Marcia Ferreira - Paralympic Sport Director
· 7 h ·
Faz hoje 3 anos que assumi as funções de responsável pelo Departamento Paralímpico do Sporting Clube de Portugal.
Hoje podemos orgulhar-nos de sermos a maior potência desportiva paralímpica, reconhecidos internacionalmente como um exemplo a seguir.
Conquistamos 3 taças de campeões europeus, transformamos radicalmente o panorama desportivo das pessoas com limitações físicas.
Perdoem-me se fujo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mas no Sporting não fazemos essas distinções, são atletas, que honram a camisola com Esforço, Dedicação e Devoção.
Uma das maiores conquistas, se não a maior, foi a mudança de mentalidades e a forma como a sociedade passou a encarar estes nossos atletas, como campeões.
Aproximam-se os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Na sua história o Sporting conta com 8 presenças e 4 medalhas:
Susana Barroso - natação - Barcelona 1992 - Bronze
Genrik Pavliukianec - goalball - Rio 2016 - Ouro
Luis Gonçalves - atletismo - Rio 2016 - Bronze
Leomon Moreno - goalball - Rio 2016 - Bronze
Este ano foi o melhor ano da história do clube em conquistas pelos nossos atletas, mas não me conformo, representar o Sporting não me permite conformar e o meu compromisso com o clube é que 2020 será o melhor ano desportivo.
A meta de (numa edição dos Jogos Paralímpicos) duplicar a representação e duplicar as medalhas paralímpicas, é algo que muitos em Portugal consideram utópico.
Pode ser um sonho para muitos, utópico para outros, um objectivo de todos nós e o meu compromisso com o Sporting Clube de Portugal.
O Mundial de Clubes é o titulo que falta no nosso museu. O Campeonato Mundial de Clubes de Goalball, o 1º da história tem de ser nosso. Não basta sermos reconhecidos como a melhor equipa do mundo, temos de provar dentro de campo esse estatuto. Com a responsabilidade acrescida de ser no nosso país, junto dos nossos.
É este o meu compromisso com a minha direção, com os nossos sócios e adeptos e com a História do Sporting Clube de Portugal.