Grandes Portugueses

E porque não destacar as virtudes em vez dos defeitos?

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/

Vi um debate no domingo à noite, infelizmente bastante fraquinho e com convidados de segunda categoria. Aguardo os programas dedicados a cada um dos 10 finalistas.

Digam lá de vossa justiça.

O meu voto vai para D. João II.

Depois vêm o Infante D. Henrique e Vasco da Gama, por esta ordem.

Infante D. Henrique.

:arrow:

O meu voto vai para o D. João II. Basta referir que a Rainha de Catela lhe chamava “O Homem”.
Tinha uma mestria em negociação como niguém nunca teve (talvez o D. Dinis), uma visão estratégica e politica do Mundo muito à frente de todos os seus contemporâneos.
Só tenho pena (ou sorte por evitar duvidas) de não estar lá o Afonso de Albuquerque.

1ºD.João II
2ºD.Afonso Henriques

Entre esses dez, o meu voto vai para D. João II.
Mas, para mim, o mais famoso de todos os “Grandes Portugueses” foi Fernão de Magalhães.
Fez a sua famosa viagem de circum-navegação ao serviço de Castela, bem sei, e na verdade nem a fez, também sei, mas, mesmo assim, não é por acaso que o nome Magellan é conhecido em todo o mundo.

dos da lista, infante d. henrique, mas se quisermos ser picuinhas, jamais votaremos nele, pois foi com ele que portugal deu inicio ao abuso dos indigenas africanos, pelo que podemos consider+a-lo um ou o principal culpado pela prática do esclavagismo no mundo…assim sendo, não encontro portu^guês nenhum sem pecados!! à excepção talvez de eu próprio… :twisted:

Entre esses dez, o meu voto vai para D. João II. Mas, para mim, o mais famoso de todos os "Grandes Portugueses" foi Fernão de Magalhães. Fez a sua famosa viagem de circum-navegação ao serviço de Castela, bem sei, e na verdade nem a fez, também sei, mas, mesmo assim, não é por acaso que o nome Magellan é conhecido em todo o mundo.

Existe um livro que talvez te interesse, advoga que a história não é bem como a contam, uns dos grande argumentos é quase toda a tripulação dele ser portuguesa, não ter sido abatido quando passou por territórios e mares portugueses e a viagem também ter muito interesse para Portugal.
Infelizmente não me lembro do nome mas se me lembrar digo-te qq coisa.

Entre esses dez, o meu voto vai para D. João II. Mas, para mim, o mais famoso de todos os "Grandes Portugueses" foi Fernão de Magalhães. Fez a sua famosa viagem de circum-navegação ao serviço de Castela, bem sei, e na verdade nem a fez, também sei, mas, mesmo assim, não é por acaso que o nome Magellan é conhecido em todo o mundo.

Existe um livro que talvez te interesse, advoga que a história não é bem como a contam, uns dos grande argumentos é quase toda a tripulação dele ser portuguesa, não ter sido abatido quando passou por territórios e mares portugueses e a viagem também ter muito interesse para Portugal.

A história Portuguesa não é o meu forte, mas agradeço a gentileza.
Quanto a não ter sido morto a meio da viagem é que me parece ser dificilmente aceite. Já estive no local onde se afirma que ele foi morto.
E, por ali, não há dúvida possível. É uma ilhota (Mactan) contígua a uma das mais conhecidas ilhas Filipinas (Cebu). Em princípio ainda lá está em exposição a cruz que o Magalhães lá deixou (sujeita a enorme devoção católica). E também lá vi um monumento ao “índio” que o matou (se a memória não me falha: Lapu-Lapu).

A história Portuguesa não é o meu forte, mas agradeço a gentileza.
Quanto a não ter sido morto a meio da viagem é que me parece ser dificilmente aceite. Já estive no local onde se afirma que ele foi morto.
E, por ali, não há dúvida possível. É uma ilhota (Mactan) contígua a uma das mais conhecidas ilhas Filipinas (Cebu). Em princípio ainda lá está em exposição a cruz que o Magalhães lá deixou (sujeita a enorme devoção católica). E também lá vi um monumento ao “índio” que o matou (se a memória não me falha: Lapu-Lapu).

Sim essa parte é correcta estava-me a referir à parte de ser exclusivamente ao serviço de Castela.

Em primeiro lugar, está mais que batido!
Em segundo lugar, :arrow: a partir do momento em que estão nos 10 mais, o Álvaro Cunhal e o Salazar, deixei de ver o programa! :roll:

D João II seguindo determinada visão, mas quem acho que realmente deveria vencer seria Aristides de Sousa Mendes.

