Não querendo começar a criar aqui uma novela de pré-época, não sei até que ponto isso seria descabido. O César Paulo sempre foi dos jogadores lampiões que mais gostei de ver jogar, pese o seu estilo de jogo rafeiro e arruaceiro bem ao nível do clube que serviu. Ele está cá há seis anos, tem a sua vida estabelecida em Lisboa, o filho está adaptado ao país e portanto é provável que ele visse com bons olhos uma proposta do Sporting - para além de que, na perspectiva do jogador, teria o aliciante de poder jogar na UEFA e de conseguir a sua pequena vingança face ao benfica (recordo que ele já veio dizer que achava que merecia mais respeito pelo clube).
É verdade que o Sporting está em período de contenção financeira, mas se fizéssemos uma proposta realista a este jogador e se lhe metessemos na cabeça que não seria titular indiscutível, penso que poderíamos ter aqui um bom complemento para ensaiar um estilo de jogo com pivot para os momentos de maior aperto e para termos mais profundidade no plantel para atacar a UEFA Futsal Cup. Como já disse antes, sei perfeitamente que este jogador era dos mais nojentos do já de si nojento clube da luz, mas como ele próprio disse primeiro está a profissão. Além do mais não seria uma mudança inédita, uma vez que a secção de futsal do benfica foi criada com a ida do nosso jogador Vitinha para lá e desde então têm-se repetido as idas de jogadores de Alvalade para a luz, com o Gonçalo Alves à cabeça.
O César Paulo é, à data, sem dúvida sinónimo de benfica, tanto pela sua carreira como pelas atitudes que tem. Mas relembro casos como o do Simão Sabrosa, que chegou a fazer capa de uma revista a dizer que devia tudo «ao meu querido Sporting» e o Coentrão, também conhecido sportinguista antes de ir para lá. Em sentido contrário temos o João Pinto ou o João Pereira, sendo que este último era odiado pelos sportinguistas por ser especialmente porco e enquanto cá esteve soube limpar a sua imagem.
Esta possível vinda do César Paulo é das tais coisas que os adeptos abominam, mas que se for pensada numa perspectiva de melhorar ainda mais a nossa equipa deve ser considerada. A qualidade nunca fez mal a ninguém, e este jogador pode ainda fazer mais uma ou duas épocas a bom nível e dotar o nosso plantel de algo que não temos.
Nao me lembro de no Futsal termos ido bucar alguem ao carnide, posso nao me estar a recordar mas nao me recordo.
Penso que ainda ninguem falou, mas se calhar esta dispensa do cesarporcopaulo, tem a ver com eventual castigo da FPF…
Nao é nenhuma inside, é mesmo algo que lanço para o ar
O facto é que se para esta equipa viesse um jogador com as características de César Paulo, Nuno Dias iria ter um aumento de soluções atacantes, possibilitando-lhe jogar verdadeiramente com um pivot.
Mas será que a contratação de um pivot será assim tão vital para o ataque à Uefa Futsal Cup ?
Foi nesta época que vimos a equipa mais destrutiva do futsal português, engolindo adversários atrás de adversários, distribuindo goleadas de forma nunca antes vista. Foi preciso um pivot natural a jogar fixo lá na frente para que isso acontecesse ? Não.
Os jogadores que foram dispensados pelo Benfica teriam mais que qualidade para jogar nesta equipa, mas acima de toda a qualidade que têm os seus princípios são fulcrais. Já demonstraram várias vezes que não têm o respeito pelo adversário nem pelo Sporting Clube de Portugal.
O melhor que Miguel Albuquerque poderá fazer é manter este grupo de trabalho unido e sem alterações.
PS: Não acredito que algum dos nossos jogadores queira sair, muito menos para o rival, ainda por cima com a possibilidade de jogarem a Uefa Futsal Cup.
Também não me recordo de que o tráfego tenha tido outro sentido que, unicamente, Sporting -> Lamps.
Quanto às outras questões, e à “debandada” dos brasileiros, tenho lido que tudo está relacionado com a redução de orçamento a que eles também estão sujeitos.
Apesar desta (alegada) redução, quer-me parecer que continuarão a estar interessados nos melhores que jogam em Portugal, e que vestem de verde-e-branco…por todos os motivos e mais alguns.
Espero que estejamos precavidos, porque pelo que me chegou aos ouvidos (de fonte bem colocada) a tentativa de “aliciamento” a alguns jogadores para trocar de camisola aconteceu mesmo, por altura dos play-off.
Sim, ninguém se encolheu e foram todos autênticos leões, mas o meu receio é que a vontade de recrutar em Alvalade continue.
Esta debandada nas gaivotas indicia grande remodelação e não acredito que pretendam fazer uma próxima época ridícula.
Queria muito ficar, mas devido a problemas pessoais estou de volta ao Brasil, mas a minha história no Benfica foi muito bonita. Foi um sonho realizado, o Benfica é o maior clube de Portugal, fez tudo por mim e eu fiz tudo pelo clube.
(…)
Quero agradecer aos adeptos. Que continuem assim. Que apoiem os novos jogadores com a força e determinação que sempre colocaram. Fico triste por não ter mais contacto com estes adeptos, mas vou continuar a acompanhar. Quem é benfiquista é até morrer. Este foi o melhor Clube por onde passei