Geovany Quenda

Não sei se queres que te responda com ou sem ironia.
Porque eu dirijo esse mesmo comentário a ti. :sweat_smile:
sem problema nenhum.

Não só vi os 3, como estive nos jogos em que se estrearam.
Sinceramente não entendo é quem diz que o Cristiano tinha esta visão de jogo com 18anos. É falso.

Tinha imensas valências, técnicas e físicas, mas era um diamante bruto.
Era fuço pra crlho (o que nem era mau, tinha liberdade para jogar), e notava-se muito mais ansiedade nele, do que se nota no Quenda. Isso nota-se claramente no celebre jogo com o Manu na estreia do Alvalade XXI. Muito showboating, muito drible, etc… mas tudo inconsequente.
Muitos passes falhados, muita ansiedade… e isso é normal. Nada a apontar.

Agora vês o Quenda, a jogar com 17 anos na equipa A, e parece um jogador com mais 10 anos do que tem. E isto não é a minha opinião - é bastante óbvio.

O Cristiano ficou um monstro no ManU, não no Sporting.
O Quaresma, por exemplo, foi muito mais jogador nos anos de Sporting do que o Ronaldo.

Talvez te fizesse bem reveres uns videos do Ronaldo no Sporting. :v:

3 Curtiram

Não vou entrar muito na comparação do Quenda com outros jogadores, ou, pelo menos, numa comparação que posse ser percebida como negativa.

O Quenda não faz uso da sua habilidade natural para “show boating”. Nisso, faz-me lembrar muito o Nuno Mendes, quando apareceu. Isso revela inteligência e tranquilidade, porque o seu rendimento constante fará dele um jogador com estatuto. Com o tempo, veremos cada vez mais as suas aptidões especiais, que já as vamos vendo, aqui e ali.

Um jogador que se predispõe a defender, que aparece na zona de finalização, que remata, que marca, que abre o cadeado com um passe de primeira, que, mesmo que não seja uma assistência, abre completamente a defesa adversária… se for só isto, já é bom.

Só que…há mais para mostrar.

Sobre talentos passados, é bom termos em mente que o futebol, ao nível da formação, mudou. Já não há grande espaço para o jogo de rua, muito caracterízado pelo drible. Cada um desses jogadores é produto de um contexto e desenvolveu-se num determinado sentido.

Quer o Ronaldo, quer o Quaresma, quando apareceram, jogavam num plano só seu, em que o brilhantismo individual era uma característica de cada um deles. O seu nível de enquadramento colectivo era diferente, porque também era assim o processo evolutivo de jogadores com as suas características. O Nani foi um pouco assim, também. A excepção a essa caracterização foi o Figo, que revelava maior maturidade nas acções, mas ele também jogou como médio, em parte da sua formação (em 91, no Mundial, fazia trio de meio campo com o Rui Costa e o Peixe).

O Quenda, se tivesse sido forjado no mesmo molde, não seria opção para jogar no Sporting, porque não jogamos com extremos (o Pote e o Trincão jogam por dentro) e porque os alas, que dão largura, têm de saber defender e entender o jogo. Ou melhor, poderia jogar espaçadamente, porque teria que aprender o jogo invisível.

10 Curtiram

Excelentes notícias a confirmar-se a renovação célere do Quenda!

Fala-se no Cristiano Ronaldo e no Quaresma e ninguém fala no mítico Fabio Paim :sweat_smile: porra nos miudos o Paim era de longe o melhor de todos.

Excelente notícia a confirmar-se a renovação. Não estava nada confortável iniciar a champions league com esta situação por resolver, ainda mais depois da (estranha ou talvez não) chamada à seleção. Bom trabalho da direção desportiva. :clap:

4 Curtiram

Se conseguirmos renovar agora, e aos 18 anos, sem grandes ondas, eu ofereceria um trabalho ao Basaula Lemba na nossa formação. Não só para lhe agradecer a ajuda com o Quenda, mas porque terá efetivamente competência para isso, já que é na formação que ele trabalha. Vejam este vídeo…

18 Curtiram

A renovação é fundamental e parece bem encaminhada. É um activo de grande valor, aos 17 anos já está em campo com um à vontade tremenda. Salvaguardar a nossa posição é determinante.

2 Curtiram

Quenda renova pelo Sporting: os detalhes do novo contrato

O contrato de Quenda foi renovado por três anos, o máximo permitido pelas regras atuais

![Quenda renova pelo Sporting: os detalhes do novo contrato](https://asset.skoiy.com/ojonxcycnuapxiqs/7im5b2ux5zsh.jpeg?

