é ainda muito cedo para grandes análises tácticas… mas já dá para duas de letra. :mrgreen:
1º acho que o 4-4-2 flat que se tem usado nesta pré-época tem mais a ver com o facto de estarmos sem trincos do que com a vontade de o usar efectivamente ao longo da época.
2º o 4-1-3-2 será o esquema a adoptar. principalmente pelos avançados que temos. Liedson e Pongolle vão “obrigar” a equipa a jogar assim. a vontade em contratar um outro avançado também nos leva para um esquema deste género. acima de tudo, a dinâmica (ou falta dela) nas transições (ofensivas, mas também defensivas) irá fazer a diferença entre uma época bem sucedida e mais uns meses de frustração colectiva verde.
o plantel está mais forte. mais equilibrado e com mais e melhores soluções. as contratações tiveram critério e apontam para o tal 4-1-3-2 largo e muito móvel nas linhas avançadas. a alternativa será o 4-3-3. quase que aposto.
3º esta “estória” do interesse num médio-defensivo poderá ter a ver com um empurrão ao André Santos para posições mais avançadas (para “8”?) e com a necessidade de um “6” de características diferentes do Pedro Mendes para a implementação de um 4-1-3-2 mais efectivo. neste sistema a função do “6” é mais destrutiva e menos construtiva, daí… Zapater?
por outro lado, a saída de Veloso parece uma certeza.
4º a demora em definir algumas saídas do plantel. acredito que tenha mais a ver com o estágio e com a demora nas entradas do que com indefinições nos negócios. Tonel ou Polga, Grimi, Djaló, Veloso e Izmailov (talvez) estarão de saída. só terei saudades do espírito guerreiro e da alma do Tonel e da classe do Veloso (quando quer). dos outros não ficarão grandes memórias.
5º o regresso dos alas/extremos é uma realidade!
já tinha saudades deste “futebol largo”.
6º das entradas espero:
- Evaldo: titular absoluto na esquerda. aquele corredor será dele.
- Torsi: precisa de tempo. não é para o “11”, já.
- NAC: dependendo de quem sair (Tonel ou Polga)… é uma aposta minha para o “11”. vai ser titular a curto prazo, “cheira-me”.
- André Santos: alternativa válida.
- Maniche: se estiver bem fisicamente, rapidamente esqueceremos traidores.
- Valdés: titular absoluto. acredito que vá ser muito útil para o crescimento competitivo da equipa… e também para aqueles adeptos que continuam a insistir nas contratações sub-21. é que nem tanto ao mar…
- Diogo Salomão: a sua permanência dependerá da entrada do tal extremo-esquerdo (drenthe?) e da possível saída de Djaló. a ficar que some minutos e que cresça enquanto jogador. ataca bem, posiciona-se mal. precisa de tempo, tacticamente.
7º finalmente, Paulo Sérgio. o discurso ambicioso e corajoso está lá. não duvido que a vontade de vencer também…
espero que os resultados apareçam. ele merece e nós, principalmente, também! :great:
uma análise mais pormenorizada aos seus métodos merece ser feita por outros users mais “especializados” na matéria, como o zé carlos, não por mim.
e agora, venham de lá mais uns joguitos para o povo confirmar ou não as ideias com que vai ficando…
ps. neste primeiro post alarguei o âmbito da “análise”, não ficando apenas pela “táctica” pura e crua.
que fique como introdução. a partir daqui o filtro será sempre usado e as minhas observações ficarão apenas pela questão “on-topic”.