Futsal- Época 2020/2021

Não está, eu já falei disto aqui (aquando o segundo jogo da selecção contra a Polónia, onde não fez um minuto sequer na partida).

Suspeito que existe algum problema entre ele e o Braz.

Não tinha visto.

Estranho, realmente.

Já tinha referido aqui esta situação e as minhas suspeitas na altura do segundo jogo contra a Polónia. Nessa partida o atleta não fez um minuto sequer, um par de dias depois estava na plenitude das suas capacidades físicas a jogar pelo Sporting.

Esta não convocatória só vem confirmar as minhas suspeitas que aconteceu algo depois daquele primeiro jogo da dupla jornada contra a Polónia.

Por mim não ia nem um dos nossos à selecção.

1 Like

QUATRO LEÕES NA SELECÇÃO NACIONAL

Por Sporting CP
23 Fev, 2021

FUTSAL

Zicky pode estrear-se por Portugal

João Matos, Pany Varela, Erick Mendonça e Zicky Té, todos jogadores do Sporting Clube de Portugal, foram convocados para representar Portugal na dupla jornada frente à República Checa, referente ao grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa 2022 nos Países Baixos. A selecção nacional concentra-se no domingo, dia 28 de Fevereiro, e com quatro Leões na convocatória, o Clube verde e branco é a equipa mais representada na lista divulgada pelo seleccionador Jorge Braz.

Destaque ainda para a chamada de Zicky Té, jovem pivô de 19 anos formado no Sporting CP, que poderá fazer a sua estreia ao serviço da selecção nacional depois de acumular 23 internacionalizações nos escalões jovens de Portugal. Esta temporada, Zicky participou em 24 encontros de Leão ao peito e marcou nove golos – oito no campeonato e um na UEFA Futsal Champions League.

O primeiro encontro está agendado para o dia 5 de Março, no Pavilhão do Leões de Porto Salvo, e o reencontro será jogado na UNYP Arena, o pavilhão do AC Sparta de Praga, na capital checa, no dia 10 de Março.

No grupo 8, Portugal encontra-se no segundo lugar com quatro pontos, depois do empate (2-2) em casa diante da Polónia e da vitória por 0-3 em Lodz (Polónia). Na liderança do grupo segue, precisamente, a República Checa que somou os seis pontos depois de a Noruega não ter conseguido viajar para o duplo confronto, sendo atribuídas duas vitórias por 5-0 aos checos.

Assim, quatro jogadores do Sporting CP estarão envolvidos numa dupla jornada importante rumo ao Europeu 2022, onde os Leões irão reencontrar alguns dos jogadores checos que representaram o FK Chrudim (República Checa), no passado sábado no Pavilhão João Rocha, nos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League, em que o Sporting CP venceu por 5-1 para carimbar a passagem à final eight da competição.

Para o próximo Europeu de futsal seguem os oito vencedores dos grupos de qualificação e ainda os seis melhores segundos classificados.

Estive a ver as estatísticas desta época e o Merlim vai para a sua melhor época em termos quantitativos. Algo que é acompanhado, na minha opinião, também qualitativamente.

Mas o facto mais curioso, é que até acho que nesta época não estamos tão dependes do 1x1 do Merlim na ala, como em anos anteriores. Ou seja, as coisas estão a acontecer de maneira “natural” e isso é ótimo. Conseguir otimizar toda uma equipa e potenciar uma individualidade do nível do Merlim.

Excelente trabalho, mais um, do Nuno e do Casca.

2 Likes

O Merlim tem vinte e dois jogos feitos só no campeonato, dezassete golos e vinte e seis assistências.

Tudo somado são umas estonteantes quarenta e três intervenções directas para golo. De longe o jogador mais influente está época em Portugal, de longe o melhor jogador desta liga.

Referes e bem que Merlim está a fazer uma das melhores épocas da sua carreira ( eu vou mais longe, é até ao momento uma das melhores temporadas de sempre de um atleta a actuar em Portugal), já a questão da menor influência e dependência do mesmo na equipa…isso é uma visão que não me revejo.

É cada vez mais um jogador que assume o jogo, e a dependência da equipa no mesmo é cada vez mais notória. Aliás, os números não mentem e não deixam dúvidas do peso que tem na equipa.

E agora sem Cardinal na equipa será previsível uma dependência ainda maior do mesmo.

Mas verdade seja dita isto não é nada de novo, sempre foi assim é será por mais uns bons anos em quanto estiver por cá.

1 Like

Merlim está a candidatar se à vaga de melhor futsalista de sempre do Sporting

E eu adorei o Divanei, o Deo ou o Café…

Mas este italiano… É outra loiça.

Quando falo de uma menor dependência do Merlim, é especificamente do 1x1 na ala.

Lembro-me de que em alguns períodos, das ultimas épocas, estávamos praticamente do que o Merlim fizesse no 1x1. Hoje em dia acho que o nosso jogo tem muito maior variabilidade.

Apenas a isso que me refiro, longe de mim retirar a influência brutal do Merlim na nossa equipa.

O atleta continua recorrer a situações de um para um constantemente (nem mais nem menos que anos anteriores, podemos é discutir o nível de eficácia em relação a outras épocas. Alias nem se esperaria outra coisa dele. É o perfil do atleta, pedir-lhe para jogar de outra forma nem faria sentido.

É uma opinião, mas pessoalmente tenho dificuldade em rever me nela.

Acho que continua a existir uma enorme dependência em Merlim quer da equipa quer de estratégia de jogo(que na realidade não é mais que aproveitar a qualidade individual do atleta), e não vejo nenhuma mudança na sua forma de estar na quadra e no futsal que pratica.

Apenas está num momento de forma estupendo.

1 Like

Não achas que o nosso jogo tem maior variabilidade quem em outras épocas?

Acho que se deve mais ao momento de forma de alguns atletas que outra coisa, no que concerne Nuno Dias este não mudou muito.

Guitta, Merlim, Pany ( mal amado, mas tem feito uma época uns furos bem acima), João Matos, Cavinato…

Podia correr quase todos os jogadores, até os miúdos face ao bom momento dos mais velhos vão encaixando (em jogos de dificuldade mais acessível entenda-se) e escondendo algumas deficiências naturais da idade.

Faz tudo parte do momento, e esta época já tivemos algumas oscilações. O actual momento é positivo, só é lamentável as situações de Cardinal e Taynan.

São dois casos que nos limitam muito na caminhada para a conquista de títulos. Pois como disse, os miúdos só vão conseguir disfarçar em certos jogos. Não serão solução para tudo (por razões óbvias, e isto não é propriamente uma crítica aos mesmos…apenas o constatar de uma realidade).

Histórico de Confrontos – Futsal – Seniores Masculinos vs CR Candoso (Hoje às 18h00)

1.º Jogo: CR Candoso 1-4 Sporting CP (CN 19/20)

Último jogo: CR Candoso 2-6 Sporting CP (CN 20/21)

Ou zézinho, ou Alex, ou Benedito (como jogador), tantos.

Golo do Candoso. 0-1 (Cavinato pb)

GOLOOOO

Estava a demorar

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLOOOOOOOOO

1-1 Erick

Provavelmente já é…