Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010

Continuo a achar o losango uma boa táctica. A minha recriminação não vai por aí, pois entendo que falta uma maior dinâmica e largura ao jogo ofensivo do Sporting, capaz de potenciar os seus jogadores, porque sou da opinião que embora tendo um plantel teoricamente inferior aos adversários, o Sporting tem capacidade para jogar melhor. O losango para mim é um bom sistema, senão se sabe trabalhá-lo aí são coisas que desconheço. No meu ponto de vista, vou enumerar pontos positivos do sistema táctico e modelo de jogo do Sporting:

:mais: Excelente organização defensiva. Ponto mais forte do Sporting, potenciado nas suas coberturas defensivas e numa estrutura que, potenciando mais a segurança defensiva, prejudica até certo ponto a ofensiva;

:mais: O Sporting é uma equipa chata para os adversários, porque em dia sim, é uma equipa que é difícil de bater (salvo as hecatombes de Munique, Barcelona e Madrid), pois mesmo que não seja incómoda para os adversários, é uma equipa sólida defensivamente;

:mais: Liedson é um jogador preponderante neste Sporting. A sua atitude, garra e abnegação são fundamentais. Uma das premissas de Bento, é os dois avançados serem os primeiros defesas da equipa. Por isso o papel importante de Liedson e também de Derlei, verdadeiros leões na caça da bola e no cortar de linhas de passe. Este sistema requer que os avançados caiam nas linhas, daí a procura por avançados mais móveis do que fixos;

:menos: Pouca largura a nível ofensiva, fraca dinâmica de ataque. O Sporting não é uma equipa de ataque continuado, é uma equipa de ataque posicional, que ataca sempre pela certa e que obedece pouco à imprevisibilidade. Os três homens ofensivos no meio campo (interiores e 10) têm funções discretas, pouco dinâmicas e isso ressente-se no futebol do Sporting. Poucas movimentações ofensivas sem bola, capazes de criar os espaços vazios necessários;

:menos: Balões de Polga para a frente, na tentativa de ganhar segundas bolas perto da área adversária. Se já se viu que não dá resultado, para quê continuar?

:menos: Os laterais neste sistema táctico são fundamentais: querem-se bons a defender, mas sobretudo enormes de pulmão e com boa capacidade ofensiva. Abel parou no tempo em 2006-2007, Caneira não tem essa capacidade, Pedro Silva é razoável mas o facto de ser muito pesado, faz com que a defender seja um passador, Grimi é fraco ofensivamente e André Marques é ainda uma incógnita. Se queremos que os laterais ofereçam a largura e a profundidade que muitas vezes os interiores estão impossibilitados de fazer, é frustante ver que não temos um lateral que satisfaça as nossas capacidades;

:menos: Bolas paradas. Previsível esta equipa do Sporting. Se temos uma equipa de média baixa, para quê continuar-se a apostar na bola na área onde muito poucas vezes ganhamos os lances aéreos? Não seria preferível tentar lances estudados de bola parada, com maior indíce de sucesso, corrigindo-se posições e definindo-se estratégias mais favoráveis ao sucesso?

Em jeito de conclusão, volto a repetir que o problema não está no 4x4x2 losango, mas sim na dinâmica que a equipa impõe e isso é responsabilidade da equipa técnica.

por isso tudo que disseste defendo aquilo que escrevi no meu post, mas boa análise zé carlos :great:

Recuso-me a discutir exaustivamente um modelo táctico sabendo que ele tem de contemplar laterais modernos e com um mínimo de qualidade para o Sporting Clube de Portugal e olho para a surrapa que existe em Alvalade e dá-me vontade de chorar.

