Futsal Masculino - Época 2023/2024

com essa novidade ( se se acabar por confirmar ) que referiste > a envolvência de um pivô > o Hugo Neves no negócio, para mim, já deixo de ter as minhas dúvidas e começo a acreditar mais que será possível o Allan Guilherme vir já em Janeiro, só assim dessa forma, porque caso contrário seria pouco provável ele vir já agora

o Braga tem “a faca e o queijo na mão” > o jogador tem contrato com eles por mais duas ou três épocas, o valor da cláusula de rescisão > perto dos 100 mil € é um valor significativo no panorama do futsal mundial e a nível nacional se a cláusula fosse paga seria um valor recorde ou nunca antes pago numa tranferência do futsal português, por isso o Braga nunca cederia, nunca facilitaria agora a saída dele, ainda por cima ficaria sem um dos seus melhores jogadores a meio da época e sem grandes possibilidades de nesta altura arranjar uma solução, não digo de valor igual porque com a idade dele é difícil arranjar pivôs novos com a qualidade dele, mas um pivô com uma qualidade próxima da dele ou com potencial para um dia chegar lá perto

agora com o possível empréstimo ( não acredito que o Sporting permita a saída definitiva do Hugo Neves porque ele ainda é relativamente novo ) do Hugo Neves até final desta época, para mim já começa a fazer mais sentido o que foi noticiado na semana passada que o Allan Guilherme poderá vir para cá já agora em Janeiro
e assim com o Braga a ficar também com uma boa solução ( apesar de o Hugo Neves e o Allan Guilherme serem pivôs, são tipos de pivôs muito diferentes um do outro ) não perde muita qualidade na posição de pivô e “ganha” tempo > 6 meses para com calma arranjar um bom pivô para a época 2024/2025,
parece-me que poderá ser isto

1 Curtiu

o Allan Guilherme e o Hugo Neves as únicas coisas que têm em comum são ambos serem pivôs destros e cá nas competições nacionais de futsal contarem como FL, de resto são muito diferentes um do outro, são tipos de pivôs diferentes

relativamente ao Hugo Neves, concordo com o que o Gustavo Muñana disse sobre ele no comentário que ele publicou há uns tempos atrás sobre o Sporting pretender trazer um pivô já em Janeiro onde o descreveu bem > é um pivô mais leve, com mais mobilidade, com mais dinâmica, que não fica só lá na frente pois “cai” também bem nas alas ( sobretudo na ala esquerda por ser destro ), desposiciona bem o fixo adversário e isso é bom para abrir espaços nas imediações próximas da baliza adversária,
no entanto, a meu ver, tem mais dificuldades em segurar a bola lá na frente que permita à equipa avançar na quadra e “respirar”, em virar-se ou rodar e desequilibrar o fixo adversário através da iniciativa individual,
é um jogador ainda relativamente novo que está a fazer o seu percurso, teve uma 1a época > a época passada no Sporting razoável e esta época parece estar melhor, o que significa que está a evoluir, está a melhorar e isso faz crer que pode chegar a um nível ainda mais alto, tem tempo

o Allan Guilherme é um pivô muito mais forte fisicamente, mais alto, é grande, é um pivô mais de referência e posicional, costuma estar mais lá na frente e não vem tão atrás,
no entanto para quem tem estas características físicas tem ao mesmo tempo uma mobilidade e uma dinâmica assinalável ou boa, acho-o um pivô mais completo, tem um remate muito forte, de há duas épocas para cá ( possivelmente fruto da sua natural evolução ) tornou-se num goleador
na época passada, fez uma grande época, esta época está a começar ao mesmo alto nível e penso que com a orientação certa pode ainda melhorar mais
é um pivô que segura muito bem a bola lá na frente, é bom tecnicamente, como tem um alcance de perna grande os fixos adversários têm muita dificuldade para lhe tirar a bola, um aspeto muito positivo do seu jogo é que tem capacidade para virar-se ou rodar e resolver através de jogada individual, não precisa de esperar pela subida da equipa ou da ajuda dos colegas de equipa, embora também varie o seu jogo e por vezes jogue com os companheiros
outro aspeto muito positivo do jogo dele é que, para além de ser muito bom ofensivamente, em termos defensivos também é bom, é um jogador agressivo, pressiona muito logo à frente ( é uma espécie de “primeiro defesa” ) e por isso recupera rapidamente muitas bolas e é um grande defensor à frente no 5 para 4 com guarda-redes avançado que as equipas adversárias fazem à dele, como ele é alto tem um alcance de pernas comprido e isso é uma mais-valia nesta situação específica pois dificulta muito a circulação de bola da equipa contrária e permite roubar muitas bolas e rematar do seu meio-campo defensivo para a baliza adversária sem ninguém e possivelmente marcar golos

