Essa é a minha leitura no comunicado dos Moçambicanos.
Mas sim, é um comunicado dúbio que deixa abertura a várias leituras diferentes.
Inicialmente estava assim:
“O acordo foi simples: empréstimo de um ano com opção de compra. E no final dessa época o Sporting podia exercer a opção de compra de 90% do passe do jogador, ficando o Amora com 10%. Mas nessa altura o Amora só já tinha 15% dos direitos económicos e os outros 85% eram, e são, da Associação Black Bulls. E é esse o contrato que está registado na FIFA”, segundo Rafik Sidat
Entretanto ofereceram-nos 25% do Geny, e o restante: 65% - podíamos ter comprado por 600mil e o Amora continuava a ter 10%.
Agora a notícia (novamente no DN) é que comprámos 65% ao Amora por 2,25M e depois este comunicado a dizer que pagámos 1M ao Black Bulls.
Ainda está aqui a faltar informação mas a mim fazia-me mais sentido ser que comprámos os 65% por 2,25 total - 1,25 para o Amora e 1M para o Black Bulls.
Já não podem restar dúvidas que vai sair. Menos de 25M (incluindo objectivos) e não aprovo, é um jogador útil e diferente dos que temos.
Isso não é possível em simultâneo. A opção de compra do lado do Sporting deixava sempre 10% nas mãos do Amora. Isso foi revelado pelos administradores do Black Bulls, ex-administradores da SAD do Amora.
Verdade.
Se não enganei nas contas, e assumindo que os valores desse artigo são verdadeiros, então o Sporting paga:
1.25M por 5% (no máximo) ao Amora que ainda fica com 10%
1M por 60% (no máximo) ao Black Bulls
Para recuperar o investimento desses 5% é preciso uma proposta, no mínimo, de 28M.
Não, a Amora FC SAD (não o clube) tinha 75% dos direitos desportivos do Geny.
A verba que recebesse da alienação dessa parcela do passe, seria dividida com o Black Bulls á razão de 15-85. 85% para o Black Bulls e 15% para a Amora FC SAD.
Se foram negociados separadamente, quer dizer que o Sporting comprou ao Amora FC SAD 65% dos direitos desportivos, e a sua parcela de direitos económicos relativa á percentagem adquirida, por 2,25M€ e a totalidade do que o Black Bulls teria a receber pela quantia de 1M€
Acho isto pouco lógico também, não me faz sentido nenhum. O melhor será esperar pelo Relatório e Contas.
sim iam dar mais dinheiro a quem tem menos percentagem do passe?
não tem sentido.
a não ser que tenha existido uma negociata entre Amora e Black Bulls ou entre Black Bulls e Sporting CP e os Moçambicanos tenham apertado o Amora para aceitar a negociação com o Sporting CP .
E para que se perceba o porquê desta divisão entre a SAD do Amora e o Black Bulls, tem a ver com o facto do jogador ter sido colocado em Portugal a custo zero, quando o investidor do Black Bulls e o do Amora eram virtualmente o mesmo.
Neste momento o Sporting fica com 90% do passe, o Amora FC SAD 10%, e o Black Bulls sai da equação.
tudo muito dúbio. Só com o relatório se vai descobrir.
Não. Foram negociações paralelas. As valorizações é que não batem certo, mas quando não tens obrigatoriedade de vender, o preço é feito por quem vende, e quem quer comprar paga.
Logo, pelos 65% do passe e pela retirada do Black Bulls da equação, o Sporting paga 3,25M€.
Era de esperar que fosse complexo.
Entre o deve e o haver, o Sporting paga muito mais do que se tivesse pago a cláusula negociada com a anterior direcção da Amora SAD, mas eventualmente menos do que a actual Amora SAD exigia.
E o 10% custa mais dois ou 3 milhões, se for vendido por 20 ou 30 milhões€.
Espero que não o vendam, 20 milhões€ por um jogador como ele é uma pechincha.
Péssima negócio, que se podia ter feito por 600 mil€ e anda-se neste enrolo todo.
Não custa porque não é o Sporting a pagar.
É dinheiro que não recebes.
Parece a mesma coisa, mas contabilisticamente não é.
a mim o que me fez espécie , é o comunicado dos Blak Bulls .
1.º falar da totalidado do passe vendido ao Sporting
2.º 0 referências ao Amora.
3.º dizem que em vez de 600 mil euros ( que segundo parece era o valor da opção de compra ) receberam 1 M pela venda da TOTALIDADE do passe .
Referência ao Amora , 0.
Mas quais 10%? A opção de compra do Sporting que existia deixaria sempre o Amora com 10%. O Sporting não abdicou disso ao não exercer a opção há uns anos.
Inicialmente fiquei com a impressão que o Blak Bulls tnha recebido 1 milhão€, pela parte do passe dele (que era 75% e desses 75% o Amora tinha direito a 10%), ou seja pensei que o Amora tinha recebido 0.
Até pensei que o Sporting tinha "ameaçado"que não vendia o jogador e recebia bola e assim cederam a parte da venda deles.
What?
Esquece.