para já, vou reunir aqui a informação que fui recolhendo sobre os últimos trabalhos do nosso novo treinador, Leonardo Jardim.
o tópico dele está na fase das boas vindas e não dá encaixar essa informação (útil, do meu ponto de vista) num local de fácil acesso a quem a procure.
aproveito e entalo também aqui algumas discussões sobre o tema que fui tendo nos últimos dias aqui no fórum…
palavras dele mesmo:
“[i]Utilizo uma filosofia baseada numa interacção total. Não sou treinador de gabinete, mas de campo. Faço a gestão GALO: Gestão Andando de um Lado para o Outro. Não marco reuniões. Tenho a informação da fonte de uma forma directa”, explicou o técnico do Sp. de Braga, citado pelo jornal “Record”.
O dia-a-dia do treinador passa pelo constante contacto directo com quem o rodeia. “A ausência é quase sempre prenúncio de desgraça. Se um treinador estiver ausente e estiver dentro do gabinete, acaba despedido antes de a informação lhe chegar”, defendeu Jardim, citado pelo jornal “O Jogo”.
“Chego às 9 horas e ando no clube durante hora e meia. No final do treino volto a andar mais hora e meia. Ando às voltas, sem rumo, mas com disciplina. É nessas alturas que há maior fluxo de informação. Não ligo o computador, nem fico ao telemóvel com empresários. Converso com quem me cruzo, ando por zonas onde não era suposto andar”, acrescenta o treinador madeirense, que, antes do Sporting de Braga, passou por clubes como o Beira-Mar, Chaves e Camacha.
Nesta sua gestão GALO, Leonardo Jardim diz que nunca tem pressa e que evita rotinas e pessoas. “Observo e sinto o ambiente. Engraxo quem está abaixo, o roupeiro, o massagista… não o chefe. Escuto, escuto e escuto”, acrescenta o treinador.
Na filosofia de Leonardo Jardim, não podia, obviamente, falta a referência à forma como lidera o seu grupo de trabalho: “Por último, o mais importante: a equipa, que exige atenção constante. A coerência, nas palavras e actos, é fundamental. Os jogadores gostam de ser reconhecidos e temos de gerir os egos.[/i]”
sobre o braga:
[i]"RECORD – O Sp. Braga de Leonardo Jardim promete ser muito diferente do que era com Domingos Paciência?
LIMA – Com o Leonardo Jardim a equipa pensa em construir mais rápido o resultado. Tem uma forma bastante diferente de abordar os jogos: na minha opinião, o Domingos queria que entrássemos em campo mais a pensar nas questões defensivas, que são importantes claro. Ele preocupava-se muito mais em defender e só depois em construir o resultado. O Leonardo Jardim alterou a forma como encaramos o jogo, acima de tudo em termos ofensivos. Considero-os dois grandes treinadores. O Jardim está a ter uma boa oportunidade para mostrar o seu trabalho e o seu valor aqui em Braga e, claro, espero que tenha muita sorte, assim como torço para que o Domingos tenha sucesso.
R – Esse caudal ofensivo que diz que o Leonardo Jardim pede à equipa poderá traduzir-se em mais golos e mais vitórias para o Sp. Braga?
L – Penso que sim, penso que vamos ganhar mais. Temos uma boa equipa, ótimos jogadores. O novo treinador tem um pensamento diferente e quer que ataquemos mais, que se jogue mais adiantado no terreno e eu, como avançado, sinto bem isso. O Leonardo Jardim prefere a posse de bola do que o contra-ataque, quer que a equipa jogue sempre bem. Independentemente do resultado, ele quer que a equipa esteja sempre perfeita dentro do campo."[/i]
(sobre a fase final do campeonato, com alguns maus resultados seguidos):
custa-me criticar. a equipa estava tão espremida, física e psicologicamente, que é normal a queda. teve 4 derrotas na fase final, mas 3 delas foram com lamps, corruptos e connosco.
as expectativas ficaram muito altas depois daquela série de vitorias consecutivas e já se “exigia” o título. e isso já era areia demais para a camioneta do braga…
depois da derrota na lixeira e em casa contra os fruteiros a equipa ressentiu-se e tremeu. ainda assim é um campeonato brilhante.
