Geny Catamo

Não pode jogar avançado no terreno do lado esquerdo. Não tem capacidade/qualidade para isso.

O Geny é bom a receber aberto, do lado direito e com espaço. Nisso é fortíssimo, pois vai arrancar para cima dos adversários vezes sem conta e vai ter quase sempre sucesso. E ainda tem a vantagem de puxar para o centro e rematar. Na esquerda está completamente limitado, sobretudo, a jogar mais adiantado no terreno, onde o espaço é bem mais reduzido.

A grande diferença dos alas para os extremos. Quem joga a “extremo” (Pote, Trincão e Edwards, por norma), vai receber com o adversário em cima, maior parte das vezes vai receber a bola por dentro e de costas, vai ter de decidir rápido e ao primeiro toque. Já quem joga na ala (NSantos, Quenda, Geny…) vai receber por fora, com espaço para encarar e decidir se vai para cima, se faz o passe, se recua, etc. É um mundo de diferenças. Dai o perfil dos alas ser totalmente oposto dos jogadores que jogam mais à frente. Se o Geny jogasse mais subido no lugar do Trincão ia ter dificuldades, a jogar na esquerda pior ainda.

O Pote ou o Trincão não tinham a capacidade de fazer o que o Geny faz naquela posição, uma vez que não têm a sua capacidade de explosão e de arranque, mas o Geny ainda menos tem valências para fazer o que os dois fazem a jogar mais avançados no terreno. O perfil e a posição são bem distintos.

Obviamente, não esteve nada bem.

1 Curtiu

já se sabe que na esquerda ele é mau. perde 90% da sua influência na equipa. ponto.

agora não ganhar uma única dividida, seja na esquerda, seja no meio campo para onde fugiu diversas vezes? porra, foi um exagero.
passou mais tempo no chão do que em pé. quando uma equipa perde os duelos individuais de forma recorrente, os ressaltos de forma invariável, isso não tem a ver com sorte ou azar, com ser melhor na direita ou na esquerda. tem a ver com atitude, com a forma como se abordam esses lances.

ontem foi um a menos. sempre de braços em baixo. e a colocação na esquerda não justifica tudo.

O Geny precisa de embalo. Ontem, não houve espaço nem capacidade física para isso.
O problema é que estava na cara que isso ia acontecer.

Lol.

Como foi constantemente pressionado, recebeu sempre com os apoios trocados.
Não sendo ideal, bastava ter trocado com o Trincão.

Ontem acho que se percebeu bem aquelas declarações do Amorim que via o Mateus como alternativa ao Pote.

1 Curtiu

No caso do Nuno Santos sem dúvida, quanto ao Geny discordo se jogar como ala direito. Já provou contra Benfica, Porto, Atalanta que tem pedalada

O único problema do Geny é que nesse lugar joga um sobre-dotado, quando ele é “apenas” muito bom.

1 Curtiu

Viste o treinador mexer no que era obvio e pelo menos testar o Geny na frente do lado direito? Não, viste o tentar mudar o Trincão de lado e só isso já com o Geny fora, benefício da dúvida só para alguns.

Óbvio que tem de jogar á direita na ala, sendo o Quenda mais forte perto da baliza mas porra, foi tão evidente que aos 10 min já podia ter mudado o Geny de lado, nem digo subir o Quenda e meter o Geny na posição de “origem” mas pelo menos mete lo na direita á frente onde tem muito mais recursos.

Fica difícil não ir abaixo mentalmente quando: Gyo que é o monstro da equipa está sozinho e a perder constantemente os lances ( muitos em falta), a forma parva como sofres o golo e quase outro a seguir com lesão, quando os teus médios não assumem o jogo, recuam e não ganham uma bola, e tem de ser um puto de 17 anos a levar a equipa para frente, que nem foi assim tão solicitado, um Trincão que não pressiona nestes jogos, desiste de lances e tem de ser um Bragança quase a PL a conseguir dar algum conforto e confiança com bola.

O Geny teve horrível, ma decisão do treinador, acontece, era fácil de prever e ainda mais fácil de corrigir sem o tirar de campo, mas fds tirando o Israel, Quenda, Bragança + os 10 min de Maxi/Harder e não se aproveitou nadinha, quer coletiva quer individualmente.

1 Curtiu

É o que é. Eu gostava muito de jogar como defesa. Central ou esquerdo. Porquê? Porque não me dava bem de costas para a baliza, preferia olhar e ver o jogo diretamente, passava bem a bola a longa distância, bom remate, esquerda de trivela ou direita de fora para dentro. Nunca me consegui a adaptar a meio porque quando tinha de rodar com um jogador nas costas, sentia sempre mais dificuldade.
Os jogadores têm todos as duas características. Quem é que como miúdo diz: “o meu sonho é ser um grande defesa central”? Todos querem marcar golos. Depois, lá se vai percebendo as características de cada um. Não é por acaso que o Geny andou sempre como avançado e faltava sempre algo e “explode” como ala, ainda por cima do lado contrário ao seu pé. Cada qual é o que é. E o Geny não é extremo esquerdo, muito menos avançado interior para segurar bola de costas para a baliza.

1 Curtiu

Jogo completamente inconsequente.

1 Curtiu

Está com uma crise de confiança que não é brincadeira.

Não é nem nunca será um craquezão.

Tem no entanto características específicas que já nos deram e continuarão a dar alegrias, rápido, explosivo com remate fácil, mas é bom que não se exija demasiado não é particularmente inteligente e não vai evoluir mais que isto.

Parece-me que o Geny é o exemplo perfeito do jogador criado pelo Amorim, pessoalmente não veria com maus olhos que fosse vendido quando o Amorim sair e enquanto ainda tem mercado se não prevejo que se tornará num Yannick Djalo, Carlos Mane ou Jovane, é que assim que passar o momentum perderá todo o valor de mercado.

Tem uma finta um bocado larga, contra um adversário tão encolhido fica difícil. Edwards fez falta ontem.

Não me parece que o problema seja a finta larga (que tem), mas sim a pouca variedade de movimentos.

Se em 90% das jogadas for para dentro, fica fácil antecipar o movimento e cortar o remate/cruzamento.

Cada vez que vai para a linha de fundo, raramente não ganha a frente do lance.
Devia investir mais vezes nesse tipo de lances, sei que a falta do pé direito lhe tira acerto no cruzamento, mas ele tem de introduzir essa dúvida na cabeça dos adversários, senão frente a blocos mt baixos, desaparece do jogo.