Então era trabalhar para encontrar o seu substituto. Porque se a meio da proxima época (numa hipotética renovação) ele já não for isso tudo, ficamos agarrados.
Eu não percebo. Estamos a deixar a nostalgia sobrepor-se à lógica dos factos.
Então era trabalhar para encontrar o seu substituto. Porque se a meio da proxima época (numa hipotética renovação) ele já não for isso tudo, ficamos agarrados.
Eu não percebo. Estamos a deixar a nostalgia sobrepor-se à lógica dos factos.
Todos têm um fim, ninguém joga para sempre. Podes meter as tuas acusações de não ser sportinguista noutro sitio.
Tu achas que o Merlim deve sair no fim desta época?
Sim. Com todo o respeito e honra que merece. Renovar com ele é só para adiar o inevitável.
Não consigo perceber onde cabe essa análise, numa vertente racional e factual. Nem é questão de gosto, mas não entendo.
Depende, se quem o vier substituir for melhor..
Mas tendo em conta a taxa de acerto dos responsáveis da secção, secalhar é mesmo melhor estarem quietos..
Idealmente estaríamos prontos a substituir o Merlim quando arranjassemos um substituto à altura. Ou seja, a resposta à pergunta de se deve o Merlim sair já esta época devia depender mais do seu substituto do que do próprio Merlim.
Se houver uma oportunidade de trazer um grande reforço para o lugar do Merlim não devemos perder a oportunidade.
Agora se me disseres que este mercado não temos grandes perspectivas de trazer um reforço à altura, não veria com maus olhos adiar a sua saída mais um ano.
Podemos equacionar que vem o Ivan e pode sair o Merlim. Ou podem coabitar os 2 um ano, mas só um ano. Não sei. Se for o Ivan, o que acham?
Exactamente. Pela lógica de sucessão, eu substituiria o Merlin pelo Motta. Ambos terminam o contrato esta época. Obviamente também prefiro ficar com o Merlin, se for para trazer um Bruno das arábias. Mas o Sporting devia ser muito melhor que isso. Infelizmente aquele RPA não me dá confiança nenhuma.
Sendo canhoto, o Motta para mim, nunca seria o substituto do Merlim.
Acho que seria mais pelo que dão ao jogo. O Motta pode dar na direita o que o Merlim dá na esquerda.
Portanto uma alteração seria sair o Merlim e o Pauleta, entrar o Chiskala e o Motta.
Ficar com Valério, Chiskala e Diogo na esquerda; Motta, Taynan e Pinto na direita.
Se o Chiskala era o meu favorito? Não era. Preferia por exemplo o João Guilherme.
Mas aparentemente o Chiskala foi o escolhido, e o Motta termina contrato. É uma oportunidade demasiado boa para desperdiçar, poder ter o Motta. E ficar com uma ala com 3 NFL, Valério, Merlim e Chiskala, e outra com Motta, deixar sair o Taynan e ficar com o Pauleta e o Bruno Pinto, vamos jogar coxos. Uma ala vai ser claramente melhor que a outra. A terceira escolha à esquerda é melhor que a segunda à direita.
Não interessa se são os 3 muito bons, só joga um de cada vez, e na outra ala vamos estar descompensados. Parece-me um desiquilíbrio na equipa.
Num mundo em que o Bernardo fosse de confiança, então poupava-se um NFL na baliza. Num mundo em que o Zicky não tivesse uma lesão crónica, o Allan voltasse bem e o Pedro Santos contasse, então poupava-se um NFL na frente.
Como não estamos em nenhum desses mundos, ficamos com 6 NFL, ou 7 se não sair nenhum.
O Merlim é superlativo, mas como disse acima, se o Taynan sai para o ano vamos andar a mamar golos pela direita e por aqui vai ser só malta a chamar nomes ao Pauleta.
Mas na ala esquerda vamos jogar muito bem, se isso servir de consolo.
O que dizer deste início da Liga dos Leões de Porto Salvo? Liderança, 6 vitórias, 2º melhor ataque e 2ª melhor defesa. Próxima jornada vão a Braga, vamos ver.
E atenção - eu tenho uma enorme simpatia pelo Pauleta, faz-me confusão a forma como se insulta um jogador que já nos deu tanto, mas é factual que neste momento, em jogos mais complicados o rapaz parece que não sabe defender. E isso é um risco enorme.
Ele Sportinguista é, tem é opiniões no mínimo discutíveis.
Ou o Cléber. Aceito porque é um bom jogador, o russo, mas longe de ser aquilo que queria.
Que dificilmente se voltará a suceder. E se não estivermos já em conversações não oficiosas com ele, já o perdemos. Ainda por cima temos o Merlin que tem uma ótima relação com ele, a qual poderíamos usar no nosso proveito.
Isto devia ser óbvio, mas pelos vistos, chama-se falta de sportinguismo. E se é para ficar mesmo com o Merlin, que não venha o Chiskala e venha antes o Motta.
Discutíveis para vocês. Porque já eu acho que as vossas opiniões são ao nível de um “sedentarismo” sem ambição. É que eu como “não” sportinguista, até finais de futsal já fui ver fora de Portugal.
Já agora, só para clarificar: quem quer que venha, seja Motta, seja João Guilherme, seja quem for, muito dificilmente vai ser tão bom como o Merlim era no seu auge. Não por serem maus, mas porque o Merlim foi o melhor do mundo pelo menos 2x em tudo menos em reconhecimento de quem atribui o prémio.