como jogava o braga de Jardim:
http://notactico.blogspot.pt/2011/12/analise-tatica-braga-4-2-3-1.html#.UZpT2LUqiSq
sobre o olympiacos:
começou um pouco aos tropeções (não em resultados, mas em qualidade de jogo/exibições) como lhe aconteceu em braga. não esquecer também a questão de ter ido substituir um treinador fantástico (valverde) o que condicionou sempre a avaliação dos adeptos e comunicação social (se bem que, no “final”, os adeptos foram contra o seu despedimento).
mesmo somando vitórias atrás de vitórias as coisas nunca foram fáceis até ao ponto de lhe espetarem com o nikopolidis como adjunto. isso caiu-lhe muito mal… naturalmente. até porque se dizia que foi para o “manterem debaixo d’olho” e para tentar controlar as coisas no balneário.
curioso que, para muitos adeptos do olympiacos: “Jardim has built the most fit Olympiako squad ever!”
foi despedido em janeiro deste ano depois de, em dezembro do ano anterior ser considerado o 10º melhor treinador do mundo (rankings sempre subjectivos, admito):
DECEMBER 2012, current standings
- Tito Vilanova, Barcelona + 1531
- Ernesto Valverde, Valencia + 1292
- Rafael Benitez, Chelsea + 1229
- Jose Mourinho, Real Madrid + 1219
- C. Ancelotti, PSG + 1134
- B. Rodgers, Liverpool + 1024
- Ney Franco, Sao Paulo + 1020
- Andre Villas-Boas, Tottenham + 974
- J. Klopp, Borussia Dortmund + 956
- Leonardo Jardim, Olympiacos + 908
ficam aí alguns comentários de adeptos do olympiacos sobre o despedimento:
[i]"A complete and utter disgrace this!!!
Back to running the club like a horio.
If the “supporters” come back (we make it sound like we play in an empty stadium) just because of the manager, then I would rather do without them.
I’m so pissed and saddened right now. The manager had no reason being sacked. None.
We have gotten so comfortable that now the goal is not winning trophies but beating all the clubs we play by multiple goals. I hate this attitude.
This is the worse decision of the marinakis era.
And what if the new guy is not the answer? Do we appoint a third manager this season?"
"Go buy the guy a fucking offensive midfielder and a right extrem and see if the team plays well. This is bullshit and makes me sick to my stomach. All summer we hear about Quaresma and Nene and that he REALLY WANTED but he couldnt pull it off. Well in Jan Quaresma went to some bullshit arab league with Nene. Why didnt we even try ?
Jardim worked with what he had and overachieved. He didnt get 1 player he asked for (Custodio, Barbosa) But he still kept us undefeated and strong in Europe. Took a weakened squad and got 9 points in CL and an away win."
"This is a f**king joke!! I’m officially quiting Greek football it’s disgraceful. This is coming from someone who loves the club. I used to wake up every monring & go to meetings in melbourne every week.
The leagues shit & our clubs turning into a fkn clown circus. Jardim’s done nothing wrong, we played decent football in the Champions League with an average team.
I could go on & on. Overall, the league gone to shit"[/i]
a justificação final/oficial para o seu despedimento foi que a equipa não jogava o futebol pretendido pelo presidente. off the record consta que este dizia que a equipa não jogava como no tempo do valverde. esquece-se que o plantel era totalmente diferente no ano anterior…
julgo que o seu trajecto não fica manchado por esta passagem pela grécia. acaba por fazer um bom trabalho por lá, mas as circunstâncias foram sempre (e no mínimo) caricatas…
como jogava o olympiacos de Jardim:
http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/12/olympiacos-de-leonardo-jardim.html
…
[i]O português Leonardo Jardim arma seu time para defender com solidez e busca o ataque aproveitando a capacidade ofensiva de seu lateral-direito. Dessa forma, ao atacar, o meia-extremo do lado direito fecha para o centro, abrindo espaço para o apoio. Na esquerda, Abdoun é muito agudo e o parceiro mais frequente do centroavante Djebbour.

Sem os titulares Torosidis e Maniatis, na partida do sábado, Jardim teve de mudar a formação para vencer o PAS Giannina pela liga nacional. Somente após adicionar um segundo atacante que a equipe abriu caminho para a vitória.
Enquanto estava empate em zero, o Olympiakos era um time previsível que insistia pelo meio. Tanto Machado quanto Ibagaza são jogadores com cacoete de jogar pelo centro e na lateral estava o zagueiro improvisado Papazoglou.[/i]