Geração nascida de 2005 a 2015 - Geração Perdida?

Fiz isto numa má altura eu sei, os toupeiras foram campeões e nós estamos outra vez sob égide de gente da mesma laia que nos pôs na ruína à várias décadas, mas visto que o Sporting está para variar mais dividido que nunca e que já vai (pelo menos) igualar o recorde de jejum de títulos de campeão nacional, queria fazer uma retrospetiva do nosso futuro e o nosso futuro passa tal como qualquer outro clube, associação ou nação pela sua juventude e garotagem.

Ora um dia perguntei a dois primos do primeiro grau que vivem fora da zona de Lisboa (vivem e estudam na Beira Baixa), um nascido em 2005 o outro em 2006, ambos adeptos dos orcs, na sua turma quantos Sportinguistas haviam, um disse-me 3 em 20 e outro 4 em 20, o resto era tudo dos encornados.

Isto seria normal numa zona mais a Norte ou a Centro-Norte onde nunca tivemos muita expressão, mas estamos a falar do Centro do país onde provavelmente estamos ou estavamos taco a taco com o nosso maior rival em número de adeptos e para ser sincero o que me dá sensação é que esta malta que nasceu depois de 2000 (nascidos no século XXI) é na sua grande maioria lampiã, seja no Centro, seja cá em Lisboa, seja no Sul.

Tempos negros que se avizinham? Não queria ser alarmista, mas parece-me que se começa nas camadas mais jovens a cavar um fosso para a corrupção (azul e especialmente vermelha) cada vez mais fundo que pode nunca mais ser recuperável.

Sentem o mesmo? Será esta geração já nascida depois de 2000 e que consome pelo menos algum futebol/desporto a menos Sportinguista em termos de %?

Agradece aos G71, é mais importante ser submisso a clube corrupto do que lutar pela verdade e por titulos. Que esta amostra de filial de lampiões acabe rapidamente, quero o Sporting de volta!

Ganhar títulos no futebol é muito importante mas não é só, a imagem que se transmite é fundamental: o Sporting pujante, ambicioso e que arrastava multidões facilmente chegava aos miúdos. Já o pré-BdC e este que temos agora, que é constantemente enxovalhado e exposto ao ridículo pelos próprios sportinguistas, passa-lhes uma imagem confrangedora. Qual é o puto que quer ser adepto de um clube que não se respeita a si próprio?

Acho que esta questão deve ser levada bem a sério, mas parece-me que a casta que não desanda de vez do poder no clube não quer saber do que se comenta nos cafés, nas escolas e em todo o país real. O espaço social deles é outro.

Não tenho dúvidas que com BdC ou outra figura do género no poder o futuro estaria sempre assegurado, para além de ser uma questão de tempo o regresso aos títulos no futebol sénior masculino. Infelizmente, sinto que daqui a 50 anos nós ou os que sobrarem ainda estaremos a lamentar as consequências fatais da golpada do ano passado e como as coisas seriam diferentes se o rumo tivesse sido mantido.

Claro! Bom post! :great:

O espaço social deles é outro, sempre foi e é por isso que nos metem na ruína constantemente. Vamos ver o que vai ser preciso para o pessoal acordar outra vez.

Sem dúvida que seriam diferentes. A tendência era bem clara. Tiveste nos últimos três anos uma pessoa a liderar o futebol do clube que aqui há um par de dias chamou de “meu presidente” ao presidente do nosso maior rival, rival esse que foi treta-campeão nas nossas barbas, tiveste 9 jogadores a rescindir com o clube, tiveste demissões nos órgãos sociais, tiveste claques a porem e a disporem de recursos do clube, tiveste de tudo menos títulos e honra. Nestas áreas batemos no fundo.
A pouco e pouco estamos a recuperar - nos últimos jogos Alvalade encheu, vamos estar presentes em mais uma final, as pessoas voltam a ter esperança no futebol do clube e vejo muitas crianças no estádio. Se é fácil ser do Sporting? Talvez não. Isto não é para todos! Chega de derrotismo. Esforço, dedicação, devoção e glória! O futuro constrói-se.

