Futsal Masculino - Época 2023/2024

Não é nada disso. É brasileiro. As regras para os formados localmente não são baseadas na nacionalidade, mas nos anos que passaram no pais durante os anos de formacao. Há um redes portugues a jogar em Espanha, que por exemplo contaria como NFL se jogasse em Portugal, pq não passou os anos necessarios no pais durante a formacao. Mas joga na seleccao portuguesa e tem passaporte portugues.

1 Curtiu

WESLEY FRANÇA: “TEMOS DE COLOCAR O NOSSO JOGO EM PRÁTICA”

Por Sporting CP
16 maio, 2024

FUTSAL

​Futsal recebe o SCU Torreense esta sexta-feira no Pavilhão João Rocha

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe o SCU Torreense, esta sexta-feira (21h00), no segundo jogo dos quartos-de-final dos play-offs da Liga.

Depois de terem vencido a turma de Torres Vedras por 1-4 no primeiro duelo da eliminatória, os Leões podem garantir já a passagem às meias-finais caso vençam, mas o fixo/ala Wesley França espera um adversário motivado e que vai dar tudo.

“Eles vão entrar em campo ainda com mais ambição e vontade porque é um jogo a eliminar. Do nosso lado, temos de fazer em campo o que treinámos”, começou por dizer o brasileiro aos meios de comunicação Leoninos, revelando aquilo que o treinador do conjunto de Alvalade, Nuno Dias, tem vindo a transmitir ao plantel.

“O míster tem pedido determinação e vontade. Temos de correr, colocar o nosso jogo em prática e ser o que somos no nosso dia-a-dia”, frisou o jovem de 23 anos.

A cumprir a primeira época na equipa principal verde e branca, Wesley França soma até agora sete golos e 12 assistências em 40 jogos, mas quer continuar a melhorar.

“Queremos sempre evoluir e aprender, acho que posso contribuir ainda mais”, garantiu, antes de pedir aos Sportinguistas que apoiem a equipa esta sexta-feira.

“Jogar no Pavilhão João Rocha com o apoio do público é sempre especial. Queremos retribuir a presença deles”, sublinhou.

Fernando Trindade muito besta, um craque!

1 Curtiu

Ah ok. Não estava a par de como funcionava a regra. Já entendi. Obrigado a ambos pelo esclarecimento. :saluting_face:

FL, não é naturalizado. Significa que conta no campeonato como formado localmente e não conta como NFL (Não formado localmente) ou seja estrangeiro.

1 Curtiu

Agradecido Polik, :pray:

1 Curtiu

O que é muito ridículo já agora.

5 Curtiram

O Lucas Gomes, de caras.

SL

1 Curtiu

Sporting TV

as opções que têm vindo a ser sugeridas aqui no Tópico por alguns Colegas são muito boas também e por isso são jogadores que o Sporting também deveria considerar se estiver a equacionar trazer para a próxima época um Fixo NFL de grande qualidade > Fernando Trindade e Lucas Gomes

no entanto, a minha preferência seria pelo Marcelo Santos do Palma, para mim é o melhor fixo ainda jovem do mundo

claro que é muito mais difícil ir buscar um jogador ao Palma do que ao futsal brasileiro, mas se quiséssemos mesmo muito este jogador ( acho que deveríamos querer ) temos de estar atentos a quando ele acaba contrato com o Palma ( deve estar para breve ),
teríamos um grande fixo para muitos anos, tem para aí mais 10 épocas de futsal a alto nível pela frente

1 Curtiu

A minha primeira opção seria o Fernando Trindade.
O Lucas é muito bom mas peca pelo fisico, quanto ao Marcelo do Palma seria uma boa opção, mas não deve ter interesse em sair da liga espanhola.

Fechando o Allan Guilherme a posição que nos deviamos realmente preocupar seria num ala, Merlim não vai para novo e Panny tem estado irregular.

Zicky e Allan é dupla para fazer muito estrago contra qualquer equipa do mundo, eram preciso dois fixos muito fortes do outro lado para aguentarem estes , se tivessem só 1, chegava a primeira parte já todo rebentado sem se mexer. Eu do Braga trazia mais um…e era mais um FL, que tem jogado muito e marcou recentemente um golaço ao Caxias. É um craque que em todos os jogos difíceis se mostra.

1 Curtiu

Ele não é alto nem bicho, mas é durinho para crlh a jogar e não é propriamente franzino.

O Trindade não estou a par, tenho de ir checkar.

SL

Ala única hipótese seria se o Tatinho não continuasse. Porque Merlim e Taynan já vão continuar; só aqui estão 3 FL. Mais baliza e fixo (também ia para o Fernando Trindade) estão 5.

Importante assegurar o Allan Guilherme para não precisarmos de vaga NFL na posição de pivot.