Como tal, e porque infelizmente quem desenha a táctica em Alvalade é muito limitado e apenas possui um modelo base com um plano de emergência como alternativa, deverá ficar por aqui a minha participação neste tópico, pois seria mais um onde me iria chatear.

nem mais xD

Cá vai,

Desde já digo que não gosto do 4.4.2 e suas variantes ( prefiro o 4.3.3 ). No entanto não sou fundamentalista para achar que é impossivel ter sucesso com a sua utilização. O 4.4.2 ( e especialmente o losango ) é uma táctica que exige grande concentração e inteligência dos jogadores em determinadas posições para evitar surpresas a nivel defensivo ( principalmente ) e neste aspecto o SCP até nem está mal servido e pode de facto desenvolver com sucesso esta forma de se apresentar em campo.

Começo por PB e por dizer que parece-me que este tem algumas concepções erradas quanto á forma de construção de ataque planeado, quanto ás caracteristicas do jogador que ocupe determinadas posições, e quanto a não trabalhar para corrigir certos defeitos de alguns elementos ( pelo menos não é visivel ).
Concretizando :
Na construção de jogadas ofensivas PB privilegia os flancos, tentando chegar á linha, entrar na área com bola controlada ou obter espaço para cruzar através de triangulações. Até aqui estaria tudo bem se não fosse o problema de os PL participarem nessas triangulações em virtude da mobilidade que lhes é pedida. Deste modo os PL acabam por faltar na área na altura do último passe ( ideal é cruzamento para 2 PL + médio ala do flanco oposto que lutam com 2 DC + lateral; com PB o cruzamento é para 1 PL + médio ala contra os mesmos defensores, ou seja igualdade numérica ou desvantagem na hora do último passe ), para além de causarem um aglomerado de jogadores na zona de construção da jogada o que facilita a tarefa dos defesas ( o que vemos em campo é muitas vezes o jogo todo “enrolado” e quando se consegue o espaço, o nosso jogador volta para trás pois não tem em quem colocar a bola na área ).
Estes ataques têm de ter como intérpretes o lateral, o médio-ala e o nº10 da equipa ( ocasionalmente e quando um avnçado contrário descer o trinco deve então intervir também ). O PL tem de ter um raio de acção menos abrangente e preocupar-se com a sua colocação para tentar finalizar a jogada. NÃO PODE fazer parte da construção dela a menos que não haja outra hipótese para a desenvolver.

Quanto a posições, PB já usou jogadores como Rochemback e Paredes como médio ala. São jogadores sem velocidade, lentos a recuperar, fracos no 1x1, tudo caracteristicas que um médio ala deve ter. É, para mim, inconcebivel que alguém se lembre de usar jogadores destes nestas posições.

Quanto a trabalho individualizado, parece-me inexistente e há jogadores no plantel que podiam ( e deviam ) ver certos aspectos corrigidos de modo a tornarem-se mais úteis á equipa e de que são exemplo P.Silva ( posicionamento e abordagem defensiva )M.Veloso ( atitude perante competição ) e S.Vukcevic ( psicológico ) entre outros.

Assim, por sector :

DD seria Abel pois é mais completo. Teria é de estar em grande forma ( o Abel médio não chega para titular )o que me parece possivel se não for obrigado ao desgaste de 3 jogos por semana ( ou 5 em 2 ). Parece ser muito dependente da sua disponibilidade fisica e sendo assim a sua utilização deverá ser de modo a mantê-la em altos niveis, utilizando para o efeito P.Silva quando necessário. Se P.Silva se corrigir defensivamente a minha opinião poderá ser outra.

DE seria A.Marques pois a lentidão que lhe apontavam parece corrigida. Defende bem e integra-se bem no ataque ( no entanto deve treinar os cruzamentos ). Grimi parece que está sempre em sofrimento durante o jogo e é um bocadito “burrinho” a jogar.

DC seriam Carriço e Caneira. Aqui sinto necessidade de explicar que para mim duplas de centrais são formadas por jogadores que se completem ( um de classe e o outro “duro” ) dai as duplas AP-DC e T-C estarem á partida fora de cogitações. Então escolho Carriço em detrimento de Polga porque antecipa-se e posiciona-se melhor, está a crescer e promete mais qualidade em campo do que Polga alguma vez conseguiu. Escolho Caneira em relação a Tonel porque é menos precipitado, mais experiente e melhor orientador da defesa ( lembrem-se que a melhor defesa do SCP nos últimos anos tinha-o como parceiro de Polga e era ele quem mandava na defesa ). O próprio Carriço aprenderá mais com Caneira a seu lado que com Polga.
O problema continua a ser a pouca capacidade aérea da defesa.