Boa discussão! Aqui no arquipélago dos Açores…se formos pelo total de adeptos…os lamps estão em larga vantagem, depois nós e depois os tripeiros. Vou falar na maior ilha…São MIguel com 100 mil habitantes,que é onde resido. Em percentagem,Talvez lamps 45 , nos 30, porto 25.
SE formos avaliar a discussão do topico, que são as gerações entre 2005 a 2015… talvez a nossa percentagem baixe um pouco.
Destas gerações mas novas… posso vos dar alguns exemplos… Numa equipa de miudos de futebol nascidos em 2009 em 13 temos 9 do slb, 2 do sporting e 1 do fcp. Numa outra equipa nascida em 2006, em 18 jogadores temos 10 do slb, 4 do sporting e 2 do porto. OU seja quanto mais passa os anos menos adeptos vamos tendo… Cá nos açores no total continuamos a ter mais adeptos do porto e mesmo nos escalões mais novos…estamos em superioridade…apesar de eles ganharem mais do que nós nunca conseguiram ter implantação nacional. O slb continua a ter em larga maioria mais adeptos, muito devido ao controlo que tem pelos media e por ter uma máquina por de tras a trabalhar para si…muitos miudos são do slb…so porque sim porque é o clube da moda por assim dizer. Se formos para a segunda ilha maior, a ilha da TErceira, penso que estamos em superioridade lá, ou pelo menos tinhamos…muito pela filiar do sporting que tem lá, que é o LUsitania que é o maior clube da ilha.
REsumindo, o sporting tem uma dimensão enorme, incrivel a quantidade de adeptos que temos com menos de 20 anos, apesar de não ganahrmos nada. Mas precisa-se demais…isto não vai durar para sempre, são precisos titulos, é preciso uma liderança forte e pujante, que puxe por nós e acima de tudo é preciso um lider que diga , sem dúvidas, que somos o melhor clube portugues…ilustrando todas as modalidade. É preciso isso para devovelver orgulho aos miúdos mais novos, é preciso muito mais… Porque senão ja sabemos, os miudos lamps comem tudo o que os pais lhes dizem,e os nossos resignam-se na defesa do clube… pois não temos um lider que de o exemplo.SL

A mim parece me que os miúdos escolhem o clube na base do quem ganha mais. Conheço alguns portistas que nunca puseram um pé nem perto do estádio do dragão. Toda a gente gosta de ganhar, é mais fácil puxar para esse lado do que defender um que não ganha

A maior parte dos miúdos escolhe, de facto, o clube que ganha mais. Mas, apesar de querer que o Sporting ganhe tudo, não quero que a malta seja do Sporting porque o Sporting ganha. Quero que os miúdos aprendam a ser do Sporting como eu aprendi, e eu não me lembro de ver o Sporting a ganhar campeonato nenhum de futebol.

Sou do Sporting por aquilo que acho que o Sporting deve representar em termos de valores e de atitude perante a sociedade. O Sporting para mim não é só um clube de futebol, nem é só uma instituição desportiva e eclética, é um modo de estar perante uma sociedade cada vez mais podre e carente de valores que a meu ver são essenciais. E não estou a falar de valores como a “boa educação” ou o “saber perder”, isso são os valores dos cornos mansos que fazem a linha entre o “saber perder” e o “não se importar de perder” cada vez mais ténue.

Ainda ontem vi uma foto do merdas do Pedro Granger no Instagram, que não tinha nada a ver com bola, mas cuja descrição começava com uma parabenização da lampionagem por ser um justo vencedor, já que os pais lhe tinham dado boa educação e ensinado a saber perder. Foda-se, se é para isto, realmente prefiro que os miúdos nem queiram ser do Sporting. Gente que só é do Sporting para não ser do clube do povão não faz cá falta, tal como gente que é do Sporting para se aproveitar do mesmo.

O Sporting é uma maneira de ser. É uma posição de afronta a um país que faz de tudo para que o Sporting não seja nada e para que quando se conseguir levantar, caia outra vez. Só não vê isto quem não quer. Não é à toa que há uma crescente divisão entre os diferentes tipos de Sportinguista. Não vale a pena falar em união quando há valores tão diferentes que chocam, e isto não acontece só aqui, também acontece na política, também acontece na religião… São muitos os casos em que de um ideal inicial, se ramificam diferentes formas de estar e de pensar. E depois, se determinado lado começa a tentar levar a sua avante de forma rasteirinha e envolvida em suspeição, é normal que a coisa dê para o torto.