Não sei se Tatinho é um ala do nível de qualidade NFL que temos de ter, mas julgo que lhe darão mais tempo para tirar dúvidas… se correta ou erradamente, só o tempo o dirá.

concordo contigo no sentido de preferires ( pelo menos pelo que me deu a entender do que escreveste no teu comentário ) o Fernando Trindade ao Lucas Gomes

para mim o Marcelo Santos, nesta fase, está à frente deles porque está noutro nível > já provou que é muito bom no nível mais alto na ‘Final Four’ da Liga dos Campeões,
não quero com isto dizer que o Fernado Trindade e o Lucas Gomes não tenham qualidade ou melhor potencial para também virem a ter sucesso nesse patamar, mas só saberemos quando eles os 2 jogarem esse tipo de jogos que como se sabe são jogos com um nível muito diferente dos jogos em que eles têm vindo a jogar

agora, entre o Fernando Trindade e o Lucas Gomes, concordo com o disseste, também aprecio mais o Fernado Trindade porque o Lucas Gomes, apesar de ser muito bom jogador, tem um aspeto que para mim ( para a forma como eu gostava que fosse o principal fixo da minha equipa ) é uma fragilidade e por isso poderia ser explorado ou tirado partido pelas equipas adversárias > a meu ver o Lucas Gomes é um bocado baixo para aquilo que eu gosto de ver num jogador da posição de fixo, o fixo habitualmente tem de ganhar muitas bolas de cabeça e ele com aquela altura não sei se não será um ponto fraco,
o ideal é conseguirmos ir buscar um fixo o mais completo possível, o Lucas Gomes ao ter este ‘handicap’ baixa um bocado na hierarquia das minhas preferências para esta posição,
no entanto, também tenho de dizer que apesar de ele não ter uma altura na minha opinião suficiente para ser o principal fixo do Sporting, nos outros aspetos é muito bom jogador > é forte fisicamente, é robusto, consegue ganhar muitos duelos físicos aos pivôs adversários, é bom com a bola no pé, é bom tecnicamente e por ser ainda novo tem muito potencial que sendo bem trabalhado aqui no futsal europeu pode dar num fixo muito bom
não deve ser certamente por acaso que, dos fixos brasileiros mais novos ou da nova geração, é ele que tem ido regularmente nos tempos mais recentes à Seleção Brasileira Principal, tem muita qualidade mas aquele aspeto menos positivo dele que referi faz-me “torcer um bocado o nariz” à vinda dele para o Sporting

se o Sporting quiser mesmo ou a sério o Marcelo Santos, acho que tem capacidade e estatuto para conseguir tirá-lo ao Palma, não será certamente fácil porque eles já pagam muito bem e com estas recentes conquistas também estão a construir ou a ganhar estatuto no futsal europeu, mas para alcançarem o do Sporting ainda precisam de mais do que aquilo que já fizeram, o Sporting no meio do futsal tem um estatuto e um peso significativamente superior ao deles

há ainda outros fixos brasileiros novos ou da nova geração que ainda aprecio > o Talles que jogou aqui várias épocas no Fundão, esta época foi para a equipa do Ricardinho ( o português ) na Letónia e está a ter sucesso porque destacou-se muito na Liga dos Campeões desta época ;
gosto muito também do Juninho que está no Osasuna Magna, tem vindo a fazer de há umas épocas para cá muito boas campanhas na Liga Espanhola, há o João Salla que deu agora a meio desta época o “salto” ( finalmente ) da Liga Italiana para a Liga Espanhola, veio para o Jaén

e depois, um fixo numa fase completamente diferente na carreira, já com muita idade, mas que fez cá na Liga Portuguesa uma grande época e que por isso foi agora recompensado ou valorizado com o regresso à Seleção Brasileira > estou a referir-me ao Leo Santana,
tem a desvantagem é de poder vir a ser uma solução só para uma ou duas épocas porque ele já está nos 35 anos, mas seria um jogador de rendimento imediato, esteve muito bem mesmo e ainda por cima habituado e por isso com experiência em jogar nas principais competições de futsal quer a nivel de clubes quer a nível se seleções

ala destro NFL, falei à pouco tempo aqui no Tópico do Ricardinho do Magnus, é um dos valores emergentes nessa posição, é um dos melhores alas destros brasileiros dos mais novos ou da nova geração, mas pelo que vi há poucos dias atrás sempre se confirmou que foi para o Kairat ( fica mais dificil agora )
para o lugar do Merlim como principal ala destro do Sporting ou ala destro NFL do nosso plantel tenho vindo a sugerir > o Felipe Valério do EL Pozo, o Cléber do Palma ou o João Guilherme do Ugra,
estes jogadores comparando com o Ricardinho são jogadores já mais “feitos”, mais maduros, numa fase mais avançada da carreira, já bem habituados ao futsal de alto nível do futsal europeu porque já estão cá há várias épocas e jogam nas melhores equipas

quanto a um jogador FL que pudesse ir para o lugar do Pany, continuo com a minha ideia desde há algum tempo > o jogador FL que vejo com características mais próximas das dele e que entraria bem no nosso plantel nos tempos mais próximos seria o Mamadu, não vejo outro ala destro FL ainda novo com potencial para ocupar aquela posição no nosso plantel

1 Curtiu

Toda a gente fala em reforços que a equipa precisa de isto ou aquilo. A equipa precisa é de ser mais eficaz a defender e pode sê-lo com os jogadores que tem. Ainda há uma prova para vencer e se a queremos vencer não podemos mostrar as fragilidades defensivas que mostramos na Champions. Esta época temos falhado nos pormenores que fazem a diferença em jogos importantes. Espero que o Nuno Dias tenha bem analisado essas questões e agora no play-off a equipa possa realmente conseguir chegar ao tetra.

2 Curtiram

A ida do André Coelho para o Benfica , a confirmar se é um erro…

Completamente

https://x.com/SCPModalidades/status/1791409134341914771

1 Curtiu

https://x.com/candelasjr/status/1791464241142046798?s=46&t=9kJs48ciP-fPQGvdFGhQYA

Faz sentido, se o Allan vier. Próximo passo, emprestar o Rafa Félix e contratar um fixo.