Para não “off-topicar” ( :lol: ) o outro tópico, vou colocar aqui algumas comunicações REAIS que aconteceram no espaço aéreo português e não só.
(créditos do portal Linha da Frente).
- CS-###, autorizado a descolar pista 17, vento ###/##, qnh #### (silêncio) - CS-### copiou? (silêncio) - CS-### did you copy? (silêncio) - CS-### (outro), está a escutar? - Cascais, afirmativo. - CS-### (outro), está a escutar? - Cascais, 5/5. - CS-###, está à escuta? (silêncio) - CS-###, did you copy? (silêncio) - CS-### (outro) consegue ver daí o CS-###? - Afirmativo, Cascais - CS-### (outro) confirme se está tudo bem. - Cascais, aparentemente está tudo bem... - Cascais, CS-### (outro registo mesmo avião silencioso), ready to take-off runway 17. - CS-###, por acaso não é o Cessna que está na cabeceira? - Cascais, afirmativo. - CS-###, por acaso a matrícula dessa aeronave não é CS-###?. - Cascais. Afirmativo. CS-###! Foi lapso.
Aproach de Faro : "Vêe ai os caramelos que eu vou mandar uma mija"
Num voo de Instrução...ATC: CS-### proceed direct Cascais Bay.
CS-###: Proceding direct Cascais Gay.
ATC: CS-### desça para mil pés, directo a Évora, reporte com o campo à vista. CS-###: A descer para mil pés, directo a Évora. Reportarei à vista. (cerca de 10 minutos depois, o avião encontra-se praticamente à vertical do Aeródromo, sem ter reportado...) ATC: CS-### confirma campo à vista? CS-###: Negativo. ATC: Olhe para baixo!! CS-###: Afirmativo!!
ATC: PortugalxxxX, vacate via S1 to Stand A16.PortugalXXX: Via s1 to A16, PortugalXXXX.
ATC1: Pois é como te digo a tipa parece um bocado coirata mas tenho-a andado a “com…” e ainda se mexe muito bem?
ATC2: Mas quem?
ATC1: A xxxx das operações.
ATC2: Ai é não me digas! Não sabia…
ATC1: Olha ali o espanhol!
ATC: OK! SkyjetXXXX wind from xxxxº yyyy knots, cleared for line up and take-off rwy 03. After departure approach on 119.10!
ATC: Skyjet?
ATC1: Olha o “cabr…” do espanhol, vai-se embora e não diz nada! (ndr: pudera com a frequencia ocupada)
ATC2: Pois é…
" Ó Lisboa informação, daqui é o Cs-***, não se arranja aí um vectorzinho para eu ir para casa?"“Ó Cs-***, então e onde é que mora!”
Em 118.2: - Dear crew this is your capt. speaking. We are little late and lost the slot...(1/2 minutos de conversa de cabine sobre temas de interesse para a tripulação)Finalmente o Piloto pára de falar e desbloqueia a frequência. A torre diz:
TWR: -XPT123 you have been transmiting on 118,2.
XPT123: -Shit I’ll have to say it all again !
LPPT (Lisboa), há uns 15 anos:Twr: Delta (ou TWA, não me lembro), proceed holding point 03, via x, y, z…
Delta: Could you say again?
Twr: Delta xx, proceed holding point 03, etc, etc.
Delta: I’m really sorry, could you say that again?
Twr (tom enfadado): Proceed holding point 03 via… (tudo outra vez)
Delta: Ok, copied all. Thank you m’am.
Twr (muito irritada): I’m not a man, I’m a woman!!!
Ouvido na freq. da Torre (LPPT) na véspera de Natal de 2005. A conversa desenrolou-se mais ou menos assim (de memória):(Salvo erro a acft em causa era um PGA)
Acft: Lisbon Tower, boa tarde. PGAxxx established ILS rwy03
Twr: PGAxxx, boa tarde. Winds xxx with xx, continue approach.
PGAxxx: PGAxxx, roger. Continuing approach.O PGA continua a aproximação … aterra … liberta a pista… e uns segundos depois, ouve-se a torre:
Twr: Ó PGAxxx… eu dei-lhe o clear to land ??
Acft: Não … mas nós olhamos pra baixo e vimos a pista limpa … e aterramos. Estamos a libertar a pista por S1…
Twr: Bem me parecia que me tinha esquecido de qq coisa… PGAxxx, contacte Ground em 121.75. Feliz Natal.Ainda houve umas valentes gargalhadas ali ao lado da 03 no meio dos spotters
-CS-###, Cascais, intenções? -Cascais, CS-### é possível ir até ao cacém? -Cs-###, negativo, cacém pertence a Lisboa e não está autorizado. -Cascais, era para ver a minha casa... (pausa quase um eternidade) -CS-### não posso autorizar...
-CS-###, Cascais, clear to land runway 35 wind ###/## -Cascais, rgr clr to land rwy 35. (outro interlocutor) -Olha o ####, tudo bem pá? -Olha o ####, tudo bom! -Então quando é que vais lá almoçar? -É pá, deixa-me aterrar primeiro...
