Futsal Feminino - Época 2021/2022

Sinceramente acho que as lamps continuam a ser as mais fortes. Mas vão usar mais do que até agora, isto sem dúvida.

Com os planteis conhecidos até agora o Nun` Álvares é o mais forte. Junta-lhes do slb, a Inês Fernandes, a Ana Catarina e eventualmente a Sara Ferreira e tens a base da seleção.

Estava agora a ver e da equipa bi campeã nacional de sub 17, campeã nacional de sub 19 e duas vezes vice campeã nacional no mesmo escalão, entre 2016 e 2018, apenas uma jogadora está no Sporting. Só uma curiosidade a maioria está nos Lombos e nos LPS que por acaso ficaram à nossa frente na primeira fase.

1 Curtiu

Se calhar era preciso perceber porque é que saíram e porque é que esta secção não consegue ser competitiva.

Desde o primeiro momento e lídei muito com elas, sempre fiquei com a ideia de que haviam duas secções de futsal no Sporting. A feminina era quase que considerada à parte.

É uma pena porque o futsal feminino também está numa fase de grande desenvolvimento em Portugal.

Bolinha baixa (que isto aqui é pavilhão)!:* «Balanços e as novidades da nova época»

Regresso do nosso dia do futsal aqui na Tasca do Cherba, desta vez estamos aqui para falar das épocas de cada uma das nossas equipas e para começar já a falar das novidades que vamos tendo no futsal leonino, por tudo isso venham daí!

Futsal Feminino
Lutadoras incansáveis, numa época complicada

Falar da equipa feminina é uma missão mais complexa, não só porque não se venceu nenhum título, mas por tudo o que aconteceu esta época. Sendo redutor e só olhar para a tabela, a época ficou aquém do exigido, nem nos mínimos exigidos a equipa conseguiu terminar a época, a verdade é que não dá para analisar a época apenas assim, custa e custou muito a equipa ter caído para a fase de manutenção, mas existem outros pontos que custam muito e muitos deles vêm de várias épocas.

A equipa teve a época mal planeada, foi tudo feito em cima do joelho, algo que se viu em outras modalidades como o andebol, mas neste caso de forma ainda mais gritante. A época arrancou tarde, com muitas dúvidas exteriores pelo momento que todos vivíamos, mas com ainda mais dúvidas internas em torno desta equipa. A equipa demorou para arrancar e para render, isso foi evidente nos primeiros jogos e está aí a explicação para esta nossa equipa ter caído para a fase de manutenção. Muitos problemas em torno desta equipa e muita falta de apoio, algo que foi piorando, tivemos imensos exemplos esta época de como o tratamento a esta equipa foi incorreto e longo daquele que devia ser para qualquer equipa, ainda mais uma equipa do Sporting. Desde jogos sem transmissão, a serem empurradas para o multidesportivo, até as redes sociais do clube ignorarem a equipa em demasiados jogos, foram muitos os exemplos e podíamos estar aqui horas a falar do que aconteceu. Não foi desta última época que esta equipa não teve o tratamento que merecia, o apoio que merecia e nem o planeamento que era exigido, o que contrasta com a nossa equipa masculina.

Falando do jogo jogado, a equipa demorou para conseguir colocar o seu jogo em prática, problemas na primeira fase, mas estas leoas mesmo na pior fase da época nunca desistiram e em todos os jogos lutaram e deram tudo, mesmo no duelo com o Benfica, onde a derrota foi pesada, mas onde estas nossas leoas entraram com tudo e conseguiram mesmo marcar primeiro. Os problemas foram sendo arrumados por Rui Ferreira ao longo da época, começámos com 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos 5 primeiros jogos e acabámos com uma serie de 14 jogos sem perder, 12 vitórias e apenas 2 empates, além do bom futsal que a equipa ia demonstrando, com as jovens a assumir cada vez mais peso na equipa, com as estrelas a render e com vários regressos de jogadoras que estiveram afastadas por lesões.

Não podemos dizer que a época foi positiva, óbvio que não o podemos fazer, mas é preciso sempre contextualizar e entender que existiram problemas a mais nesta equipa e muitos deles por culpa nossa e de quem planeou esta época. Época sem taças, onde terminámos em 5º na primeira fase e em 1º na fase de manutenção, nem sempre fácil, nem sempre com as coisas a correr bem, mas em todos os momentos com leoas que mereciam mais apoio e que em momento algum baixaram os braços.

