Futsal Masculino - Época 2022/2023 -Tricampeões Nacionais

se se confirmar a vinda do Rúben Teixeira para o plantel da nossa equipa para a próxima época …

primeiro, dar os créditos merecidos ao Colega aqui do Tópico do Futsal ( ao Bringmein ) que acho que foi o primeiro a confirmar aqui, há uns meses atrás, que o Rúben Teixeira viria mesmo na próxima época para o Sporting, na altura, ele ainda não sabia era se ele iria integrar o plantel ou se seria emprestado, pelos vistos pelo que diz quem tornou pública a notícia : parece que ele vai mesmo fazer parte do plantel

depois, relativamente ao jogador em si, já o manifestei aqui no Tópico há uns tempos atrás, quando se falou aqui sobre este tema, e volto a dizer não é um jogador que aprecie muito, acho-o apenas um jogador digamos bonzinho, com algum potencial, mas sinceramente não é um tipo de ala ( vejo-o como um ala mais equilibrador e não tanto como um ala mais desequilibrador ) que acho que faça muito sentido para uma equipa grande como o Sporting, onde a meu ver os alas devem ser é muito bons em termos ofensivos, ter criatividade e imprevisibilidade, ter grande talento, ter grande capacidade de desequilibrio, ser muito bons no 1 para 1 … para mim estas características ( ou se tem ou não se tem, não dá para serem adquiridas ou muito dificilmente poderão ser melhoradas ) são essenciais num ala de uma equipa como o Sporting que entra sempre para ganhar, assume os jogos quase todos, tem a iniciativa em quase todos os jogos, tem mais posse de bola que as equipas adversárias,
para o resto que se pretende que o jogador também tenha ( capacidade de defender, marcação, posicionamento na quadra, ler e perceber melhor o jogo, concentração … ) acho que é mais fácil ser trabalhado e melhorado com a orientação certa do Treinador

na minha opinião, um ala do género do Rúben Teixeira já temos o Diogo Santos, que já é melhor do que ele e no futuro ainda mais será porque está a crescer muito no aspeto que a meu ver ainda não era muito bom, que é na parte ofensiva
para mim não faz muito sentido a vinda dele, mas como é para uma opção não muito importante ( será 3a ou 4a opção de Ala Destro ) também acho que não terá grande impacto no nosso plantel da próxima época, é a minha previsão

Também pode fazer a pré época e ser emprestado

Foto João Pedro Morais

GOLEADA NO REGRESSO À LIGA

Por Sporting CP
07 Abr, 2023

FUTSAL

​Futsal bate ADCR Caxinas por 7-1 e reforça liderança isolada

A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal regressou à Liga com uma goleada frente à ADCR Caxinas por 7-1, esta sexta-feira, na 20.ª e antepenúltima jornada da fase regular. Com este resultado, os Leões reforçam a liderança isolada e passam a somar 53 pontos, mais seis do que o SC Braga, que é o segundo classificado, mas tem menos um encontro disputado.

Sem poder contar com Guitta, por castigo, e Tomás Paçó, João Matos e Miguel Ângelo, devido a lesão, o técnico Nuno Dias apostou num cinco inicial composto por Bernardo Paçó, Erick Mendonça, Alex Merlim, Diego Cavinato e Pany Varela, tendo como adversário o actual oitavo classificado, que na primeira volta tinha conseguido um surpreendente empate 2-2 na sua casa.

No reencontro com os Sportinguistas no Pavilhão João Rocha, a partida começou de feição para os homens da casa. Ainda antes de estarem concluídos os primeiros três minutos, Alex Merlim flectiu para dentro perante a oposição de um adversário, voltou a puxar para fora e, à meia-volta, rematou para o fundo das redes, com a bola a passar por entre as pernas do guarda-redes.

O domínio verde e branco era claro, tanto que logo a seguir Zicky Té ficou perto de aumentar a vantagem com uma tentativa ao poste. No entanto, a ADCR Caxinas respondeu com o golo do empate aos seis minutos, por Filipe Leite, no primeiro lance de perigo que criou, situação que lhe permitiu ganhar confiança e começar a discutir o jogo olhos nos olhos com o Sporting CP.

A partida ficou então mais rápida e intensa, com ataques sucessivos de um lado e do outro, mas foi sol de pouca dura. Isto porque os visitantes rapidamente perderam gás e a turma de Alvalade voltou a controlar. Apesar do elevado número de ocasiões criadas, a ineficácia Leonina e ainda as várias defesas do guarda-redes Tiago Sacramento foram retardando o dilatar da vantagem.

