Futsal Masculino - Época 2025/2026 - Parte 1

Só podes levar 7 suplentes e ele tem ficado de fora.

Como é que o rodrigo nunca esteve no carnide nem no nosso Sporting? Terá dado o salto físico somente agora? Na equipa técnica está o nosso Cary, parece uma equipa muito bem preparada, bolas paradas sistema tático sim senhora. Grande trabalho do mister.

não tenho visto os jogos da nossa Seleção Portuguesa de Sub-19 neste Europeu, no entanto já vi vários jogos tanto do Rodrigo Monteiro como também do Eduardo Tchuda nas equipas e nas Seleções Portuguesas Jovens nos últimos anos,

vou dar a minha perspetiva :
a meu ver, o Rodrigo Monteiro é um pivô de grande dimensão física, alto e forte fisicamente ( apesar de não ser propriamente robusto ),
mas sinceramente nunca o achei nada de especial tecnicamente, diria que é razoável/bonzinho, não me parece ser um pivô completo, é capaz de ser por este motivo que ele nunca veio para o Sporting nem para os vermelhos ( o Sporting, até há pouco tempo atrás, tinha os 3 pivôs da Seleção Portuguesa de Sub-21 > o Pedro Santos, o Andry Dzyalo ( que teve um percurso, na formação, muito parecido com o do Rodrigo Monteiro ) e o Luís Fernandes e foi “obrigado” a “libertar” um deles > que foi o Luís Fernandes que foi para o Braga, porque não tem espaço para ter todos ),
e na equipa desta geração do Sporting > Leonildo, Renato Almeida … até havia espaço para caso surgisse um pivô com muito potencial numa equipa mais modesta, a concorrência eram o Bangura e o Arthur Saraiva, se o Rodrigo Monteiro tivesse mesmo muito potencial para vir a ser um grande pivô de topo nacional também a nível sénior o Sporting já tinha tentado trazê-lo para cá

o Eduardo Tchuda, esse sim, sempre foi visto como um dos melhores projetos de pivôs portugueses na formação e nas Seleções Portuguesas Jovens,
para se ter melhor noção, os vermelhos vêem nele ( salvo o exagero ) “o novo Zicky” > pivô, esquerdino, algo parecido fisicamente, teve sempre grande destaque na formação e nas Seleções Portuguesas Jovens,
eles acreditam muito nele e prova disso é que ( também pela falta de pivôs FL de grande qualidade ) esta época, ele ainda só tem 19 anos e já o consideram como fazendo parte do plantel principal deles,
agora se está a desiludir … isso já não sei, sei que nos últimos tempos já parecia não vir a corresponder às grandes expetativas que tinham para com ele, por exemplo > fez uma época passada nos juniores nada de especial, muito abaixo do que seria suposto fazer um futsalista já com a “aura” que ele vinha a ter,
do que já vi dele, dá-me a parecer que é o contrário do Rodrigo Monteiro, o Eduardo Tchuda até tem algum potencial técnico, mas para ter sucesso a nível sénior precisa de trabalhar a parte física, é alto, mas é “delgado”, precisa de ganhar um bocado de massa, mas para a altura que tem até tem uma boa mobilidade e dinâmica, roda bem … tem potencial, se for bem trabalhado agora nesta fase pode vir a ser um pivô FL de boa qualidade no futuro ( mas nunca para chegar ao nível do Zicky )

Se continuar a marcar golos daqueles, é uma questão de tempo até estar

Grande gesto técnico e grande potência fisica

Só acrescentar ao tb já dito existem sempre várias questões nas tomadas de decisão tal como a própria opção do atleta tb conta …

Ex mas Que histórico tinha antes ? Não muito … evoluiu sim …

Tb com outros desafios/propostas preferiu ficar e ter acesso aos seniores Com garantias de tempo jogo no Burinhosa 2 divisão e distrital Leiria..

Tal como agora A sua opção Liga Placard no Ferreira foi (e faz sentido) ter elevada probabilidade/garantia de ter muitos minutos para evoluir , mts probabilidades de até ficar até como n1 vs outras opções que tinha e não esquecer que fica relativamente perto 50Km de casa/família Pombal etc que tb contará .