Para a próxima época já temos algumas mudanças oficiais, Rui Ferreira deu lugar a Márcio Marcelino, ótimo treinador que estava no Arneiros e que regressa assim ao Sporting, que traz com ele Tiago Santos que vai ser o novo treinador de guarda-redes, além de Hugo Silva e Válter Duarte que vão ser os novos adjuntos, a juntar a esta equipa técnica nova temos ainda uma nova coordenadora, falamos de Teresa Jordão, alguém com conhecimento e qualidade, que vem de várias épocas como treinadora, a última delas no Golpilheira, com todas estas mudanças temos algo novo, um planeamento atempado, com mudanças mais profundas tal como era necessário, não ficámos por trocar de treinador e sim fomos mais longe e isto é uma excelente novidade.

Em relação ao plantel, temos várias saídas, casos como a da Cláudia Dias ou ainda da Matilde Ferreira, que infelizmente termina carreira aos 21 anos, ela que regressou nesta temporada depois de duas graves lesões, mas a verdade é que apesar de tudo isso, a Matilde acaba por colocar um ponto final na sua carreira. Depois vamos ter várias entradas, no caso alguns regressos, mas como ainda não é oficial vamos aguardar pelas apresentações para falar de cada uma das caras novas, porque aqui não falamos de boatos. Vamos manter as peças importantes, vamos ter caras novas e por todas as indicações ter tudo bem planeado, mudando a pensar no desenvolvimento e crescimento do futsal feminino ao longo dos próximos anos.

Só uma pequena nota, José Almeida, o diretor do nosso futsal na apresentação de Márcio Marcelino disse que o objetivo é ficar sempre entre os 4 primeiros, para já esse foi o ponto negativo nesta nova fase do futsal feminino, indica que não vamos dar o salto no projeto para competir frente a frente com os nossos rivais e que o pensamento continua a não ser aquele que desejávamos, mas estaremos cá nas próximas semanas para ir falando de cada novidade, esperando que além tudo a maior mudança seja o tratamento dado a estas incríveis leoas.

Chega ao fim o nosso dia do futsal, muita coisa analisada e demos o pontapé de saída para o que está para vir nesta nova temporada. Obrigado a todos, espero que tenham gostado e que fiquem connosco a torcer por mais títulos!

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal

DEZ RENOVAÇÕES NO FUTSAL FEMININO

Por Sporting CP
28 Jul, 2021

FUTSAL

Técnico Márcio Marcelino vê o plantel começar a ganhar forma

O Sporting Clube de Portugal garantiu a renovação de contrato de dez jogadoras da equipa feminina de futsal que vão continuar a vestir de verde e branco na temporada 2021/2022.

Ana Fonseca (guarda-redes, 28 anos), Carlota Galvão (guarda-redes, 17 anos), Ana Alves (pivô, 29 anos), Carolina Baptista (pivô, 18 anos), Inês Gonçalves (ala/pivô, 27 anos), Carolina Pedreira (ala, 19 anos), Cristiana Gonçalves (universal, 30 anos), Jéssica Silva (fixo, 19 anos), Débora Venâncio (fixo, 26 anos) e Sara Tavares (ala/pivô, 25 anos) vão assim trabalhar às ordens de Márcio Marcelino, treinador que está de regresso a Alvalade, depois de uma passagem como estagiário em 2015/2016, para liderar as Leoas.

DÉBORA LAVRADOR DE REGRESSO

Por Sporting CP
07 Ago, 2021

FUTSAL

​Internacional portuguesa é reforço para Márcio Marcelino

Débora Lavrador está de regresso a casa. A universal de 25 anos, que já tinha representado o Sporting Clube de Portugal entre 2017 e 2020, é a primeira contratação da equipa feminina de futsal para 2021/2022, depois de na temporada passada ter representado a ACRD Arneiros.

“Regressar ao Sporting CP é um motivo de orgulho, era algo que tinha traçado na minha carreira. É sempre muito bom voltar a uma casa onde fui muito feliz”, afirmo aos meios de comunicação Leoninos, destacando o reencontro com o treinador Márcio Marcelino.