Trinco seria M.Veloso que julgo ser o elemento mais capaz para a função no plantel. Com a cabeça no lugar, alia ás capacidades defensivas que tem ( potenciadas pela sua formação como central ) as ofensivas evidentes na forma como lança os seus colegas rapidamente e que são reconhecidas pelos adversários que, não raras vezes, colocam avançados especificamente a marcá-lo, algo pouco frequente em relação a trincos. Adrien sofre do mal de ser um nº8 tipico para um 4.3.3, numa equipa que não está armada para isso. Quanto a Rochemback, onde está o jogador que não se atrasava nas compensações defensivas, lançava os companheiros para o ataque com passes médio/longos e aparecia a preceito nas bolas á entrada da área para aplicar o seu forte remate ? A quem o encontrar é favor entregar na Academia do SCP em Alcochete. Obrigado.

Médios ala seriam Moutinho e Vukcevic. Aqui aplico algo parecido ao que disse dos 2 centrais. Estes médios não devem ser muito parecidos ( excepção a 2 fantasistas com capacidade de cobertura defensiva ) e dai não defender a utilização em simultâneo de JM e MI. Basicamente, deve ser um fantasista e um culto tácticamente que deverão trocar de flanco entre si durante o jogo. Isto não invalida a opção de JM/MI mas julgo que não deverá ser a solução principal. Duplas como JM/SV ou MI/SV seriam as ideais.

Nº10 seria M.Fernandez até porque não há outra solução. JM ou SV só em casos de indisponibilidade de MF ( lesão, castigo ou simplesmente descansar o jogador ).

PL seriam Liédson e Postiga, mas sem a mobilidade que é exigida. Para além disso, HP deve ser aconselhado a dosear melhor o esforço, pois nota-se que a vontade de mostrar serviço é tanta que acaba por perder-se em acções inconsequentes e precipitadas. Mais calma, rapaz ! Djaló, para mim é extremo, mas se resolver os defeitos a nivel de primeiro toque e recepção de bola. Pode ser utilizado como PL para jogos contra adversários teoricamente superiores e em que se recorra a estratégias menos ofensivas de forma a aproveitar a sua velocidade. Tem de corrigir os defeitos apontados e depressa sob pena de passar mais uma época na bancada. Saleiro é um jogador que vê-se que tem “toque de bola” e que se movimenta de forma inteligente. Precisa de experiência, sendo que, na minha opinião é daqueles avançados que marcam mais consoante a produção ofensiva da equipa. Por outras palavras, se está numa equipa que jogue para a manutenção e assim aborde os jogos defensivamente pouco poderá fazer, se estiver numa que lute pelo titulo, provavelmente conseguirá numeros bem interessantes. Se não fosse a falta de experiência, arriscaria a titularidade ( será o melhor complemento de Liédson ), mas isto é o SCP e de momento precisamos de melhor. Há que utilizá-lo com cuidado, permitindo o seu crescimento.

É obvio que tudo isto só funciona se a equipa tiver dinâmica e ritmo. Quando só o condutor de bola se mexe todas as concepções tácticas vão abaixo. Deve haver a fomentação de uma movimentação constante dos outros jogadores na procura do espaço vazio, na solicitação de desmarcações, etc…

A equipa deve ter as suas linhas relativamente próximas pois neste momento os PL estão muito afastados do resto da equipa e a consequência é aquele irritante pontapé para a frente e a “perda” do nº10, da dinâmica, enfim… de todas as possibilidades de tornar o ataque imprevisivel.

