Guerra CS vs Sporting está na hora de retaliar!

Esta guerra da comunicação social ao Sporting esta a atingir proporçoes vergonhosas !
Os ataques ao Sporting e ao seu presidente, criam desestabilizaçao no universo leonino e desvalorizam a marca Sporting.
Chega de sermos tratados como consumidores de 2a classe, esta na hora de contra-atacarmos !

Este plano de ataque parte de 2 principios:

• Os Sportinguistas não têm espirito de corpo, nem habito de cerrar fileiras !

[ul][li]Qualquer estratégia de contra-ataque tem que ser concebida de forma a precisar de poucos mas bons ! 20 voluntarios que possam dedicar 5 minutos por dia ao Sporting, chegam para executar este plano.
[/li][/ul]

Nós Sportinguistas temos de decidir não aceitar o jornalixo que nos é servido descaradamente.
O branqueamento de ilegalidades, o trafico de influencias, as noticias encomendadas, os ataques pessoais e a manipulação!

Como consumidores, nós podemos e devemos usar a nossa liberdade de expressão para pedir o boicote ao financiamento da nossa comunicação social!
As empresas que investem dinheiro na CS portuguesa, estão a financiar a difusão de mentiras!
Enquanto consumidores, temos o direito de apelar ao boicote das empresas que mais investem em publicidade nos média em Portugal.
Este deve ser o nosso combate!
Temos de exigir uma mudança radical na linha editorial das tv’s e jornais visados, bem como o fim dos ataques ao sporting e ao seu Presidente!

Como dizem os franceses, o dinheiro é o nervo da guerra !
O ponto fraco do nosso inimigo é a sua dependencia da publicidade !
15 empresas são responsáveis por mais de 50% do investimento publicitario na CS portuguesa!

Unilever-JM
Vodaphone Portugal
European Home Shoping
Modelo continente hipermercados
Reckitt Benckiser
Portugal Telecom
Bliss-Repger-Repres.
Procter & Gamble
Johnson&Johnson
Danone Portugal
Mondelez International
Reanault Portuguesa
L’Oreal-Portugal
Novartis Consumer Health LDA
Nestlé Portugal

O nosso objectivo, não é fazer boicotes a empresas ou CS!
O nosso objectivo é chatear! É chatear até aonde a lei nos deixar!
O nosso objectivo é chatear empresas que nem sabem quem é a rtp, a sic , a tvi ou a cofina !

O nosso objectivo é obrigar a Axe USA a perguntar por que tem apelos ao boicote, e quem é a SIC ?
A Oral B do Brasil, a interrogar-se sobre piques de apelo ao boicote, por causa da RTP !
O nosso objectivo é ver a Renault France indignar-se com apelos ao boicote por causa da tvi !
O nosso objectivo é chatear as sucursais mais poderosas dos principais investidores na publicidade em Portugal !
Chatea-los ao ponto que eles sejam forçados a perguntarem se vale a pena pagar publicidade para recolher apelos ao boicote?

Nós não podemos mudar a linha editorial da CS, mas podemos e devemos combate-los enquanto se comportarem como inimigos do Sporting e dos Sportinguistas !

O nosso objectivo é mostrar-lhes que a nossa força é brutal!
Temos uma mensagem clara par a CS Portuguesa :
« Paro de dizer a verdade sobre ti quando parares de dizer mentiras sobre mim !«

COMO AJUDAR ?

Um ataque implica 20 voluntarios de 4 equipas diferentes, 5 minutos por dia :

Equipa lusofonia
Composta por residentes no Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.
Os alvos desta equipa são paginas facebook no mercado brasileiro.
Um mercado muito importante para qualquer marca. Os Brasileiros não vão gostar de ver a palavra boicote associada á sua marca, por causa duma TV ou jornal Português, sobretudo se os apelos vierem também de residentes Brasileiros, os seus proprios consumidores, secundados pelos outros mercados lusofonos.

