Para mim talento no futebol é ter pés que acompanhem o cérebro, podes ser muito criativo e inteligente mas se depois os pés são talochas…
Talento é teres uma fantástica tomada de decisão, que pensas o jogo mais rápido que os outros, e que a cada acção sobre a bola (não apenas individualmente) aproximas a equipa do sucesso, e que vais muitas vezes pelo caminho que mais ninguém vê, logo o adversário também fica mais exposto. Enfim, ser criativo, ter capacidade de decisão e executar bem.
Para mim o jogador com mais talento que vi jogar, sem dúvida o Ronaldinho, mas nem quero imaginar o que tinha sido o Ronaldinho se tivesse a dedicação ao futebol que outros tiveram.
Vá, ponto negativo para o “reintegração”, mas ponto positivo para o “vós sabeis”.
O CR não ganhou a primeira bola de ouro no Man Utd? Se isso não é explodir para o futebol…
Para mim em termos de talento foi Laudrup pela maneira como pensava o jogo.
Isso é uma grande falácia.
Com Ruben Amorim lembro-me destes:
Gonçalo Inácio
Eduardo Quaresma
Tiago Tomás
Geny Catamo
Dário Essugo
Rodrigo Ribeiro
Rafael Nel
Diogo Pinto
Francisco Silva
Giovani Quenda
Mateus Fernandes (ele já disse que teve muita pena da sua saída e que por ele não tinha saído).
Assim por alto.
Acrescentando o Bragança e o Chermiti.
O Martini mete o Quenda a defesa parce… Quoi…deste tipo só falta Ronaldo na baliza! Táctica 0…
O Quenda está numa posição onde tem obrigações defensivas e precisa de ser muito mais consciente em termos tácticos. O futebol também mudou nestes últimos 21 anos.
O Ronaldo que me lembro no Sporting era mais aquele protótipo do extremo que rompia por ali adentro e criava situações do nada. Aquele Ronaldo de 18 anos dificilmente teria interesse ou disciplina para ter obrigações defensivas.
O Quenda parece mais evoluído nesse aspecto. Por acaso gostava de o ver mais solto lá à frente, até como 2º avançado poderia causar estragos.
Tens de ler novamente… eu digo precisamente o contrário daquilo que estás a tentar insinuar.
Correto
Para mim esse é o melhor Ronaldo, claramente. Mas claro, no Real tornou-se uma máquina insaciável de golos.
Não concordando com o “Ruben não aposta na formação”, também metes aí jogadodes que não fazem sentido.
Para mim, apostar é ter opções e selecionar o jovem do que ser forçado por falta de escolha:
Rodrigo Ribeiro, Francisco Silva, Diogo Pinto e Rafael Nel não foram apostas.
Aliás, o Rodrigo é o perfeito exemplo de não aposta - acabou de ser despachado depois de vir um miudo da mesma idade dele (e nada contra isso porque não vejo o Rodrigo com qualidade hoje para jogar nem sentar no banco).
Por outro lado, a falta de € no início do RA levou à aposta nos jovens.
Aliás, nas últimas 2 épocas tiveste a aposta no Chermiti mas viste entrarem o Rafel Pontelo, Tanlongo, o Sotiris.
Atenção que não sou apologista de se apostar só para a estatistica.
Se a aposta de plantel curto for para ser mantida, so vai haver espaço para os muito bons e os bons dificilmente terão oportunidades
Segundo as histórias que contam, ele desde miudo era o primeiro a chegar aos treinos e o último a sair. Se um treinador lhe dissesse que era importante ter preocupações defensivas, não me admirava nada de ver o Ronaldo aos 18 anos a tentar fazer o corredor todo.
Se disseres que não o vias a fazer isso quando o tamanho do ego dele alcançou o do talento, aí já concordo que era pouco provável.
Acho que este miúdo vai mostrar durante este ano que ainda é superior ao Nuno Mendes! O Quenda é mesmo um em um milhão, vocês vão por mim!!!
É assim que se eleva a qualidade do plantel e se aumenta a exigência para quem vem a seguir.
Por mim está perfeito!
Como assim, Quenda mais talentoso que Ronaldo?
Vocês têm uma imagem demasiado formatada do Ronaldo, obcecado com golos, para ficar à frente do anão…
O Ronaldo, quando sai do Sporting com 18 anos, era uma coisa absolutamente absurda. Aliás, ele vai para o United logo depois do jogo de inauguração porque ele partiu em quatro a defesa dos gajos. E já vinha a cometer essa gracinha durante toda a época anterior, começando logo no célebre jogo da estreia contra o Inter. Aliás, essa era a particularidade mais engraçada dele. Jogava de forma desavergonhada, tanto contra o Inter, como contra a União de Leiria.
Era um absoluto fenómeno. Mesmo no United, enquanto não começou a rivalidade com o Messi, e a febre dos números. Depois sim, tornou-se um ‘striker’, e um monstro de eficácia. Mas antes disso? Ou não eram nascidos, ou já não se lembram, se disserem que não tinha o mesmo talento do Quenda…
Não tinha o mesmo?
Tinha era muito mais talento que o Quenda. Aliás jogadores da nossa formação com o talento natural de um Ronaldo, Quaresma, Figo e Futre nunca mais apareceram.
… o Leao entra nesse patamar em termos de qualidade.
Nao tem é cabeça.