Porque é que não aparece a tabela de preços para a champions no futsal alguém sabe quanto é?
Mas não seria preferível ficar quieto e utilizar alguém da formação. É que este Ruben Freire é um jogador absolutamente mediano. Pouco ou nada irá acrescentar ao plantel.
Tenho muita pena que esta modalidade esteja em declinio, Futsal e Basket são as minhas modalidades preferidas, curiosamente esta última também ao abandono.
Boa tarde a todos, ontem realmente foi duro… uma muito má 2ª parte que, quero acreditar que seja já passada para trás frente ao Braga.
Mas vamos lá então… o Ruben Freire chegou esta semana, claro que neste momento é uma carta meio fora do baralho, tal como seria qualquer jogador que agora chegasse, até o melhor do mundo neste momento. O Futsal tem muito de estratégia e é preciso dar um pouco de tempo. É ridículo quem compara o Ruben a um Junior… o Ruben é 500x melhor neste momento nem há comparação.
Quanto ao Futsal do Sporting ele está em declínio como esteve da última vez que empatámos/perdemos em casa…
Será que não entendem que sem o Paço, Zicky, Andry, Pauleta… fica mais complicado? É que com eles todos alguém tinha dúvidas que ganhávamos o jogo a passear ontem?
Ou ainda não se percebeu que estamos com uma onda de lesões gigante e que se está a fazer tudo por tudo para recuperarmos o máximo para a champions?
Continuem os mesmos de sempre a criticar, os mesmos que no final nunca cá colocam os pés…
Continuem a comparar o Futsal a outras modalidades, mas a melhor modalidade de sempre do nosso clube continuará como sempre… forte…
Pena é mesmo os que só apoiam quando se ganha… E tanta asneira que se lê por aqui…
E sim, foi um jogo PESSIMO ontem, muito mau aquela segunda parte… ninguém está sequer a colocar isso em questão…
Não deixas de ter razão na maior parte do que escreves. Mas também não podes negar que a qualidade do nosso plantel tem vindo a baixar. Os resultados desportivos da época passada já foram um reflexo disso mesmo, e esta época vamos ver.
Ser a 4ª vez campeão em Portugal, com facilidade, não reflete isso.
E o resto das competições?
O pior que podemos fazer, é fazer como as avestruzes…
Sim, a culpa da derrota e da incompetência demonstrada a preparar esta época é dos adeptos.
A onda gigante de lesões só afecta a equipa porque a época foi mal preparada.
Se tivessem ido contratar o fixo e o ala que deviam ter contratado este verão a onda gigante de lesões já não era tão gigante assim, já não precisavam de andar a pescar Freires (que não tem culpa nenhuma disso) de última hora.
Para não falar dos GR que o Nuno Dias vai rodando na esperança que um deles comece a engatar.
Mas qual derrota?
Queres ver que o Futsal do Sporting é a única secção do Mundo que tem que ganhar sempre tudo… O Guardiola e o City são uns incompetentes também com tanta lesão…
Pescar Freires? O Freire é só o melhor FL que estava na nossa liga fora dos grandes, com a idade que tem é normal dar o salto seja para o Sporting seja para o Vizinho…
O Sporting tem Paço, Wesley e o Diogo Santos para fixos… querias ir buscar um 4º fixo era isso? E já agora, íamos buscar um fixo NFL mais um ala NFL e depois ficava um de fora era isso? Isso sim é competência…
O ND não está a rodar os GR com esperança de nada, simplesmente o GR TITULAR tem estado tocado e por isso é que também tem que o rodar…
Mas sim esta secção passou a incompetente esta época, porque se acha que não temos fixos, e se acha que o Freire é pescado , e se acha que andamos a rodar os GR para ver se algum começa a engatar…
O Sporting tinha 4/5 alvos para substituir o Pany, todos eles nem foi aceite falar… porque como é óbvio dinheiro o Sporting tem para essa posição. E percebam que não é qualquer atleta que entra aqui , e com os NFL temos que ter redobrados cuidados porque se erramos é complicado…
Resumindo, não concordo com a tua opinião apesar de concordar com o desagrado por ter saído o Pany sem se ter garantido primeiro um substituto.
No entanto, num cenário normal o Sporting chegará À final 4 da Champions e ao final da 1ª volta em 1º lugar e a lutar por todas as competições.
O objetivo mais próximo e realmente que pode dar ou tirar-nos a disputa de um título, é a qualificação para a final4 da UEFA. Isso sim, e como sabemos é em nossa casa. Tendo em conta, que a equipa ontem não aproveitou esse factor para ganhar um jogo, é o que a equipa tem que perceber que tem que aproveitar. E sim, vamos ter adversários chatos.
Estranho o Freire ter essa qualidade toda e só ter vindo agora, em vez de ter vindo no inicio da pré-época, como acontece em qualquer equipa, de maneira a ter-se preparado atempadamente para o inicio da época. Mas não me vais ver a bater no rapaz que ele é o menos culpado.
Sim precisamos de um fixo com qualidade, o Paçó não chega para acudir a tudo e o Wesley, de quem eu gosto, tem características próprias que não são suficientes para defender todo o tipo de pivots.
O Diogo Santos é novo, tem tempo para evoluir e não vejo problema que se adapte a fixo já que a finalização dele é má, agora neste momento da muito poucas garantias dentro de campo.
Estás preocupado com a possibilidade de ter NFLs a mais (que não era novidade nenhuma)? Neste momento tens é a menos e não é por não necessitarmos deles, isso sim é preocupante, nem ala nem fixo.
Sobre os GR nem vale a pena comentar, basta ver os jogos, não é por se escrever a garrafal que a qualidade vai aumentar, antes fosse.
Não, a secção não ficou incompetente esta época, não foi esta época que se substituiu o Guitta pelo Henrique, por exemplo. Desde que saiu o Miguel Albuquerque que as contratações deixam muito a desejar.
Se em 4/5 jogadores nenhum atleta/clube aceita sequer falar com o Sporting alguma coisa vai muito mal ou na política de contratações ou na capacidade de contratar, ou ambas. Óbvio que é preciso ter cuidado a contratar NFLs, sempre foi, um bom primeiro passo é conseguir falar com eles.
Num cenário normal nem estávamos a ter esta discussão porque a secção fazia o que lhe competia que é substituir os jogadores que saem com qualidade.
Desejo obviamente que o Sporting ganhe todas as competições que disputa mas infelizmente no desporto é preciso mais que desejos e a cada ano a qualidade vai caindo. O Nuno Dias não vai andar sempre a fazer milagres se não lhe derem qualidade para trabalhar.
Epah mas parece-me óbvio que o Diogo Santos e o Wesley não são suficientes neste momento. Eu admito que não vejo os jogos todos, mas se o Paço lesiona-se e começamos a ter estas dificuldades na defesa então é porque precisamos de uma solução de melhor qualidade. Neste momento temos dois jovens com margem de progressão e um João Matos reformado. Não é suficiente.
ALém disso, parece-me claro que a escolha do GR foi uma escolha ao lado. Além de estarmos com uma defesa debilitada temos um GR que não transmite segurança precisamos de um upgrade ao Rafagnin porque este, apesar de não ser tão mau quanto pintam, não parece ser o GR que o Sporting precisa, um Sporting que luta por Champions. Quanto à questão dos Alas, nem acho que sejam precisos. Nós temos o Taynan (que é um dos melhores elementos da equipa), o Pauleta, que continua um grande jogador, o Merlim, que ainda é o melhor jogador do mundo, e o Tatinho, que está a ter um melhor rendimento do que muitos foristas dizem. No entanto, temos de pensar no substituto do Merlim porque o mesmo terá 39 anos para o ano.
Desperdiçar uma vantagem de 3 contra uma equipa dessas… por amor da santa, que desplicencia
antes de ler, de saber as explicações, as razões ou os motivos pelos quais se foi buscar o Rúben Freire também cheguei a defender isso que referiste aí no teu comentário > para vir um jogador razoável, mediano como ele mais valia apostar nos melhores jogadores, nos jogadores com mais potencial da nossa formação dessa posição
( o que eu achava sobre a vinda dele, mais do que ele ser um jogador razoável ou mediano, era ser um tipo de ala que não fazia muito sentido vir para cá, ter características que já tinhamos cá outros jogadores com caracteristicas do mesmo género das dele e que por isso poderiam desempenhar a função para a qual era seria contratado,
achava que precisávamos antes de um outro tipo de ala, um ala mais desequilibrador ofensivo,
agora, também temos de perceber ( e eu quando defini aquela minha opinião inicial não tive este pormenor em consideração ) que, na altura em que aconteceram as lesões nos jogadores do plantel da nossa equipa, o mercado já estava fechado e a única solução encontrada para dar mais soluções ao plantel foi ir buscar um jogador com um contrato amador, que são os únicos que nesta altura podem ser inscritos,
de entre os jogadores com contrato amador, possivelmente o Rúben Freire é capaz de ser a melhor opção que se conseguia arranjar )