Equipa anglofonia
Composta por residentes nos USA, UK e Canada
Os alvos desta equipa são paginas facebook americanas e inglesas. Mesmo principio chatea-los até eles se interrogarem sobre o que anda a fazer a franchise portuguesa, para enervar gente do mundo inteiro !

Equipa francofonia
Composta por residentes em França, Belgica, Suissa, Luxemburgo
Atacar paginas Francesas, mesmo principio, internautas residentes em varios paises europeus a apelarem ao boicote das marcas que fazem publicidade em Portugal.

Equipa resto do mundo
Composto por voluntarios que não pertençam a nenhum dos países citados.
Esta equipa tem como objectivo « globalisar a denuncia ».
A equipa resto do mundo visita as paginas escolhidas e comenta em inglês. As outras 3 equipas também fazem um rodizio de apoio a cada região especifica.
O facto de envolver em cada denuncia uma diversidade grande de paises e origens, dá um caracter « global » que é ainda mais chato para a marca visada.
Obviamente os administradores das paginas vão verificar os IP’s de quem comenta.

Uma denuncia passo a passo !

Antes de tudo temos de ter consciencia que estas campanhas não são um sprint, são uma maratona !
Teremos de ser meticulosos e organisados na defesa dos interesses do Sporting !

Suponhamos que a empresa escolhida é Unilever maior investidor em publicidade no nosso país.
A marca escolhida AXE !

Os voluntarios de cada região são os primeiros a intervir, é mais chato se os primeiros a pedirem boicote forem consumidores locais !

Por exemplo numa denuncia ao facebook Axe Brasil, os residentes brasileiros serão os primeiros, seguidos dos Portugueses, Angolanos, equipa resto do mundo, etc.
Como estas paginas não têm muitos comentarios diarios, com meia duzia de pessoas nós podemos fazer piques de trafico, com apelos ao boicote que são o pesadelo de qualquer empresa.

Os posts serão algo como isto :
Brasil :

1o comentario

Boicote Axe !
Chega de ajudar a SIC !
Contra a mentira, boicota Axe
Scp!

2o comentario

É mesmo, também vim aqui pra
falar isso, Sic é vergonha !
Vamos boicotar Axe !
Scp!

3o comentario

Até gostava dessa marca, mas fazer publicidade na Sic ?
Que baixaria…
Vamos boicotar a Axe !
Scp!

Usa UK :

1o
Just found out that Axe is helping Sic !
I’m disgusted ! Not buying Axe again !
Boycott AXE !
Scp!

2o
Yep, we want respect !
STOP helping Sic, they are just so sick…
Boycotte Axe !
Scp!

Da para perceber a ideia… dar poucas informaçoes, deixa-los ir procurar sozinhos que diabo é a sic.
A grande vantagem é que meia duzia de gajos por dia, na pagina duma marca é um pico de afluencia, e se todos os dias eles tiverem picos de afluencia a pedir boicote : now that’s a pain in the ass.

Temos de cerrar fileiras, se cada vez que vieres aqui ao forum deres um salto, na pagina facebook que está a ser atacada nesse dia, mais tarde ou mais cedo isso vai criar tensões entre as diferentes franshises duma mesma marca.
A Axe USA ou a Axe France, vao apreciar moderadamente pedidos de boicote aos seus produtos. Paginas facebook poluidas com a palavra boicote, por causa de um mercado pigmeu.
Mesmo se não perdem nas vendas, é mau para a imagem da marca e é um pesadelo para qualquer departamento de marketing !

Se este plano nao der em nada será sempre melhor do que ficar de braços cruzados. E o mais provavel é que a sic venha a ouvir falar disto.
Quem sabe daqui a uns meses nao vemos uma mudança de atitude, nao custa tentar, o que custa mesmo, é ficarmos apaticos como ficamos durante os ultimos 20 anos. É assim que eles nos comem, apoiados na nossa inercia.

It’s payback time !

