Futsal Masculino - Época 2024/2025

o Diogo Santos e o Pedro Santos em grande ontem no jogo da Seleção Principal

o Diogo Santos a dar continuidade também na Seleção Principal à grande temporada que está a fazer no Sporting,
no jogo de ontem, marcou 2 golos e fez ainda uma assistência para outro golo,
já sabíamos que ele joga muito bem com os 2 pés, mas ontem esteve particularmente bem a jogar com o pé esquerdo da ala direita para o meio da quadra, desequilibrou ofensivamente no 1 contra 1 nestes movimentos várias vezes,
jogador muito completo > muito bom defensor e contribui bem também a nível ofensivo, com golo, está definitivamente a afirmar-se no futsal português para dentro de muito pouco tempo ser um dos indiscutíveis da Seleção Principal

o Pedro Santos, na sua entreia pela Seleção Principal, marcou 1 golo e fez uma assistência muito boa ( grande combinação, gesto técnico à pivô de grande qualidade ) para o golo marcado pelo Pany, muito bem para 1o jogo sendo ele ainda tão novo pela Seleção Principal,
muito boa estreia, a marcar pontos para poder voltar a ser convocado em futuros momentos da Seleção Principal ( se bem que, quando regressar o Zicky à Seleção Principal, só poderá ser convocado se for para o lugar do Hugo Neves, não estou a ver o Jorge Braz a levar 3 pivôs, já 2 pivôs sabe Deus, foi a muito custo quanto mais 3,
mas fará certamente parte do futuro da Seleção Principal )

o Bruno Maior e o Tiago Macedo também se estrearam neste jogo de ontem pela Seleção Principal, estiveram mais discretos, mas também estiveram bem, cumpriram,

é muito bom para eles jogarem ainda tão novos pela 1a vez pela Seleção Principal, significa que o Selecionador considera-os os melhores nas suas idades e conta com eles para darem continuidade e manterem o nível elevado na Seleção Principal no futuro, na próxima década

1 Curtiu

Fiquei espantado com a qualidade desse trio.
Especialmente com a maturidade do Pedro Santos

Ontem no jogo da selecção atuaram 3 jovens que são dos nossos quadros e que se encontram emprestados.
O Bruno Maior é fixo e está emprestado ao Leões de Porto Salvo é de 2004, é um jogador muito competitivo embora tecnicamente não seja um jogador diferenciado, mas para a posição que ocupa também não é o mais importante. Ontem gostei bastante da sua participação no jogo, muito dinâmico em todos os momentos do jogo.
O Tiago Macedo é ala e está emprestado ao Córdoba de Espanha e é de 2004. Não o tenho visto jogar, fiquei um pouco dececionado com a sua atuação pois pareceu-me que continua o mesmo jogador, falta-lhe ali qualquer coisa para dar o salto para outro patamar competitivo.
Finalmente temos o Pedro Santos que é pivot está emprestado aos Leões de Porto Salvo e é de 2005. Na primeira parte achei que não se destacou muito pois estava a abrir muito para a ala e isso não o favoreceu, na segunda parte como apoio frontal esteve muito mais em jogo e deu uma bela bola para o Pany marcar.
Tenho ainda algumas duvidas se um destes 3 jogadores entrará no plantel na próxima época, penso que o Bruno Maior poderia entrar porque temos falta de fixos no plantel, mas como o Nuno Dias tem usado vários jogadores na posição, não sei se isso irá acontecer.
Fico contente que estes jogadores jovens tenham tido esta oportunidade na selecção porque com a limitação que há em Portugal de utilização dos NFL temos que continuar a formar ou a contratar jogadores jogadores FL que possam ser diferenciados.

2 Curtiram

1 golo e 1 assistência do Felipe Valério na Final da Copa Intercontinental, na vitória do Brasil por 3 0 ao Irão. E grande golo diga-se.

O 3° golo é um saco do Neguinho, vamos passar bem mal contra o Palma outra vez.

SL

5 Curtiram

Neguinho é máquina

1 Curtiu

Adicionar a isto, que o Valério para além de capitão, faz 3 golos em 4 jogos, foi utilizado sempre de início, o 5 foi sempre o mesmo (Willian, Neguinho, Valério, Arthur, Charuto), exceto no jogo com o Afeganistão que jogou o Lucas Gomes invés do Neguinho, salvo erro.

Falar também dos GR, visto já se ter falado aqui do Nicolas e do Matheus Assunção… Willian foi titular sempre e Matheus Assunção, pelo menos nos 3 primeiros jogou as segundas partes inteiras, fez 1 assistência e 1 golo, logo no primeiro jogo. Nicolas acho que não fez nenhum minuto.

