Gaffes nas Frequências aéreas

Para não “off-topicar” ( :lol: ) o outro tópico, vou colocar aqui algumas comunicações REAIS que aconteceram no espaço aéreo português e não só.

(créditos do portal Linha da Frente).

- CS-###, autorizado a descolar pista 17, vento ###/##, qnh #### (silêncio) - CS-### copiou? (silêncio) - CS-### did you copy? (silêncio) - CS-### (outro), está a escutar? - Cascais, afirmativo. - CS-### (outro), está a escutar? - Cascais, 5/5. - CS-###, está à escuta? (silêncio) - CS-###, did you copy? (silêncio) - CS-### (outro) consegue ver daí o CS-###? - Afirmativo, Cascais - CS-### (outro) confirme se está tudo bem. - Cascais, aparentemente está tudo bem... - Cascais, CS-### (outro registo mesmo avião silencioso), ready to take-off runway 17. - CS-###, por acaso não é o Cessna que está na cabeceira? - Cascais, afirmativo. - CS-###, por acaso a matrícula dessa aeronave não é CS-###?. - Cascais. Afirmativo. CS-###! Foi lapso.
Aproach de Faro : "Vêe ai os caramelos que eu vou mandar uma mija"
Num voo de Instrução...

ATC: CS-### proceed direct Cascais Bay.
CS-###: Proceding direct Cascais Gay.

ATC: CS-### desça para mil pés, directo a Évora, reporte com o campo à vista. CS-###: A descer para mil pés, directo a Évora. Reportarei à vista. (cerca de 10 minutos depois, o avião encontra-se praticamente à vertical do Aeródromo, sem ter reportado...) ATC: CS-### confirma campo à vista? CS-###: Negativo. ATC: Olhe para baixo!! CS-###: Afirmativo!!
ATC: PortugalxxxX, vacate via S1 to Stand A16.

PortugalXXX: Via s1 to A16, PortugalXXXX.

ATC1: Pois é como te digo a tipa parece um bocado coirata mas tenho-a andado a “com…” e ainda se mexe muito bem?

ATC2: Mas quem?

ATC1: A xxxx das operações.

ATC2: Ai é não me digas! Não sabia…

ATC1: Olha ali o espanhol!

ATC: OK! SkyjetXXXX wind from xxxxº yyyy knots, cleared for line up and take-off rwy 03. After departure approach on 119.10!

ATC: Skyjet?

ATC1: Olha o “cabr…” do espanhol, vai-se embora e não diz nada! (ndr: pudera com a frequencia ocupada)

ATC2: Pois é…

" Ó Lisboa informação, daqui é o Cs-***, não se arranja aí um vectorzinho para eu ir para casa?"

“Ó Cs-***, então e onde é que mora!”

Em 118.2: - Dear crew this is your capt. speaking. We are little late and lost the slot...(1/2 minutos de conversa de cabine sobre temas de interesse para a tripulação)

Finalmente o Piloto pára de falar e desbloqueia a frequência. A torre diz:

TWR: -XPT123 you have been transmiting on 118,2.

XPT123: -Shit I’ll have to say it all again !

LPPT (Lisboa), há uns 15 anos:

Twr: Delta (ou TWA, não me lembro), proceed holding point 03, via x, y, z…

Delta: Could you say again?

Twr: Delta xx, proceed holding point 03, etc, etc.

Delta: I’m really sorry, could you say that again?

Twr (tom enfadado): Proceed holding point 03 via… (tudo outra vez)

Delta: Ok, copied all. Thank you m’am.

Twr (muito irritada): I’m not a man, I’m a woman!!!

Ouvido na freq. da Torre (LPPT) na véspera de Natal de 2005. A conversa desenrolou-se mais ou menos assim (de memória):

(Salvo erro a acft em causa era um PGA)

Acft: Lisbon Tower, boa tarde. PGAxxx established ILS rwy03
Twr: PGAxxx, boa tarde. Winds xxx with xx, continue approach.
PGAxxx: PGAxxx, roger. Continuing approach.

O PGA continua a aproximação … aterra … liberta a pista… e uns segundos depois, ouve-se a torre:

Twr: Ó PGAxxx… eu dei-lhe o clear to land ??
Acft: Não … mas nós olhamos pra baixo e vimos a pista limpa … e aterramos. Estamos a libertar a pista por S1…
Twr: Bem me parecia que me tinha esquecido de qq coisa… PGAxxx, contacte Ground em 121.75. Feliz Natal.

Ainda houve umas valentes gargalhadas ali ao lado da 03 no meio dos spotters

-CS-###, Cascais, intenções? -Cascais, CS-### é possível ir até ao cacém? -Cs-###, negativo, cacém pertence a Lisboa e não está autorizado. -Cascais, era para ver a minha casa... (pausa quase um eternidade) -CS-### não posso autorizar...
-CS-###, Cascais, clear to land runway 35 wind ###/## -Cascais, rgr clr to land rwy 35. (outro interlocutor) -Olha o ####, tudo bem pá? -Olha o ####, tudo bom! -Então quando é que vais lá almoçar? -É pá, deixa-me aterrar primeiro...
Depois de várias tentativas falhadas de entrar na frequencia

Alfa: Bravo recebes-me agora?
Bravo: Recebo Alfa 5/5.
Alfa: Eh pah, tinha metido aqui o jack ao contrario com o do pendura, por isso é que não conseguia entrar.
Bravo: Pois isso às vezes lá em casa também acontece, meto o jack ao contrário e a mulher deixa de falar…!