Eh la, bute nessa :dance:

Optimo 1o voluntario :great:

Quem quer ajudar pode deixar-me um pm a dizer a sua regiao linguistica. Quando tivermos suficientes voluntarios todas as semanas eu deixo aqui os links de cada alvo.

Parece-me mais judicioso criar pares:
Unilever / sic - Unilever tem perto de 400 marcas Axe, Knorr, Lipton, Becel, Magnum, etc
Procter&Gamble/ rtp - Oral B, fairy, Boss, Pantene, Gillette, etc
Nestlé/ tvi - Nescafé, findus, Maggy, Frisco, Buitoni etc
Se isto der certo as empresas em questão sabem a quem pedir explicaçoes :twisted:
Quanto à cofina tenho de ir ver com atençao pagina por pagina quem poe mais dinheiro e começamos por aí.
Isto é como nos filmes, o importante é seguir o dinheiro! Onde estiverem mais receitas é onde nós atacamos :wink:

Por ultimo todas as ideias e ajudas sao bem-vindas, desde que seja legal, vale tudo !

Potencial problema: fraca adesão.

Ideia/potencial solução: enviar esta informação para o clube, e que seja o departamento de comunicação/agência parceira a executa-la…

Importante mais que atacar as estações televisivas, seria fazer esse ataque à imprensa escrita.

Não sei se posso ajudar, pois não tenho facebook.

Acho que o clube enquanto instituiçao nao pode envolver-se num ataque “economico” a empresas portuguesas! Temos de ser nós Sportinguistas a agir. Enquanto consumidores temos essa legitimidade.

Claro o déficite de mobilisaçao é um problema recorrente no Sporting!
Lembras-te do movimento dar rumo ao Sporting, com salarios em atrazo, e um caos completo no futebol, levaram uma eternidade a recolher as assinaturas necessarias à AG!

Obrigado pela sugestão, se conheceres Sportinguistas mais activistas da-lhes o toque :great:

"Importante mais que atacar as estações televisivas, seria fazer esse ataque à imprensa escrita.

Não sei se posso ajudar, pois não tenho facebook."

Acho que temos de atacar tv’s e jornais, no caso dos jornais a publicidade em internet tb têm que ser tida em conta.
Antes de fazer esta pesquisa eu não sabia que a publicidade em internet representa um orçamento 3 vezes superior à publicidade em jornais.

A melhor retaliação é e sempre será… ignorar por completo. Criem as capas que criarem, será que custa assim tanto ignorá-los por completo? A não ser que entrem na ofensa pessoal, ameaça, etc. Isso é caso de polícia. A especulação barata só tem a importância que o Zé ou o Manel lhe dão.
A forma mais eficiente de tornar algo pequeno e insignificante, é com desprezo. Falar mal ou bem da empresa X, é falar na mesma e dar-lhe importância. Quanto mais comentam a notícia X ou Y, mais “buzz” criam sobre o tema, e mais importância se dá á “fonte” de onde esta originou.
Por exemplo, a mim não me faz confusão nenhuma que ataquem o Sporting todos os dias nos jornais, e que façam piadinhas de café em blogs e redes sociais. Que me dera a mim que houvesse mais mil páginas dessas ou jornais a falar sobre o Sporting, bem o umal. Só nos faria maiores. Das coisas pequenas ninguém fala.
Não faz sentido? Mas é assim que funciona.

Lanças a palha.
Meia dúzia de adeptos e alguns infiltrados mostram indignação porque papam tudo o que lhes dão.
Vão espalhar a sua indignação nos meios ao seu dispôr.
A coisa aumenta e é como dizia o outro: “a mesma mentira repetida muitas vezes, torna-se verdade… ou quase”.
Cria-se discussão sobre o assunto e surgem as quizílias do costume… é o presidente, é o treinador, é o gajo que não quer renovar, enfim.
A coisa chega ás tvs e aos paineleiros, que fazem sempre o favor de espalhar por mais adeptos, como se percebecem alguma coisa de futebol, ou soubessem o que se passa dentro do clube.