O Sporting assegurou a renovação do contrato de uma das suas maiores promessas, Geovany Quenda, até 2027, sabe O JOGO. Aos 17 anos, o jovem jogador será protegido por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, um valor ao nível de outros nomes importantes do plantel, caso de Viktor Gyokeres.

A formalização do novo acordo está prevista para ocorrer em breve, após conversações que evoluíram rapidamente entre o clube e os representantes do atleta.

Visto o futebolista ser ainda menor de idade, o contrato de Quenda foi renovado por três anos, o máximo permitido pelas regras atuais. O novo vínculo inclui uma melhoria salarial.

6 Curtiram

Bem crl !

Merecia uma cláusula maior mas pronto.

ja parece certo , apenas os da bosta não acreditam

Sporting acerta renovação de Geovany Quenda com cláusula de 100 milhões

O extremo fica ligado ao clube de Alvalade até 2027

DS

Geovany Quenda na Supertaça: Sporting-FC Porto (LUSA/MANUEL FERNANDO ARAUJO)

A direção liderada por Frederico Varandas ‘segurou’ Geovany Quenda. O extremo, de apenas 17 anos, tem a renovação acertada com o Sporting, confirmou o Maisfutebol. Vai ser oficializada nos próximos dias, até ao jogo inaugural na Liga dos Campeões, contra o Lille, no dia 17.

Além de uma natural revisão salarial, Quenda fica com uma das cláusulas de rescisão mais elevadas do plantel - 100 milhões de euros, o mesmo valor de Viktor Gyökeres, por exemplo. Essa era uma das maiores preocupações da direção, pois Quenda tinha um cláusula de 45 milhões de euros, considerada atingível por alguns ‘tubarões’ europeus.

O novo contrato será firmado até 2027 (três anos), o limite estabelecido para jogadores menores de idade em Portugal. Conforme escrevemos oportunamente, o interesse tanto do clube, como dos empresários e do jogador foi sempre a renovação, sendo que o processo negocial foi relativamente rápido.

Isto acontece após um início de temporada em que Quenda surgiu de forma meteórica na equipa principal de Ruben Amorim, disputando todos os cinco encontros realizados pelos leões. Marcou um golo, ao FC Porto, na Supertaça.

Além disso, foi chamado à Seleção A portuguesa por Roberto Martínez, mas não chegou a estrear-se diante da Croácia e da Escócia. Se o fizesse, ultrapassava Paulo Futre como o mais novo de sempre na Seleção A.

1 Curtiu

Quem não entende o que tás a dizer, é porque só lê o que lhes interessa.

Eu vi o Quaresma e o Ronaldo a começar no Sporting e o que dizes é bem verdade, o Ronaldo era MUITO inferior ao Quaresma, mas de longe, parecia uma cópia barata do Quaresma quando entrou na equipa.
No ano seguinte, apresenta-se com uma qualidade ridicula naquela pré epoca, passou de um wannabe Quaresma para um Quaresma 2.0.

O Quenda NESTE momento é muito superior ao Cristiano Ronaldo de 2002/2003, mas DE longe.

Obviamente que comparações com o Ronaldo e a carreira que fez não faz sentido, mas percebi bem a comparação que fizeste, comparaste com o CR de 2002/03 e nisso tens toda a razão.

1 Curtiu

Lógico.

Só alguém muito desonesto lia o meu post e achava que eu estava a comparar um Quenda de 17 anos a um Ronaldo com 21 anos de carreira como sénior. Ridículo.

E tenho sérias dúvidas que estas mentes brilhantes estivessem em Alvalade em 2002/03, a vê-los ao vivo. Porque eu estava.
E o hype era TODO no Quaresma. Mas sem sequer haver hesitações…
Quando o Ronaldo deu mesmo cartas, e achávamos nós que o teríamos 1 época, o Fergusson levou-o.
E o Sporting nunca sequer aproveitou o Ronaldo.

Mas enfim, a malta do FC Ronaldo partilha os mesmos 3 neurónios.

1 Curtiu

Não é bem assim. Vai ver quantos jogos fez o Ronaldo e as críticas. Estavam em patamares idênticos. A força mental também conta e nisso o Ronaldo era bem superior. Um foi mais tarde para o Barcelona e o outro foi cedo para o Manchester United após um jogo estrondoso na estreia do estádio. Se tivesse ficado iria ser muito provavelmente o melhor jogador da liga. A saída sentiu-se imediatamente e a equipa perdeu qualidade.

Há 20 anos atrás…entretanto muita coisa mudou.

O Ronaldo aparecendo hoje, teria uma evolução diferente.