Perdoem-me o testamento, mas acho que deu para ver a minha paixão pelos aspectos técnico-tácticos da equipa ( não é por acaso que pretendo ir tirar o curso de treinador para ver se tenho algum jeito para a coisa, ou se tenho é a mania que entendo alguma coisa disto ! ).

São as minhas opiniões de como potenciar a equipa, más ou boas, vocês que as julguem… se quiserem :mrgreen:

SL

Ora bem, vou deixar aqui a minha “posta”.

4-3-3

Rui Patrício

Pedro Silva Carriço Polga Grimi

Veloso

Moutinho

Matias

Izmailov Vuckcevic
(Pereirinha)
(Yannick)
Liedson

:mais: - Permite a manutenção de uma boa coesão defensiva
- Maior protecção aos laterais
- 3 homens no meio permitem uma pressão mais alta
- Inclusão de extremos permitia incluir no plantel aquilo que melhor formamos
- O “surgimento” da posição 8 permitia tirar o máximo partido das qualidade de Moutinho e Adrien.

Dizendo antes de mais que não me considero nenhum génio da táctica -pois não tenho qualquer formação teórica a esse nível-, e que não vou falar em sistemas tácticos alternativos -pois já sabemos o que nos espera-, peguei neste parágrafo pois uma das coisas que aqui vinha dizer era que acho um desperdício ver que uma das jogadas tipo do Sporting a atacar é as desmarcações dos avançados para as alas, que depois cruzam para a área onde, normalmente, o outro avançado se debate contra 2 ou 3 adversários (porque os médios estão a 20/30 metros). Posto isto, que o tema é amplo, uma das coisas que me assusta na temporada que se avizinha, é a continuação da nossa principal debilidade, que se acentua mais a nível de competições europeias. que são as bolas paradas defensivas. Acho que seria urgente comprar, pelo menos, um defesa central ou avançado com pinta de jogador de basket… nesse sentido o Caicedo era bem vindo, pois seria (sem contar com os GR) o 2.º mais alto do plantel (a seguir a Saleiro, com, se a fonte -FM- estiver correcta, 1.89m). Tenho a ideia que a altura média dos 11’s do Bayern que nos fizeram aquelas maldades era superior a 1.85m, altura máxima dos nossos centrais, e isso quanto a mim explica a nossa fragilidade defensiva ao mais alto nível europeu, porque para o Campeonato nacional a coisa vai chegando (às vezes).
Outra coisa que me preocupa é a possível saída(?) do Veloso. E não é por ser ele a sair, mas porque ficamos com um buraco muito grande no plantel, na posição 6… em que sinceramente tanto o Rocha como o Adrien não me convencem, pois estão ambos mais talhados para jogarem a médios interiores, posição em que acho que o Adrien terá possibilidade de ser muito util, principalmente com a baixa Izmailov, sobrando como quem dá mais garantias para a posição o João Moutinho… Ora se aparecer quem queira comprar o 24, e se o produto da venda for usado para as posições de avançado e médio-ofensivo -para tapar o buraco Izmailov- vai ser uma época muito difícil para a nossa estabilidade defensiva.
Próxima dor de cabeça: as laterais. Na maneira que actualmente jogamos, precisamos de jogadores de topo para essas posições, coisa que sinceramente não me parece existir (vamos ver se o André Marques confirma aquilo que já li acerca dele: bom posicionamento e resistência, bom a cruzar, razoável em drible e em capacidade aérea).
Há mais preocupações, mas ficam para a próxima.

Tiago       ( o rui patricio a mim nao me da confiança nenhuma e qualquer e melhor)     

Pedro Silva Carriço Polga Grimi

Roca

Izmailov Matias Moutinho Vuckevic

Liedson

Esta equpa e a unica que nos da consistencia defensiva contra equipas como o porto, e permite alguma supremacia atacante, mantendo o liedsin fixo na area, e o matias ou vuckevic a entrar como apoio. O miguel Veloso ate agora tem sido um flop, o pereirinha seria o meu escolhido mas precisa de mais jogos para amadurecer, e esperemos que o Postiga faça uma epoca condizente com o seu potencial. Coloco o roca esperando que seja profissional e jogue minimamente para pagar o rdenado e a esperança que pusemos nele, porque senão mais vale ir a vida dele.

se veloso tem sido um flop o que será rochemback? :-X

O roca ja toda gente sabe o que ele rende, infelizmente. O veloso para mim neste momento esta num patamar infeior ao roca, mesmo a 10 a hora e cheio de picanha.

