Cá vai,
Desde já digo que não gosto do 4.4.2 e suas variantes ( prefiro o 4.3.3 ). No entanto não sou fundamentalista para achar que é impossivel ter sucesso com a sua utilização. O 4.4.2 ( e especialmente o losango ) é uma táctica que exige grande concentração e inteligência dos jogadores em determinadas posições para evitar surpresas a nivel defensivo ( principalmente ) e neste aspecto o SCP até nem está mal servido e pode de facto desenvolver com sucesso esta forma de se apresentar em campo.
Começo por PB e por dizer que parece-me que este tem algumas concepções erradas quanto á forma de construção de ataque planeado, quanto ás caracteristicas do jogador que ocupe determinadas posições, e quanto a não trabalhar para corrigir certos defeitos de alguns elementos ( pelo menos não é visivel ).
Concretizando :
Na construção de jogadas ofensivas PB privilegia os flancos, tentando chegar á linha, entrar na área com bola controlada ou obter espaço para cruzar através de triangulações. Até aqui estaria tudo bem se não fosse o problema de os PL participarem nessas triangulações em virtude da mobilidade que lhes é pedida. Deste modo os PL acabam por faltar na área na altura do último passe ( ideal é cruzamento para 2 PL + médio ala do flanco oposto que lutam com 2 DC + lateral; com PB o cruzamento é para 1 PL + médio ala contra os mesmos defensores, ou seja igualdade numérica ou desvantagem na hora do último passe ), para além de causarem um aglomerado de jogadores na zona de construção da jogada o que facilita a tarefa dos defesas ( o que vemos em campo é muitas vezes o jogo todo “enrolado” e quando se consegue o espaço, o nosso jogador volta para trás pois não tem em quem colocar a bola na área ).
Estes ataques têm de ter como intérpretes o lateral, o médio-ala e o nº10 da equipa ( ocasionalmente e quando um avnçado contrário descer o trinco deve então intervir também ). O PL tem de ter um raio de acção menos abrangente e preocupar-se com a sua colocação para tentar finalizar a jogada. NÃO PODE fazer parte da construção dela a menos que não haja outra hipótese para a desenvolver.
Quanto a posições, PB já usou jogadores como Rochemback e Paredes como médio ala. São jogadores sem velocidade, lentos a recuperar, fracos no 1x1, tudo caracteristicas que um médio ala deve ter. É, para mim, inconcebivel que alguém se lembre de usar jogadores destes nestas posições.
Quanto a trabalho individualizado, parece-me inexistente e há jogadores no plantel que podiam ( e deviam ) ver certos aspectos corrigidos de modo a tornarem-se mais úteis á equipa e de que são exemplo P.Silva ( posicionamento e abordagem defensiva )M.Veloso ( atitude perante competição ) e S.Vukcevic ( psicológico ) entre outros.
Assim, por sector :
DD seria Abel pois é mais completo. Teria é de estar em grande forma ( o Abel médio não chega para titular )o que me parece possivel se não for obrigado ao desgaste de 3 jogos por semana ( ou 5 em 2 ). Parece ser muito dependente da sua disponibilidade fisica e sendo assim a sua utilização deverá ser de modo a mantê-la em altos niveis, utilizando para o efeito P.Silva quando necessário. Se P.Silva se corrigir defensivamente a minha opinião poderá ser outra.
DE seria A.Marques pois a lentidão que lhe apontavam parece corrigida. Defende bem e integra-se bem no ataque ( no entanto deve treinar os cruzamentos ). Grimi parece que está sempre em sofrimento durante o jogo e é um bocadito “burrinho” a jogar.
DC seriam Carriço e Caneira. Aqui sinto necessidade de explicar que para mim duplas de centrais são formadas por jogadores que se completem ( um de classe e o outro “duro” ) dai as duplas AP-DC e T-C estarem á partida fora de cogitações. Então escolho Carriço em detrimento de Polga porque antecipa-se e posiciona-se melhor, está a crescer e promete mais qualidade em campo do que Polga alguma vez conseguiu. Escolho Caneira em relação a Tonel porque é menos precipitado, mais experiente e melhor orientador da defesa ( lembrem-se que a melhor defesa do SCP nos últimos anos tinha-o como parceiro de Polga e era ele quem mandava na defesa ). O próprio Carriço aprenderá mais com Caneira a seu lado que com Polga.