digo já que sou suspeito porque aprecio mais este tipo de pivôs pois acho que surtem mais efeito nos jogos, criam mais dificuldades às equipas adversárias e facilitam mais o jogo da nossa equipa, no entanto é sempre bom também ter no plantel um tipo de pivô como o Hugo Neves, pode sempre dar jeito em determinados jogos ou em momentos de determinados jogos

respondendo diretamente à tua pergunta > acho que ficamos a ganhar, mas como já disse sou um bocado suspeito nesta questão porque aprecio mais pivôs com as características do Allan Guilherme,
apesar de reconhecer utilidade em situações pontuais a pivôs com as características do Hugo Neves

1 Curtiu

A questão é que se o Neves for “só” por empréstimo, mesmo que seja por época e meia em vez de até ao fim da época, não estou a ver o Braga baixar muito o preço.

Por outro lado, se há equipa a quem o Sporting já demonstrou que não se importa de dar dinheiro, é ao Braga. Pode ser que isso chegue ao futsal também.

falemos só de Futsal aqui neste Tópico ( Futebol é um outro assunto, é uma “realidade à parte” ),

por acaso, no Futsal, o Sporting não tem um grande histórico no que diz respeito a tranferências com o Braga,
assim de repente, nos tempos mais recentes, só me lembro de um caso > o Miguel Ângelo, mas mesmo este caso foi um bocado diferente porque parece-me que ele acabou o contrato que tinha com eles e o Sporting aproveitou e foi lá buscá-lo, acho que não houve valores financeiros envolvidos nessa transferência

pelo contrário, quem tem um vasto histórico de transferências ao longo dos últimos anos com o Braga no Futsal têm sido aqui os nossos vizinhos vermelhos, primeiro foram lá buscar o Fábio Cecílio, depois o André Coelho e o Tiago Brito e agora mais recentemente o Nilson e o Bruno Cintra,
e em algumas destas transferências eles tiveram de pagar ao Braga valores significativos ( não valores muito altos ) para conseguirem tirá-los de lá

esperemos que agora, no caso do Allan Guilherme, esta tendência que se verificou nos últimos anos não se confirme e ele venha antes para o Sporting

a intenção do Sporting ao colocar a possibilidade de envolver o Hugo Neves no negócio deverá ser diminuir o valor a pagar ao Braga ( pagar vai ter sempre que pagar, o Sporting não deve querer é pagar um valor tão elevado como o que está na cláusula ) e arranjar-lhes uma solução de boa qualidade no imediato na posição de pivô para que eles não se ressintam no rendimento geral da equipa que tem estado muito bem ( como já era de prever porque eles acabaram por melhorar o plantel deles da época passada, onde já tinham feito uma muito boa época, para esta ) e para terem tempo e com calma encontrarem uma boa solução para a próxima época > um pivô com qualidade próxima da do Allan Guilherme ou um com potencial que bem trabalhado poderá atingir rapidamente o nível que ele está a demonstrar

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/1727341968064385038?s=20

Ora bem.

Tanta gente preocupado com Allan’s Guilhermes… para mim seria um erro abdicar do Neves, fosse para vir o Allan Guilherme ou não.

Preocupa-me é o rendimento defensivo, na baliza e na posição de fixo.