Aproveitar para comentar, uma vez que no outro dia falei do campeonato italiano, que o Ludgero, pivot esquerdino, formado no Sporting, do Fortitudo Pomezia foi eleito o melhor jogador do mês de fevereiro, do campeonato italiano

5 Curtiram

Essa conta publica no Twitter aquilo que vê escrito aqui no Fórum.

3 Curtiram

E esse rumor, lembro-me muito bem, foi colocado umas horas depois do Pedro recomendar pela primeira vez o jogador aqui.

1 Curtiu

Nicolas ou Matheus, vejo que são claramente o futuro da selecção. Que venha um deles no final da época, é tudo o que peço. Se antes estava desesperado por um ala que subestituisse o Merlin a longo prazo, acho que agora é o GR a contratação mais fulcral.

1 Curtiu

Bernardo Paçó a marcar conta os Países Baixos.

1 Curtiu

E Bruno Maior também

1 Curtiu

Falando um bocadinho sobre o Países Baixos 4-7 Portugal… Primeira parte pouco competente na minha visão, muitos erros individuais e desconcentração geral, levaram a um resultado incerto e com 3 golos sofridos. O quarteto apresentado de início foi muito ao estilo do Braz, preparado para caso não tivéssemos bola, com Matos, BCoelho, Diogo e Pany (Edu na baliza).

O primeiro quarteto a entrar acaba por fazer golo, com o Lucio, que faz 3 golos e uma partida excelente! Afonso Carlinhos Lucio Maior (4-0) como ja comentei, onde o Maior encaixa super bem e acabou por defender como 1ª linha. Adicionar tbm, que Diogo Santos mais uma boa partida, exemplar a nível defensivo! Os restantes quartetos na 1ª, já com os ajustes dos titulares foram:

ACoelho Macedo Pany Neves
Matos DiogoSantos BCoelho PedroSantos (em certa altura, manteve-se o Neves e depois o Pany, que até faz golo)

O 1º golo deles nascem de uma abordagem péssima do ACoelho, o 2º golo é um chouriço que bate no ACoelho e também falta de intensidade/agressividade do Macedo a defender e o 4º (já na segunda parte) é uma perda de bola do Macedo. Que não apenas por estes momentos foram para mim os 2 sinais negativos da equipa nos 40 minutos.

Na 2ª parte tivemos Bernardo Paço na baliza, que como disseram fez um golo e teve mts boas abordagens ofensivas. Claramente que o quarteto do ACoelho e Macedo não estava a funcionar e o Braz adaptou aqui algumas situações na segunda parte, colocando Matos e BCoelho com Macedo e Neves e colocando o Pany e ACoelho com o Diogo e o Pedro Santos. O quarteto onde Portugal continuava a mostrar-se superior, foi o 4-0 com a malta mais jovem, que causou mts estragos.

A nível de abordagens, notória a diferença de ter Edu ou Bernardo na baliza, no que toca a jogar com os pés… Bernardo como bem conhecemos sem medos de jogar com os pés, sempre disposto a arriscar e correu bem. No entanto, continua a não me parecer que seja algo que o Braz vá tentar explorar, pelo que a história nos tem dito, embora não tenham existidos “bernardos”. Catita deu um dado curioso e que prova bem isto… Bernardo é apenas o 4º GR Português a fazer golo. Edu Sousa 2 golos, Bebe ou André Sousa (já não me recordo qual era) 2 golos e Vítor Hugo 1 golo…

Acrescentar em jeito de resumo da 2ª parte, que o 5x4 um pouco à imagem da segunda parte não trouxe perigo verdadeiro à nossa baliza. Matos Pany BCoelho e Afonso foram os defensores.

2ª parte > 1ª parte
Sinal - ACoelho e Macedo
Sinal + DiogoSantos, Lucio, Maior e Afonso (não querendo adicionar mais, que tbm podia ser justo, mas estes destacaram-se mais para mim)

3 Curtiram

O Lucío é o único jogador dos rabolhos que gostava de ter cá, de caras. É mesmo uma máquina do caraças, se não me engano penso que já leva uns 10 golos pela selecção principal e ainda só tem 20 anos. Uma pena ter-se ido enfiar naquele pardieiro, o Nuno fazia dele um Merlim, por cá.

Muito contente com a estreia a marcar na seleção do Maior e do Paçó (redes) e com as boas exibições seguidas do Diogo Santos. O Macedo ainda está muito verdinho para estas andanças, embora esteja a fazer o seu percurso agora num patamar bastante competitivo.

