e nem mesmo o facto de conseguirem a dobradinha nesse ano lhe valeu de muito. Os 7-1 foram a afirmação da nossa superioridade porque era um confronto directo que estava em causa.
Nesse dia, tinha a minha Mãe hospitalizada, lembro-me perfeitamente como se fosse hoje, de regressar de Taxi do Hosp. Santa Maria e quando saí do taxi estava 2-1.
Quando entrei em casa, já estava 4-1…depois tive que tomar uns comprimidos porque fiquei super electrico (nessa altura era da Força Verde …), e uma amiga minha achou por bem que eu os tomasse…
Com uma valente pedrada, olhar no relato e um smile a condizer, só voltei a berrar quando revi o jogo na tv, passado um pouco do jogo ter terminado…
Nunca esqueçi esse dia, pelos 2 motivos referidos, um misto de sentimentos contraditórios extremos.
Jamais esquecerei a emoção de estar a ouvir, naquela 2ª parte, golo atrás de golo, na rádio(uma pena, na altura não existir oliveirinhasTV)!!!
Depois foi um resto de domingo com o coração a 300, a pensar nos discursos de 2ªfeira, na escola. O mote era: como dar a entender que é um resultado normal, porque somos os melhores!.. quando, na realidade, o sentimento era mais de: “toooommmaaa!!! Enfarda que é de borla!!!”_ enfim, pensamentos de criança… que ainda hoje tenho :inde:!
Lembro-me do orgulho que senti por ouvir Marlon Brandão, que tinha acabado de chegar no “mercado de Inverno”, dizer que estava impressionadíssimo com o clube!
Recordo-me de fazer a viagem de Ílhavo para Coimbra, a atazanar a cabeça do meu padrasto que era lampião(fantástica pessoa mas lampião = nunca nos demos a 100%). Foi a minha cobaia, para os lampiões que iriam ser gozados no dia a seguir!
É daqueles dias bonitos(apesar da chuva) que nunca se esquecem. Não digo que parece que foi ontem, mas há coisas da semana passada que me recordo com muito mais dificuldade.
Espero uma repetição do resultado a curto prazo, com 4 do Ricky, 1 do Capel e 1 do Jeffrén!!!