Não sei se a lesão do Henrique é grave?
Sem duvida que o único fixo que temos é o Paçó, embora outros possam jogar na posição mas não têm a mesma capacidade física para defrontar determinados pivots.
Não sei o estado do físico do Diogo e do Pauleta.
Vamos ver se todas estas baixas não nos vão penalizar na ronda de elite.

PAULETA: “GANHAR DÁ SEMPRE VONTADE DE CONTINUAR A GANHAR”

Por Sporting CP
23 Nov, 2023

FUTSAL

Futsal enfrenta CR Leões de Porto Salvo na sexta-feira (21h00)

Antes de ser o anfitrião do seu grupo na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe, esta sexta-feira, o CR Leões de Porto Salvo no jogo da décima jornada da fase regular da Liga.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Pauleta, ala da equipa de Nuno Dias, foi o porta-voz do grupo na antevisão à partida e revelou que depois de “uma lesão um pouco complicada”, está “pronto para ajudar a equipa a ganhar, como sempre”, apontou. A última vez que o internacional português esteve na quadra foi a 28 de Outubro, na goleada por 2-6 ao MNK Olmissum na Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League.

Já a nível colectivo, o futsal verde e branco atravessa um excelente momento de forma, com seis vitórias seguidas para todas as competições, um registo que aumenta para oito quando contabilizado apenas o campeonato, do qual o Sporting CP é líder em conjunto com o SC Braga – ambos com 25 pontos.

“Estamos sempre bem, o ambiente é bom com os treinadores e com os jogadores, portanto só pensamos em continuar a nossa série de vitórias”, sublinhou Pauleta, antes de se debruçar sobre o CR Leões de Porto Salvo, o adversário que se segue e actual quarto classificado (13 pontos).

“Ganhar” é o objectivo, traçou desde logo o veloz ala de 29 anos, no entanto mostrou-se ciente também da qualidade e capacidade da equipa de Oeiras. “Eles têm uma equipa complicada, individualmente são muito bons no um-contra-um e correm bastante. Já os conhecemos, analisamos os vídeos, portanto estamos preparados para o jogo de amanhã”, realçou Pauleta.

Além disso, o futsalista do Sporting CP reforçou que "ganhar dá sempre vontade de continuar a ganhar” e, por isso, uma vitória frente ao CR Leões de Porto Salvo é a melhor maneira de preparar também a entrada em cena no grupo C da Ronda de Elite europeia.

Para o Sporting CP, o palco quer do embate da Liga, quer do próximo passo europeu (Ronda de Elite decorre entre 28 de Novembro a 3 de Dezembro), será mais uma vez o Pavilhão João Rocha, onde os Leões do futsal vão disputar o quarto jogo consecutivo. E esse é um factor que torna “tudo mais fácil”, de acordo com Pauleta, antes de elogiar a “boa” massa associativa Sportinguista: “Apoiam-nos sempre".

https://x.com/SCPModalidades/status/1727718663053324302?s=20

Manter humildade e raça e cada lance.

Tentar manter a posição até chegada de reforços. :point_right:

:8ball:

nem é a questão de se estar preocupado com o Tatinho e com o Allan Guilherme, pois o primeiro já é certo que vem para o Sporting agora em Janeiro e o segundo também tenho quase a certeza que virá para cá, resta saber se será já em Janeiro ou no final desta época, independentemente de para isso acontecer o Hugo Neves tenha de ser envolvido ou não nesse negócio ( o ideal para mim era ele continuar no plantel da nossa equipa )

a questão é que, nas últimas semanas, as notícias que têm saído e as informações de alguns Colegas aqui do Tópico e de um jornalista credível do meio que foram tornadas públicas apontam todas mais ou menos no mesmo sentido > de se referirem que estes 2 jogadores vêm ou há grandes probabilidades de virem para o Sporting,
por isso acaba por ser natural que quem comenta aqui no Tópico comente mais sobre estes jogadores e sobre estas posições > ala e pivô em vez de comentar sobre outros jogadores de outras posições > guarda-redes e fixo,
no entanto por acaso nas últimas semanas também se comentou aqui no Tópico sobre um fixo > o André Coelho porque saiu uma notícia a dizer que o Sporting estava a tentar trazê-lo mas só para a próxima época

