Gelson é a mais recente estrela que emerge no futebol angolano e está prestes a chegar ao futebol português. O avançado que tem brilhado no Girabola, liderando a lista dos melhores marcadores com 20 golos, a quatro jornadas do fim, está a pouco menos de um mês de chegar à Academia leonina.
O acordo estabelecido o ano passado entre o 1º de Agosto e o Sporting passa a ter efeito somente a 1 de Janeiro, mas o avançado, de 20 anos, deverá viajar a meio de Novembro. Kali, representante do jovem avançado, contou à RR a história que uniu o avançado aos leões.
“Quando falam a um miúdo da idade do Gelson, que tinha 18 anos na altura, que pode jogar no Sporting ou no Benfica, obviamente que para ele era um sonho”, começou por dizer.
Kali explica que apesar de Gelson ser “um adepto ferrenho do Sporting, desde criança”, esse factor não determinou a decisão. O dossier desenvolveu-se desta forma, na sequência do protocolo existente entre os leões e o 1º de Agosto.
Kali explica, ainda, que o desejo de Gelson, neste momento, é deixar Angola como campeão pelo 1º de Agosto e melhor marcador da competição. Depois, ele estará pronto para “mudar o chip” e “provar que merece a confiança” de Jorge Jesus.
Até porque nada garante que fique nos leões, uma vez que quando chegar terá que tentar mudar um cenário possível que é ficar pela “equipa B ou ser emprestado”. Não sendo “o cenário ideal é o que existe”, prometendo que o goleador vem “com confiança para se afirmar e mostrar o melhor” de si.
Nesta conversa, Kali explicou também que Gelson é um “ponta-de-lança muito móvel” e que gosta de estar em jogo. “Ele tem faro de golo, é bom técnicamente e apear dos muitos golos também tem muitas assistências”, conclui o representante do máximo goleador do 1º de Agosto.
Gelson Dala, de 20 anos, é internacional angolano e representou sempre o 1º de Agosto. Esta época, tem 20 golos, em 23 jogos.
Confirmado pelo empresário. Parece certo que vem, por isso, bem vindo ! Pode perfeitamente estar aqui uma muito boa surpresa, com um custo bastante reduzido, logo, com pouco risco.
Parece ter potencial e ter boas características de segundo avançado.
Resta saber se vem com tudo e se tem a paciência e a humildade para perceber que primeiro tem que mostrar valor na B, e que só isso é que o poderá fazer ascender à equipa principal.
Faltam poucas jornadas para o Girabola terminar, algumas semanas de férias e o jogador deve apresentar-se em Alvalade ainda antes da paragem de Inverno.
Estou muito curioso com este jovem, a adaptação não vai ser fácil mas se for feita de forma progressiva tem tudo para correr bem.
A segunda volta deverá ser cumprida quase toda pela equipa B.
GELSON DALA APÓS SER CAMPEÃO ANGOLANO: «VOU MAIS CONFIANTE PARA LISBOA»
Avançado reforça Sporting em janeiro
O 1.º de Agosto sagrou-se este sábado campeão angolano e Gelson Dala, reforço do Sporting, não escondeu a felicidade de ter conseguido concretizar um sonho antes de viajar para a capital portuguesa.
“Sempre desejei conquistar um título pelo 1.º de Agosto. Vou mais tranquilo, confiante, para Lisboa”, disse o jovem avançado de 20 anos, após a vitória por 3-0 ao ASA no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Em dezembro do ano passado o clube angolano divulgou o acordo com os leões para a transferência da jovem promessa angolana que fará parte do plantel leonino a partir de janeiro de 2017.
Imagino que tenhas visto muitos jogos do Girabola para chegares a essa conclusão certo?
E mesmo que os tenhas visto, acho que não é preciso dizer que é muito diferente jogar em Angola e em Portugal.
Dito isto, o miudo parece ter potencial mas como é obvio é para crescer inicialmente na equipa B ou no máximo emprestado a um clube de 1ª liga que aposte nele para se ambientar ao nosso campeonato.