"Já o conhecia antes de ir para a ACDR Arneiros. É muito bom treinador, voltar a trabalhar com ele no Sporting CP é positivo. Já nos conhecemos e sabemos como ambos trabalhamos. Além disso, também já conheço algumas jogadoras do plantel, o que é muito bom ", sublinhou a internacional portuguesa, que também já representou CR Leões de Porto Salvo e SL Benfica.

Depois dos 21 jogos e 17 golos registados na época passada, Débora Lavrador, que conta no currículo com um Campeonato, uma Supertaça e duas Taças de Portugal, espera continuar a exibir-se em bom nível, mostrando-se entusiasmada com o renovado Campeonato Nacional.

“Vamos ter um novo modelo competitivo, parecido ao masculino. Vai ser muito bom, vamos jogar contra equipas das zonas Norte e Sul. Enquanto jogadora do Sporting CP, vou dar sempre o meu melhor para atingirmos os nossos objectivos”, frisou, antes de se dirigir aos adeptos. “Espero que nos acompanhem e venham ver-nos jogar no Pavilhão João Rocha”, atirou.

INÊS POMBO REFORÇA SPORTING CP

Por Sporting CP
07 Ago, 2021

FUTSAL

​Ala de 27 anos chega oriunda da ACDR Arneiros

Inês Pombo é a segunda contratação da equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal para 2021/2022. A ala de 27 anos vai reencontrar em Alvalade o técnico Márcio Marcelino, com quem trabalhou nas últimas quatro temporadas ao serviço da ACDR Arneiros.

“Já há algum tempo que ambicionava chegar ao Sporting CP, estou muito feliz por fazer parte do Clube. As minhas expectativas são altas. Correu tudo bem na experiência na ACDR Arneiros e espero que aqui seja ainda melhor”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos a futsalista que fez a formação no SL Benfica.

Inês Pombo descreve-se como uma jogadora que “luta por todos os lances até ao fim” e promete empenho máximo com as novas cores. “Espero ajudar o Sporting CP e que a minha vinda traga algo de bom para que a época seja melhor do que a do ano passado”, frisou, antes de recordar o sucesso da equipa masculina. “Sabemos que eles ganham tudo o que há para ganhar, esperemos que no feminino também possamos aproximar-nos desse patamar”, disse.

Por fim, e já depois de reforçar que está “muito feliz por representar o Sporting CP”, a atleta não escondeu estar ansiosa por entrar em acção no Pavilhão João Rocha e sentir o apoio dos Sportinguistas. “É um pavilhão lindo. Estou muito feliz por poder jogar num pavilhão como este e com adeptos ainda melhor. Venham acompanhar o futsal feminino”, concluiu.

BEATRIZ SANTOS REFORÇA LEOAS

Por Sporting CP
08 Ago, 2021

FUTSAL

​Internacional sub-19 realiza “sonho de criança”

Há mais uma cara nova na equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal. Beatriz Santos, ala de 18 anos que representou o CR Golpilheira nas últimas três temporadas, é a terceira contratação do conjunto orientado por Márcio Marcelino para 2021/2022.

“Há três anos vim ao Sporting CP fazer treinos de captação e desde aí que me têm seguido. Agora cresci e surgiu o convite. Tinha este sonho desde criança e estou muito feliz por representar este Clube”, disse a jovem formada na AD Alvorninha e no CR Golpilheira, onde subiu ao plantel principal em 2019, tendo somado 21 jogos e cinco golo na última época.

Beatriz Santos é internacional sub-19 e diz gostar “mais de jogar a fixo e a ala”, apesar de ser ver “como uma universal”. “Acima de tudo, gosto de driblar e de velocidade, acho que é aquilo que me identifica", explicou, mostrando-se ansiosa por entrar em acção no Pavilhão João Rocha. “Vai ser um sentimento inexplicável. Vou estar um bocado ansiosa, mas dentro das quatro linhas tudo passa. É um sonho para qualquer jogadora e estou muito feliz”, vincou.

A fechar, a Leoa, que se junta assim a Débora Lavrador e Inês Pombo na lista dos reforços já confirmados, assinalou os êxitos alcançados pela equipa masculina verde e branca na época passada e expressou a ambição de contribuir ao máximo para o sucesso do emblema de Alvalade. “Toda a gente que representa o Sporting CP sente essa responsabilidade”, rematou.