e mais, na minha opinião, nesta altura faz mais sentido falar-se de um ala e de um pivô para a nossa equipa do que de um guarda-redes e de um fixo, embora uma coisa não inavalide a outra, pode-se perfeitamente falar aqui no Tópico das duas coisas

agora o que acontece é que no plantel da nossa equipa, da época passada para esta época, saíram : um guarda-redes > o Guitta e um fixo > o Erick e mal ou bem ( sem estar a avaliar nesta fase precoce da época se foram contratações acertadas ou não, se estão a ter ou não o rendimento pretendido ) vieram jogadores para as posições deles > para a posição de guarda-redes veio o Henrique e para a posição de fixo até vieram 2 jogadores o Rafa Félix ( que já se sabia que iria demorar muito tempo a recuperar de uma lesão grave e essa sitiação deveria ter sido acautelada, deveria ter sido arranjada mais uma solução pelo menos só para esta época > por exemplo o Léo Santana ) e o Wesley

e ainda saíram : dois alas > o Miguel Ângelo e o Cavinato ( que acabou por ser uma saída insperada, pois estava previsto ele sair só no final desta época ) e entraram para as posições deles > o Tiago Macedo ( apesar do Miguel Ângelo ser um ala destro, decidiu-se, e a meu ver bem até para equilibrar mais as alas ou ter o mesmo número de alas destros e de alas esquerdinos, que seria o Tiago Macedo que é um ala esquerdino a entrar no plantel ) e o Taynan
e por fim saiu também : um pivô > o Esteban Guerrero e não veio nenhum jogador para essa posição

por estas razões faz todo o sentido falar-se de um pivô e de um ala ( aqui o ala pode ser visto como uma adição à parte que o Sporting quer acrescentar ao seu plantel até porque o Merlim com a idade com que está tem de ser gerido com outros cuidados > passar a jogar menos minutos por jogo, passar a jogar mais tempo só em jogos muito importantes … ) para virem para o Sporting

já relativamente às posições de guarda-redes e de fixo claro que também se pode falar, mas acaba por não se falar tanto porque ainda agora > neste último defeso vieram jogadores para esssas posições, por isso há menos probabilidades de virem a curto prazo > pelo menos já em Janeiro jogadores para essas posições e vamos lá ver se vai dar para fazer alguma coisa no final desta época, aqui estou-me a referir mais a questões contratuais, embora se houver vontade à formas de ultrapassar essas questões ( basta olhar para os exemplos mais recentes que tivémos aqui com o Waltinho e com o Esteban Guerrero que tinham ainda épocas de contrato para cumprir e não foi isso que os impediu à mesma de saírem do Sporting )

2 Curtiram

No curto prazo temos a ronda de elite e para essa temos que contar com os que temos.

Aqui, já cá canta o bilhete! Isto é sempre uma experiência única que se tem de aproveitar!

Também ofereceram um convite para o Gil Vicente (Futebol 11) na segunda? Ou foi só nas GB?

Eu não recebi nenhum convite por acaso, eu tenho a Gamebox Futebol apenas.

Parece que era para todos

Este ano há duas medidas inéditas e exclusivas para os Sócios do Sporting Clube de Portugal:
Convite para o Sporting CP vs. Gil Vicente FC da 12.ª jornada da Liga Portugal
Sorteio diário de uma camisola autografada por todo o plantel de futsal

Desta forma, por €15 para os Sócios com Gamebox Modalidades (preço especial apenas na referência multibanco enviada por SMS e válida até às 23h59 de 17 de Novembro) ou €20 para os restantes associados podes assistir a quatro jogos do

https://x.com/SCPModalidades/status/1728005439508353398?s=20

Mas tu recebeste logo?

Sim… como tens GB estádio experimenta comprar bilhete para ti nesse jogo, se tiveres convite em vez de dizer que já tens bilhete para o jogo aparece a opção de usar convite… Eu já usei para tirar por isso não posso deixar imagem…

EDIT: Experimentei no Andebol que tenho um convite pendente

image

depois é só escolher.