Calma. Apesar de todo o talento que o jogador demonstra, 6 meses na equipa B neste momento será o melhor para se adaptar ao clube, à cidade e jogar com frequência. Depois, no próximo Verão deve ser feita uma avaliação quanto à possibilidade do jogador ser integrado na equipa principal.
Imaginas correctamente amigo. Além de ser angolano e estar cá neste momento, vivi por cá alguns anos.
Sei a diferença do Girabola para Portugal e sei que gajos que em Portugal até se safavam muito bem em equipas médias, tipo Mateus ou Zé Kalanga, aqui nem titulares eram. E também sei ver a qualidade técnica de um jogador, jogue em Angola ou na Síria. Consigo perceber que o André e Castaignos são piores que o Gelson tecnicamente e em movimentações e espontaneidade em apenas 10 segundos de cada um.
Já agora o Slimani veio directamente do fenomenal campeonato argelino para o Sporting. Ninguém morreu. Adaptou-se.
E imaginas o Slimani que chegou do campeonato argelino a entrar no 11 da equipa atual do Sporting?
Não digo que o rapaz não tenha qualidade (sinceramente não sei que não vejo jogos do Girabola apenas vi os videos que têm metido no tópico do rapaz), mas até para ele seria mal chegar e integrar logo a equipa A. E o futebol angolano é incomparavelmente mais fácil que o português, sim isto é indiscutível.
Eu não estou a dizer que numa situação ideal, o Gelson deva entrar directamente no plantel principal do Sporting. Estou a dizer que neste momento seria útil numa posição que até temos debilidades (SA ou EE) e dava coisas diferentes que poderíamos aproveitar, embora ainda seja um jogador crú. E sim, estou a dizer que o André e o Castaignos são cepos.
Estas manias de formatar todos os jogadores e achar que todos têm que passar pelas mesmas etapas sem os conhecer não faz sentido. Ou alguém me consegue dizer no que é que o Elias é superior ao Geraldes na posição 8?
Bem, estou muito curioso em ver este puto…, um amigo meu leão dos sete costados que está em Angola, disse-me muito bem dele, muito mesmo… que espero que não seja só da sua visão leonina… ele garante que não…e mais, disse-me que, aposta como que este G.Dala em 6 meses no máximo está na primeira equipa…desconfio, mas que fiquei curioso fiquei… Lewandoski Angolano ?
Com a miséria a que se tem assistido na frente, principalmente na posição de 2o avançado, se calha a engatar e a confirmar as boas indicações, arrisca-se a ser titular… na A.
«Vou aprender muito com Jorge Jesus» - Gelson Dala
12:15 - 11-11-2016
A- A A+
Gelson Dala, avançado angolano de 20 anos, está a caminho de Portugal para representar o Sporting. Em entrevista a A BOLA, o jovem jogador não esconde o entusiasmo com a nova aventura na ainda curta carreira e confessa a ambição de juntar o título de campeão pelo 1.º de Agosto…ao da equipa leonina.
Como encara este desafio de, aos 20 anos, dar o salto do campeonato angolano para ingressar num clube da dimensão do Sporting?
É para mim uma grande responsabilidade, um passo muito importante na minha carreira. Sempre sonhei jogar na Europa, e quando a oportunidade vem por parte de um grande clube como o Sporting, esse sonho é ainda mais lindo. Estou confiante nas minhas capacidades e tudo farei para corresponder às expectativas do Sporting, mas também sei que o plantel é muito valioso e que vou ter de trabalhar no duro para quando aparecer uma oportunidade conseguir agarrá-la.
Chega a Alvalade na condição de campeão angolano. O seu objetivo passa por comemorar, também, o título pelo Sporting?
Sim, conquistámos o título que fugia ao 1.º de Agosto há muitos anos, foi um título que representa muito para mim e para todos os adeptos do D’ Agosto [como é conhecido o clube em Angola], os quais levo no meu coração. Claro que todos nós ambicionamos ganhar títulos, quando representamos clubes enormes como o 1.º Agosto e o Sporting, apenas podemos pensar em vencer e comemorar títulos. Espero que este seja um ano de ouro para mim e para o Sporting e seria lindo poder juntar o título do Sporting ao título do 1.º de Agosto.