Georgios Vagiannidis

Boa contratação.

Não há comunicação à CMVM?

Mais uma cara nova: Georgios Vagiannidis é Leão

Por Sporting CP
06 Ago, 2025

Equipa Principal

Lateral-direito é internacional pela Grécia

O Sporting Clube de Portugal contratou mais um jogador para a equipa principal de futebol: Georgios Vagiannidis, internacional grego de 23 anos, é Leão.

Oriundo do Panathinaikos FC, o lateral-direito assinou um contrato válido até 2030 com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Tendo crescido na formação do emblema grego, estreou-se pela equipa principal em 2020, com apenas 18 anos, e apontou um golo logo na primeira titularidade. Pouco depois, foi contratado pelos italianos do FC Internazionale Milano, que o emprestou aos belgas do Sint-Truidense VV.

Em 2021, regressou ao Panathinaikos FC, com a carreira a explodir a partir da temporada seguinte, quando começou a ser cada vez mais uma opção. A partir de 2023/2024 passou a ser uma das principais peças do conjunto com quem conquistou duas Taças da Grécia.

Nas primeiras palavras já de Leão ao peito, Georgios Vagiannidis assegurou ter sido “muito bem recebido pela equipa”. Não podia pedir mais. Estou muito feliz por estar aqui", acrescentou em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Questionado sobre o que o fez escolher o Sporting CP, o novo elemento às ordens de Rui Borges foi claro: “O mais importante para mim é melhorar e o Sporting CP é o melhor lugar para o fazer. É um clube onde muitos jovens evoluem e era a melhor escolha para mim desde o momento em que fui abordado. Estava 100% focado em vir para o Sporting CP e fiquei muito feliz quando o acordo foi concretizado porque sei que é o passo certo para mim”.

Sobre as suas características, Georgios Vagiannidis explicou que é “um defesa, primeiro”, mas que tem como pontos fortes “jogar bem dos dois lados e ajudar a equipa ofensivamente”.

Uma das pessoas com quem falou foi Sotiris Alexandropoulos, antigo colega no Panathinaikos FC que não poupou elogios ao Sporting CP.

“Eu e o Sotiris crescemos juntos, estivemos mais de dez anos juntos na academia do Panathinaikos FC. Falámos muito sobre o Sporting CP ainda antes de saber do interesse do Clube, pelo que já sabia muitas coisas. Até por isso a decisão de vir foi muito fácil. O Sotiris falou-me da vida aqui, da cidade, do que tenho de fazer. Ajudou-me muito”, revelou.

Em relação à UEFA Champions League, não escondeu tratar-se de “um sonho de criança e uma das maiores motivações desde o início da carreira”: “Quero muito jogar esta competição”.

Ao seu lado, Georgios Vagiannidis vai ter companheiros de elite, segundo o próprio. “Vim para os Campeões de Portugal, o que me faz ter expectativas altas. A equipa está num nível muito bom. Ganharam a Liga Portugal nos últimos dois anos e também a última Taça de Portugal. Tenho de dar o meu máximo em cada treino e em cada jogo para poder competir”, referiu.

Por fim, a cara nova em Alvalade deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mal posso esperar por vê-los no estádio”.

1 Curtiu

https://x.com/SportingCP/status/1953179997583425821

https://x.com/SportingCP/status/1953168916701954181

Não conheço, espero que ofensivamente seja um Porro. Para defesas já temos o Fresneda.

Bem vindo, Georgios! Vamos ao tri!

Bem vindo e boa sorte.

Bem vindo e que deixes saudades um dia quando saíres. Seria bom sinal.

O vídeo de apresentação está muito bom!

Bem vindo, Georgios! Sê feliz com a verde e branca

A reação dos adeptos do Pana está a ser muito diferente de quando, por exemplo, saiu o Sotiris.

Isso não quer dizer nada, claro, até porque o nível da liga grega é consideravelmente pior, mas o Pana é um clube com uma massa adepta ferverosa e exigente.

Depois de tudo o que fui lendo e vendo, vou ficando mais convencido.

Se não fosse futebolista era médico diz ele.

Já se fizessem isso nos rabolhos, aposto que responderiam uma das seguintes : a) desempregado b)traficante c)prostituto travesti.

É lidar.

8 Curtiram

Por acaso reparei nisso

Todos estão tristes com a venda

1 Curtiu

Não é um nome sexy (no pun intended), daí alguma desilusão em alguns adeptos.

Não vou dizer que o conheço, estaria a mentir se o fizesse. Mas do pouco que fui vendo e de algumas coisas que fui lendo, parece ser um reforço interessante, que vai acrescentar.

Bem vindo! O teu sucesso será o nosso sucesso!

Entretanto fui ver comentários dos gregos pelo Reddit e até parecem curtir do Vagiannidis, pelo menos:

- He struggles a bit in defence, but he is very good offensively. He was the most dangerous Panathinaikos player last season despite being a defender

- Wish our league could hold onto these talents. Sucks

- This is a good transfer for Sporting, he was Panathinaikos’ best player. Sporting managed to thread the needle in the end, they didn’t make the mistake to spend a shitload of money for Ioannidis (not even worth half of what Panathinaikos was asking for) and spent them for the player who was worth it.

- He’s a very good young player. Strong, fast and very good going forward. Hope Sporting develop him further. He’s going to be the RB for this golden generation of our National team.

- Even if he played for a rival, he was one of the few players that i respected, just need to defend a little better at times.

4 Curtiram

Bem-vindo, Georgios!

Que tenhas muito sucesso com a Verde-e-Branca!

1 Curtiu

Já há valores oficiais?

De qualquer forma, que tenha muito sucesso no nosso clube e pegue de estaca no 11 (estávamos a precisar de um DD com nível há já algum tempo).

Não o conheço. Como habitual, vou dar algum tempo para que me demonstre que é um upgrade face ao actualmente existente. Neste caso, que mostre ser superior a Fresneda e Travassos.

Se sim, justifica-se a aquisição.

Não que seja o be all end all, mas ver tantos elogios ofensivos e depois ver que tem 3 golos e 4 assistências em 109 jogos entre seleção e clube a jogar num campeonato como o grego…

O output ofensivo depende do contexto, mas jogando no Pana, num campeonato como o grego, trazer a parte ofensiva como motivo da compra e ter esses números… alguma coisa não bate certo.

Vamos ver se acrescenta coisas a nível ofensivo, de facto.

1 Curtiu

Penso rigorosamente o mesmo. Algo de errado não está certo.

Na análise do nº de assistências não nos podemos esquecer deste fator:

9 Curtiram