Tudo isto porque alguém comeu aquela palha inicial.

Epá… que se f"#$% esses comentadores e pasquins.
Atacar esse lixo é descer ao nível deles. Nesse nível já eles têm os santinhos do marquês e as famílias que foram ás “compras” na loja do Vitória, pra se divertir.

Não acho que não fazer nada seja bom.

Não é por enterrares a cabeça na areia que os problemas vão desaparecer.

Anyways, é preciso alguém com tempo e vontade para organizar o processo de boicote, fazer um site e/ou grupo privado, ou até organizar por aqui.

Num mundo ideal obviamente que tens razão, no meu caso pessoal, vivo a mais de 2.000 km de Portugal, nao vejo capas, nem oiço piadinhas…nao é algo que me afecte pessoalmente.
Mas basta ires ao topico jj no Sporting, para constactares que até as noticias mais absurdas têm um enorme impacto nos nossos adeptos. É ridiculo tanta carneiragem? É, mas ridiculo ou não é um facto. E não mata mas moi!

Os Sportinguistas nao conseguem fazer coisas tão simples como zappar quando começa um programa pseudo-desportivo, poupar 1 euro por dia nao comprando jornais…sao coisas tao faceis e simples que mudariam tudo…mas é pedir demais aos Sportinguistas. Perante isto, na minha opiniao, so nos resta combater esses ataques!

Boa Tarde,

Vamos dar o exemplo do Record, de que forma os podemos afetar, além de não consumirmos o seu jornal ? como podemos chegar a milhares e milhões depois?
É possível aceder a alguma base de dados com mails por exemplo ?
As marcas que vocês enumeram, se cada e todos as Sportinguistas as banissem do seu consumo diário, que efeitos teria?
Como chegamos a eles, quais os meios?
Posso alinhar !!!

Oi, Paulo, não é necessario realmente boicotar as marcas!

É assim, o record, por exemplo, precisa para sobreviver de dinheiro de publicidade, tanto na ediçao papel, como na edição on line, certo?
Esse dinheiro de que necessitam para sobreviver vem a mais de 50% destas 15 empresas, ok? Mas estas empresas vendem marcas que nao são portuguesas, como a Axe. Não foi a Jeronimo Martins que inventou o Axe, ele tem simplesmente uma franshise, um direito de explorar essa marca em Portugal, Certo?
Agora supõe que que uns 50/60 Sportinguistas motivados vão à pagina facebook da Axe França e começam a deixar comentarios do estilo, vamos boicotar a Axe até eles deixarem de apoiar a Sic. A Axe França paga muito dinheiro pelo direito de explorar a marca no seu territorio e de repente a pagina facebook deles começa a ter apelos ao boicote da parte de pessoas que residem em França, na Suissa, no Luxemburgo, todos eles consumidores potenciais de Axe França, pior, residentes Ingleses, Americannos, Portugueses, Brasileiros, tb vêm deixar mensagens negativas para a imagem da tua marca, e tudo isto por causa duma tal de Sic que eles nem conhecem.
Põe-te no lugar do responsavel de Marketing dessa empresa… a marca dele é maltratada porque a Axe portuguesa faz publicidade na Sic, isto vai chatea-lo bastante não achas? É que ele nao tem nada a ver com esta historia, ele investe dinheiro nas redes sociais, que têm cada vez mais peso na promoçao das marcas, e em retorno tem apelos ao boicote, isto é mesmo muito chato. Vai chegar um ponto em que ele vai contactar a Geronimo Martins para se queixar. Mas tem pior, A Axe USA esta a ter o mesmo problema, uns malucos passam a vida a ir à pagina deles apelar ao boicote, o Geronimo Martins vai ser contactado de novo. E ai ele vai talvez pedir explicaçoes à Sic, e é aqui que nós queremos chegar!
Axe é so uma marca, nós vamos atacar dezenas de marcas, por isso isto é uma maratona! Mas tenho a certeza que vamos chatear muita gente. Payback Time :slight_smile:

A primeira medida que facilmente poderiamos tomar seria deixar de comprar jornais desportivos. Infelizmente ainda me deparo com foristas que compram jornais como o Record diariamente!! :xock: :xock: :xock: :xock: :xock:

Muito sinceramente, não percebo como pode um Sportinguista informado alimentar empresas que atacam o Sporting de forma quase diária.