:shock: :lol:

Uma bela e solarenga tarde Primaveril decorria o ano de 1995.

Lisboa App: Óh CS-xxx, poder-me-ia confirmar em que zona está neste momento a voar/passar?

(Num Tom “Ok, Eu cá sou o maior e vim voar c’a minha Garina”)
CS-xxx: Como sempre habitual por esta hora, encontro-me á vertical de xxx, a apreciar esta tão linda tarde de Primavera, a ver a Natureza, e á espera que o sol se ponha no horizonte para a pessoa que levo ao meu lado, tambem poder apreciar este espéctaculo tao lindo e belo…

(Num Tom Irónico)Lis App: Olhe CS-xxx, então pra sua informação e da sua Companhia/Companheira, sugiro que volte imediatamente no Rumo xxx, pois como já vem sendo habitual, e por esta hora, irá atravessar uma zona em Notam, de fogos reais, exercicios militares de Tiro, e se nao o fizer, de certeza que ainda irá assistir a um espectaculo mais interessante e luminoso que o por do sol…

CS-xxx: Concerteza Lisboa, é pra já…As minhas Desculpas

LPPD_APP: RZO123 contacte Santa Maria 132.15. Boa noite e boas festas. RZO123 : 132.15. Então, vai passar as festas onde? LPPD_APP: Vou passar o Natal no Continente. RZO123 : Vai na nossa companhia, espero! LPPD_APP: Não! Vou na companhia dos meus filhos... (...) silêncio (...) RZO123 : 132.15, boas festas.
Pilot: 'Good morning, Bratislava.' Tower: 'Good morning. Please note: This is Vienna.' Pilot: 'I am now on landing approach to Bratislava.' Tower: 'This really is Vienna.' Pilot: 'Vienna?' Tower: 'Yes.' Pilot: 'But why? We wanted to go to Bratislava.' Tower: 'Okay. Then abort your landing approach and turn left.'
Tower: 'Height and position?' Pilot: 'I am 1.80 m and I'm sitting in the front on the left side.'
Esta foi contada por um Piloto Instrutor amigo meu, numa Navegação VFR a Evora...

CTA - CS-XXX , Traffic at seven o´clock , report traffic in sight
Aluno Piloto - I HAVE THE TRAFICO IN SIGHT!

Logo de seguida vira-se para o Instrutor e diz: “Eu sei, eu sei…dou sempre este erro!”

Porto...tarde de futebol...Mundial de 2006...Portugal x Irão...uma pasmaceira infinita, mas como queria melhorar a fotografia do 20 Star Alliance... Torre: Portugal XXX clear to land runway 35 Acft: Clear to land runway 35...já agora...como é que está o jogo? Torre: dois zero marcou o Ronaldo de penalti Acft: obrigado...é para dizer aos passageiros

no fim do jogo e apesar de não haver nenhum avião par aterrar nem para descolar, ainda houve tempo para ouvir…

Tower: a quem interessar três zero

Lisboa, já há uns anos. Iberia na final quando se houve: Iberia: excuse me madam, but is that the Salazar bridge? Torre: (silêncio)...no sir...that is the vinte cinco de abril bridge Iberia: ok...its been a while since I landed in Lisboa
Ouvido em LPPT 118.1 Juro que não sei no que a senhora estava a pensar:

Tower:Lufthansa Four SEX…SIX…

Lisboa, Domingo à tarde em 98: TPxxx aterra, vaga no S1; TWR: TPxxx, vc é o Cmd yyy? Tapxxx: Sou, porquê? TWR: No nosso meio conhecemo-lo bem! Tem uma voz muito característica!

Entretanto aterra um PGA, liberta a pista e ouve-se o TPxxx já a entrar no
A05:
Oh TWR, vc é o zzzz?
TWR: Sou sim Comandante!
TPxxx: Pois… nós no nosso meio tb o conhecemos bem!!! Tb tem uma voz muito característica!.. É o voz de maricas!!! Adeus e boa tarde.

Twr: clickair xxx clear for take off runway zero three buen vuelo y hasta mañana acft: clickair xxx cleared for take off runway zero three e pode falar em português que eu sou nacional twr: ahh.....(silêncio)...
no dia do Portugal-Holanda no Euro 2004, fui fazer o Amsterdão dessa manha, e a chegar deram-nos a pista 18R (a tal que a seguir temos um taxi de 20 minutos, +/- 6 Km até chegar ao estacionamento). Ainda no vento de cauda perguntei se a 18C estaria disponível, pois havia outros aviões a serem vectorizados para lá, e a resposta foi negative. Aí uns 10 segundos depois ouvimos: "Ok, Air Portugalxxx, you are cleared for rwy18C, this time you were lucky, but tonight you won´t be......"

gargalhada geral na frequencia (e ainda bem que ele se enganou…)

Há aí alguns diálogos altamente!! :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: …escuto!!! :twisted: :twisted:

Algumas são lindas … outras são secas … outras não as percebo :smiley:

Pilot: ‘Good morning, Bratislava.’
Tower: ‘Good morning. Please note: This is Vienna.’
Pilot: ‘I am now on landing approach to Bratislava.’
Tower: ‘This really is Vienna.’
Pilot: ‘Vienna?’
Tower: ‘Yes.’
Pilot: ‘But why? We wanted to go to Bratislava.’
Tower: ‘Okay. Then abort your landing approach and turn left.’

:lol: :lol: