Futsal Masculino - Época 2024/2025 - Parte 1

Defesa demasiado macia como em outros jogos. GR não ajudam.

Safou-se o Sokolov.

De resto como o planeamento da época foi amador, quando há lesões mais se nota isso.

1 Curtiu

Não foi por falta de aviso de muitos aqui.

Preocupante o que se tem visto nesta seção nos últimos tempos.

PS: Alguém sabe se vamos poder contar com o Paçó, o Pauleta e o Zicky na Ronda de Elite da Uefa? Com o plantel atual, começo a desconfiar do nosso favoritismo nesses jogos, principalmente contra os belgas.

SL

1 Curtiu

O maior problema foi aos 5-2 “desligarem”.

Não podemos estar 5-2 e deixar ficar 5-5 a nenhuma equipa do mundo.
Muito menos ao Lombos!

3 Curtiram

Amador salvo seja, que os diretores são remunerados e bem…eu acho é que eles preferem ser aumentados a construir uma equipa que represente a grandeza do Sporting no futsal.

Ganhem vergonha na cara…,e sirvam o clube antes de se servir dele.

Como è possível esta equipa não se reforçar, ainda para mais tendo em conta todo o contexto associado!

O Braga também dará luta se não tivermos esses 3 disponíveis.

1 Curtiu

Como sabem, não me costumo enganar com as minhas previsões no futsal.

E este ano, se não entrarem pelo menos dois reforços de qualidade, agora ou em Janeiro, nem à final do Playoff vamos.

2 Curtiram

Também no fundo estes pontos perdidos na Fase Regular já fazem parte do cardápio… vamos é a Braga depois deste.

A ver se voltamos a uma seriedade defensiva que hoje não existiu. Recordo-me de épocas em que o ND ficava lixado de sofrer 1 golo…

A culpa foi minha. Não vou a muitos jogos do futsal fora finais, mas devo ser dos poucos que estiveram presentes nos três empates com estes gajos no JR. Hoje foi o último!

1 Curtiu

Acredito que o Nuno Dias tenha uma palavra a dizer nas contratações, se não tiver é que ficaria muito admirado. O plantel está mais fraco, isso é óbvio, resta a quem de direito respeitar a história do futsal do Sporting e tomar as medidas necessárias para termos um plantel ao nível dos melhores do mundo, não espero menos. No final se farão as contas.

Tenham calma… Agora temos o Ruben Freire

1 Curtiu

A atitude da equipa foi miserável. Depois existem muitos erros de casting, O João Matos já devia ter saído, O Diogo Santos não tem qualidade e muito menos vontade para isto, falta um grande fixo (Erick não foi substituído) e falta um grande ala para o lugar do Pany.
Muito preocupante o rumo desta seção, pela falta de investimento mas também pela atitude da equipa na quadra.

1 Curtiu

Nos últimos anos também não temos começado muito fortes. Acredito que com as lesões e com o pico de forma apontado para a frente, iremos melhorar muito.

Mas sim, naturalmente que qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que o plantel tem perdido qualidade ano após ano e que ou se investe a sério ou vamos começar a ter mais resultados destes.

Esta equipa e o Nuno merecem esse esforço. Precisamos de um GR, um fixo e dois alas. Pelo menos duas destas coisas terão de ser resolvidas em Janeiro. E terão de ser reforços a sério.

4 Curtiram

Peço desculpa pelo que te estão a fazer Nuno Dias!

Se há pessoa no clube que não merece és tu, que reforço, ÉS DE LONGE O MAIOR E MAIS IMPORTANTE TREINADOR DA HISTÓRIA DESTE CLUBE!

3 Curtiram

Espero que já se esteja a preparar a próxima época, com bastante antecedência.
Os NFL estão cada vez mais envelhecidos e com menor qualidade, só ficava mesmo com o Sokolov e o Merlin caso ele continue a carreira. Taynan é um excelente marcador de golos, não existindo melhor opção também continuava.

Para a posição de guarda-redes apostava em Borja Puerta que cada vez se afirma mais em Espanha e parece-me o futuro da seleção espanhola, tem o perfil que habitualmente os guarda-redes deles têm, na linha de Juanjo ou Jesus Herrero, excelente entre postes e jogo de pés aceitável, mas nada de extraordinário.

Este resultado foi fruto de muita desconcentração competitiva. Ouvi o Nuno Dias a queixar-se dos jogadores, mas que dizer quando ele mete na baliza o Gonçalo que mensagem transmite ele para o campo?
O futsal em Portugal evoluiu muito nos últimos anos não dá para andar a brincar em nenhum jogo. Os Lombos já tinham vencido o Braga, não há mais jogos fáceis na Liga Placard.
Quem está a gerir o futsal não pode pensar que vai continuar a ter os mesmos resultados com planteis mais fracos de ano para ano.
Este resultado não nos desvia dos nossos objetivos, mas espero que seja um abra olhos e se comece realmente a olhar de outra forma para necessidades desta equipa.