Nem mais :smiley:

O Roca também desempenha melhor a posição 8

Não é novidade nenhuma, TODA GENTE sabe que essa é a melhor táctica para o Sporting, menos o ahhh Paulo ahhhh Bento.
E o Vuck até podia jogar na direita (sua posição preferida), para puxar para dentro, fuzilar, e…GOLOOOOOO !!!

Vou dar um exemplo, o Paulo Bento e um genio da tactica!!

Pontape para a frente e fe em Deus, mas como Deus nao pode estar em todo lado de vez em quando la aparece o Liedson e resolve!!

ALguem que se chegue a frente e me de um exemplo de um jogo do sporting a perder ,onde fosse notoria o dedo do Paulo bento!!
HA, estava me a esquecer, contra o Bayern , Barcelona, realmente ai notou-se!!

Por exemplo hoje o vuckcevic disse que o lugar que mais gosta e na direita, podem crer que a partir de agora ele nunca mais jogara na direita, porque para este genio da tactica o que conta e a equipa, e o jogador que tiver muita fantasia, que desiquilibre nao faz parte da equipa do Paulo!!

Primeiro esta a equipa!!

Na verdade para se ser genio da tactica e preciso ser consistente…

Patricio

Pereirinha Polga Carriço Grimi

Veloso

Moutinho                    Ismailov

Mati

Vukcevic      Liedson

Na baliza o melhor que conheço com a sua idade.

Pereirinha a DD, daria velocidade/profundidade ao flanco direito.

Carriço e Polga obviamente.

Grimi se largar os copos e fizer o que fez na primeira época.

Veloso em forma é um excelente trinco, por alguma razão andou meia europa atras dele, só nos é que temos a mania de desvalorizar o que é nosso.

Moutinho do lado direito do losango, bom tacticamente permitiria compensar as subidas constantes do Pereirinha.

Izmailov sob o lado esquerdo, como é dextro teria condições de flectir para o centro e dai desferir o seu forte pontapé(aliás os seus melhores golos surgiram quase todos desse movimento).

Mati a 10, e a fazer o que fazia no Colo Colo.

Vuk a avançado sob o lado direito como ele gosta, a flectir para o centro em diagonais.

Liedson do lado esquerdo a fazer o que já nos habituou.

No meu entender este onze organizado desta forma será a melhor opção para ganhar jogos.

Contra o Bélem, em que tava-mos a perder 1-0 e o Postiga aos 77 e tal minutos entrou e que primeiro assistiu Vukcevic e, 5 minutos depois marcou um golo da vitória !

PS: Eu não sou a favor do PB

tudo e muito giro e concordo com quase tudo …
menos com carrico polga obviamente é obvio que um dos enterras foi o polga para mim só pode ser tonel -carrico
nao aceito outo coisa pois a 10 parte da garra do tonel chega pra colmatar a falta de tecnica que poderá ter…
pra lem de que o izma com esta operacao nao se sabe qdo virá e como virá…

:o :o
Que raio…entao se Moutinho for pa 10 pois o Matias a PL? Nao era melhor deixa-lo no lugar dele!!! Quanto muito podes diizer, moutinho a 10, caso matias nao possa jogar.
Abel e Caneira podem atacar pelas alas? Entao e se jogarmos em 442 puro ou 433? Já nao podem atacar? E Abel e principalmente Caneira sao muito fraquinhos a atacar.

Carriço

Veloso 

Izmailov

Moutinho

Liédson

Vão rodando à baliza…

O roca melhor que o veloso?? :o