O Ronaldo tb nao foi um jogador “consistente”, existem prai 4 versoes do Ronaldo:

• Versao sporting em que fazia uns malabarismos e corria para a frente (foi titular 11 e suplente 17 jogos)
  • Versao Man Utd em que se tornou no melhor jogador do mundo, era o jogador central numa equipa que ainda tinha Scholes, Giggs e Van Nistelroy. Fazia tudo, fintava, passava, rematava de longe e de livres e finalizava
  • Versao Real Madrid em que se tornou o melhor finalizador de sempre, era eximio nos CAs mas em construcao nao assumia tanto
  • E depois a fase descendente da carreira em que se focou mais na finalizacao e com muito menos envolvimento na construcao dos ataques

Tanto o Quaresma como o Nani, na minha opiniao tiveram potencial para chegar a versao Utd do Ronaldo. O Quenda tambem podera chegar la, agora duvido que consiga vir a manter a mesma consistencia exibicional que e’ o principal motivo porque o Ronaldo (e o messi tb) e’ o monstro que e’.

2 Curtiram

Tudo bem, mas para efeitos desta conversa (que se tornou rídicula), só interessa o Ronaldo versão Sporting. Ninguém sequer ousou traçar comparações entre um miúdo de 17 anos e um profissional de elite.
Esse Ronaldo, e este Quenda, são perfeitamente comparáveis.

O resto é maltinha sem capacidade de interpretação ou análise, que se espuma se leem a palavra “Ronaldo”… e para esses não há paciência.

2 Curtiram

Mas como comparar um miudo de 17 anos com um de 18, ainda por cima a jogarem em posicoes diferentes??

O que me parece, em termos de potencial e’ que o tecto do Ronaldo com 18 parecia-me muito mais alto do que o tecto do Quenda com 17.

1 Curtiu

Eu acho o Quenda aos 17 bem mais trabalhado do que o Ronaldo aos 18.
Não estou a dizer que é superior, apenas está mais trabalhado… os jogadores têm todos picos diferentes.
O pico do Ronaldo, por exemplo, foi ali nos 26-29, e o do Quaresma foi talvez 2 anos antes.

O Ronaldo tinha o potencial todo, mas foi o Fergusson que o talhou… não foi o Boloni.
O Boloni deixava-o (e bem) fazer o que ele bem queria.

Mas pá, não vás por mim.

Vai rever resumos do Ronaldo no Sporting, revê o Jogo com o ManU.
O Ronaldo tem apontamentos excelentes, mas longe de serem eficazes… maioria é dribles, sprints, tudo inconsequente… muito ansioso. Muita fome, mas pouco resolve.

O Quenda é outro vinho (tb é outra posição).
Revela uma calma e uma leitura de jogo que o Ronaldo não tinha aos 18.
Já escrevi isto de 15 maneira diferentes.

Cada um tem o seu direito à opinião. Vi o Ronaldo e o Quaresma na altura.
Gostava de ambos. A potencialidade dos dois era brutal. Também achei nessa altura que o Quaresma tornar-se-ia melhor jogador. Aquela magia, facilidade de drible aliado a uma capacidade técnica dos predestinados dava gozo ver. Mas o Ronaldo mostrava mais atitude e uma mentalidade ganhadora. Não estava ali apenas para se divertir. Um foi o melhor do mundo e o outro não. A diferença estava no trabalho e na mentalidade.
Não tenho dúvidas que o Quenda vai ser um grande craque mas, para mim, longe ainda do CR de 2002/2003. Precisa de tempo. Depois podemos avaliar.

Parece-te agora que o potencial do Ronaldo era muito maior. Se alguém olhava para o Ronaldo no ano que foi lançado e pensaria que se tornaria num dos maiores finalizadores da história do futebol, estaria a mentir com todos os dentes.

O Ronaldo deve ser o jogador da história que mais mudou o seu futebol durante a carreira. Passou de um fintas, desequilibrador, para um finalizador completamente fora do normal…

Comparas o Ronaldo nos primeiros anos para o seu auge no Real…nem parece o mesmo jogador…

O Ronaldo não era o jogador com mais potencial à vista de todos. É unânime que o Quaresma quando apareceu parecia ter mais potencial. Até o Paim estava na frente dele.

O verdadeiro potencial dele era muito difícil, para não dizer quase impossível de detectar.

Todos olhávamos para ele e víamos que ia ser grande jogador, nunca um dos melhores da história do futebol mundial.

E com isto nem estou a entrar no debate de quem tem mais potencial entre ele o Quenda. Mas que o Ronaldo teve uma evolução na carreira completamente fora do normal para aquilo que se perspectivava quando apareceu no Sporting, é inegável. Agora é fácil dizer que tinha todo o potencial do mundo sabendo em tudo o que ele deu.

1 Curtiu