Depois de várias tentativas falhadas de entrar na frequenciaAlfa: Bravo recebes-me agora?
Bravo: Recebo Alfa 5/5.
Alfa: Eh pah, tinha metido aqui o jack ao contrario com o do pendura, por isso é que não conseguia entrar.
Bravo: Pois isso às vezes lá em casa também acontece, meto o jack ao contrário e a mulher deixa de falar…!
:shock: :lol:
Uma bela e solarenga tarde Primaveril decorria o ano de 1995.Lisboa App: Óh CS-xxx, poder-me-ia confirmar em que zona está neste momento a voar/passar?
(Num Tom “Ok, Eu cá sou o maior e vim voar c’a minha Garina”)
CS-xxx: Como sempre habitual por esta hora, encontro-me á vertical de xxx, a apreciar esta tão linda tarde de Primavera, a ver a Natureza, e á espera que o sol se ponha no horizonte para a pessoa que levo ao meu lado, tambem poder apreciar este espéctaculo tao lindo e belo…(Num Tom Irónico)Lis App: Olhe CS-xxx, então pra sua informação e da sua Companhia/Companheira, sugiro que volte imediatamente no Rumo xxx, pois como já vem sendo habitual, e por esta hora, irá atravessar uma zona em Notam, de fogos reais, exercicios militares de Tiro, e se nao o fizer, de certeza que ainda irá assistir a um espectaculo mais interessante e luminoso que o por do sol…
CS-xxx: Concerteza Lisboa, é pra já…As minhas Desculpas
LPPD_APP: RZO123 contacte Santa Maria 132.15. Boa noite e boas festas. RZO123 : 132.15. Então, vai passar as festas onde? LPPD_APP: Vou passar o Natal no Continente. RZO123 : Vai na nossa companhia, espero! LPPD_APP: Não! Vou na companhia dos meus filhos... (...) silêncio (...) RZO123 : 132.15, boas festas.
Pilot: 'Good morning, Bratislava.' Tower: 'Good morning. Please note: This is Vienna.' Pilot: 'I am now on landing approach to Bratislava.' Tower: 'This really is Vienna.' Pilot: 'Vienna?' Tower: 'Yes.' Pilot: 'But why? We wanted to go to Bratislava.' Tower: 'Okay. Then abort your landing approach and turn left.'
Tower: 'Height and position?' Pilot: 'I am 1.80 m and I'm sitting in the front on the left side.'
Esta foi contada por um Piloto Instrutor amigo meu, numa Navegação VFR a Evora...CTA - CS-XXX , Traffic at seven o´clock , report traffic in sight
Aluno Piloto - I HAVE THE TRAFICO IN SIGHT!Logo de seguida vira-se para o Instrutor e diz: “Eu sei, eu sei…dou sempre este erro!”
Porto...tarde de futebol...Mundial de 2006...Portugal x Irão...uma pasmaceira infinita, mas como queria melhorar a fotografia do 20 Star Alliance... Torre: Portugal XXX clear to land runway 35 Acft: Clear to land runway 35...já agora...como é que está o jogo? Torre: dois zero marcou o Ronaldo de penalti Acft: obrigado...é para dizer aos passageirosno fim do jogo e apesar de não haver nenhum avião par aterrar nem para descolar, ainda houve tempo para ouvir…
Tower: a quem interessar três zero
Lisboa, já há uns anos. Iberia na final quando se houve: Iberia: excuse me madam, but is that the Salazar bridge? Torre: (silêncio)...no sir...that is the vinte cinco de abril bridge Iberia: ok...its been a while since I landed in Lisboa
Ouvido em LPPT 118.1 Juro que não sei no que a senhora estava a pensar:Tower:Lufthansa Four SEX…SIX…
Lisboa, Domingo à tarde em 98: TPxxx aterra, vaga no S1; TWR: TPxxx, vc é o Cmd yyy? Tapxxx: Sou, porquê? TWR: No nosso meio conhecemo-lo bem! Tem uma voz muito característica!Entretanto aterra um PGA, liberta a pista e ouve-se o TPxxx já a entrar no
A05:
Oh TWR, vc é o zzzz?
TWR: Sou sim Comandante!
TPxxx: Pois… nós no nosso meio tb o conhecemos bem!!! Tb tem uma voz muito característica!.. É o voz de maricas!!! Adeus e boa tarde.
Twr: clickair xxx clear for take off runway zero three buen vuelo y hasta mañana acft: clickair xxx cleared for take off runway zero three e pode falar em português que eu sou nacional twr: ahh.....(silêncio)...
no dia do Portugal-Holanda no Euro 2004, fui fazer o Amsterdão dessa manha, e a chegar deram-nos a pista 18R (a tal que a seguir temos um taxi de 20 minutos, +/- 6 Km até chegar ao estacionamento). Ainda no vento de cauda perguntei se a 18C estaria disponível, pois havia outros aviões a serem vectorizados para lá, e a resposta foi negative. Aí uns 10 segundos depois ouvimos: "Ok, Air Portugalxxx, you are cleared for rwy18C, this time you were lucky, but tonight you won´t be......"gargalhada geral na frequencia (e ainda bem que ele se enganou…)