Antes de mais: procurei superficialmente pelo fórum e não vi nenhum tópico onde isto estivesse a ser discutido. Se houver já um, peço por favor aos moderadores que juntem tópicos ou apaguem este.
Gianni Infantino eleito Presidente da FIFA
[img width=650 height=433]http://wwwrb.ansa.it/webimages/img_700/2016/2/1/1966801b4786265b34eb12a685eed863.jpg[/img]Gianni Infantino é o vencedor das eleições da FIFA e o sucessor de Joseph Blatter na presidência do organismo que rege o futebol mundial, com um mandato válido até 2019.
O candidato italo-suíço recolheu 115 votos e bateu a concorrência do sheikh Salman Al Khalifa (88 votos), do príncipe jordano Ali bin al Hussein (4) e do francês Jérôme Champagne (0), conseguindo assim a preferência da maioria das 207 federações elegíveis para votar.
O nome do novo presidente da FIFA foi apenas conhecido numa segunda volta, face aos resultados da primeira ronda do sufrágio que decorreu no congresso do organismo, em Zurique. Três candidatos passaram ao segundo turno: Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, que angariou 88 votos, Salman Al Khalifa, presidente da Confederação Asiática, que teve 85 votos, e o príncipe Ali Bin Al-Hussein, vice-presidente da FIFA, que teve 27 votos. O francês Jerome Champagne, ex-secretário-geral adjunto da FIFA, teve apenas sete votos e foi eliminado. Antes, já Tokyo Sexwale havia desistido da corrida.
Para assegurar a eleição à primeira volta um dos candidatos tinha de registar uma maioria de dois terços dos votos. Como tal não se verificou, foi necessária uma segunda volta onde a maioria simples (104 votos) era já suficiente para determinar o novo presidente.
O congresso extraordinário da FIFA decorreu esta sexta-feira em Zurique (Suíça).
E na sua página oficial, o nosso Bruno de Carvalho reagiu à eleição:
É com enorme prazer que endereço os parabéns e desejo o maior dos sucessos a Gianni Infantino que acaba de ser eleito Presidente da FIFA.O sucesso do novo Presidente será também o sucesso de todos os que, como nós, estão empenhados em recuperar de vez o bom nome, a credibilidade e a verdade do Futebol.
O novo Presidente da FIFA foi, nas suas anteriores funções, nosso interlocutor numa altura em que as instâncias maiores do futebol mundial quiseram conhecer as propostas do Sporting Clube de Portugal e, logo nessa altura, tivemos oportunidade de reconhecer nele a vontade de ouvir novas ideias e de contribuir para a modernização, credibilização e dignificação do Futebol, nomeadamente, no que diz respeito à regulamentação de todos os agentes desportivos (e de todos aqueles que estão envolvidos no mercado do Futebol) e introdução do vídeo-árbitro.
São estas ligações e esta comunhão de propósitos e de trabalho conjunto que nos levam a saudar Gianni Infantino nesta eleição.
Assim de relance…
Opiniões? O que acham do homem? Estamos perante uma mudança na FIFA ou vai continuar a ser mais do mesmo? O perfil do novo Presidente encaixa na visão estratégica do Sporting para o futebol?