Se estás a falar de mim estás enganado, eu estou no local de trabalho e tenho um colega que tem o record e ao ler o que li senti-me na obrigação de denunciar perante mais sportinguistas.

Isto parece mais uma espécie de tertúlia de mal-dizer do que um fórum onde os sportinguistas trocam ideias e convivem :wink:

Apoio todas as estratégias de ataque directo e indirecto à CS que nos falta ao respeito.
E estou de acordo que uma forma de os atingir é directo ao bolso.

Esta ideia, parece-me algo rebuscada, e de difícil concretização, mas porque eu não sou grande expert na matéria.
Tem, no entanto, todo o meu apoio. Há que começar por algum lado.

Vejo, no entanto, outros caminhos.

1 - O compromisso de cada um

Fidelidade aos nossos sponsors e rejeição total dos outros.
No meu caso:
Não compro nem clico (NUNCA!) em CM, JN, Record, ABola, OJogo…
Não assisto (nem zapping!) ao Trio d’Ataque, ao Contragolpe, ao PlayOff.
Tenho a CMTv e a BolaTv apagadas da grelha e já as apaguei da grelha em várias casas de familiares e amigos (onde continua apagada!)
No café onde vou todos os dias (e é um grande café de Lisboa!), quando me vêem entrar, se está a CMTv a dar, mudam logo. Não arriscam ouvir-me a indignar-me alto e bom som para tirar aquela “coisa” ordinária.
Não entro em lugares que têm a Btv sintonizada e deixo-os saber porque perceber porquê, com um simples: “Eh pá, que nojo!”
Depois da proposta da PT, de 3M para lamps e porcos e 1,5M para nós, já acabei com a única conta MEO que tinha e ajudei mais 2 pessoas a mudar (os meus pais são os próximos, já está tudo acertado!) - nos telefonemas para explicar porque é que desistia, expliquei que fossem gozar com o Sporting para a p… que os pariu.
Eu bebo SuperBock! Sempre! Sagres, nem a cheiro, além de gozar com cada comerciante que a vende.
Etc, etc…
As melhores cenas de rejeição podem ser filmadas com o telefone e partilhadas aqui, no fb, etc… para que todos vejam.

2 - Uma imagem vale mais que 1000 palavras

Não é difícil construir uma série de “cartões” digitais (não sei se se chama assim!) a rejeitar os pasquins, os sponsors que não nos respeitam, os dos adversários, etc, etc… para passar persistentemente e massivamente no FB, no Twitter, etc, etc
Cartões com um fundo verde e o nosso leão com textos do tipo:
Orgulho Leonino. Não leio o Record
ou,
Keep Calm, o CM é esgoto!
etc, etc…
Podem fazer-se milhares diferentes, a partir de 3 ou 4 fundos diferentes, só é preciso criatividade.
A penetração é massiva e pode colocar-se até em murais institucionais de empresas;
Pode tornar-se viral É fácil de aceder e de participar por todos os sportinguistas que não andam em foruns e afins.

3 - Flyers

Criar textos curtos a expor as situações e a convidar os sportinguistas a não comprar/aderir e distribuir no estádio várias vezes ao longo da época.
Todos têm uma impressora e 4 ou 5 textos por A4 impressos em 20 folhas, dá 80/100 flyers por cada um, que pode distribuir na sua zona/fila.
Os textos podem ser acordados aqui, escritos por uma “task-force” de “criativos” e passados nos jogos em casa.
Se não mata, vai moer!