Não há gerações perdidas, vai sempre haver gente do Sporting, mais que não seja os filhos dos Sportinguistas. Nunca se importem em “perder” uma pessoa para o lado dos lampiões, porque se alguém vira lampião (ou tripeiro) é porque nunca poderia ser um Leão de verdade. Eu nunca ponderei isso, por exemplo. Suponho que vocês também não, portanto nem devia haver stress.

Apesar destas minhas convicções, também acho que não faz mal nenhum ter um Sporting mobilizador e que cative as pessoas a associarem-se, a andarem atrás do clube e a dar a cara por uma instituição onde se revejam. Até soa familiar, não é?

Mas para isto acontecer, quer queiram admitir, quer não, é preciso ter gente com carisma à frente do clube. E aqui nem é uma questão de BdC e Varandas, nem poderia ser, porque comparar o carisma de um com o de outro é o mesmo que comparar um leão com um gato que nem miar sabe. Podiam ter corrido com BdC e ter posto alguém que transmitisse ideais definidos e não palpites incoerentes, que fizesse as pessoas pensar que realmente havia uma alternativa viável a uma pessoa que podia já não estar a conseguir ser a melhor versão de si mesma. Mas não, optaram por isto.

Apesar de eu, pessoalmente, achar que quem nascer para ser do Sporting nunca vai passar para o lado de lá, se é importante para as massas cativar mais massas para o Sporting, então que se continue a trabalhar para fazer do Sporting um clube carismático, que represente valores que nos identifiquem e diferenciem dos demais.

Eu já pensei muitas vezes em desistir, mas, como disse, vejo o Sporting como uma forma de ser e estar. E pela minha forma de ser e estar, morro se for preciso.

O rugido dos verdadeiros leões nunca vai ser abafado e propagar-se-á certamente pelas gerações de verdadeiros Sportinguistas que ainda vão existir. Nunca duvidem disso. O Sporting é grande demais para alguma vez ser rebaixado.

Eu cá acho que há é demasiados Sportinguistas. Preferia que fossemos meia duzia, mas leões, que esta manada de ovelhas e hienas.

Eu sempre funcionei ao contrário da maioria, detesto carneiradas, modas, por isso nunca quis nada com o que está na moda ou a maioria gosta.

Mas sim, a maioria opta por esse caminho.

Acho que mais importante do que ganhar campeonatos de forma consecutiva, o que leva um miúdo a ser de um clube é mais a influência familiar.

Eu nasci e cresci em Viseu nos anos 80 e, na minha turma da escola primária, em 20 alunos eu era o único do Sporting.

Nisso o Benfica tem sorte porque já desde os anos 70 ou 80 que são seis milhões. Não nasce nem morre ninguém. Conseguiram estabilizar naquele número independentemente de ganharem mais ou menos.

Se hoje em dia a pouca militância é evidente… Imaginem daqui a uns anos quando estas gerações forem adultas…
O Sporting é um caso de estudo mesmo. Sou da zona de Setúbal e sempre tive muita malta do Sporting. Por exemplo nas minhas turmas;

Diria que a percentagem era de cerca lampiões - 55% / Sportinguistas - 35% / Portistas -10%.
Quando um gajo é criança a militância nem é uma questão, o problema é quando já és um jovem-adulto. E aí do que eu presenciei… O Sporting precisava de uma injecção! E bem forte!

Não quer estar a dizer que sou mais Sportinguista que os outros mas a minha militância em comparação com a deles, nada a ver mesmo. Para eles o importante era o Sporting ser campeão (tudo bem) mas sem grandes preocupações e quando as coisas apertavam ia sempre pelo caminho mais fácil. São daqueles que mais facilmente felicitam as conquistas dos rivais do que questionam o porquê da mesma. Exigência? Pouca, muito pouca.