DÉBORA QUEIROZ REGRESSA AO SPORTING CP

Por Sporting CP
11 Ago, 2021

FUTSAL

​Ala vai jogar de Leão ao peito pela terceira vez na carreira

Débora Queiroz é o mais recente reforço da equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal para 2021/2022. A ala de 26 anos regressa assim a uma casa que bem conhece e onde já tinha jogado em duas ocasiões: entre 2013 e 2015 e, mais tarde, entre 2017 e 2020.

“É um motivo de orgulho, sou adepta do Sporting CP. É o clube do meu coração e regressar a casa deixa-me muito feliz”, afirmou aos meios de comunicação do emblema de Alvalade. “Sinto que o Sporting CP é sempre o passo certo, espero conquistar coisas bonitas”, frisou.

A jogadora, formada no CDR Miratejo e no Sporting CP, conta com uma Taça de Itália conquistada pelo Thienese e chega do Novasemente GD, clube que representou na última época e onde somou 20 jogos e 11 golos. Agora, quer adicionar mais troféus ao currículo.

“Quem vem para o Sporting CP sabe que ambicionamos alto, queremos estar o mais próximo possível dos títulos e espero que isso aconteça em breve. Vamos jogo a jogo, pensando com calma em cada vitória”, sublinhou, antes de apontar o que a caracteriza dentro de campo.

“Sou uma jogadora com raça, que vai sempre à luta e dá sempre o máximo pelo clube que representa. Relativamente ao resto, as coisas vão aparecendo e eu espero responder da melhor forma lá dentro”, vincou, revelando estar ansiosa pelo regresso do público.

“Foi um ano complicado aquele que passou e infelizmente não pudemos contar com os adeptos nos pavilhões. Isso agora vai mudar e espero que os Sportinguistas respondam com casa cheia e nos apoiem, vitória a vitória, para chegarmos aos nossos objectivos”, sublinhou.

Débora Queiroz é a quarta contratação da equipa liderada por Márcio Marcelino para a nova temporada, depois das chegadas também de Débora Lavrador, Inês Pombo e Beatriz Santos.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1425487485895942150?s=20

1 Curtiu

Muito bem ,nunca deveria ter saído

2 Curtiram

Vamos ver se vai haver o mesmo tratamento nos dois sexos.

1 Curtiu

Deixaste-me sem palavras, Débora…

Nasci a amar-te incondicionalmente…
Cada vez que via os jogos do futebol masculino, ia dormir a sonhar como seria se um dia eu pudesse vestir o manto sagrado e representasse o Sporting Clube de Portugal! Até que um dia acordo e percebo que esse sonho era real, ia jogar pelo clube do meu coração.

Nunca te pedi nada e nunca me deste nada de mão beijada, eu tive que lutar pelos meus sonhos e mostrar que merecia vestir a listada verde e branca.
Assim foi… no teu primeiro ano de futsal feminino, lá estava eu a representar as juniores e as seniores, com o privilégio e honra de ser capitã das mais novas, a jogar o primeiro derby da modalidade no feminino, a ser campeã pela equipa senior e, consequentemente, subir de divisão…
Foi o concretizar do sonho de uma sócia e adepta que sempre te acompanhou.

O nosso percurso lado a lado teve uma pausa. No entanto, deixei a promessa a ti e à minha família de que voltaria para estrear o tão esperado Pavilhão João Rocha!
Felizmente, o destino rapidamente fez questão de nos juntar de novo e deu-me a honra e o prazer de cumprir com a minha promessa. De leão ao peito, de braçadeira colocada… estava de volta e a estrear o nosso covil.
Abençoado destino… novamente a fazer de mim a atleta mais feliz do mundo!

Voltei a casa, voltei ao Sporting Clube de Portugal.
Não cabia em mim maior felicidade, foi um momento inesquecível, uma sensação inexplicável… Estava de volta para jogar ao lado de atletas que para mim eram, e serão sempre, um exemplo!
Foram 3 anos, após o meu regresso… 3 anos a capitanear grupos incríveis e pessoas maravilhosas. Algumas das quais, gostaria de ter tido o privilégio de partilhar o balneário mais tempo do que foi possível.