O problema continua a ser a pouca capacidade aérea da defesa.
Trinco seria M.Veloso que julgo ser o elemento mais capaz para a função no plantel. Com a cabeça no lugar, alia ás capacidades defensivas que tem ( potenciadas pela sua formação como central ) as ofensivas evidentes na forma como lança os seus colegas rapidamente e que são reconhecidas pelos adversários que, não raras vezes, colocam avançados especificamente a marcá-lo, algo pouco frequente em relação a trincos. Adrien sofre do mal de ser um nº8 tipico para um 4.3.3, numa equipa que não está armada para isso. Quanto a Rochemback, onde está o jogador que não se atrasava nas compensações defensivas, lançava os companheiros para o ataque com passes médio/longos e aparecia a preceito nas bolas á entrada da área para aplicar o seu forte remate ? A quem o encontrar é favor entregar na Academia do SCP em Alcochete. Obrigado.
Médios ala seriam Moutinho e Vukcevic. Aqui aplico algo parecido ao que disse dos 2 centrais. Estes médios não devem ser muito parecidos ( excepção a 2 fantasistas com capacidade de cobertura defensiva ) e dai não defender a utilização em simultâneo de JM e MI. Basicamente, deve ser um fantasista e um culto tácticamente que deverão trocar de flanco entre si durante o jogo. Isto não invalida a opção de JM/MI mas julgo que não deverá ser a solução principal. Duplas como JM/SV ou MI/SV seriam as ideais.
Nº10 seria M.Fernandez até porque não há outra solução. JM ou SV só em casos de indisponibilidade de MF ( lesão, castigo ou simplesmente descansar o jogador ).
PL seriam Liédson e Postiga, mas sem a mobilidade que é exigida. Para além disso, HP deve ser aconselhado a dosear melhor o esforço, pois nota-se que a vontade de mostrar serviço é tanta que acaba por perder-se em acções inconsequentes e precipitadas. Mais calma, rapaz ! Djaló, para mim é extremo, mas se resolver os defeitos a nivel de primeiro toque e recepção de bola. Pode ser utilizado como PL para jogos contra adversários teoricamente superiores e em que se recorra a estratégias menos ofensivas de forma a aproveitar a sua velocidade. Tem de corrigir os defeitos apontados e depressa sob pena de passar mais uma época na bancada. Saleiro é um jogador que vê-se que tem “toque de bola” e que se movimenta de forma inteligente. Precisa de experiência, sendo que, na minha opinião é daqueles avançados que marcam mais consoante a produção ofensiva da equipa. Por outras palavras, se está numa equipa que jogue para a manutenção e assim aborde os jogos defensivamente pouco poderá fazer, se estiver numa que lute pelo titulo, provavelmente conseguirá numeros bem interessantes. Se não fosse a falta de experiência, arriscaria a titularidade ( será o melhor complemento de Liédson ), mas isto é o SCP e de momento precisamos de melhor. Há que utilizá-lo com cuidado, permitindo o seu crescimento.
É obvio que tudo isto só funciona se a equipa tiver dinâmica e ritmo. Quando só o condutor de bola se mexe todas as concepções tácticas vão abaixo. Deve haver a fomentação de uma movimentação constante dos outros jogadores na procura do espaço vazio, na solicitação de desmarcações, etc…
A equipa deve ter as suas linhas relativamente próximas pois neste momento os PL estão muito afastados do resto da equipa e a consequência é aquele irritante pontapé para a frente e a “perda” do nº10, da dinâmica, enfim… de todas as possibilidades de tornar o ataque imprevisivel.
Perdoem-me o testamento, mas acho que deu para ver a minha paixão pelos aspectos técnico-tácticos da equipa ( não é por acaso que pretendo ir tirar o curso de treinador para ver se tenho algum jeito para a coisa, ou se tenho é a mania que entendo alguma coisa disto ! ).
São as minhas opiniões de como potenciar a equipa, más ou boas, vocês que as julguem… se quiserem :mrgreen:
SL