Futsal Masculino - Época 2023/2024

Como assim? Então não está lá gente “espetacular” e o “investimento não aumentou e tudo”? (dizem alguns…) :roll_eyes:

O orçamento esta época subiu no futsal. Como assim poupar?

Falar em fim de ciclo do Merlim e do Pany (37 e 35 anos) faz sentido.

Falar em fim de ciclo do Pauleta (29 anos) deixa-me a coçar a cabeça. Era uma prenda enorme que poderíamos dar aos lampiões ou aos lampiões do norte.

1 Curtiu

Qual foi o atrito entre o Albuquerque e varandas?

Só porque tu achas que sim. Era tipo o ódio ao Guimarães no andebol, mas hoje em dia estamos a colher o que ele plantou (continuado pelo Carneiro que seguiu o projeto dele).
Isto dizendo, o Rodrigo é uma pessoa muito competente.

Ninguém disse o contrário.

É mentira. Estás completamente sem noção da realidade do dia-a-dia do nosso futsal.

1 Curtiu

Subiu, pq gastam mal…diminuíram a qualidade e aumentaram o orçamento.

Sei que tiveram que aumentar o ordenados de jogadores, mas possivelmente as contratações não foram as melhores.

Mas não sei, não posso opinar quase nada, possivelmente estou a exceder me e muito.

1 Curtiu

Os miúdos não renovaram a ganhar o mesmo

1 Curtiu

esqueci-me só de dizer uma última coisa :

que me desculpem os Colegas aqui do Tópico mas vou dizer algo ( que me deixou com dúvidas ) a partir ou com base numa interpretação minha ( que por isso há sempre a possibilidade de estar errada ) que fiz de algo que um Colega, que costuma estar sempre muito bem informado no que diz respeito ao Futsal do Sporting, disse num comentário que fez aqui no Tópico nos últimos dias

o assunto era > os jogadores NFL que têm sido contratados nos tempos mais recentes ou que vão ser contratados a breve prazo para o Sporting,
e deu-me a parecer ( pelo que interpretei do que ele disse ou deu a entender ) que esse Colega quando falou sobre esse assunto mostrou estar confiante e otimista relativamente ao que será feito nos próximos tempos ou para a próxima época ( para além da contratação do Allan Guilherme )

ora juntando esta interpretação minha do que disse ou deu a entender este Colega
com o que outro Colega ( um Colega diferente ) também aqui do Tópico em quem confio e considero-o credível porque ele, 6 meses antes, penso que tenha sido o primeiro a falar aqui no Tópico da vinda do Tatinho em Janeiro para o Sporting,
que disse, há uns meses atrás, que tinha a informação de que o Sokolov vai sair no final desta época,

juntando estas duas premissas, gostaria de deixar aqui no Tópico uma possibilidade para discussão :
será que o Sporting, na posição de Pivô, para a próxima época para além de deixar sair o Sokolov e trazer o Allan Guilherme, como este último cá é considerado um jogador FL, ainda vai trazer mais um pivô NFL ( há uns tempos atrás, o Gustavo Muñana chegou a falar do Charuto como sendo uma possibilidade para vir para o Sporting )
é que não faz sentido deixar sair o Sokolov que é um jogador NFL e ficar só com 5 jogadores NFL no plantel sendo 1 desses 5 o Rafa Félix, o Rafa Félix aceita-se no papel de 6o jogador NFL, dentro dos 5 jogadores NFL do plantel não faz sentido, portanto é possível que ainda venha mais um jogador NFL, possivelmente um Pivô NFL

1 Curtiu

O Allan Guilherme a vir é um grande upgrade…o Sporting precisa de um ala de grande categoria, rápido e bom tecnicamente, que assuma o 1x1, quebre marcações e origine desequilíbrios.

1 Curtiu

dentro desse perfil, acabou de se trazer o Tatinho

agora há que dar tempo ao tempo, o aspeto menos positivo de se ir buscar os melhores jogadores ao futsal brasileiro é que eles quando vêm para cá precisam de um período de adaptação para se acostumarem ao futsal europeu que é muito diferente do futsal brasileiro

há que ter alguma paciência,
penso que na próxima época, já com mais tempo cá, mais ambientado ao futsal europeu, já com uma
pré-época feita, já vamos ver a melhor versão do Tatinho, qualidade e capacidades não lhe faltam, só precisa de perceber, se ajustar a este novo contexto em que vai jogar e adaptar ou moldar o seu jogo a esta forma de se jogar no futsal europeu

1 Curtiu

O problema é que há jogadores que podem não se adaptar ao futebol Europeu. O mesmo acontece no futebol 11.