Eu nao disse que nao eras Sportinguista e ja agora, as minhas opinioes e quaisquer outras sao discutiveis: umas mais, outras menos.
Este rumor morreu
Por Sporting CP
27 Out, 2025
João Matos e Bruno Pinto projectaram fase de grupos da Ronda Principal A
Aproximam-se as emoções da UEFA Futsal Champions League, que para o Sporting CP volta a começar na fase de Ronda Principal, mas com novidades no formato reservadas para mais tarde.
Agora, entre o dia 29 de Outubro e o 1 de Novembro, os Leões de Nuno Dias vão competir no grupo 1 da Ronda Principal A frente ao FC Prishtina (Kosovo) na quarta-feira, ao Kairat AFC (Cazaquistão) na quinta e, por fim, perante o MK Novo Vrijeme Makarska (Croácia) - anfitrião do grupo – no sábado. Os três melhores classificados do grupo garantem a passagem aos novos oitavos-de-final, que serão disputados numa eliminatória a duas mãos (casa e fora).
Antes da partida para a Croácia, o capitão João Matos e o reforço Bruno Pinto, chegado esta época ao Sporting CP, falaram os meios de comunicação Leoninos para traçar a ambição verde e branca em mais uma caminhada europeia e lançar um primeiro olhar sobre a Ronda Principal e os adversários em perspectiva.
Para João Matos é “com muita confiança e muita ambição, também” que o grupo inicia uma nova UEFA Futsal Champions League. “Não escondemos que é uma competição em que queremos chegar muito longe, lutar para ganhar e estar nas grandes decisões. Temos qualidade para isso e assumo, em nome da equipa, que temos muita qualidade para disputar esta UEFA Futsal Champions League”, sublinhou.
Aspirações alinhadas com Bruno Pinto, que vai disputar a prova com o Leão ao peito pela primeira vez e, por isso, não escondeu que “é uma competição especial e vai ser um orgulho”. “Há malta aqui no Clube que já ganhou [a Champions] e quer voltar a ganhar, mas também há quem ainda não tenha ganho e quer fazê-lo. Quem está no Sporting CP tem de se habituar a ganhar e a olhar para todas as competições dessa forma”, declarou o ala de 32 anos.
O pensamento, no entanto, está nos primeiros passos ainda por dar e os Leões querem começar por “apresentar argumentos para ganhar os três jogos” do grupo, apontou o capitão João Matos. “São equipas que já conhecemos, felizmente, de outras edições, mas logicamente com rotinas e jogadores novos. Em termos de estilo de jogo, o FC Prishtina é mais parecido com os croatas, embora talvez mais físicos. Depois, o Kairat AFC é diferente dessas duas equipas, com jogadores com outra experiência e alguns que já passaram por aqui. É uma equipa que sempre nos causou dificuldades, mas que conhecemos bem”, atentou.
João Matos considerou “importante” ter em conta as dificuldades que estes adversários podem causar, mas “mais importante” ainda é olhar para o que o Sporting CP “pode e quer fazer” em quadra. “Se nos apresentarmos com a atitude que tivemos frente ao CRC Quinta dos Lombos, que é o que nos caracteriza e é uma identidade à qual não podemos fugir nos três jogos, vamos apresentar-nos muito fortes e conseguir as três vitórias”, sentenciou.
Bruno Pinto, por seu turno, também admitiu esperar “três jogos difíceis e competitivos” e lançou de imediato o primeiro jogo, com o FC Prishtina, considerando que os Leões se estão “a preparar bem”. “É a estreia na competição este ano e entrar a ganhar é importante, mas como jogadores do Sporting CP entramos sempre com esse pensamento”, afirmou o experiente futsalista, que vai entrar no palco europeu após um ‘bis’ no último jogo do Campeonato.
“Principalmente, a equipa está confiante e isso é o mais importante. Eu trago as minhas características e o míster vai usá-las em prol da equipa. Claro que os golos dão uma confiança extra, é também para isso que trabalho, faz parte das minhas características e espero continuar”, acrescentou.
Já nestas andanças europeias, não há no mundo outro jogador com mais experiência do que o capitão João Matos, que com 91 partidas na UEFA Futsal Champions League prepara-se para continuar a aumentar esse máximo registo histórico. Apesar de tudo, “é sempre especial jogar uma Liga dos Campeões”, disse o camisola 9 dos Leões.
“Tem uma carga emocional diferente, por ser Liga dos Campeões, que é onde estão as melhores equipas da Europa, e por se lutar por um título europeu. Sem menosprezar qualquer título nacional, um título europeu é sempre superior. Sabemos o que é ganhá-lo, também sabemos o que é perder, e isso também é bom para nos manter alerta e motivados para dar um pouco mais para voltar a celebrar. É algo que está presente na memória de quem já ganhou, é algo que, quem não ganhou, viu e também quer provar esse gosto e é por isso que vamos batalhar novamente: trazer novamente uma Liga dos Campeões para o Sporting Clube de Portugal”, finalizou, ambicioso.
Quarta-feira é o dia do pontapé de saída em mais uma caminhada na Europa do futsal que se deseja longa para os comandados de Nuno Dias. A Croácia é a primeira paragem.
O proximo vai ser do Motta e logo de seguida o Erick…
Continuam sem querer a ver o obvio… e isto já dura desde 2021… é só ver os nomes que entraram no futsal do Sporting desde 2021…
Mas o que conta é que temos o Basket