3 Curtiram

O Sporting joga pouco, mas esta derrota é do Nuno pela opção que tomou.

Creio que é consensual que o plantel do Sporting é mais fraco do que no ano passado que, por sua vez, era mais fraco do que no anterior. É uma tendência óbvia.

O resultado é um passo atrás mas não é decisivo e há margem para recuperar e acabar a fase regular em primeiro. Mas é preciso subir muito o nível.

Confesso que, apesar de gostar muito da modalidade, não sou entendido em futsal. Mas juntar ao termos 2 GR que não fazem 1, ter perdido o Pany, alguns jogadores de fora por lesão e não estarmos a contratar para manter o nível, não será já difícil a um treinador encontrar forma de dar motivação a quem já ganhou tudo e a quem já ganhou tudo várias vezes?

parece que vamos virar a página da pior maneira possível: de mãos a abanar.
é assim.
não é desculpável cagar no jogo após chegar a uma vantagem de 3 golos. e em casa.
isto não tem que ver com contratações.

não temos guarda-redes.

sobre seriedade, é uma questão de a exigir a todos, não só à direcção. se ao nuno dias exigem objectivos que os meios, na opinião do treinador, não são capazes de alcançar, ele que faça questão de o dizer.

o que me parece claro é que há razões para imputar responsabilidades a toda a gente. duvido que o nuno dias seja só treinador.
o henrique mostrou não ter qualidade desde o primeiro jogo, se a memória não me está a trair. ora bem, esse primeiro jogo ocorreu na época passada.
não tentámos uma alternativa por que razão?
no fundo, no fundo, trata-se de empregar o mais eficazmente possível os recursos que temos. é isto o melhor que o Sporting, um dos clubes mais ricos da modalidade, consegue reunir?
porque sofrer 3 golos em casa é de clube pequeno. chegar a uma vantagem de 3 golos e deixá-la fugir é de clube pequeno.

por mais críticas que façamos ao orçamento e a mais não sei o quê que invariavelmente demoniza a direcção e iliba os outros, a verdade é que o Sporting tem mais dinheiro que o clube que nos visitou ontem e, se o anterior não fosse já suficiente, jogou em casa.

2 Curtiram

esquece guarda-redes espanhóis,
nem vale a pena estarmos a “perder tempo” a considerar trazer para cá guarda-redes espanhóis

e a razão para isso tu próprio referiste-a no teu comentário > para o tipo de jogo que o Sporting quer fazer um guarda-redes com um “jogo de pés” razoável ou aceitável não é suficiente ( se bem que verdade seja dita : tanto o Henrique como o Bernardo Paçó não têm um “jogo de pés” nada aí por além, é “apenas” bonzinho, um bocadinho melhor que aceitável )

temos de olhar é para os guarda-redes brasileiros >
se não temos capacidade financeira para ir buscar um bom guarda-redes brasileiro que já jogue no futsal europeu ( por exemplo > a meu ver, a melhor opção seria o Carlos Espíndola do Jaén que atualmente é o 3o guarda-redes da hierarquia da Seleção Brasileira, não considerando para isto que estou a dizer o Roncaglio que ninguém o deve querer ),
temos de olhar para os guarda-redes brasileiros que ainda jogam no futsal brasileiro >
entre os guarda-redes que já estão numa idade já mais madura ( 26, 27 anos ), para mim o melhor é o Matheus Assunção que foi no início da época de 2024 do Cascavel para o Joinville, foi para lá substituir o Willian que atualmente é o melhor guarda-redes brasileiro, titular da Seleção Brasileira agora no Mundial, fez grandes exibições, tirou o lugar ao Guitta e está no futsal russo ( agora deve ser quase impossível vir para nós )

entre os guarda-redes ainda novos ( 20 e poucos anos ), há um guarda-redes que esta época está-se a destacar muito lá na Liga Brasileira, já tinha falado nele aqui no Tópico há uns tempos atrás, ou agarramo-lo agora ou se deixamos para depois já vai ser tarde porque é muito óbvio que pela grande qualidade que ele já demonstra muito brevemente será contratado por alguma equipa europeia > é o Nicolas do Jaraguá,
eu apostava na contratação deste guarda-redes, ele é muito completo > muito bom dentro dos postes e muito bom no “jogo de pés”,
o único aspeto que não apercio lá muito nele é parecer-me ( digo parecer-me porque não sei ao certo a altura dele, nunca vi em nenhum lado ) ter uma altura média e eu prefiro guarda-redes com uma altura média/alta,
mas por exemplo o Luan Muller do Palma que foi decisivo nas duas últimas finais da Liga dos Campeões é um guarda-redes baixo e isso não o impede de ser atualmente um dos melhores guarda-redes do mundo,
já agora dizer que o perfil deste Nicolas é muito parecido com o do Luan Muller

há que tentar ir buscar o Nicolas já para a próxima época
e depois se ele “pegar” cá, será um guarda-redes que nos possibilitará muitas épocas do futsal dele cá porque ainda é novo

1 Curtiu