SL

2 Curtiram

Nós formamos jogadores. O panelas vai buscá-los ao Caxinas…

É uma das diferenças de patamar, entre nós e eles. A outra é termos o verdadeiro melhor treinador do Mundo, que não precisa de esperar qualificações para poder assumir o cargo.

Eu ainda vou ver a rabolhagem a debater-se contra a regra dos NFL que eles próprios criaram. Aliás, tenho a convicção que so ainda não o fizeram porque a seleção entretanto ganhou dois europeus e um mundial, e ainda está na moda dizer que foi por causa da regra dos NFL (a Espanha nunca deve ter ganho nada porque não tem essa regra absurda).

2 Curtiram

O Lucio fazia todo o sentido de verde e branco. É um jogador à Sporting e é uma pena que cá não esteja. Nas mãos do Nuno Dias então, o céu era o limite.

E além disso não é mete nojo como alguns que por lá andam, como o Monteiro por exemplo

3 Curtiram

No mínimo dos mínimos, se um não-NFL faz 5 anos em Portugal, devia deixar de contar como NFL. Ou 6. Ou 3 anos até aos 20, 4 anos até aos 22, 5 anos até aos 24, e assim por diante até um tecto aos 7 ou 8 anos.

A regra como está é draconiana.

O Merlim está em Portugal há 10 anos. Não faz sentido para mim ser discriminado.

1 Curtiu

O maior dos absurdos é o Edu, que é GR da seleção portuguesa, e é NFL.

Lei feita à medida, no ano em que investimos e trouxemos três italo-brasileiros da melhor seleção do mundo (à época), quando já cá tínhamos Japa, Diogo e Marcão. Sendo que depois ainda veio o Leo, o regresso do Deo, o Regresso do Divanei…

Pouco faltou para dizer que “o Sporting não pode contratar porque é muito injusto”.

E ainda foram buscar o disparate dos orçamentos, como se nós investíssemos muito mais em futsal que eles. Pelo contrário. Regra geral, o orçamento deles é maior. Só que nós tínhamos um tal de Miguel Albuquerque, que deixou uma estrutura e uma rede de contactos que nos permite ter cá os melhores jogadores do Mundo a preços que podemos pagar. Algo que esses montes de estrume nunca conseguiram ter no Futsal.

4 Curtiram

Sim, eu lembro-me. Eu lembro-me que quando nós começámos por propor regulamentos para limitar NFLs eles manipularam o chumbo, e em menos de um ano manipularam “de emergência” a aprovação em resposta a nós começarmos a contratar uma série de NFL bons.

E mesmo assim foderam-se.

E quando retirarem o limite… Fodem-se na mesma.

Parece repetição mas não é, é outro ano. Ganha o mesmo, mas é outro ano.

4 Curtiram

Gonçalo Portugal: “Estamos a crescer e é continuar assim”

Por Sporting CP
14 Mar, 2025

Futsal

Sporting CP joga este sábado em casa do GRC Dínamo Sanjoanense para a jornada 16 da Liga, às 16h00.

Depois de compromissos de Selecções, o Sporting CP volta à acção na Liga de futsal com deslocação este sábado a casa do GRC Dínamo Sanjoanense, para a jornada 16 da Liga. Em antevisão à partida, Gonçalo Portugal mostrou total consciência de que o jogo será exigente para os Tetracampeões Nacionais, em declarações aos meios do Clube.

“Esperamos um adversário que nos vai querer dar luta, eles neste período de transferências tiveram algumas saídas, mas também algumas entradas. Têm alguns jogadores conhecidos e vão querer tirar-nos pontos, mas nós vamos continuar no mesmo registo e vamos tentar sair de lá com a vitória”.

Os méritos da equipa Leonina são para aplicar, mais uma vez, este sábado e comprovar o bom momento do conjunto orientado por Nuno Dias.

“Vamos querer manter a senda de vitórias e a mesma competitividade que temos vindo a apresentar nos jogos. Temos vindo a melhorar e a mostrar isso jogo após jogo, que estamos a crescer e é continuar assim”.

O guarda-redes Leonino tem bem claro que a reduto onde joga a equipa de São João da Madeira coloca dificuldades. “Da última vez que lá jogámos não foi fácil, mas acredito que da maneira que estamos e focados no jogo, conseguiremos fazer um bom jogo, mesmo jogando num pavilhão difícil e sair de lá com os três pontos”, referindo que a equipa Leonina está “bem fisicamente e psicologicamente. Em termos globais estamos muito bem”, frisou.