Futuro capitão do Sporting

Ê uma situaçao mais delicada do que pode parecer à.primeira vista. Pode minar um balneario se a transição não for bem feita. A malta mais nova não olha a essas coisas e acha pacífico que um jogador que nem um ano de clube tem passar a capitão.
Ainda me lembro da guerra que dividiu o balneario do panelas, entre o suinão sabrosa e o Helder.
Espero que seja o Seba a fazer e explicar a escolha do novo capitâo.

Tudo neste clube é um bicho de 7 cabeças.
É claro que o treinador escolheu um capitão com o intuito de dividir o balneário e alguns jogadores amuarem.
Até porque não é público nem nada o excelente ambiente que existe no plantel…

Para mim e sem qualquer tipo de dúvida:

• Hjulmand

Essa treta dos anos de casa não vale de nada. Um líder emerge naturalmente, não precisa de se impor por outros meios e muito menos ser alguém que chega a “líder” por decreto de ter muitos anos de casa. Faz zero sentido dar a braçadeira a alguém só porque está no clube há mais tempo.

Dito isto o dinamarquês vê-se a milhas que é um líder nato. E com naturalidade ascendeu a essa categoria dentro do balneário. Tenho poucas dúvidas que a seguir ao Coates e Neto, era o jogador com maior influência e capacidade de liderança lá dentro.

Para sub-capitães é que tenho mais dúvidas.
Penso que pela personalidade equilibrada aliada a alguma fibra (sem ser cona mole como o Inácio, por exemplo):

• Bragança
  • Matheus Reis.

O problema destes dois é que provavelmente terão muito menos minutos que o esperado e seria importante ter outro titular habitual no lote. Dentre estes vejo essencialmente o Pote. É verdade que é um pouco imaturo, ainda jovem e meio palhacito, mas tal como referi no tópico do Edu Quaresma, é alguém que tem carisma, é agregador e tem sangue na veia a correr pelo que com mais alguma maturidade é natural que ascenda a uma posição de maior liderança e respeitabilidade dentro do grupo. No caso do Pote, nem tanto do Quaresma, acho que a maturidade está num nível mais avançado, embora ainda não ideal.

Nuno Santos como capitão circunstancialmente. Não tem a personalidade ideal para capitanear, mesmo dentro do balneário é geralmente aquele bully benigno, um pouco à imagem do que é no campo. Mas também não acho que seja tudo o que já aqui escreveram. O Nuno tem poucos ou nenhuns vermelhos por palavras, e também não tenho ideia de ser assim tão chato para os colegas (Bruno Fernandes style) quanto isso. Acho que a sua cara de mau e temperamento raçudo dá-lhe mais fama que proveito. Portanto nem acho que seja totalmente unfitt para o lugar, acho que não é o ideal mas na hora da necessidade penso que pode perfeitamente fazer a vez.

Perfis que acho que não devem mesmo é gajos como o Inácio ou Morita, por exemplo. Demasiado moles dentro de campo. Até podem ter outra influencia no balneário (Morita claramente nota-se que não tem) mas dentro de campo não transmitem confiança nem liderança.

Sim, chefe.

Aqui ao lado tmb não foi escolhido um capitão que tinha chegado há pouco tempo e até já tinha estado num rival?

É o que é. Os jogadores não mandam na braçadeira nem nessa decisão, é o treinador. E sinceramente, ninguém aqui sabe se não foi uma decisão própria do grupo.

Não é uma boa comparação. O Suinão é uma víbora nojenta. Ninguém gosta desse merdas, nem ex-colegas.

Não creio que tenhamos jogadores desse perfil no plantel.

1 Curtiu

Para hoje: Nuno Santos.

1 Curtiu

E fica-lhe muito bem no braço.

4 Curtiram

Desde que um merdas como o moutinho ou um patício como capitão, a bitola desceu muito.