Resumindo do modo mais simples possível os Genpets, a Bio.Genica e o website Genpets.com são completamente falsos. A realidade é que esses “animaizinhos” são esculturas de uma obra de arte fantástica criada em 2005 pelo desenvolvedor web (web developer) e escultor Adam Brandejs.
Descobrir isso é fácil. Basta entrar no site Genpets.com e clicar no link [url]http://www.genpets.com/about.php[/url] que está no rodapé da página. Após um curto texto sobre a companhia existe um esclarecimento que traduzi, adaptei e reproduzo abaixo (mas não acredite em mim, acesse o original e confira!):
[i]Aviso: acalme-se, pare e pense. Pesquise um pouco, respire e considere sua reação e pensamentos sobre o assunto que esse site aborda. Se você ficou animado com o produto apresentado, talvez precise parar e pensar ainda mais que as outras pessoas.
Explicação rápida: os Genpets compõe uma premiada instalação artística de esculturas que desde 2005 são exibidas em galerias de arte e museus ao redor do mundo, além de ter milhões de acessos a seu site.
Escrevi o conteúdo do site Genpets.com com uma grande dose de sarcasmo. Mesmo que as imagens e a página possam parecer ‘reais demais’, como algumas pessoas reclamam, sua simples leitura deveria ser suficiente para saber que não é real. Se isso não for suficiente, nem a inexistência de preços, de imagens dos pets fora da embalagem e do fato de que a ciência não alcançou esse nível de desenvolvimento, há essa explicação que espero que você esteja lendo.[/i]
Os Genpets reforçam um problema sério: aceitar as informações que recebemos como reais e inquestionáveis. Quem acompanha o Ciensinando vai logo se lembrar do cattywampus, outro animalzinho de mentira que foi popularizado em “O melhor professor que já tive”, maior sucesso do blog.
A história dos Genpets também ilustra como a falta de pensamento crítico pode desinformar. Mesmo sete anos após seu lançamento, as esculturas ainda são divulgadas como um produto verdadeiro. Uma publicação no Facebook por exemplo circula – até o momento – com 288 “curtidas” e 383 comentários. Mas o pior são os 1277 compartilhamentos, atestando que os Genpets ainda têm um longo caminho pela internet. O estrago pode ser visto em alguns dos comentários:
[i]A que ponto chegamos! Lamentável , um fato desse mostra a que ponto chega a carência humana ! que mentes são essas que acham que vão ajudar o ser humano em alguma coisa?
A ciência a serviço do desamor!!!
esses filhas da p*$# deviam estar pensando em salvar as nossas vidas, o nosso planeta ficam brincando de aula de ciencia. vao tudo pra pqp!!
Que m&$%@, tanta coisa melhor para fazer, só pode ser o fim do mundo mesmo, tanta criança passando fome no mundo e uns e outros, jogando dinheiro fora, vai fazer coisa mais util para ajudar quem realmente necessita,olha em sua volta a natureza te agradece……………
Eles inventam coisa pior que isso , só que ainda não mostraram pra humnidade, eu não duvido. Ah, as vacinas infantis tem microchips, pra monitorar as pessoas no mundo, e as vacinas de adulto também.[/i]
Pelo menos alguns – poucos – usuários comentaram a falsidade da notícia e a falta de responsabilidade do veículo que a divulgou. Talvez ainda haja esperança apesar do cenário sombrio, mas para melhorar essa situação será necessário um esforço gigantesco de conscientização e educação.
Fontes:
Portfolio online de Adam Brandejs – [url]http://www.brandejs.ca/details.php?view=genpets[/url]
Genpets.com - [url]http://www.genpets.com/index.php[/url]