Naturalmente que nem todos os momentos foram de alegria, mas todas as famílias têm os seus problemas e o importante é aprender a resolver as questões dentro de casa. Ao longo dos anos, muitas mudanças surgiram… umas benéficas, outras nem tanto… mas lá estava eu, a assumir o risco e a dar a cara, a alma e muitas vezes a saúde por ti, como sempre fiz!

Infelizmente, neste período após o meu regresso, não consegui conquistar nenhum título para o teu Museu… mas tenho a certeza que, ao longo destes 3 anos ajudei-te a crescer e sempre exigi que te tratassem como um grande, tão grande como os maiores da Europa, juntamente com algumas das minhas colegas… e talvez esse seja, se o aproveitares da melhor forma, o título mais importante que te podíamos dar, Sporting CP.

Fiz o meu dever enquanto capitã e atleta. Saio de lágrimas no coração, mas de consciência limpa e confiante de que tomei a decisão certa.
Saio com tristeza porque fiz tudo o que estava ao meu alcance para te ajudar. Fiz o que podia e o que não podia… o que me permitiram e o que não me permitiram… criei guerras e lutas, tudo para que continuasses fiel aos valores e princípios que te caracterizam, esses que sempre me foram transmitidos ao longo dos anos e esses que não tens conseguido manter no futsal feminino.
Fiz tudo o que era possível para que, em sintonia, tomássemos o rumo certo e crescêssemos juntos em busca dos nossos objectivos.

Resta-me agradecer-te por me teres acolhido por largos anos, por me teres dado pessoas que levo para a vida, por me teres feito crescer e aprender a lidar com as mais diversas personalidades e por me teres dado a honra de te representar.
Agora continuarei a ser mais uma sócia e adepta, até porque o que utilizei não foram camisolas… era a minha pele!
Obrigada, Sporting Clube de Portugal… foi amor e será sempre!

3 Curtiram

Venham mais contratações como esta, com a garantia de trazerem mais qualidade do que a que existe.

Que seja bem-vinda no seu regresso a casa.

Jogadora banal.

Não é por beijar o símbolo que deixa de o ser.

Comentário sem nexo. Que se saiba, isso não é critério para avaliar a qualidade técnica de um atleta.

⚽ Guarda-redes | ℹ️ 21 anos | 🔙 CRC Quinta dos Lombos
✍️ Bem-vinda, Jéssica Martins!

Nova GR, no facebook das modalidades.

JÉSSICA MARTINS REFORÇA LEOAS

Por Sporting CP
12 Ago, 2021

FUTSAL

​Guarda-redes de 21 anos actuava no CRC Quinta dos Lombos

A equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal continua a reforçar-se para 2021/2022. Jéssica Martins, guarda-redes de 21 anos que na época passada vestiu as cores do CRC Quinta dos Lombos, é a mais recente contratação do conjunto de Márcio Marcelino.

“Sinto-me orgulhosa porque chego a um grande Clube. Não é qualquer jogadora que atinge este patamar, acredito que tenho qualidade e que confiam no meu trabalho”, afirmou aos meios de comunicação Leoninos a atleta formada no GD Ismailitas, no CR Leões de Porto Salvo – emblema ao qual regressou em 2019/2020 - e no SL Benfica, onde se estreou como sénior.

Vencedora de um Campeonato Nacional e de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018, ao serviço da selecção nacional sub-19, a guardiã expressou as suas ambições para a nova época.

"Chegar aqui é um passo enorme, mas acho que ainda posso evoluir. Vou trabalhar e quero continuar a aprender, porque sinto que o Sporting CP é um bom Clube para isso. O objectivo é ganhar todos os jogos, pensando em apenas um de cada vez ", sublinhou, antes de apontar o que a diferencia. “O jogo de pés é uma das minhas qualidades e pode ser uma mais-valia”, explicou.

Por fim, Jéssica Martins manifestou ainda o desejo de sentir o mais rápido possível o calor dos Sportinguistas no Pavilhão João Rocha, assegurando que o apoio vindo das bancadas pode ser decisivo. “Depois de um ano complicado sem adeptos, isso faz toda a diferença em campo. Quando o Campeonato Nacional começar, espero que estejam presentes em força”, rematou.

Jéssica Martins é a quinta contratação confirmada para a nova temporada das Leoas, depois das chegadas de Débora Lavrador, Inês Pombo, Beatriz Santos e Débora Queiroz.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1425849927297536008?s=20

1 Curtiu