Ainda assim, nos cinco minutos finais da primeira parte tudo mudou e a bola entrou finalmente, por duas vezes. Na primeira foi Pauleta a fazer o gosto ao pé, na sequência de um canto, e segundos depois Pany Varela, que aproveitou um erro adversário para facturar o 3-1. O resultado ao intervalo podia ter sido até mais volumoso, mas a ineficácia voltou a ser decisiva.

No reatamento, o Sporting CP voltou a arrancar por cima. Erick e Merlim testaram mais uma vez os reflexos do guardião rival, que já com quatro minutos nada pôde fazer para travar o 4-1, da autoria de Diego Cavinato. O ala aproveitou um erro e fez o 30.º golo na Liga, reforçando a liderança dos melhores marcadores da Liga. Segundos depois, chegou o 5-1 por Hugo Neves.

Apesar da vantagem já significativa, os Leões não tiraram o pé do acelerador e foram em busca de mais. Diogo Santos atirou à barra após um enorme trabalho de Zicky, que sentou um adversário com um brilhante gesto técnico, ao que se seguiram vários lances de perigo por Pany Varela, Esteban Guerrero e Merlim, mas sempre com Tiago Sacramento a travar as investidas.

Ainda com oito minutos para jogar, o Sporting CP atingiu as cinco faltas. Apesar de condicionado, até final Zicky aumentou para 6-1, ao encostar à boca da baliza um livre de Merlim, e Pany Varela bisou, fixando o 7-1 ao concluir uma jogada de belo efeito. Nota para as estreias de Bruno Maior, fixo de 19 anos, e Tiago Macedo, ala de 18 anos, pela equipa A esta temporada.

Os Leões, que são detentores do melhor ataque (122 golos marcados) e da defesa menos batida da prova (33 sofridos), vão agora enfrentar uma paragem para os compromissos das selecções. O próximo jogo está marcado para dia 22 de Abril, em casa da AD Fundão, de novo para a Liga.

Sporting CP: Bernardo Paçó [GR], Erick Mendonça, Alex Merlim [C], Diego Cavinato e Pany Varela; Gonçalo Portugal [GR], Bruno Maior, Diogo Santos, Zicky Té, Hugo Neves, Pauleta, Tiago Macedo, Anto Sokolov e Esteban Guerrero.

NUNO DIAS: “FOMOS PRESSIONANTES E COMPETENTES”

Por Sporting CP
07 Abr, 2023

FUTSAL

​Técnico mostrou-se agrado com a exibição diante da ADCR Caxinas

No rescaldo da goleada sobre a ADCR Caxinas (7-1), em jogo da 20.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga de futsal, o treinador Leonino Nuno Dias mostrou-se satisfeito com os jogadores, considerando que esta foi “uma boa vitória, não só pela exibição mas também pelos números”.

“Fomos pressionantes e competentes no que tínhamos de fazer, conseguimos sair de alguns momentos de pressão do adversário com qualidade, fazendo a bola entrar nos pivôs e sendo dinâmicos também. Criámos muitas oportunidades e situações de um para um e o resultado avolumou-se de forma natural, a diferença foi muito grande. Os jogadores acabaram por fazer um bom jogo e o resultado espelha isso mesmo”, começou por afirmar o técnico à Sporting TV.

“Ao intervalo já estávamos a ganhar por dois golos, mas disse-lhes que tínhamos de dar mais. Quando a bola entrava no pivô, tínhamos de acelerar e dar opções, e depois fomos mais rápidos a movimentar e intensos na pressão defensiva. Dificultámos muitas vezes a primeira zona de construção da ADCR Caxinas e isso foi uma melhoria bastante grande da primeira para a segunda parte. Certamente também teve a ver com algum cansaço do adversário, mas teve muito a ver com mérito nosso. Conseguimos que cada um melhorasse um pouco e acabámos por fazer um bom jogo. Na segunda parte, essa intensidade veio a reflectir-se nos golos e na nossa exibição”.

O técnico mostrou-se insatisfeito apenas com o lance do golo consentido ainda durante a primeira parte. “Acabámos por sofrer um golo estranho de livre, até parecido ao que sofremos na final da Taça de Portugal. É uma situação de bola parada que temos de corrigir porque não podemos sofrer esse golo. É corrigir para da próxima vez não voltar a acontecer”, sublinhou.

Apesar de não ter podido contar com os lesionados Tomás Paçó, João Matos e Miguel Ângelo, além do castigado Guitta, Nuno Dias preferiu valorizar o contributo dos jovens que tiveram minutos na equipa principal pela primeira vez na presente época: Bruno Maior e Tiago Macedo.