O Sporting precisa sem dúvida de ganhar mas, mais que tudo precisa de sócios e adeptos leais! Leais ao Sporting Clube de Portugal. Precisamos da raça do leão da selva! Não do leão de jardim zoológico. :beer:

O que o Sporting precisa é de pais que ensinem os filhos a exigir ao clube que joguem sempre pra ganhar e que não se contentem nunca com 2ºs e 3ºs lugares.
Que digam aos filhos que têm de exigir entrega máxima de atletas e dirigentes.
Que digam aos filhos que têm de exigir total transparência no clube.
Que digam aos filhos para observarem os factos e pensarem por si, e não deixarem a TV e facebooks pensar por eles.
Que levem os filhos pra ver a realidade do clube e não se deixem enganar pelo esgoto que é a imprensa portuguesa.
Que passem valores aos filhos de honestidade e fair-play.
Que ensinem aos filhos que não vale tudo para ganhar.
Que ensinem os filhos a “morrer de pé” e a não viver de joelhos.
Que ensinem os filhos que não são as prateleiras cheias num museu, nem o status quo que definem o clube.

Se um clube tiver adeptos destes, até pode jogar na distrital que será sempre grande.

E depois há miudos que vão crescer com pais croquettes que se vendem por tuta e meia para agradar o vizinho, mas ao menos não se propagam muito porque fica tudo em família. Haverá sempre uma prima aqui e ali para manter os apelidos dos pais e avós.

Tenho dois filhos no primeiro ciclo na zona de Mafra.
A maioria dos colegas é do slbatota.
Parece que já nascem com genes malignos e exercem um bullying tremendo sobre os que não são lampiões (e estou a falar de.crianças com o máximo de 10 anos).
Um dia um dos meus chegou a casa a dizer que um colega não brincava com ele pois perguntou-lhe o clube e ele respondeu que era do Sporting.
Isto começa a ser doentio.

Para quê ser de um clube que constantemente mostra uma imagem de submisso? Já digo isto a algum tempo,daqui a uns anos vamos ser como o belenenses em que a massa adepta serão praticamente só idosos mas quase de certeza que o clube nao vive tanto tempo para isso. Quer queiram quer não as vitórias no futebol principalmente porque é o que tem mais visibilidade e adeptos,conta muito para a escolha destas novas gerações. Tenho um exemplo que não podia ser mais próximo,o meu filho quando começou a seguir o futebol foi na altura em que os porcos do norte ganhavam ano sim,ano sim…logo e por mais que eu tentá-se que ele gostá-se do Sporting não consegui. Hoje é portista e como é óbvio não posso nem iria forçá-lo a gostar de algo que ele não gosta.

Cada vez tens menos gente do “povo” a ser do Sporting e sobra-te a elite da sociedade e aí somos campeões no numero de adeptos :wall: :wall: :wall:

É claro que o Sporting precisa urgentemente de ser campeão em futebol, mas não acham que estão a exagerar um bocado também?

Para já, o problema de termos um decréscimo no número de adeptos, julgo que não se põe.

O problema é se o FCP e o SLB continuarem a ir à Liga Campeões connosco fora…

As coisas poderão evoluir para uma bicefalia desses 2 clubes e nós cada vez mais outsiders.
E a longo prazo, não numa mas nalgumas gerações, o nosso estatuto sofrer mudanças.
Há que tentar impedir que isso aconteça.

Precisávamos de muitos como tu.

Passei pela mesma situação.

Eu sei bem o que isso é… pelos vistos em 30 e tal anos os rufias não mudaram nada…
Diz aos teu rapaz para ser forte e não ligar isso, pois “amigos” há muitos e esse rabolho nunca iria ser seu amigo verdadeiro, quem é amigo não liga a cores ou clubes, esses porquitos querem é briga e conflitos.
A minha vingança no meu tempo foi obrigar a minha mãe a colocar o símbolo do Sporting num pulover que eu tinha verde e branco, levava-o muitas vezes vestido para a escola, ouvia algumas bocas (praticamente dos mesmos pacóvios), mas andava feliz e orgulhoso por ter “uma camisola do Sporting”. Mais do que uma vez andei à porrada no intervalo por causa do bullyng, levava… mas os outros levavam muito mais. Sobrevivi há lampionice que havia na altura, e vejo hoje em dia que infelizmente a minha geração tem os adeptos rabolhos mais doentios e violentos, acaba por ser a geração que muda tudo isto… para pior. Pois nunca cresceram continuam a ser na mesma aqueles infantis rufias e doentes. Eu então cada vez gosto menos de Futebol (na verdade sempre gostei mais de Automobilismo) e o futebol Português anda pelas horas da morte, andar a dar enorme importância a algo que não tem assim tanta importância é apenas parvo.