Gonçalo Inácio

Ganhou o lugar com imenso mérito, mesmo do lado oposto do terreno.

1 Like

O que é certo é que há muitos anos que não tínhamos tantos jogadores da formação a jogar (nos últimos anos chegámos a não ter nenhum nos onzes) e no plantel então nem se fala.

No caso do Inácio não houve grande trabalho, foi só a qualidade dele e o trabalho ao longo dos últimos anos, mas termos tantos também se deve a opções desportivas recentes: o TT ter sido titular nos júniores (e ainda fez uns joguitos nos sub-23) estando no primeiro ano do escalão, o Nuno Mendes e o Edu Quaresma terem sido titulares no escalão acima de sub-23 quando eram júniores de primeiro ano… e a próxima pérola é o Joelson que com 16 anos foi colocado a jogar nos sub-23.

Colocar os jogadores a saltar etapas e a serem confrontados com dificuldades, em vez de poderem relaxar e jogarem confortáveis no seu escalão, é uma prática assertiva e que não adotámos nos últimos anos, em contraponto com outras coisas bem feitas na formação.

Ter desde há não muito tempo o mister João Couto (trazido, se bem me lembro, pelo anterior Presidente BdC) como coordenador técnico da formação para decidir estas coisas também é uma aposta muitíssimo acertada.

2 Likes

Não me parece nada boa ideia contra uma equipa que pressiona como o Porto pressiona jogar com o Neto onde a bola nos pés atrapalha e que não tem 1/3 da velocidade do Inácio

Seremos provavelmente obrigados a bater mais longo…

E espero que não se invente em demasia a tentar sair a jogar a partir de trás num jogo onde quem tem a pressão é o adversário.

Prefiro que a bater longo que se faça com critério do que à toa.

O Neto safava mas provocava ataques cardíacos em 90% dos jogos. O Inácio é superior em todos os parâmetros, seria ridículo estar agora a relegar o miúdo pro banco.

Oferece mais que o Neto em tudo:

• Primeira fase de construção;
  • Duelos Aereos é bem mais forte;
  • Dá profundidade à defesa.

E a questão da experiência nem se pode colocar aqui, pq o Neto apesar da idade, é bemn mais stressado a jogar do que o Gonaçalo Inácio.

Nota: mas tb sei, que assim que o miudo cometer um erro, vão vir os defensores dos pseudocraques…que cometem muitos, mas a eles tudo lhe é premitido.

1 Like

Em organização defensiva precisa de evoluir bastante, dá ainda pouca segurança e ainda falha na leitura do tempo de intervenção. Falhas naturais de quem ainda agora chegou. A evolução tem sido excelente.

O Neto apenas parece-me que controla melhor a linha de fora de jogo, nos últimos jogos estava super certo. O GI não é tão forte neste aspecto,para já, mas deve continua a ser o titular dá muito mais ao jogo.

1 Like

O GI abusou nos passes ao Adán, tendo em conta as condições do campo, mas apesar da tenra idade, joga mais descontraido que o Neto (falsa experiência, é stressado a jogar. Mas acredito que seja um lider a verbalizar).

…Tem grande margem de evolução e deve continuar a titular, pois alem de construir com grande qualidade, da mais velocidade á linha defensiva.

Depois do jogo em Barcelos, considerei natural que o Gonçalo acabasse por ganhar a titularidade, sobretudo nos jogos em que assume a organização ofensiva numa grande parte do tempo.

Assumiu, como esperava, e correspondeu bem (como também esperava).

No dragão já tenho dúvidas que jogue mas, entre ele e Neto, deixo a escolha para a equipa técnica, que certamente terá muito mais dados para analisar.