Veremos qual será a evolução na Liga Placard com outro tipo de adversários …

Sim e nem todos jogadores evoluem ao mesmo ritmo. Por exemplo o Andry Dzyalo para mim duvido que de alguma coisa como pivot, um pouco como o Tchuda. Mas podem dar o salto se tiverem oportunidades como o nosso Luis Fernandez que agora está no Braga e já veremos se época que teve ano anterior foi exceção ou vai dar seguimento. Mas são os 3 como o neves mais rápidos a executar já este menino de pombal sendo estrela daquela equipa irá dar o salto. Mas nos tendo Zicky allan temos ver se não será melhor abdicar Rocha e ter mais um desses meninos como 3 pivot e libertando mais uma vaga NFL S.L.

Atenção tb a uma coisa nas análises individuais e colectivas .

Excepto redes e nós igual tb Ucrânia tinha no seu plantel

• Apenas 1 atleta q já não é junior vs Portugal com 4 Injai, Renato , Rodrigo Monteiro , Simão Cordeiro ,
  • apenas 4 juniores 2 ano vs PT com 7 : Castela , Mourinha , António , Tchuda, Malhão , Tiago , Diogo Sousa,
  • têm 6 juniores de 1 ano vs 1 Português Nogueira
  • 1 juvenil vs 0 PT

O diferencial etário de 1-2 anos nestas idades faz diferença brutal a diversos níveis

PS : tb não me parece adequado já seniores q nem podem jogar Campeonato Júnior a jogar pelos juniores sub19 na seleção !

Uma pergunta ingénua. Escreves em língua estrangeira e usas o Google tradutor?

Metade do que escreves parece código e é preciso um trabalhão para entender.

Ok … aceito isso … mas existirá uma razão por trás tb :wink:… mas qual a dúvida/dificuldade entendimento mesmo ?
Coloca-as que eu se puder respondo

.. até entendo que certas questões/infos não sejam totalmente perceptíveis não passando de “meias” infos prestadas até pq determinadas questões infos não são para aqui publicamente serem ditas na totalidade e muito menos Antecipadamente por mim … pelo que podem colocar em causa .

mas quem está minimamente por dentro da questão em causa … no momento… entenderá um pouco/ou mais do que é dito ! Obviamente

Dúvidas ? Se eu não for claro … pergunta e tentarei responder o que possa ou não respondendo tb como já aconteceu … mas sempre salvaguardando o SCP e tb fontes/conversas…

1 Curtiu

Mas na prática qual a dúvida questão em causa ?
Se puder ajudar ?

Achigãs ou do Zêzere cria alguma dúvida por ex ?
Para alguns talvez , enfim

1 Curtiu

Hombre, sinceramente pq pareces um bot, ou AI a escrever.

Se estas a usar um tradutor, tudo bem.

Tb ja sai de Portugal ha mtos anos e a escrita falha de vez em quando.

1 Curtiu

AI ou Bot ? Ahahah interessante

Mas sim talvez pq participo maioria das vezes ao mesmo tempo que estou em trânsito :innocent:… talvez

2 Curtiram

Lol.. wut?

1 Curtiu

Sugiro largar o assunto. Fizeram a pergunta, e confesso que também estava curioso. O forista não se sente à vontade para dar uma resposta directa, não vale a pena pressionar. Nem toda a gente se sente à vontade para falar de coisas pessoais na net.

2 Curtiram

Piorou

Não o deverias fazer! Por ti e pelos outros.

10 Curtiram

Não, é mesmo a forma como escreves. O Problema não é as meias informações.

Um exemplo simples

Atenção tb a uma coisa nas análises individuais e colectivas .

Excepto redes e nós igual tb Ucrânia tinha no seu plantel

É uma coisa que me faz confusão desde que comecei a ler o que pões.. É mais um desabafo que outra coisa.

3 Curtiram

Sem dúvida que entendo e sem stress .

Mas tb sei que acontecerá mais vezes ausências/falhas pontuação ou até palavras etc. ficando mais confusa a escrita na sua leitura. Inevitável .

Tirando os redes da comparação …

A Ucrânia tinha no seu plantel …

É esta a exigencia e cultura que o Sporting Clube De Portugal tem que ter.

1 Curtiu

Ele não tem a certeza.. lol.

2 Curtiram