“Eles trabalham para merecer minutos, infelizmente não tantos quanto eles gostariam e eu também, pois gostava de dar-lhes mais. Mas trabalham e treinam muito bem, oferecem uma disponibilidade muito grande e isso deixa-me feliz. Mesmo que a qualidade ainda não seja igual, trazem irreverência, velocidade, intensidade, querer e atitude, o que é bom para a equipa”.

Já Hugo Neves, pivô de 22 anos que foi autor de um dos golos da vitória, destacou a forma como a equipa respondeu na quadra depois da derrota averbada na final da Taça de Portugal.

“O Sporting CP joga sempre para ganhar e foi isso que mostrámos. O que aconteceu na Taça de Portugal já passou, restam-nos mais dois troféus e ambicionamos conquistá-los porque o ADN do Clube assim o dita”, atirou o jovem jogador, que apesar de ter visto em campo vários golos de belo efeito e jogadas de excelente envolvimento, frisou que o mais importante era o triunfo.

“Jogar bonito e marcar golos faz parte do Sporting CP, mas o que queremos é a vitória seja como for. O que interessa é o resultado e os golos, independentemente de jogarmos bonito ou não”.

1 Curtiu

Alguém está a ver o benfica - Fundão? Que final de jogo!

4-5 ganhou o Fundão

1 Curtiu

Lamps perdem 5-4 em casa com o Fundão. Lamps matematicamente em 3o lugar…

Lamps perdem em futebol A e B, futsal, basquetebol, andebol.

Devia ser fim de semana de Páscoa todas as semanas…

Vão estes gajos vencendo até agora tudo…que se tenha acabado as brincadeiras da nossa parte.

No 5x4 nos últimos segundos o Fundão nem o GR trocou e estava a jogar com o fixo a guarda redes e mesmo assim conseguiram estragar a própria jogada e mamar o 5.

O Palma empatou 4-4 em Barcelona e esteve a ganhar 4-2.
Fracos dizem vocês…

1 Curtiu

No q ao futsal diz respeito, por agora estão a fazer a melhor epoca

Se vierem a perder o titulo, posso mudar de discurso, mas numa modalidade q se decide em PO a classificaçao em fase regular vale relativamente

:sob:

3 Curtiram

Logo agora que esta modalidade tinha ganho tantos adeptos…lá vão eles voltar a dizer que é uma competição menor e o futebol é que é importante, tudo isto enquanto se babam e palitam os dentes :yawning_face:

O Futsal deveria ser um case study. Uma modalidade que perdeu metade dos adeptos em apenas uma semana… Já perguntei a uma série de amigos como ficou o Enfique vs Fundão, e ainda nenhum me soube responder!

13 Curtiram

Não são. Principais candidatos a ganhar a UEFA Futsal. Ainda bem que jogam contra as galinhas nas meias.

Os lampiões não jogam um crl, ponto. Jogam mt pior que em alguns anos q sim, mostravam um Futsal assinalável e mais dinâmico

Fundão a colocá-nos no lugar tal como os Lombos o fizeram. Não é difícil

Sim, muitos aqui nem sonham, mas já fomos campeões depois de um 5° lugar na fase regular…

1 Curtiu

Eu não fui um deles de certeza, e até fui contra a opinião de vários foristas aqui ao dizer que com a FF em casa tinham ganho um ligeiro favoritismo.

Independentemente disso, é uma oportunidade de ouro que não devemos ter nos próximos largos anos de arrecadar mais outro troféu para a conta (a ausência de uma World Class Team como o Farça e o constante enfraquecimento do nosso plantel ano após ano com esta direção).

SL

Olha que isso nunca aconteceu… Nunca fomos campeões depois de termos ficado em 5o numa fase regular… :thinking:

Fomos eliminados pela FJ Antunes?

Ou então passámos e depois caímos no Choradinho … (saudades desse mítico antro)

Não, fomos logo de vela nos 4os de final com o Freixieiro do Cardinal… Ganhamos o jogo 1 em loures e perdemos os 2 no choradinho (o 4o lugar do Freixieiro garantiu lhes a negra em casa) . Se não me engano no jogo 2 estivemos a ganhar por 3 e ainda fomos perder.
Isto foi em 2008/2009, época em que o Divanei chega em Janeiro, na época seguinte da se a viragem, Cardinal e Caio Japa chegam… Lamps ganham a UEFA cup e a partir daí a hegemonia é nossa… Falando só de campeonatos são 9 em 12… (e sem pandemia provavelmente seriam 10 em 13)

2 Curtiram

O Rubén Teixeira tem muita qualidade e irá crescer. Próxima época deverá fazer a pré época mas ainda não será desta que fará parte do plantel.

1 Curtiu