4 - Anonymous leoninos

Criar uma task force de carolas informáticos para “bloquear” os sites dessas empresas, encarcando-os de pedidos num determinado dia a determinada hora, mandando-lhes os servers abaixo.
Como foi feito às empresas que boicotaram o WikiLeaks, por exemplo.
Acho que nem sequer é ilegal!
Ou outras “actividades” que conheçam e eu nem sonho (como disse, não sou grande expert na matéria!)

Tento fazer o meu papel e apoio todas as formas de resposta à pouca-vergonha abusiva que se passa!

Peço-vos uma coisa, encarecidamente:
Quem achar que as ideias não são boas, não quiser contribuir ou preferir outras vias, por favor … não escreva neste tópico.
Para não participarem, para não se “chatearem”, basta… não o fazerem, ponto final.
Dispensa-se que venham para aqui conspurcar o tópico com negativismos e depressões só para justificar a vossa inacção.
Quem não quer, …saia da frente!

Excelente iniciativa. Precisava de maior visibilidade.

Ha Grande Alex !!
Gostava de conseguir fazer esssas coisas todas , mas nao e por nao achar que tens a razao !!
Simplesmente no pais de lampioes , vale pouco a pena !!

Nao sei como chegaste a conclusao que eu estava a falar de ti. Nem sequer tinhas comentado neste topico. Eu referia-me aos sportinguistas que compram jornais desportivos regularmente, e nao sao poucos os que o fazem.

Porque eu no tópico da imprensa fiz referência ao texto do nuno santos noutro tópico, mas tá bene :great:

[member=719]Alex Nogueira as tuas ideias são optimas, idem, tb nao bebo Sagres e a unica cerveja Portuga que entra em casa é a superbock, jornais leio mas so no gigatuga (guarda o teu inimigo de perto). Mas nao é a maioria. Temos de levar em linha de conta que os Sportinguistas sao adeptos fieis mas apaticos face aos ataques. Nós encorajamos a impunidade pela nossa inação.

A ideia pode estar mal explicada, é dificil fazer visualizar o que tenho em mente mas é super simples de execuçao. [url=http://sportingistaativista.blogspot.ch/]http://sportingistaativista.blogspot.ch/[/url] visita este link, no 3o post tem um quadro a explicar somariamente como organizar a coisa.

Todas as semanas eu disponibiliso 3 links para 3 pag facebook de 1 marca.
Se tu moras em Portugal fazes parte da equipa lusofonia, e és um voluntario pt. So tens de seguir o quadro, na segunda clik no link Brasil, na terça link FR, na quarta link USA, etc deixas uma mensagem a pedir boicote por causa da sic, assinas scp. 5 minutos.
Eu moro na Suiça, faço parte da equipa francophonia, voluntario ch no quadro, sei que na segunda vou ao link FR, na terça ao link UK, etc,
Cada um segue o link segundo o país em que reside, o quadro equilibra e “globalisa” as visitas. Pelo menos 5/6 visitas por pagina e diversas proveniencias.
20 voluntarios faz um quadro-1 empresa-1marca.
40 voluntarios-2 quadros-2empresas-2marcas. Etc

Quanto mais voluntarios mais chateamos. Como disse o Custodio, atacar empresas em Portugal nao serve de nada. Temos de ataca-los la fora.

Como eu disse antes, nao temos nada a perder, 5 minutos a escrever uma mensagem, nao custa nada o que custa é nao fazer nada!

Claro, isso resolvia a questão, mas se até hoje nao conseguimos isso, não penso que seja agora, é uma questão de mentalidade, mas ja somos muitos a faze-lo.

Mas agora podiamos contra-atacar, ia dar muito gozo ve-los a acalmar a passarinha porque a Renault pt lhes disse que esta a ter pressoes da Renault França, que a renault tem problemas que chegue e apelos ao boicotte por causa da sic é tudo o que nao precisam.