O Sporting há muitos anos contratou um Carlos Miguel, julgo que era do Grémio, era um esquerdino cheio de técnica, mas depois não tinha pedalada para o futebol Europeu, lento a executar e lento em deslocamento…Um barrete!

Vejamos se o Tatinho, que é cheio de jogo dá corda aos sapatos, porque técnica tem para dar e vender. Espero bem que sim!

1 Curtiu

estás certo no que dizes,

ao irmos ao futsal brasileiro buscar os melhores jogadores há sempre esse risco ou essa possibilidade de os jogadores ( mesmo que sejam dos melhores lá ) poderem não se adaptar ao futsal europeu que é mais rápido, tático, há menos tempo para pensar e menos espaço para executar, é mais intenso, é mais físico …

mas a verdade é que o Sporting aqui no Futsal pela forma como tem atuado no mercado de transferências nos tempos mais recentes “passa a mensagem” que não tem capacidade financeira para ir buscar os melhores jogadores “já feitos” que jogam no futsal europeu ( com exceção da vinda do Taynan, que foi um caso especial e muito particular )

é o que temos atualmente, temos de continuar a conseguir trazer grandes jogadores mas de uma outra forma, claro que isso traz outros inconvenientes ou aspetos não tão positivos ou mais dificuldades ( como por exemplo > os períodos de adaptação a dar aos jogadores ou os jogadores acabarem por não conseguir “vingar” cá e ter sucesso ), faz parte, temos de ser capazes de continuar a ter sucesso através de formas diferentes de ir buscar grandes jogadores NFL

O varandas é fortíssimo nisso…quem o viu saltar de médico para Presidente!

Cuidado com os sonsos, parecem parvos, mas sabem defender bem os seus interesses.

1 Curtiu

O Miguel, cerca de um ano antes, supostamente teve um comportamento agressivo com a mulher e o Varandas, cavalheiro elevado como só ele, tomou as dores alheias e suspendeu, com posterior demissão, o Miguel.
O presidente do nosso clube não brinca na questão dos valores.
:face_with_hand_over_mouth:

1 Curtiu

Devia era ser assim, com o jorge mendes…não permitir que outro descarregue o entulho, em Alvalade.

Pelos vistos o David Carmo, tem quia de Marcha para Inglaterra…, quem é que paga isso???

Já o PL dos Sub 21, foi 40 milhões € para o Porto.

1 Curtiu

O Allan já assinou. O Sokolov deve sair. De resto ainda está coisas em aberto. Mas não deverá haver muitas mexidas além disso.

1 Curtiu

Até o Merlim, o Léo Jaraguá, o Dieguinho, tiveram um rendimento abaixo do esperado na primeira época. Dêm tempo ao Tatinho.

1 Curtiu

eu também só coloquei a hipótese ou a possibilidade de haver mais uma “mexida” > a vinda de mais um Pivô NFL

porque é assim : se for para deixar sair o Sokolov e não vier mais nenhum jogador NFL, vamos ficar só com 5 jogadores NFL e sendo que 1 desses 5 jogadores NFL é o Rafa Félix não vai fazer lá muito sentido, não tem lá muita lógica, o Rafa Félix faz sentido no nosso plantel no papel de 6o jogador NFL, como 1 dos 5 jogadores NFL é curto e difícil de aceitar,
bem sei que vem o Allan Guilherme mas ele cá é considerado um jogador FL

outra coisa diferente e mais aceitável é deixar sair o Sokolov, mas trazer mais um jogador NFL para entrar nos 5 e continuarmos a considerar o Rafa Félix como o 6o,
se for assim, um Ala não deverá ser porque já temos Merlim, Taynan e veio há pouco tempo o Tatinho,
um Fixo também não deverá ser porque para vir um novo Fixo NFL teria de sair o Rafa Félix,
um Guarda-Redes igual, também não deverá ser, se for significaria a saída do Henrique portatnto seria troca por troca,
daí estar a colocar a possibilidade, pois parece-me ser a mais óbvia, de só poder ser a vinda de mais um Pivô NFL

não sei e é só a forma como estou a ver as coisas

Temos alguém NFL em perspectiva?

O Allan é FL.

1 Curtiu