Excepçôes que confirmam a regra? Do Messi entâo nem se fala, é para lá de uma excepçâo.
Sobre o Gonçalo, e com um físico que nâo ajuda, eu nâo lhe vejo qualidades que possam fazer dele uma excepçâo. E nem vou falar do que se possa passar extra-futebol porque nâo sei, nâo tenho informaçâo. Posso estar enganado, claro, mas para já os indicadores estâo lá todos.
Se for pela altura é despachar já o Barroso
Tantos mas tantos laterais de baixa estatura que marcaram a história, isso é uma treta (então laterais esquerdos é um garrote).
A qualidade do jogador e a capacidade psicológica é que são decisivas, o resto trabalha se.
Cannavaro, central, 1,76 m. Em 2006, Bola de Ouro e melhor jogador do mundo pela FIFA.
O tamanho não importa (pelo menos para jogar futebol).
Deve ser aposta na equipa B.
Vizela.
O que já nâo é mau, ele que mostre lá que tem capacidade para outros voos.
Dani Alves…
Sim… Talvez… Mais por demérito da concorrência do que por capacidade dele.
Mas também não sei se é profícuo emprestar alguém a este Vizela, com investidores duvidosos e treinador de catálogo.
Que fosse para a 2 liga
Ainda há mercados europeus abertos (Bélgica, Suíça, Turquia, Grécia, etc) e acho que precisava de ir mesmo para um contexto difícil para aquela cabeça crescer.
Era o ideal.
Muito se fala da altura do Gonçalo Esteves, mas na realidade não se trata da altura mas do seu físico.
Gonçalo Esteves não tem muito de atleta ao contrário de outros jogadores com a mesma estatura. Não se pode comparar o físico do Messi ou o Roberto Carlos com o Gonçalo Esteves.
Gonçalo Esteves ainda é um puto mas dá a ideia de ter excesso de peso, fisicamente não ganha a praticamente nenhum jogador. É um jogador esforçado, com vontade, mas num fisico inferior em varios aspectos comparativamente aos seus adversários.
Roberto Carlos era baixo mas tinha outras valências:
- um fémur desproporcional para a sua altura, o que lhe dava a possibilidade de um remate potentísimo (alcançando os 140km/h)
- Uma velocidade incrível, chegou a fazer os 100 metros em 10,9 segundos.
Agora, que qualidades tem o Gonçalo Esteves?
Tem o remate do Roberto Carlos? não
Tem a velocidade do Roberto Carlos? não
É apenas mais um jogador de estatura pequena sem uma característica que o faça sobressair dos outros.
Não o vejo com grande futuro no Sporting.
Só se for para suplente do Barroso.
O facto de nenhum clube ter requerido os préstimos do Gonçalo devia ser um valente abre olhos para o mesmo.
É novo e promissor, mas se não acordar para a vida o tempo vai passar a correr.
Tem todas as condições para ser um bom jogador, mas isso vai depender muito da vontade dele.
Assim de memória, Pierre Littbarsky, Gheorge Hagi, Emílio Butragueño, Jose Mari Bakero, Júnior (o do célebre escrete de 82), Gerd Müller, and last but not least, Diego Armando Maradona.
Tudo gente com menos de 1,8 mt e que dispensam apresentações.
O futebol era diferente, na altura que jogavam?
Era, sim senhor.
Mas para mim é uma questão de mindset.
O Gonçalo chegou a um clube que eu era capaz de doar um rim só para vestir a riscada de verde e branco uma vez na vida.
Devia pensar bem nisso e em que o comboio do sucesso não costuma passar duas vezes.
Mas vão dizer que esses não eram laterais. Por isso eu fui buscar o Dani Alves. Mas também poderia ir buscar o… Porro.
Só no Sporting Cesar Prates, Rui Jorge, Artur Correia, Fernando Mendes, Paulo Torres, Nelson, Heinze, Tello, Abel, Cedric, João Pereira, Antunes, o famoso Esgaio.
No resto dos clubes arranjas laterais baixos que fizeram carreiras, uns melhores que os outros mas fizeram…
O Júnior era.
Conselho a ler de novo o meu último comentário. Não critico jogadores baixos, há muitos exemplos de bons jogadores de baixa estatura.
O que digo é que o Gonçalo Esteves é baixo e não tem uma característica que o faça sobressair dos outros, por isso considero que não terá um grande futuro.
Ver acima o que escrevi sobre o Roberto Carlos.
Claro que numa carreira de jogador o factor sorte é muito importante. Basta ver o Francisco Conceição que conseguiu no Ajax um ordenado de 1,5 milhões quando não é superior a um Caetano (ex-Paços de Ferreira).
Lá teremos de aturá-lo com os seus mergulhos para penalty.