no entanto, depois de ler, de saber que o Rúben Freire foi contratado principalmente para fazer face aos vários jogadores lesionados que temos no plantel mudei um bocado a minha opinião e consigo perceber e aceitar melhor a posição de quem defende a vinda dele,
nestas circunstâncias muito específicas, neste contexto excecional acaba por se aceitar a contratação dele
temos de fazer opções ( na construção do plantel )
para mim, o número ideal é ter 6 jogadores NFL no plantel ( 5 acho pouco e um risco, 7 já é demais e muito difícil de gerir pelo treinador )
este número já dá margem para que um ou outro jogador NFL não seja de topo mundial ou ainda se esteja a adaptar a um futsal diferente, dá margem e tempo para ele melhorar sem pressa, com menos pressão
um guarda-redes NFL temos de ter sempre porque não há guarda-redes FL com a qualidade suficiente para serem o principal guarda-redes de uma equipa como o Sporting,
temos é de melhorar na escolha do guarda-redes NFL
há umas épocas atrás, nos fixos, com o Erick e com o Tomás Paçó estávamos bem, tínhamos 2 deste tipo de fixos que defendem os pivôs altos e muito fortes fisicamente ( que são o tipo de pivôs que quase todas as equipas adversárias do nível da nossa têm, quase já não se utilizam pivôs baixos, móveis e rápidos ) e podíamos abdicar de gastar uma vaga de um jogador NFL nesta posição
entretanto com a saída do Erick, ficámos com um problema em mãos porque só ficámos com um fixo deste tipo > o Tomás Paçó, entrou o Wesley no plantel mas o Wesley é um tipo de fixo diferente, portanto ficámos a precisar aqui de ir buscar um fixo NFL ( poderia ter sido o André Coelho que era um fixo FL, mas foi para o outro lado, há ainda o Tiago Sousa que poderia ser uma boa opção )
nos alas, estávamos bem, tínhamos de um lado o Taynan e o Paleta e do outro lado o Merlim e o Pany e ainda tínhamos o Tatinho como uma boa opção para ambos os lados, gastávamos aqui 3 vagas de jogadores NFL
com a saída do Pany, ficámos com mais um problema em mãos, ter só Taynan, Pauleta, Merlim e Tatinho é pouco, não chega, é muito curto porque ( como se está a ver agora ) com um dos alas lesionado ficámos só com 3 opções, quando o ideal é ter sempre 4 opções ( duas para cada ala ) aptos para jogar,
portanto, aqui nesta posição também precisamos de um ala NFL para fazer face à saída do Pany, digo NFL porque ( quase ) não há alas FL do nível, da qualidade do Pany
portanto, temos de optar : se queremos ter mais um fixo NFL ou mais um ala NFL,
as duas coisas é “impossível” porque só podemos ter 6 jogadores NFL no plantel
a minha preferência é por termos mais um ala NFL, acho que nos aguentamos melhor sem um fixo NFL, talvez faça menos falta ( embora esta lesão do Tomás Paçó ainda venha complicar, dificultar e deixar a nu ainda mais as fragilidades no processo defensivo da nossa equipa )
nos pivôs, sinceramente é a posição onde estamos melhor, não mexia aqui,
há quem defenda que com a vinda do Allan Guilherme poderíamos abdicar de gastar uma vaga de um jogador NFL > o Sokolov, nesta posição pois ficávamos só com o Allan Guilherme e o Zicky,
contudo temos de ter em consideração que o Zicky muitas vezes durante a época não está disponível para jogar e pode-se comprovar isso nesta fase porque mesmo sem ele, os nossos 2 pivôs que andam a jogar têm demonstrado rendimento
nesta posição é só manter estes 3 pivôs pois temos 3 muito bons pivôs para muitos anos
É de caras. Enquanto no futebol e no andebol a qualidade do plantel tem subido ano após ano, no futsal estamos em claro declínio. O cinco de anteontem há 4 épocas era bom porque estávamos a falar do auge do Merlin, João Matos e do Taynan e mesmo assim estava longe de ser ao nível do que já tivemos, agora hoje em dia… o pior cego é aquele que não quer ver. Gr é para esquecer, fixos estamos a adaptar o Diogo Santos a ver se dá, desde que saiu o Erick que não temos uma real alternativa ao Paçó. Nas alas temos o Merlin que continua ser um grande jogador mas falta uma alternativa a sério e o Tatinho(a suposta grande contratação do ano passado) ainda não justificou. Pivots estamos bem mas estamos dependentes que o Allan queira ser um profissional à séria.
Tem sido um retrocesso gigante.
Apenas e só esse contexto especial.
Vamos ver daqui para a frente. Importante vencer o braga e restantes jogos até ao final do ano e passar a ronda de elite. Recarregar baterias, tentar sacar um ou 2 jogadores em janeiro e fechar a época com chave de ouro.
Mas os problemas estão há muito tempo identificados… Tanto no plantel, mas principalmente do director da modalidade.