Votação que não faz sentido (sem ofensa FLL, tentei ligar para a RTP no dia do debate para dizer o mesmo), pois o único voto possivel é para D.Afonso Henriques, o Fundador, sem ele andariam aqui a votar qual o melhor Castelhano de sempre, ou algo de género.

Volto a repetir, é das inciativas mais idiotas que já vi na vida, a partir da altura em que o País foi fundado por um só homem, é lógico que so se pode votar nele, pq senao os outros candidatos não existiam.

Nada do que me possam dizer vai mudar a minha opinião, como tal não dou mais para o peditório, apenas acho que quem inventou isto é quase acéfalo… :stuck_out_tongue:

Também achei esta votação bastante idiota desde o início, mas vou estando a par do que se passa porque gosto de me manter informada. Não acho lógico nem junto eleger o melhor português de sempre. Para além de ser altamente subjectivo, não vejo qual é o objectivo.
Penso que seria mais sensato eleger uma pessoa por área (literatura, história, pintura, música, política, etc.) e mesmo assim seria injusto e difícil. Muitos nomes ficariam à mesma de fora, pois Portugal é uma país com uma história longa onde desde sempre houve pessoas a destacarem-se nas mais variadas áreas.
Como posso eu dizer que D.João II foi mais importante que Camões ou menos importante que Vasco da Gama, quando todos eles foram importantes e desempenharam papéis tão diferentes? Não faz sentido!

Lighten up, meus amigos, isto é só uma iniciativa ligeira, sem preocupações de rigor histórico ou científico. Basta pensar no processo de votação e na mera possibilidade de alguém como Salazar ou Cunhal ganhar.

O que acho é que se isto servir para pôr o regular Joe a pensar no seu país, a interessar-se pela sua história, e se com isso levantar um bocadinho os nossos ânimos tão acabrunhados, já terá sido positivo, mesmo se a escolha é difícil ou até impossível.

Já agora Inci, não concordo nada com essa tua opinião acerca do vencedor. Ou antes, concordo em parte, porque no caso português também escolho Afonso Henriques como o maior de sempre, mas também me parece perfeitamente possível que numa votação destas surja como vencedor justo alguém que não o fundador de um país.

Informa-me a Wikipedia que o reino de Inglaterra foi fundado por um tal rei Alfredo de Wessex, o que eu desconhecia de todo. Achas que será este o maior inglês de sempre, e que por isso foi injusta a escolha de Churchill no concurso idêntico a este promovido pela BBC?

D. Afonso Henriques, se não fosse ele nem aqui estariamos a discutir quem foi o maior portugues de todos os tempos.

Eu acho a ideia do melhor Português de sempre engraçada, e dá a conhecer algumas histórias que muita gente certamente desconhecia.
Se fosse votar tinha que me informar primeiro de qual é a ideia do “melhor português de sempre”, melhor em importancia que teve para a Nação?ou melhor porque é o que as pessoas mais gostam e se identificam?
Se for a primeira não me choca a presença de Salazar, dirigiu o nosso pais por décadas, era o rosto da ditadura, é óbvio que tem um lugar de destaque na nossa história.Se for para votar no portugues que mais gostam ou identificam, pelo seu mérito, faz-me muito confusão estar lá Salazar, e o mesmo se aplica a Cunhal!Mas que são importanticimos na história isso são.
Se votasse votava talvez em Fernando Pessoa, pelo génio que foi, penso que não ficará atrás de outro escritor qualquer que já tenha existido.Riquicímo, e um orgulho para qualquer português

Para a minha vida actual: Alvaro Cunhal.

Numa análise mais altruísta e profunda: Vasco da Gama.

Portanto como só pode ser um vou votar Luís de Camões.

Para a minha vida actual: Alvaro Cunhal.

Já não se fazem fascistas como antigamente. :lol:

Luís Vaz de Camões para as letras, Pedro Nunes para as ciências, Damião de Góis no biatlo (:slight_smile: ).
Domingos Sequeira na pintura e António Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, na escultura. João Domingos Bontempo entre os compositores eruditos e Tomás Alcaide entre os cantores clássicos. Carlos Paredes entre os instrumentistas, Hermínia Silva entre os músicos populares.
Quanto aos chefes de estado, D. Dinis na primeira dinastia, D. João II na segunda e D. Pedro V na terceira (os Habsburgo que se lixem). Sidónio Pais na primeira república e Ramalho Eanes na terceira (a segunda foi uma sucessão de paus mandados).
Carlos Lopes entre os desportistas e Fernando Peyroteo entre os futebolistas.